Apresentação
Sabemos que o género artístico da performance produz estranheza, porque uma das suas principais características é justamente a recusa às classificações precisas. E sabemos ainda que a arte da performance se recombina com outras expressões e, ao se aglutinar com uma outra linguagem, ela a incorpora e a desestabiliza. A performance é auto-hetero-trans-interfágica e transdisciplinar e é capaz de diversificar modos de ação, complexificando até o que está profundamente enraizado.
Em uma relação com a dramaturgia, a performance a complexifica, originando possibilidades múltiplas, suspendendo convenções, possibilitando um tipo de texto que pode ocorrer completamente fragmentado e, inclusive, fazer uma radical recusa ao logos, dando lugar a uma dramaturgia compreendida através do seu sentido semiótico, transmutando a dramaturgia como a compreendemos convencionalmente nas artes cênicas.
Com enfoque principal em processos criativos que relacionem performance e dramaturgia (ex: instrução, enunciado, manifesto, guião, partituras diversas, entre outras variadas formas), este colóquio pretende reunir pesquisadoras(es), artistas e teóricas(os) de diferentes áreas do conhecimento humano que possam trazer pontos de vista abrangentes sobre essa intrincada relação.
São bem-vindas as propostas que tragam debates interseccionais e decoloniais, considerando questões de gênero, raça, classe, questões geracionais e territoriais, de especificidades corporais, de neurodiversidade, entre outras.
Nesta edição, teremos também um painel dedicado a jovens investigadores/as e criadores que queiram apresentar o desenvolvimento dos seus processos de investigação e criação, num contexto de partilha e de feedback.
Convidamos todos/as os/as investigadores/as e demais a submeterem tanto comunicações teóricas como sustentadas pela própria prática performativa em torno do tema acima apresentado através do email coloquioniep@gmail.com. As propostas podem ser enviadas em português, francês e inglês e devem conter:
- Resumo (250 a 300 palavras);
- Nome do/a autor/a, instituição (caso haja), email, título da comunicação/apresentação, nota biográfica (150 palavras);
- Especificidades técnicas.