Ciclo de Seminários
Auditório da ELACH | 11h
Organização: Direção da Licenciatura de Estudos Culturais & Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)
Sinopse
O fenómeno da viagem é transversal aos tempos e espaços, constituindo uma omnipresença na cultura entendida num sentido global.
No entanto, cada viagem é única, assim como as motivações e perceções dos viajantes. É sobre esta pluralidade e heterogeneidade intrínsecas ao que se pode denominar de uma Cultura da Viagem que o presente ciclo de seminários pretende refletir.
Assente numa multissecular tradição, a viagem assume na contemporaneidade configurações muito diversas, designadamente enquanto consequência quer de uma notória intensificação da mobilidade global, quer de uma maciça migração medial do analógico para o digital. Neste sentido, na sua atualidade, a reflexão sobre a Cultura da Viagem destaca novos atores e narradores.
Assim, apresenta-se, em 12 de abril, como o primeiro evento do ciclo de seminários, uma mesa-redonda com os bloggers de viagens portugueses Filipe Morato Gomes e Rui Barbosa Batista, membros fundadores da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP). Por sua vez, a cultura da viagem poderá assumir, também, a forma de múltiplos cruzamentos culturais, como é o caso da Arménia, que, no dia 19 de abril, será apresentada pela professora Ruzanna Sargsya da Universidade Estatal de Yerevan. A presença da mulher na viagem ao longo dos séculos e em particular, as narrativas de mulheres viajantes no Estado Novo, será explanada, no dia 10 de maio, pela investigadora Sónia Serrano, autora do livro Mulheres Viajantes. E, por fim, a reportagem de viagem em zonas de conflito, tema que, no dia 17 de maio, será apresentado, em primeira pessoa, pelo escritor e repórter freelance Paulo Moura, autor de vários livros de viagens, destacando o mais recente sobre a guerra ainda vigente na Ucrânia.