Apresentação
Os processos de democratização no espaço ibérico começaram em datas próximas – 1974 em Portugal, 1975 no Estado espanhol – dando início a uma série de mudanças estruturais nas sociedades dos dois estados, plasmadas nos diversos sistemas que os sustentam. A cultura, particularmente, entendida num sentido amplo, experienciou profundas alterações quer quanto à sua função social, quer como saber académico. Numa altura em que se celebram os 50 anos da alteração de regimes, afigura-se relevante não só evocar as mudanças decorrentes dos processos democráticos, mas também questionar a durabilidade e pertinência, ao repensar os seus legados no presente e os seus ecos num futuro que se revela desafiante e incerto face às dinâmicas próprias das sociedades globalizadas atuais. Que mudanças geraram estes processos de democratização nos sistemas culturais?; De que forma definem hoje o ensino da cultura, os estudos culturais e a produção cultural?; Que diálogos entre passado e futuro podem ser estabelecidos entre os padrões culturais dos períodos da ditadura e da democracia?. Estas são algumas das questões sobre as quais importa refletir e discutir, sob um prisma não exclusivamente académico, mas que contemple igualmente fenómenos observados na sociedade em geral.
Assim, o XXVI Colóquio de Outono pretende convocar especialistas que se dediquem à pesquisa sobre estes fenómenos no espaço ibérico com o objetivo de refletir acerca do processo de reposicionamento (social, académico, etc.) da cultura nos últimos 50 anos. Incentivando um diálogo transdisciplinar e transnacional, o Colóquio pretende oferecer uma plataforma para a discussão sobre os legados culturais deixados pelas revoluções democráticas e sobre as múltiplas formas como estes períodos de transição marcam significativamente a produção cultural de hoje, dando origem a fenómenos sociais e culturais extremamente relevantes, cujo potencial ainda se encontra por explorar na sua totalidade e que se mostram ainda mais pertinentes em tempos de alteração de paradigmas políticos como aqueles que marcam os cenários atuais.
Com as comemorações dos 50 anos dos processos democratizadores como pano de fundo, convida-se a comunidade académica a submeter propostas que integrem análises críticas sobre a(s) cultura(s) nos âmbitos artístico, académico institucional e cívico dos espaços ibéricos.
Serão aceites propostas em linha com, entre outras, as seguintes temáticas:
- Ensinar e aprender cultura na universidade
- Cultura democrática na Península Ibérica
- O conceito de cultura(s)
- O papel da cultura ao longo dos 50 anos de democracia
- O impacto do 25 de abril na cultura portuguesa
- O impacto da Transición na(s) cultura(s) espanhola(s)
- Diálogos culturais no espaço ibérico
- Diálogos culturais com os espaços extraibéricos
- Interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade
- Diversidade cultural e escola globalizada
- Cultura(s) e margem(ns)
Línguas do congresso: todas as línguas da Península Ibérica.