Revista H2D Vol. 2 N.º 2 2021-04-27
Editores: Maria do Carmo Lourenço-Gomes (Universidade do Minho); Márcio Martins Leitão (Universidade Federal da Paraíba); Eloisa Pilati (Universidade de Brasília); Sílvia Araújo (Universidade do Minho)
O presente volume da revista H2D, subordinado à temática Novas práticas no ensino em tempos de pandemia: desafios e soluções em ambiente digital, teve como objetivo dar voz aos professores que tiveram, pelo mundo fora, de se adaptar a novas modalidades de ensino sem disporem necessariamente dos instrumentos necessários para transitar, num tão curto espaço de tempo, para as aulas em formato online. Vários professores provenientes de diferentes países (Portugal, Brasil, Venezuela, Austrália) aceitaram deixar o seu testemunho sobre os principais desafios inerentes a estas novas formas de ensinar e aprender. Importa referir que todos estes testemunhos se reportam à fase inicial da pandemia, ou seja, a uma fase incipiente de exploração de novas ferramentas digitais passíveis de assegurar as aulas a distância. Os autores não descrevem apenas os obstáculos que tiveram de ultrapassar mas também, e sobretudo, as soluções mais ou menos engenhosas que tiveram de implementar para prosseguirem com a sua prática pedagógica. Responderam a esta chamada não só agentes educativos (professores, bibliotecários, formadores, entre outros), mas também estudantes que assumiram igualmente um papel ativo neste tempo de pandemia.
Este volume assume um carácter ainda mais especial pelo facto de inaugurar uma nova modalidade de publicação em formato audiovisual. O volume conta com uma secção intitulada “H2D Live”, que integra sete trabalhos disponibilizados em vídeo no canal YouTube da Revista.
Como nota final, queremos prestar homenagem a todos os professores que contribuíram para a revista e aos professores de todo o mundo que tentaram dar o seu melhor para prosseguir na sua missão educativa. Apesar das dificuldades deste período, estamos certos de que voltaremos a este volume daqui a vários anos e veremos nele um arquivo de memórias do ensino em tempos de pandemia.