CHAMADA DE COMUNICAÇÕES 2024-10-24
Organização: GRUPO2i / CEHUM
A relação de fascínio do Ocidente pelo Oriente, especialmente pelo Japão, é um fenómeno que remonta à Idade Média. Ao longo dos séculos XX e XXI, o interesse pelas coordenadas estéticas e éticas da cultura japonesa intensificou-se, marcando a modernidade e pós-modernidade ocidental. De movimentos como o japonismo ao impacto cultural contemporâneo do manga, sushi, e o estilo de vida zen, o Japão tornou-se uma referência cultural multifacetada, refletida também em eventos de impacto traumático, como Hiroshima, Nagasaki e Fukushima.
Este colóquio, organizado pelo GRUPO2i (Grupo de investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s)) e pelo Departamento de Estudos Românicos (Secção de Estudos Franceses e Italianos) da ELACH, explora a presença do Japão nas criações literárias e fílmicas contemporâneas no feminino, em francês e italiano. De entre as obras de referência destacam-se autoras como Dacia Maraini e Amélie Nothomb, cujos romances autobiográficos ou autoficcionais evocam a infância vivida no Japão.
O evento também explora as relações entre literatura e cinema, dando especial atenção à influência do cinema na literatura e vice-versa. Propostas que tratem de adaptações cinematográficas de obras literárias ou que analisem o impacto do cinema na escrita são bem-vindas.
Eixos temáticos sugeridos: