Seminário GAPS Work in Progress
Sala de investigadores CEHUM | 14h
Sinopse
A forma de um livro pode ser escolhida de forma arbitrária em relação ao conteúdo específico do livro em questão, ou pode ser trabalhada de maneira a dar corpo a questões particulares do seu conteúdo. Quem escolhe a forma do livro tem assim a oportunidade de criar uma nova camada de interpretação — desta feita visual e/ou táctil — e deixá-la à disposição do próximo leitor.
Um livro nunca deixa de ser um objeto intermedial, na medida em que é sempre um objeto com o qual interagimos através dos nossos sentidos (no plural). Mas há livros nos quais esta intermedialidade é especialmente relevante, já que o seu projeto gráfico mereceu especial atenção e as suas qualidades visuais e tácteis são particularmente interessantes. Nesta sessão, analisaremos algumas edições de Bartleby, de Melville, tendo em atenção as suas qualidades plásticas.
Bio
Ana Sabino foi investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP) em 2024 e, entre 2014 e 2023, do Centro de Literatura Portuguesa (FLUC), onde integrou o grupo de investigação ReCodex: Formas e Transformações do Livro. É doutorada em Materialidades da Literatura, pela FLUC. Foi também professora de Tipografia e de Teoria do Design na ESART-IPCB, entre 2021 e 2023. Antes de se dedicar à literatura e à academia, atuou como designer de comunicação para entidades como as editoras Cosac Naify (São Paulo), Bertrand (Lisboa), Almedina (Coimbra) assim como alguns museus nacionais. Atualmente, vive e escreve no Porto.