Partilha científica e convívio
15h, Sala de Reuniões do CEHUM
Hugo Machado
Título: Representations of the Self and the Other in Branwell Brontë’s Poetry: Hero Worship, Artistic Ambition, Doomed Love and Romantic Degeneration
Resumo: In the 19th century, the post-Napoleonic context of trauma and dislocation fostered a drastic shift in the integrity of the poetic self and its relationship to the world. This project focuses on the (innovative) study of the poetic work of Branwell Brontë (1829-47), which oscillates between an affirmative militaristic discourse and the expression of melancholic feelings within a fatalistic perspective of male abandonment, thus embodying the pervasive artistic dilemma between Self and Other in the transition between the Romantic and Victorian periods. In analysing his personal and fictional poetry, one can see Branwell's re-creation of heroic history and figurations of the Other, his Byronic posturing, the problematization of masculinity, even as a doomed lover, and his delusional poetics in the English tradition of addictive Romanticism.
Diana Neiva
Titulo: Cinema como filosofia: filosofar através de experiências mentais cinematográficas
Resumo: Este projecto é dedicado ao conceito de “film as philosophy” (cinema como filosofia), a ideia segundo a qual os filmes podem ser meios através dos quais a filosofia pode ser feita. Procuramos argumentar a favor de uma “bold thesis” (tese audaciosa) através do conceito de “cinematic thought experimentation” (experimentação mental cinematográfica). Procuraremos identificar o que este medium oferece que não pode ser fornecido pelo medium textual. Isto revelará as formas pelas quais as experiências mentais cinematográficas podem diferir de, e possivelmente ser melhores que, as experiências mentais apresentadas em texto. Também nos permitirá demonstrar a racionalidade de usar filmes como experiências mentais filosóficas. Ao estudar casos específicos, procuraremos mostrar como o medium cinematográfico pode funcionar como experiência mental filosófica e como isso desafia as posições cépticas e objecções contra o cinema como filosofia. Adoptaremos a abordagem “mental modelling” sobre experiências mentais e mostraremos como isso nos ajuda a explicar como podemos obter conhecimento filosófico através de filmes ficcionais.