LTE

Linguística teórica e experimental

Website: http://ceh.ilch.uminho.pt/lte

COORDENADOR: Pilar Barbosa


Membros CEHUM:

Clara Setas, Cristina Flores, Duarte Oliveira, Eva-Maria Roessler, Joana Aguiar, Joaquim Sapalo Castilho Cacumba, Liliana Correia, Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Maria do Pilar Pereira Barbosa, Mário Biriate, Masayuki Yamada, Ndjimi Dumba Watembo Malaka, Serafim Muenho, Sílvia Lima Gonçalves Araújo, Zulfa Omar Said.


Colaboradores:

Anabela Rato (UToronto), Ana Lúcia Santos (ULisboa), Cecile deCat (ULeeds), Celeste Rodrigues (ULisboa), Conceição Paiva (UFRJ), Duarte Oliveira, Eloisa Pilati (UnB), Eric Guinet (UPierre Mendès France), Esther Rinke (UFrankfurt), Francisco Wache, Juliana Novo Gomes, Letícia Almeida (CNRS), Leyre Ruiz Zarobe (UPaís Basco), Márcio Leitão (UFPB), Sofia Barreiro.


O grupo LTE tem como principal foco de estudo a natureza do conhecimento linguístico e sua representação na mente do indivíduo. Os interesses centrais de investigação abrangem a arquitetura da gramática e sua articulação com sistemas de interface, comparando modelos teóricos em termos da sua realidade psicológica, e explorando fenómenos de variação intra e interlinguística e processos de aquisição e desenvolvimento de línguas nativas e não nativas. O grupo conjuga a investigação em linguística teórica com metodologia experimental, baseada quer na recolha e análise criteriosa de dados de fala espontânea e de produção escrita, quer em dados elicitados em tarefas de produção e compreensão offline ou com recurso a técnicas online. Os membros do grupo estão organizados em torno de temas específicos das áreas da semântica, sintaxe, morfologia e fonética, estudados de várias perspetivas, em línguas maternas (adulta e em aquisição), línguas segundas/estrangeiras e línguas de herança. Uma das preocupações centrais do grupo é promover a formação de investigadores júnior através da sua integração em projetos de investigação e da organização de seminários e encontros de jovens linguistas. O grupo articula-se com investigadores de várias instituições, nacionais e estrangeiras, através da execução de estudos em parceria e da organização conjunta de eventos científicos. As parcerias em curso incluem, entre outras, o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), o Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL), da Universidade Federal de Paraíba (UFPB) e a Faculdade de Línguas Modernas da Universidade de Frankfurt.