Website: http://retratorepresentacao.wixsite.com/girr
Revista 2i: https://revistas.uminho.pt/index.php/2i
COORDENADOR: Eunice Ribeiro
Membros CEHUM:
Cristina Álvares, Daniel dos Santos Tavares, Ellen Lima, Elsa Bento, Eunice Maria da Silva Ribeiro, Fernando Luiz Silva Chagas, Isabel Cristina Mateus, Joana Palha, M. Eduarda Filomeno Affonso, Maria de Jesus Cabral, Maria do Rosário Girão Ribeiro dos Santos, Maria Isabel da Costa Dias, Philippe Zawieja, Sandra Isabel Cunha de Sousa , Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, Vanda Figueiredo, Xaquín Núñez Sabarís.
Colaboradores:
Ana Lúcia Curado (UM), Helena Catalão (UM), Joana Palha (UM).
Amparo de Juan Bolufer (Univ. de Santiago de Compostela), Coletivo Sinestéticas (Univ. do Minho), Daniel Rodrigues (Univ. Clermont Auvergne), Diogo Martins (Univ. do Porto), Gabriela Sotto Mayor (Centro de Investigação em Estudos da Criança da UM), Jesús Rubio Jiménez (Univ. de Zaragoza), João Machadinha Maia (Univ. de Coimbra), Joana Matos Frias (Univ. do Porto), João Paulo Braga (UCP/FacFIL), José Enrique Serrano Asenjo (Univ. de Zaragoza), Luis Alcalá-Galiano Pareja (Univ. de Santiago de Compostela), Mónica Ortuzar (Univ. de Vigo), Paula Morão (Univ. de Lisboa), Wellington Ricardo Fiorucci (Univ. Tecnológica Federal do Paraná).
A transversalidade e o hibridismo que marcam o panorama cultural e artístico da contemporaneidade exige uma nova abordagem dos objetos literários que ultrapassa os instrumentos mais tradicionais da teoria, da análise e da hermenêutica deste tipo de textos e se abre ao domínio das POÉTICAS COMPARADAS e dos ESTUDOS INTERARTÍSTICOS E INTERMEDIÁTICOS. Noções como as de montagem, intertexto, adaptação, apropriação, remediação tornam-se essenciais para a compreensão das formas e práticas literárias do nosso século e das múltiplas interseções e contaminações que estabelecem com outras linguagens, suportes e materiais, na esfera da "alta cultura" ou da "cultura popular" ou "urbana". São os diversos nexos passíveis de se estabelecerem entre a literatura e outras artes e manifestações criativas – com destaque para as Artes Plásticas, a Fotografia, o Cinema, a Banda Desenhada -, suscitando problematizações e deslocamentos ao nível dos géneros e dos próprios processos de canonização artística, que importa ao Grupo aprofundar.
Dentro deste mesmo paradigma de transversalidade semiótica e estética, o Grupo2i propõe-se em simultâneo investigar o modo de pensar a IDENTIDADE ao longo dos vários momentos que caracterizaram a evolução cultural do Ocidente, juntamente com as suas formas de representação: quer as que envolvem a palavra, a exemplo das várias modalidades de escritas biográficas e intimistas, quer as que põe em jogo outras linguagens e poéticas, designadamente as linguagens e poéticas visuais, historicamente centrais à representação e/ou à invenção retratísticas. Do mesmo passo, indagar-se-ão as fronteiras, cada vez mais difusas, entre humanidade, animalidade, monstruosidade, assim como as condições de possibilidade de regimes identitários maquínicos e "pós-humanos".