Aulas-abertas
Universidade do Minho
Organização: Grupo 2i/CEHUM; c/ colaboração Programa Doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas
6 novembro 2024 | 14:00 – 16:00 | Edifício 1 – Sala 2.14
Um estudo sobre a adaptação de O talentoso Ripley (1955) para a minissérie Ripley (2024)
Sinopse: Este seminário visa a análise da adaptação do romance policial O talentoso Ripley (1955), de Patricia Highsmith, para a minissérie da Netflix Ripley (2024), sob a direção criativa de Steven Zaillian. Nesse sentido, o estudo em questão buscará investigar o processo de construção audiovisual na versão seriada e, por conseguinte, os recursos empregados na tradução intersemiótica, a saber, a forma dramática contida na fotografia a preto e branco, bem como as referências intermidiáticas ao próprio cinema e à pintura de Caravaggio, cujos efeitos contribuem para a caracterização tridimensional do protagonista e sua complexa personalidade, interpretado com maestria pelo ator irlandês Andrew Scott.
7 novembro 2024 | 14:00 – 16:00 | Edifício 5, piso 0 – Sala de Reuniões do CEHUM
O romance Machado, de Silviano Santiago: crítica, ficção e memória
Sinopse: Este seminário visa a análise da narrativa ficcional Machado (2016), escrita por Silviano Santiago, publicação que lhe garantiu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2017. Autor de vários romances e contos premiados na contemporaneidade e transitando igualmente na poesia, Silviano Santiago investe mais uma vez na ficcionalização de um escritor, neste caso, o já consagrado Machado de Assis, ao retratar na obra os últimos quatro anos de vida do assim cognominado Bruxo do Cosme Velho. Desse modo, com uma construção narrativa marcada pela autorreflexão, os limites entre a crítica, a ficção e a memória ora se tocam, ora parecem desaparecer, num movimento estilístico que tensiona a cisão e a transitividade da instância do narrador. A costura enigmática entre obra e autor leva, por sua vez, a um diálogo enviesado com o leitor, colocado diante de um texto que desafia as convenções da escrita literária e o papel da recepção no processo da semiose.