Colóquio
Teatro Jordão
Sabemos que o género artístico da performance produz estranheza, porque uma das suas principais características é justamente a recusa às classificações precisas. E sabemos ainda que a arte da performance se recombina com outras expressões e, ao se aglutinar com uma outra linguagem, ela a incorpora e a desestabiliza. A performance é auto-hetero-trans-interfágica e transdisciplinar e é capaz de diversificar modos de ação, complexificando até o que está profundamente enraizado.
Em uma relação com a dramaturgia, a performance a complexifica, originando possibilidades múltiplas, suspendendo convenções, possibilitando um tipo de texto que pode ocorrer completamente fragmentado e, inclusive, fazer uma radical recusa ao logos, dando lugar a uma dramaturgia compreendida através do seu sentido semiótico, transmutando a dramaturgia como a compreendemos convencionalmente nas artes cênicas.
Com enfoque principal em processos criativos que relacionem performance e dramaturgia (ex: instrução, enunciado, manifesto, guião, partituras diversas, entre outras variadas formas), este colóquio pretende reunir pesquisadoras(es), artistas e teóricas(os) de diferentes áreas do conhecimento humano que possam trazer pontos de vista abrangentes sobre essa intrincada relação.