Seminário
11h00 - Sala de reuniões nº2, ELACH
Para que a coleção Elos da Língua Portuguesa pudesse ser bem-sucedida, foram considerados diversos temperos da mistura que forma a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): a riqueza da língua, o enriquecimento cultural que une seus falantes espalhados pelo mundo e os desafios que se apresentam na busca pela conservação desse patrimônio — a língua portuguesa, nas comunidades residentes no exterior. Diversidade, transculturalidade e migração são também ingredientes relevantes nesse caldeirão sempre em ebulição.
Em face à multiplicidade de contextos, observamos a distinção entre as “modalidades” existentes na aprendizagem de língua portuguesa, dentre as já consagradas: segunda língua (PL2), língua estrangeira (PLE ou PFOL – Portuguese as a Foreign Language), e as novas terminologias. Para além da terminologia consagrada pela Linguística e/ou Linguística Aplicada, novos termos apareceram para compreender as mudanças derivadas dos recentes movimentos migratórios, seja pela necessidade em resgatar a cultura e a língua dos migrantes em outras comunidades, seja pela busca de uma relação mais simétrica e respeitosa entre as culturas. Desse modo, foram introduzidos às discussões teóricas termos como língua de acolhimento, língua de herança, língua de vizinhança, inseridos sob um termo mais amplo, cunhado como Língua Adicional (PLA), abrigando os demais termos utilizados para conceituar formas de aprendizado de uma língua não-materna.
João Paulo Vani é doutor em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista "Júilo de Mesquita Filho" (Unesp/São José do Rio Preto), com doutorado-sanduíche na University of Lousville, nos Estados Unidos; graduado em Letras e mestre em Teoria Literária pela Unesp de São José do Rio Preto. Fundador e Presidente da Academia Brasileira de Escritores (ABRESC).
Pesquisador associado do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da USP, é pós-doutorando em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e em Linguística Aplicada, com foco em formação de professores, pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.
Editor acadêmico com 20 anos de experiência, é autor dos livros “Terror e Trauma na Literatura: do 11 de setembro às marcas na alma” (2018) e “21 reflexões sobre o mundo pós-pandemia” (2021). Coautor e/ou organizador dos livros "'20 adolescentes e seus segredos: Sexualidade", com a psicóloga Débora Dumbra Bonini (2007); “Shoah: 80 anos de memória e resistência - volume 1: Diáspora e Imigração”, com a Profa. Dra. Lyslei Nascimento, docente da UFMG e fundadora do Núcleo de Estudos Judaicos (2022); e “Shoah: 80 anos de memória e resistência - volume 2: Memória e Trauma”, com Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba-PR (2022).