Partilha científica e convívio
Online, 15h
Rafaela Cardeal (aluna de doutoramento do Grupo Poéticas da Língua Portuguesa): "Uma «lição de poesia»: a obra de João Cabral de Melo Neto em Portugal"
Resumo: Esta investigação dedica-se ao estudo da recepção da obra de João Cabral de Melo Neto em Portugal, consolidada, sobretudo, nos anos de 1960. Observando o processo de recepção através das vertentes crítica e estética, isto é, tanto a gênese de uma linhagem crítico-interpretativa quanto os diálogos poéticos estabelecidos com uma parcela expressiva de receptores, verificar-se-á o efeito que a personalidade e, fundamentalmente, a poesia do brasileiro provocaram, e ainda provocam hoje, em sucessivas gerações de escritores e intelectuais portugueses, bem como no contexto cultural e literário em que estão inseridos. Propõe-se assim uma reflexão alargada acerca do percurso biográfico e literário do autor, acompanhando um largo e significativo diálogo luso-brasileiro, ao demonstrar uma perspectiva inédita do impacto da literatura brasileira na literatura portuguesa, especialmente na segunda metade do século XX.
Flávio Vassoler (professor visitante, Literatura Russa): "Narciso gosta de se mutilar: de Crime e castigo, de Fiódor Dostoiévski, a crimes sem castigo"
Resumo: Para o niilismo de Ródion Raskólnikov, (anti-)herói do romance Crime e castigo (1866), do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), se Deus não existe, tudo é permitido. Caberia, então, aos (supostos) seres extraordinários sepultar o anacronismo judaico-cristão para fundar uma época em que o (suposto) (super-)homem se tornasse o centro e a medida de todas as coisas. Veremos como tal narcisismo/hedonismo se reverte, em nossa época, de pulsão de vida em pulsão de morte.
Dados para acesso:
Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89763401527
Senha de acesso: 02242021