Investigadores

Vera Fonte

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: verafonte@ilch.uminho.pt

Telefone: 915932901

CIÊNCIA ID: 9D1E-1444-6F70

Morada institucional:

verafonte@ilch.uminho.pt

Nota biográfica:

Vera Fonte, piano

Vera Fonte é  Licenciada em Piano e Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho, onde estudou com o pianista Luís Pipa. Concluiu recentemente o seu Doutoramento no Royal College of Music, em Londres, onde desenvolveu investigação em memorização musical e onde contactou com pianistas como Andrew Zolinsky. Durante os seus estudos em Londres foi financiada pelas bolsas Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), MacFazdean Whyte Award  e Barry Shaw Award (financiadas pelo Royal College of Music).  Ao longo dos seus estudos de doutoramento em Londres colaborou ainda em projetos de investigação como “Listening Experience Database” e “In-sync”. De 2015 a 2018 trabalhou como Professora Assistente no Royal College of Music e tem sido convidada a realizar palestras e workshops em instituições como o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, Guildhauld School of Music and Drama, Morley College (Londres) e Universidade Nova de Lisboa. 
Como intérprete, tem realizado diversos concertos em Portugal, Itália, Sérvia, Inglaterra e participado em festivais como Percursos da Música (Ponte de Lima) e Classical Music Fest (Vale de Cambra). Apresentou-se como solista com a Orquestra Académica da Universidade do Minho e Orquestra “Sinfonieta de Braga”, sob direção dos maestros Toby Hoffman, Vitor Matos e Carlos Dias. Integrou ainda projetos de orquestra, tendo trabalhado com a orquestra “Globus” em Trento, Itália, sob orientação do maestro Juliàn Lombana e a Orquestra Académica da Universidade do Minho, onde trabalhou com António Vitorino d’Almeida e participou na gravação de um CD com as suas obras. 
Vera  recebeu ao longo do seu percurso académico diversos prémios em competições de piano e música de câmara nacionais e internacionais e “Prémios de melhor aluna” durante os seus estudos de Conservatório e Licenciatura. 
No campo da música contemporânea, tem colaborado com jovens compositores como Wynton Guess e Dan Mcbride. Tem ainda participado em diversos projetos que incluem a performance de música do séc. XX e XXI com o Saxophone Ensemble do Royal College of Music, sob direção de Kyle Horch. Vera tem ainda estreado peças de compositores portugueses, entre os quais António Vitorino d’Almeida, Paulo Bastos, Luís Pipa e Eduardo Sousa.  Em 2012 participou na “Capital Europeia da Cultura”, em Guimarães, onde interpretou obras de Eurico Tomaz de Lima. 
Atualmente ocupa o lugar de Vice-Presidente da Associação EPTA (European Piano Teachers Association) Portugal. Desde Setembro de 2018  tem trabalhado como Professora Convidada e Pianista Acompanhadora na Licenciatura em Música e no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho.

Interesses de investigação:

Performance Musical (Piano), Memorização musical, Pedagogia Musical, Psicologia da Música.

Formação:

Mestrado em Ensino de Música

Licencitura em Performance (Vertente Piano)

8º grau de Piano

Curso de Ciências e Tecnologias (12º ano)

Experiência profissional:

Professor Convidado Equiparado a Professor Auxiliar Universidade do Minho (2018-Presente)

Professora Assistente no Masters in Performance Science do Royal College of Music (Londres, 2015-2018).

Professora Assistente na Licenciatura em Performance do Royal College of Music (Londres, 2015-2018).

Coordenadora do Departamento de Teclas e Percussão da Academia de Música de Vila Verde (Vila Verde, 2013).

Professora de Piano e Pianista Acompanhadora da Academia de Música de Vila Verde (Vila Verde, 2012-2014).

Cargos:

Vice-Presidente EPTA-Portugal

Projetos

  • 2021 - ... (Membro)

    “Music in the care of children and Families affected by zika virus: Practice informed by evidence”

    Membro da equipa de investigação do projeto “Music in the care of children and
    Families affected by zika virus: Practice informed by evidence”, no Centre for Performance Science, Royal College of Music (Londres, 2022).

Publicações

Livros de atas

  • Waddel, G., Clarke, I., Bower, B. & Fonte, V. (2016). Cultural and Cognitive Approaches to Unfamiliar Repertoire. Proceedings of International Conference of Students of Systematic Musicology, Leipzig.
  • Fonte, V. & Pipa, L. (2015). Avoiding ‘Fugue State’ when playing Bach’s Fugues. Proceedings of the 37th European Conference of EPTA Associations, Amsterdam.

Artigos

  • Fonte, V., Pipa, L., Williamon, A., & Lisboa, T. (2022). Memorising Contemporary Piano Music as Described by Professional Pianists. Music & Science, 5. https://doi.org/10.1177/20592043221132932
  • Romero, I., Fonte, V., & Pipa, L. (2021). Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: Repertório contemporâneo português em contexto. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 144–160. https://doi.org/10.21814/rpe.22282

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

Outras publicações

  • Fonte, V. (2020) Reconsidering memorisation in the context of non-tonal piano music. Doctoral thesis, Royal College of Music. http://researchonline.rcm.ac.uk/id/eprint/1619/

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Fonte (2021). A arte de memorizar música: estratégias de memorização para repertório tonal e não tonal. ENIMUS, Felgueiras, 20 de Dezembro de 2021

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Fonte (2021). Conceção e adaptação de materiais didáticos para o ensino da música instrumental: princípios e instrumento. VII Encontro Nacional EPTA Portugal, 11 de Dezembro de 2021, online.

  • Seminário (Por convite)

    Fonte(2021). A arte de memorizar Música: Estratégias de memorização para repertório tonal e não tonal. REM Talks, Instituto Politécnico de Castelo Branco, 10 de Novembro de 2021.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Fonte (2020). Estratégias de memorização para repertório tonal e não tonal. VI Encontro Nacional EPTA Portugal, online

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Fonte (2019). A arte de memorizar música: aplicação de estratégias de memorização em diferentes estilos de repertório. III Encontro Internacional de Música de Tibães, Braga.

  • Seminário (Por convite)

    Fonte (2018). Introdução a metodologias de investigação qualitativa- Software NVivo. Advanced Research Workshop II on Ethnomusicology and Social Sciences I. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. (2018). Exploring memorization strategies in non-tonal piano music: a self-case study. BFE/RMA Research Student Conference “Music Inside and Out”, 4-6- January 2018, Huddersfields.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. (2018). Exploring memorization strategies in non-tonal piano music: a self-case study. BFE/RMA Research Student Conference “Music Inside and Out”, 4-6- January 2018, Huddersfields.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. (2017). Exploring learning and memorization strategies used by expert pianists in non-tonal music. CUK Research Student Conference, 6 November, 2017, Glasgow.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. (2017). Exploring learning and memorization strategies used by expert pianists in non-tonal music. CUK Research Student Conference, 6 November, 2017, Glasgow.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V., Lisboa, T. & Williamon, A. (2017). An exploration of memorization strategies in non-tonal piano repertoire. Poster presentation at International Symposium on Performance Science (ISPS 2017), Aug 30-02 Sep 2017, Reykjavik.

  • Colóquio/Congresso

    Waddel, G., Clarke, I., Bower, B., & Fonte, V. (2016). Cultural and Cognitive Approaches to Unfamiliar Repertoire. In International Conference of Students of Systematic Musicology,18-20 September 2016, Leipzig.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. (2015). Avoiding “fugue state” when playing Bach’s Fugues. In “Key Connections”, EPTA European Conference, 22-25 October 2015, Amsterdam.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Fonte, V. & Lisboa, T. (2015). Composers listening experiences: a focus on Stravinsky and Shostakovich listening of their own works. The Listening Experience Database Project Conference, October 2015, London.

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. & Pipa, L. (2013). Memorização de uma Fuga do Cravo Bem Temperado de J.S. Bach– aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacional. In III Simpósio sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento

  • Colóquio/Congresso

    Fonte, V. & Pipa, L. (2013). Memorização de uma Fuga do Cravo Bem Temperado de J.S. Bach– aplicação pedagógica de estratégias de memorização em alunos de piano do ensino vocacional. In 2º Fórum Internacional de Pós-Graduação em Estudos de Música

Orientação de teses

Mestrados

  • 2018 - 2019 | Co-orientador

    Isabel Romero

    As referências extramusicais portuguesas no ensino de piano: uma abordagem contextualizada de repertório contemporâneo português

    Mestrado em Ensino de Música

  • 2018 - 2019 | Co-orientador

    Catarina Oliveira

    As danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo no ensino de piano

    Mestrado em Ensino de Música

Comissões científicas