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Colóquio
Salão Nobre do Edifício dos Congregados | 10h
Comissão Organizadora: alunas finalistas da Licenciatura em Música- área de Ciências Musicais.
Comissão Científica: Elisa Lessa, Rodrigo Teodoro de Paula e Rui Magno Pinto.
Com realização anual o colóquio dedicado ao pianista-compositor Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) cujo espólio está à guarda do Departamento de Música, conta este ano com várias comunicações de investigadores do CEHUM e convidados, a apresentação de uma edição de duas obras para piano da compositora Berta Alves de Sousa dedicadas ao compositor, e um recital de piano por Vera Fonte.
Espera-se que na abertura deste colóquio, com a presença da Senhora Vice-Reitora para a Cultura e Território, possa ser assinado um protocolo de doação de um conjunto documental outrora pertencente ao compositor que virá enriquecer o Centro Documental Eurico Thomaz de Lima.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Universidade do Minho - Auditório B2 | 11h
ORGANIZAÇÃO: GELA (Grupo de Estudos Luso-Asiáticos)
O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) acolhe, no dia 13 de dezembro, às 11h00, no Auditório B2 (Ed. 02), a apresentação do livro Shikoku, Ilha Sagrada de contos e encontros, da autora Marta Mundo. A obra explora a histórica peregrinação budista Shikoku Henro 88, um percurso de 1200 quilómetros em torno da ilha de Shikoku, no Japão, onde o peregrino (ou henro) visita 88 templos sagrados numa jornada de autoconhecimento e enriquecimento espiritual. Combinando pesquisa aprofundada e vivências pessoais, o livro revela tradições, lendas e experiências únicas dessa peregrinação, inspirada no conceito japonês de "ichigo ichie" — a valorização de cada momento como singular e irrepetível. Marta Mundo, além de autora, é designer, professora de idiomas e yoga, e praticante de sado (cerimónia do chá), o que confere à obra uma visão autêntica da cultura japonesa. A atividade é organizada pelo Grupo de Estudos Luso-Asiáticos (GELA) do CEHUM e integra-se no conjunto de atividades culturais da Universidade do Minho, representando uma oportunidade para a partilha de conhecimento sobre espiritualidade, cultura e literatura japonesa.
PALESTRA
Auditório da ELACH | 18h
Organização: Grupo de investigação NETCULT (CEHUM)
Assurbanipal (ca. 668-630 a.C.), rei da Assíria, terá ordenado a procura de textos escritos em cuneiforme em arquivos de toda a Mesopotâmia, a fim de os reunir na capital do seu império. Em meados do século XIX d.C., foi descoberto um arquivo de mais de 30.000 tabuinhas no sítio arqueológico da cidade de Nínive. A chamada biblioteca de Assurbanipal revelou um mundo literário, mitológico e lendário até então esquecido, contando apenas com alguns testemunhos bíblicos e algumas notícias em fontes clássicas periféricas. Alguns destes textos correspondiam a obras já com mais de um milénio a quando da sua coleção e com narrativas que abalaram as conceções existentes sobre o antigo Próximo Oriente e os textos bíblicos.
Nesta conferência, apresentaremos o impacto da descoberta do “tesouro de Nínive” no imaginário ocidental do século XX e os mitos mesopotâmicos que revelou.
Nelson Ferreira (Universidade de Coimbra)
Enquanto investigador em História e Culturas Antigas no UI&D CECH UC, tem estudado e publicado no âmbito da cultura popular, literaturas, história social e pensamento antigo das regiões da Mesopotâmia e Mediterrâneo. Recentemente, a sua investigação tem-se dedicado ao impacto antropológico da dependência económica da produção agrícola nas culturas suméria e romana e às infraestruturas de ciência aberta. É doutorado em "Estudos Clássicos" (Universidade de Coimbra) e em "Estudos Linguísticos, Literários e Culturais" (Universidade de Barcelona).
SEMINÁRIO
Sala de investigadores CEHUM, 11h
Sinopse
Num workshop dividido em duas partes distintas (uma parte teórica, que servirá como introdução aos métodos e diretrizes do body mapping, e uma parte prática, onde cada participante irá criar um body map) pretende-se explorar as possibilidades desta ferramenta terapêutica como uma prática (feminista), onde a narrativa pessoal é entendida como um discurso contra-hegemónico sobre a subjetividade corporal.
PALESTRA
Auditório ELACH - UMinho | 18h
Organização: Grupo de investigação NETCULT (CEHUM)
The Second Stela of Kamose (ca. 1550 BC) is a well-known narrative presenting the Theban perspective on the struggles with the Hyksos ruler and his ally, the ruler of Kush. As one of the primary sources for reconstructing the war against the Hyksos, it holds significant historical value. Discovered in 1954 at the base of a colossus of Ramesses II in front of the Second Pylon at the temple of Karnak, the stela was found in a good state of preservation. Nevertheless, the monument possesses many other qualities that were, at one point, overshadowed by the importance of its text. Originally, the stela was cut from an earlier monument made by King Senusret I. The name of the god Amun suffered damnatio memoriae, likely during the Amarna interregnum, and two figural graffiti were scratched onto its surface. This comprehensive approach to the Second Stela will consider all these features.
Roxana Flammini (CONICET / UCA-UNLu-RIIPOA)
Especialista em Egiptologia (Universidade de Buenos Aires, BA (com honras) 1988; Licenciada, 1994, PhD 2007), dedica-se a estudar as relações entre o Egipto, as cidades do Levante e a Núbia, com foco em documentos históricos e nas estelas monumentais do período de transição do II Período Intermédio para o Império Novo.
Leciona História do Antigo Próximo Oriente na Universidad Nacional de Luján (Argentina). Em 2002, fundou o Centro de Estudios de Historia del Antiguo Oriente na Universidad Católica Argentina (CEHAO-UCA), e, em 2003, a revista Antiguo Oriente. Foi co-editora da Ancient Near East Monograph Series (Society of Biblical Literature & CEHAO) e membro da International Cooperative Initiative (Society of Biblical Literature), de 2008 a 2015. Publicou vários capítulos, livros e artigos sobre as suas áreas de investigação.
Atualmente, ocupa o cargo de Pesquisadora Independente do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), e é uma das coordenadoras da Red Iberoamericana de Investigadores en Próximo Oriente Antiguo (RIIPOA-Universidad de Alcalá)
CALL FOR PAPERS
Universidade da Madeira | Online
Organização: London Centre for Interdisciplinary Research & Faculdade de Letras, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade da Madeira
A conferência visa explorar o potencial criativo da degradação e destruição em diversos contextos artísticos e culturais. Abordar-se-ão temas como a representação da degradação nas artes, literatura, cinema e media; destruição como ato criativo; decadência urbana e paisagens industriais; ruínas e espaços abandonados; entre outros.
Convidam-se investigadores e profissionais a submeter resumos de trabalhos e apresentações de pósteres que se relacionem criticamente com o tema. Os trabalhos selecionados serão publicados num volume pós-conferência com ISBN. Os formulários de proposta de trabalho devem ser enviados até 15 de julho de 2024 para aesthetics.decay@lcir.co.uk
Colóquio de Outono
Auditório da ELACH, Universidade do Minho
Organização: CEHUM
Os processos de democratização no espaço ibérico começaram em datas próximas – 1974 em Portugal, 1975 no Estado espanhol – dando início a uma série de mudanças estruturais nas sociedades dos dois estados, plasmadas nos diversos sistemas que os sustentam. A cultura, particularmente, entendida num sentido amplo, experienciou profundas alterações quer quanto à sua função social, quer como saber académico. Numa altura em que se celebram os 50 anos da alteração de regimes, afigura-se relevante não só evocar as mudanças decorrentes dos processos democráticos, mas também questionar a durabilidade e pertinência, ao repensar os seus legados no presente e os seus ecos num futuro que se revela desafiante e incerto face às dinâmicas próprias das sociedades globalizadas atuais. Que mudanças geraram estes processos de democratização nos sistemas culturais?; De que forma definem hoje o ensino da cultura, os estudos culturais e a produção cultural?; Que diálogos entre passado e futuro podem ser estabelecidos entre os padrões culturais dos períodos da ditadura e da democracia?. Estas são algumas das questões sobre as quais importa refletir e discutir, sob um prisma não exclusivamente académico, mas que contemple igualmente fenómenos observados na sociedade em geral.
Jornada
Universidade do Minho | Auditório B1 | 11h
Organização: GRUPO DE ESTUDOS LUSO-ASIÁTICOS (GELA) - CEHUM; DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ASIÁTICOS (DEA) - ELACH; INSTITUTO CONFÚCIO DA UNIVERSIDADE DO MINHO.
No dia 28 de Novembro, quinta-feira, às 11.00h., realizar-se-á na Universidade do Minho, Campus de Gualtar, no Auditório B1, uma Mesa-redonda sobre Tradução de Literatura Chinesa, com António Graça de Abreu, professor e tradutor de poesia chinesa clássica; Samuel Pascoal, ator, professor e tradutor de literatura chinesa e Carlos Morais José, jornalista, Diretor do Hoje Macau e editor da Grão-Falar, em particular da Série Sínica, na qual publica obras clássicas da literatura chinesa.
O evento contará com a participação e moderação dos organizadores, Anabela Barros (Coordenadora do Grupo de Estudos Luso-Asiáticos — GELA, CEHUM), António Lázaro (Diretor do Instituto Confúcio da UM) e Sun Lam (Diretora do Departamento de Estudos Asiáticos da UM).
No âmbito do evento, serão apresentados os dois últimos volumes de poesia clássica chinesa traduzida para português por António Graça de Abreu, do poeta Han Shan, Poemas, edição bilingue (Grão-Falar, 2024) e por António Izidro, do poeta Li Bai, A Via do Imortal, com Introdução de Carlos Morais José (Grão-Falar, 2024).
Samuel Pascoal recitará alguns poemas acompanhado ao piano por Zhang Haiqiao, aluna do Mestrado em Estudos Interculturais Português-Chinês (“A Lua e o Riacho”, uma canção de amor de Yunnan).
AULA ABERTA / OPEN LECTURE
CP II – Sala 0.03 | 9h
Grupo de Investigação em Humanidades Digitais (GHD) & Mestrado Europeu em Lexicografia - Programa Erasmus Mundus (EMLEX - EMJMD)
Orador convidado: Prof. Doutor Geoffrey Williams
Professor Emérito de Humanidades Digitais e Lexicografia nas Universidades de Grenoble-Alpes e Bretagne Sud. Investigador Principal do Projeto BaSNum que tem como principal objetivo a digitalização da edição de 1701 do Dictionnaire universel de Antoine Furetière e Presidente Honorário da Rede Europeia de Avaliação de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (European Network for Research Evaluation in the Social Sciences and Humanities – ENRESSH).
WORKSHOP
Auditório da ELACH | 15h
Formadores: Geoffrey Williams e Emmanuelle Pensec
Destinatários: Investigadores do CEHUM
WORKSHOP
ELACH, Sala 1.38 | 11h
Formadores: Geoffrey Williams e Emmanuelle Pensec
Destinatários: Investigadores do CEHUM
This presentation will show the importance of Sustainable Development Goals as a means of communication. The SDG provide a multilevel approach to scientific communication in citizen science, communicating with the general public, but also in terms of speaking to policy makers and funders, the latter both in requesting funding and justifying outcomes. We shall show the methodology behind our analysis of the expert group report and how this information can be presented to different audiences in the light of Portugal 2030.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Livraria Centésima Página | 18h30
Direção: Annabela Rita, Isabel Ponce de Leão, José Eduardo Franco, Miguel Real
Coordenação: Carlos F. Clamote Carreto, Isabel Morujão, Micaela Ramon (CEHUM), Maria Luísa Malato, Luísa Paolonello, Dionísio Vila Maior, Maria do Carmo Cardoso Mendes (CEHUM)
Convidam-se todos os interessados a comparecer à sessão de apresentação da História Global da Literatura Portuguesa que irá decorrer em Braga, no próximo dia 23 de novembro, às 18h30.
O evento terá lugar na livraria Centésima Página e contará com a apresentação de Joana Aguiar e Silva (Vice-Reitora da Universidade do Minho) e Fátima Vieira (Vice-Reitora da Universidade do Porto).
Seminário GAPS Work in Progress com Alexandra Balona (UP
Sala de investigadores CEHUM, 11h
Sinopse
O seminário terá como foco o potencialidade decolonial e queer da obra da coreógrafa e bailarina cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, radicada em Lisboa e aclamada internacionalmente (Leão de Prata da Bienal de Veneza em 2018 e o Chanel Next Prize em 2021), dissecando as suas linhas coreográficas: abertura, impureza e intensidade. Influenciada por estratégias de montagem e deslocamento, Freitas opera através da condensação de materiais sobre-determinados e de contradições simultâneas para a criação de universos ficcionais que se pautam pelo excesso, estranheza e hibridez.
Através da abertura, impureza e intensidade, iremos demonstrar como a sua obra coreográfica desloca alguns dos postulados onto-epistemológicos da modernidade/colonial ocidental, desestabilizando os palcos da dança contemporânea europeia ocidental, sem se cristalizar em políticas identitárias raciais e de género, mas explorando a impermanência e a abertura radical.
APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Livraria Centésima Página | 18h30
Editoras: Ana Gabriela Macedo, Margarida Esteves Pereira, Joana Passos & Márcia Oliveira (CEHUM)
Convida-se a comunidade para a apresentação do livro "Women, the Arts, and Dictatorship in the Portuguese-Speaking Context. Tensions, Disputes and Post-memory Heritage", editado pela De Gruyter, no âmbito do Festival Utopia em Braga, dia 18 de novembro, na Livraria Centésima Página. A mesa-redonda contará com a participação das editoras, e moderação de Carlos Mendes de Sousa.
Aulas-abertas
Universidade do Minho
Organização: Grupo 2i/CEHUM; c/ colaboração Programa Doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas
6 novembro 2024 | 14:00 – 16:00 | Edifício 1 – Sala 2.14
Um estudo sobre a adaptação de O talentoso Ripley (1955) para a minissérie Ripley (2024)
Sinopse: Este seminário visa a análise da adaptação do romance policial O talentoso Ripley (1955), de Patricia Highsmith, para a minissérie da Netflix Ripley (2024), sob a direção criativa de Steven Zaillian. Nesse sentido, o estudo em questão buscará investigar o processo de construção audiovisual na versão seriada e, por conseguinte, os recursos empregados na tradução intersemiótica, a saber, a forma dramática contida na fotografia a preto e branco, bem como as referências intermidiáticas ao próprio cinema e à pintura de Caravaggio, cujos efeitos contribuem para a caracterização tridimensional do protagonista e sua complexa personalidade, interpretado com maestria pelo ator irlandês Andrew Scott.
7 novembro 2024 | 14:00 – 16:00 | Edifício 5, piso 0 – Sala de Reuniões do CEHUM
O romance Machado, de Silviano Santiago: crítica, ficção e memória
Sinopse: Este seminário visa a análise da narrativa ficcional Machado (2016), escrita por Silviano Santiago, publicação que lhe garantiu o Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2017. Autor de vários romances e contos premiados na contemporaneidade e transitando igualmente na poesia, Silviano Santiago investe mais uma vez na ficcionalização de um escritor, neste caso, o já consagrado Machado de Assis, ao retratar na obra os últimos quatro anos de vida do assim cognominado Bruxo do Cosme Velho. Desse modo, com uma construção narrativa marcada pela autorreflexão, os limites entre a crítica, a ficção e a memória ora se tocam, ora parecem desaparecer, num movimento estilístico que tensiona a cisão e a transitividade da instância do narrador. A costura enigmática entre obra e autor leva, por sua vez, a um diálogo enviesado com o leitor, colocado diante de um texto que desafia as convenções da escrita literária e o papel da recepção no processo da semiose.
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