Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: cris13sant@gmail.com
Telefone: 963930463
CIÊNCIA ID: 2F1D-8095-F2DE
ORCID: 0000-0001-5045-851X
Nota biográfica:
María Cristina Simões dos Santos, é Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade Católica Andrés Bello, Caracas- Venezuela (1989). Foi bolseira da Fundação “Gran Mariscal de Ayacucho” (1997), obteve o Mestrado em Jornalismo e Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Barcelona -Espanha (2001). Exerce como professora de espanhol como língua estrangeira desde 2003. Acreditada como Examinadora dos exames DELE A1-A2 y B1-B2. Finalizou em 2018 o Mestrado em Espanhol como L2/LE na Universidade do Minho, com 18 valores. Atualmente desenvolve o projecto de Doutoramento no âmbito da linguística espanhola, com uma bolsa concedida pelo CEHUM.
Interesses de investigação:
Aquisição e didáctica de segundas línguas, Aquisição e Desenvolvimento de competências fonético – fonológicas, Tecnologias da comunicação aplicadas no ensino/aprendizagem de línguas.
Formação:
2021 DOUTORANDA EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (com Bolsa) - especialidade em Linguística Espanhola. Universidade do Minho.Braga, Portugal
2015-2018: MESTRADO EM ESPANHOL COMO LÍNGUA SEGUNDA E LÍNGUA ESTRANGEIRA Universidade do Minho.
1997-2000: MESTRADO EM JORNALISMO E CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO Universidade Autónoma de Barcelona, Barcelona Espanha.
1984 - 1989: LICENCIATURA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL – Especialidade: Meios Impressos Universidade Católica Andrés Bello, Caracas – Venezuela.
Experiência profissional:
2021: Investigadora com Bolsa. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho-CEHUM. Braga, Portugal
2019-2021: Gestora de Comunicação e Conteúdos em Redes Sociais e meios digitais em português, Fundación Cumbre Iberamericana, Gobierno de Andorra, Andorra-la.Vella, Andorra
2017 e 2018: Leciona por convite vários seminários sobre Aquisição de espanhol no Curso Presencial do Mestrado de Espanhol como Língua Segunda e Estrangeira (MESLE), Universidade do Minho Cursos: 2016-2017 / 2017-2018.
2015: Formadora e tradutora Freelancer.
2009-2015: Professora de Espanhol, Espanhol Iniciação, Ensino Secundário Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra, Portugal.
2003-2010: Professora de Espanhol, A1 - C2. The Anglophil Centre, Lda. Aveiro, Portugal.
2003-2010: Tradutora de Espanhol. The Anglophil Centre, Lda. Aveiro, Portugal.
1984-1997: Jornalista em diferentes empresas e meios de comunicação. Barquisimeto-Venezuela.
2019 - ... (Membro)
A metacognição e as novas ecologias de aprendizagem para o desenvolvimento da competência fonológica em L2 em ambiente b-learning
Na investigação de Santos (2018), foi identificado e analisado um conjunto de sons consonânticos que provocam dificuldades na expressão oral de discentes universitários portugueses que estudam espanhol. O projeto de doutoramento visa desenhar e implementar uma programação didática baseada num treino fonético e estratégico em formato b-learning (através de um Sistema de Gestão da Aprendizagem (do Inglês Learning Management Systems – LMS) que contribua para o desenvolvimento da competência autónoma e estratégica dos aprendentes (principalmente através da metacognição) e promova, por sua vez, a aquisição/aprendizagem dos grupos fónicos (fricativas e vibrantes) do espanhol em alunos de português L1. O recurso ao modelo da aula invertida permitirá implementar o treino num contexto virtual de ensino-aprendizagem ubíquo, multimodal, que promove a motivação dos estudantes, tirando assim proveito das potencialidades das novas ecologias de aprendizagem.
Santos, M. C. e Cea, A. M. (2018). ¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE. In Cea, A. M., Pazos-Justo, C., Otero, H., Lloret, J., Moreda, M. e Dono, P., Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: Avances y Desafíos, 227-252. V. N. Famalicão: Humus.
Seminário (Por convite)
Simoes dos Santos, Maria C.¿/x/amón o /r/amón? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de Español como LE in "Princípios e Práticas em torno a Formação em Línguas Estrangeiras”, 8 de Junho de 2018, CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e Fundação para Ciência e Tecnologia
Colóquio/Congresso
“¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE”, no VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (Portugal), em colaboração com Ana M. Cea Álvarez (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho).
Seminário
¿/X/AMÓN O /ɼ/AMÓN? Estudio sobre algunas dificultades fonéticas de los estudiantes portugueses de español como LE, in III Jornadas de Investigadores, 1 a 2 de Junho de 2017, CEHUM- Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal,