GRUPO2I

Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s)

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO:
i) Retrato&Representação (coord. Eunice Ribeiro) - http://retratorepresentacao.wixsite.com/girr
ii) Limiar Homem- Animal- Máquina (coord. Cristina Álvares)
iii) Cartografias da ficção (coord. Xaquín Núñez Sabarís)

PUBLICAÇÃO PERIÓDICA:
Revista 2i https://revistas.uminho.pt/index.php/2i

SEMINÁRIOS PERMANENTES: Pontos de encontro 2i


COORDENADOR: Eunice Ribeiro


Membros CEHUM:

Ana Maria Silva Ribeiro, Cristina Álvares, Daniel dos Santos Tavares, Ellen Lima, Elsa Bento, Eunice Maria da Silva Ribeiro, Fernando Luiz Silva Chagas, Isabel Cristina Mateus, Maria Eduarda Filomeno Affonso, Pedro David Vieira de Moura, Pedro Meneses, Sandra Isabel Cunha de Sousa , Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, Xaquín Núñez Sabarís.


Colaboradores:

Teresa Ángeles Galiano (ELACH, UMinho), Coletivo Sinestéticas (ELACH, UMinho).

Amparo de Juan Bolufer (Univ. de Santiago de Compostela), Daniel Rodrigues (Univ. Clermont Auvergne), Diogo Martins (Univ. do Porto), Gabriela Sotto Mayor (Centro de Investigação em Estudos da Criança da UM), Jesús Rubio Jiménez (Univ. de Zaragoza), João Machadinha Maia (Univ. de Coimbra), João Paulo Braga (UCP/FacFIL), José Enrique Serrano Asenjo (Univ. de Zaragoza), Luis Alcalá-Galiano Pareja (Univ. Santiago de Compostela), Mónica Ortuzar (Univ. de Vigo), Paula Morão (Univ. de Lisboa), Wellington Ricardo Fioruci (Univ. Tecnológica Federal do Paraná).


Criado em 2017 (proponente: E. Ribeiro), o Grupo 2i reúne neste momento cerca de trinta investigadores (membros integrados e colaboradores) oriundos de Portugal, Espanha, França e Brasil, acolhendo regularmente vários estudantes de doutoramento. Para além do lançamento, em 2019, de uma revista científica (Revista 2i), o Grupo organiza regularmente atividades científicas (‘Pontos de encontro 2i’) nas 3 grandes linhas de investigação desenvolvidas pela equipa: Retrato & Representação; Limiares Homem-Animal-Máquina; Cartografias de Ficção e Geoliteratura.
Os membros da equipa apresentam uma vasta gama de publicações e participam em redes nacionais e internacionais e em projetos financiados. Em termos gerais, a investigação da equipa centra-se na análise de práticas intermediais e transmediais contemporâneas, bem como na investigação de formas de articulação dos novos média com agentes, destinatários e contextos históricos, como condições de deslocamento e instabilidade de territórios, fronteiras e cânones artísticos. Quer no âmbito da investigação do grupo, quer no âmbito da Revista 2i, a articulação estabelecida entre os conceitos de intermedialidade e identidade tem-se revelado especialmente produtiva, tendo em conta que não são apenas os produtos culturais e mediáticos, no seu conjunto, que refletem e desafiam a consciência que adquirimos de nós mesmos enquanto seres humanos, mas também porque, independentemente das suas variadas aplicações, as teorias contemporâneas sobre identidade estão elas próprias centradas em noções performativas, interrelacionais e intersubjectivas.
O campo geral de referenciais teórico-epistemológicos com que o Grupo 2i trabalha é, pois, vasto e epistemologicamente transversal: dos estudos imagológicos, de identidade e (auto)biográficos, ao pós-humanismo e à zoopoética, aos estudos narrativos e geoliterários associados à investigação sobre identidades urbanas e cidades criativas, e ainda, numa perspetiva didático-pedagógica, ao ensino imersivo do tipo geolearning.