Aula Aberta no Mestrado em Português Língua Não Materna
Universidade do Minho (Gualtar) | Edifíco 1 sala 2.26 | 11h
Docente: Doutor José Carlos Albuquerque Dias, Universidade de Varsóvia - Polónia
Organização: MPLNM – Micaela Ramon
Resumo: Sabes certamente o que são hiperligações, utiliza-las todos os dias para navegar a Internet. Mas sabias que as hiperligações também podem ser usadas para criar histórias? A este género literário cativante, que cria um diálogo único entre o leitor e o autor, chamamos hiperficção ou ficção hipertextual.
É uma nova forma de contar histórias que as pessoas ainda estão a descobrir. É possível escrever histórias de aventura e exploração; histórias de mistério e enigmas; ou histórias profundamente pessoais sobre retalhos da vida quotidiana e tantas outras que ainda estão por ser inventadas.
Nesta oficina, iremos analisar e debater algumas das características distintivas deste género da literatura eletrónica. Depois iremos aprender os rudimentos de uma das ferramentas de escrita deste tipo de narrativas, o Twine, de Chris Klimas; e, por fim, vamos trocar ideias sobre como se pode usar esta ferramenta em contexto de ensino/aprendizagem de língua portuguesa.
No final desta oficina, estarás preparado(a) para começar a escrever as tuas próprias histórias hiperficcionais.
Nota: Para esta oficina não precisas de nenhum conhecimento prévio, apenas de curiosidade e um computador portátil com ligação à Internet (não recomendo tablets nem telemóveis).
Nota de apresentação:
José Carlos Albuquerque Dias é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Algarve, tem uma pós-graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea pela Universidade Aberta e fez um doutoramento na área da literatura eletrónica, na Universidade de Varsóvia. Nesta universidade, leciona língua e literatura portuguesas a estudantes de graduação e pós-graduação. Gosta de videojogos, de escrever contos, de traduzir poesia e de tocar guitarra.