News

Projeto 2022-10-24

CEHUM participa em projeto financiado pela British Academy

O projeto internacional «Heritage Languages go to School», coordenado pela Universidade de Lancaster, em cooperação com a Universidade do Minho, a Universidade de Lisboa, e Universidade NOVA de Lisboa, procura compreender os fatores subjacentes ao bilinguismo bem sucedido na infância. O projeto é financiado pela British Academy, tendo iniciado a 1 de outubro de 2022.

O projeto centra-se do desenvolvimento linguístico de crianças bilingues, falantes de português língua de herança, ou seja, em crianças lusodescendentes que crescem no Reino Unido em famílias de origem portuguesa, com exposição ao português (como língua de herança) e ao inglês (a língua maioritária dominante na sociedade).

O projeto será conduzido por uma equipa de investigadores das Universidades de Lancaster, do Minho, de Lisboa, NOVA de Lisboa e do Porto, em estreita colaboração com a Anglo-Portuguese School of London, uma escola de primeiro ciclo em Londres que oferece educação bilingue inglês-português, e o Instituto Camões.

Segundo Cristina Flores (CEHUM/UMinho), co-investigadora do projeto,: "O estudo do desenvolvimento linguístico de crianças que adquirem uma língua de herança e uma língua maioritária em simultâneo vem dar um contributo importante ao nosso entendimento dos fatores que contribuem para um desenvolvimento bilingue bem sucedido".

A equipa do projeto inclui, além do coordenador Patrick Rebuschat (Lancaster), ainda Padraic Monaghan (Psicologia/Lancaster), Cristina Flores e Liliana Correia (Minho), Ana Lúcia Santos e Letícia Almeida (Lisboa), Maria Lobo, Alexandra Fiéis, Ana Madeira e Aida Cardoso (NOVA), assim como Joana Teixeira (UPorto).

O projeto é uma iniciativa conjunta do Heritage Language 2 Consortium (HL2C), uma parceria estratégica internacional para o estudo do bilinguismo envolvendo a língua portuguesa.

Para mais informações, envie um email para heritage-language@lancaster.ac.uk ou cflores@elach.uminho.pt.

Lancaster Academy | Heritage-language