News
Projeto 2022-12-19
The impact of Multilingualism on children's academic and cognitive achievement contemplado com financiamento da "laCaixa" Foundation
O projeto The impact of Multilingualism on children's academic and cognitive achievement, coordenado pela Doutora Montserrat Comesaña, investigadora do Centro de Psicologia (CIPs) da Escola de Psicologia da UMinho, em cooperação com a Prof. Doutora Cristina Flores, investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho, foi um dos cinco projetos selecionados para financiamento no âmbito do concurso Call to support research projects on education and society (FP22_2B) da Fundação "la Caixa".
O projeto, que conta também com a participação dos investigadores Maria del Carmen Parafita Couto (UVigo, Espanha/ULeiden, Países Baixos) e de Jon Andoni Duñabeitia Landaburu (UNebrija, Espanha), tem como objetivo estudar o impacto de diferentes práticas de ensino de uma segunda língua no desempenho académico e cognitivo dos alunos integrado no sistema de ensino português.
O objetivo deste concurso é o financiamento de projetos de investigação em ciências sociais em que sejam utilizados dados de inquéritos quantitativos sobre educação e a sociedade em Portugal, que sejam capazes de “irem rapidamente das hipóteses às conclusões”, e a publicação dos resultados num artigo de divulgação no Observatório Social da Fundação “La Caixa”.