Researchers

Margarida Esteves Pereira

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Associado

Research group(s):

E-mail: margarida@elach.uminho.pt

Phone: +351253601643

Website(s):

CIÊNCIA ID: C21B-24F0-A4B1

ORCID: 0000-0002-2189-7457

SCOPUS: 56723331800

Institutional address:

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar 
4710-057 Braga

Short bionote:

Margarida Esteves Pereira is Associate Professor in the Department of English and North-American Studies at the University of Minho. She holds a PhD in English Literature (from the University of Minho, 2006) with a thesis on the British writer A. S. Byatt. Her research has focused on the areas of English and Comparative Literature (modernist and  contemporary), Women's Studies and Gender and the interaction between literature and film. Her publications include the co-editing of eight books of essays and journals; she has authored two books and several essays and articles in her areas of interest. She is currently vice-dean of the School of Arts and Humanities and deputy director of the Centre for Humanistic Studies. 
Margarida Esteves Pereira é Professora Associada no Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos da Universidade do Minho. Tem um doutoramento em Literatura Inglesa (pela Universidade do Minho, 2006) com uma tese sobre a escritora britânica A. S. Byatt. A sua investigação centra-se nas áreas de Literatura Inglesa e Comparativa (modernista e contemporânea), Estudos de Mulheres e Género e a interação entre literatura e cinema. As suas publicações incluem a coedição de sete livros de ensaios e de alguns periódicos; é autora de dois livros. Publicou também vários ensaios e artigos nas suas áreas de interesse. Neste momento, é Vice-Presidente (para o ensino, Presidente do Conselho Pedagógico) da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e Diretora adjunta do Centro de Estudos Humanísticos.

Research interests:

English Literature (Modernism/ Post-modernism); Diaspora literature and film; Gender Studies/ Feminist Studies; Film Studies; Adaptation Studies..

Education:

Doutoramento em ciências da Literatura - Lit. Inglesa | Phd. in Literary Sciences - English Literature (University of Minho, 2006)

Mestrado em Língua e Literatura Inglesas (1996, UMinho) | MA. in English Language and Literature (University of Minho, 1996)

Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Universidade do Minho, 1990)

Professional experience:

Current: Associate Professor in the Department of English and North-American Studies of the University of Minho (since Nov. 2018)

Assistant Professor in the Department of English and North-American Studies of the University of Minho (2006-2018)| Porf. Auxiliar DEINA (ILCH,UMinho)

Assistant in the Department of English and North-American Studies of the University of Minho (1995-2006) | Assistente DEINA/ILCH, UMinho

Institutional positions:

Vice-Presidente da Escola de Artes, Letras e Ciências Humanas (ELACH) para o Ensino (Presidente do Conselho Pedagógico), desde 31 de outubro de 2022 até ao presente; current Vice-Dean of the School of Arts and Humanities (Pedagogic Council) since Oct 2023

Diretora adjunta do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho,desde 3 de junho de 2019 | Deputy director of the Centre for Humanities

Membro eleito do Conselho Científico do ILCH (desde 2010) | Current member of the Scientific Council of Institute of Arts and Humanities (since 2010)

Diretora do Curso de Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas (Out. 2020 a Jan. de 2023) | Former Coordinator of the MA course in English Language, Literature and Culture (Oct. 2020 to Jan 2023)

Diretora do Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (2014-2020) | Former Head of the Department of English and North-American Studies (2014-2020)

Presidente do Conselho Pedagógico do ILCH (2010-2013) | Former Head of the Pedagogical Council of the Institute of Arts and Humanities (2010-2013)

Vice-Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (2008-2013) | Vice-Dean of the Institute of Arts and Humanities (2008-2013)

Diretora do Curso de lic. em Línguas e Literaturas Europeias (2006-2008) | Coordinator of the 1st Degree Course in Europeand Languages and Literatures (2006-2008)

Projects

  • 2018 - 2021 (Membro)

    Mulheres, artes e ditadura - os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa

    Projeto referência PTDC/ART-OUT/28051/2017, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo como investigadora responsável Ana Gabriela Macedo. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
  • 2014 - 2015 (Membro)

    O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder – Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da língua portuguesa

    Projeto de investigação com o título “O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder – Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da língua portuguesa”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. PI: Ana Gabriela Maced. Instituição de acolhimento: CEHUM/UMinho
  • 2000 - 2005 (Membro)

    European Intertexts: A Study of Women’s Writing in English as part of a European Fabric

    Participação, como investigadora assistente pela Universidade do Minho, no projecto financiado pela British Academy, “European Intertexts: A Study of Women’s Writing in English as part of a European Fabric”, projeto coordenado pela Prof. Patsy Sotneman (Hull University, UK) com a participação de 5 universidades europeias, sendo a participação portuguesa liderada por Ana Gabriela Macedo (U. Hull, UK; UMinho, PT; U. Bologna, IT; U. Szeged, HU; U. Tarragona, S)
  • 1997 - 2004 (Membro)

    Dicionário Terminológico da Crítica Feminista

    Participação no projecto do Dicionário Terminológico da Crítica Feminista, coordenado por Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral. Projeto financiado pela FCT, no âmbito do Programa PRAXIS XXI e POCTI. Terminado em 31 de Maio de 2004, que resultou na publicação do Dicionário da Crítica Feminista, pela Editora Afrontamento, Porto, 2005.

Publications

Books

  • Macedo, A. G., Pereira, M. E., Passos, J. and Oliveira, M. (eds) (2024). Women, the Arts, and Dictatorship in the Portuguese-Speaking Context: Tensions, Disputes, and Post-Memory Heritage. De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110783421
  • Macedo, A. G., Oliveira, M., Pereira, M. E., Passos, J. e Natalino, L. (2022) (Org.). Mulheres, artes e ditadura: diálogos interartísticos e narrativas da memória. Centro de Estudos Humanísticos e Edições Húmus.

    https://hdl.handle.net/1822/81653

  • Hacker, B. C., Paisana, J., Pereira, M. E., Costa, J., Vinning, M. (eds) (2021). Connecting Women: National and International Networks during the Long Nineteenth Century. Washington: Smitsonian Scholarly Press. ISBN (online): 978-1-944466-43-5; ISBN (print): 978-1-944466-44-2.

    http://hdl.handle.net/1822/72540

  • Matos, M., Paisana, J. e Pereira, M. E. (eds) (2016). Transcultural Amnesia: Mapping Displaced Memories / Amnésia Transcultural: Para uma Cartografia de Memórias Deslocalizadas. Braga: Húmus/ CEHUM. ISBN 978-989-755-251-9.

    http://hdl.handle.net/1822/51401

  • Pereira, M. E., Matos, M., Harwood, R. e Sousa, S. G. de (org.) (2009). Transversalidades: Viagens/ Literatura/ Cinema. Colecção Hespérides. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN 9789728063603.
  • Pereira, M. E., (2007). Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-moderno: Reescrita do Feminino em A. S. Byatt. Colecção Poliedro, 19. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN: 978-972-8063-50-4
  • Macedo A. G. e Pereira, M. E. (eds) (2006). Identity and Cultural Translation: Women’s Writing across the Borders of Englishness. Oxford, Bern, Berlin, Brussels, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang. ISBN-13: 978-3039102679.
  • Pereira, M. E. (1998). A vanguarda histórica na Inglaterra e em Portugal. Vorticismo e Futurismo. Colecção Hespérides, Literatura 6. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho. ISBN: 972-8533-00-4.

    http://hdl.handle.net/1822/46291

Proceedings books

  • Macedo, A. G., Louro, F., Rayner, F., Ermida, I., Paisana, J., Pereira, M. E., Harwood, R. (coords.) (2007). Intertextual Dialogues: Travels and Routes. Braga: Universidade do Minho. 978-972-98594-4-1

Articles

  • Pereira, M. E. (2021). "Michael Winterbottom's The Claim (2000) as a Transnational and Transcultural Adaptation of The Mayor of Casterbridge".  Journal of Adaptation in Film & Performance, 1 July 2021, vol. 14, no. 2, pp. 195-207(13). https://doi.org/10.1386/jafp_00053_1

    Indexed on: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/73992

  • Pereira, M. E. (2020). Sobre adaptações transculturais e trans-históricas: O Caso de El Crímen del Padre Amaro (2002) de Carlos Carrera. Queirosiana: Estudos Sobre Eça de Queirós e sua Geração, nº 27/28, pp. 55-69.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/74169

  • Pereira, M. (2020). Portuguese Women Filmmakers and the Estado Novo. From Invisibility to Cultural Memory. Diacrítica, 34(2), 62-76. https://doi.org/10.21814/diacritica.583

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/66511

  • Macedo, A.G., Oliveira, M., Pereira, M.E., Passos, J. (2020). "Introdução". In Diacritica, vol. 34, nº 2, pp. 1-3.

    Indexed on: SCOPUS

  • Pereira, Margarida Esteves (2016). “Transnational identities in the fiction of Monica Ali: In the Kitchen and Alentejo Blue”. Journal of Postcolonial Writing, Special Issue: Beyond Britishness, Vol. 52, Issue 1, pp. 77-88. https://doi.org/10.1080/17449855.2015.1125139.

    Indexed on: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/41738

  • Pereira, Margarida Esteves (2013). “This is England?” – Projeções da Inglaterra e da sua identidade a partir do heritage film no panorama do turismo cultural”. Diacrítica, n. 27.3, série Ciências da Literatura, pp. 301-318.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/28877

  • Pereira, Margarida Esteves (2012). “Women of Stone and Ice in A. S. Byatt’s Tales of the Unreal”. Op.Cit, II Série, nº1

    Indexed on: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/20342

  • Pereira, Margarida Esteves (2009). “‘Esta é a minha casa’: A Intersecção entre a Raça e o Género no romance Brick Lane de Monica Ali e no filme de Sarah Gavron”. Ex-Aequo, nº 19, pp. 71-85;

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/23032

  • Pereira, Margarida Esteves (2008). “«Género, Identidade e Desejo»: a construção do feminino nos filmes de Jane Campion”. Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 22/3, pp. 23-37.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/28013

  • Pereira, Margarida Esteves (2007). “‘Palavras em Liberdade’: O Inclassificável Texto de Vanguarda”. Diacrítica – Ciências da Literaturas, nº 21/3, pp. 75-92.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/28368

  • Pereira, Margarida Esteves (2006), “‘History and Resurrection’: A Escrita Neo-Vitoriana de A. S. Byatt”, Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 20/3, pp. 265-86.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30431

  • Pereira, Margarida Esteves (2003). “«O jardim dos caminhos que se bifurcam» ou, a narrativa infinita de Borges, Calvino e Byatt”. Diacrítica – Ciências da Literatura, nº 17/3, 89-103.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30429

  • Pereira, Margarida Esteves (2002). “Romancear a Identidade Feminina. A Influência de Charlotte Brontë em Cláudia de Campos e Sara Beirão”. Cadernos do Noroeste, (“Olhares sobre mulheres”, número especial), vol. 17 (1-2), pp. 173-186.
  • Pereira, Margarida Esteves (2001). “‘Sabichonas Não!’ – a separação das esferas e a educação das mulheres em Portugal na viragem para o século XX”. Diacrítica, nº 16, Braga, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, pp. 155-171.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30729

Book chapters

  • Pereira, M. E. (2024). Archival images of the Estado Novo in Portuguese Film: A Gendered Perspective in Brandos Costumes (1975), Natal 71 (1999) and Natureza Morta (2005). In Macedo, A. G., Pereira, M. E., Passos, J. and Oliveira, M. (eds) (2024). Women, the Arts, and Dictatorship in the Portuguese-Speaking Context: Tensions, Disputes, and Post-Memory Heritage. De Gruyter. Pp. 167—186. Chapter DOI: 10.1515/9783110783421-013.
  • Pereira, M. E. (2023). Cinema, Mulheres e Memória Cultural: O Estado Novo nos documentários Natal 71 e Natureza Morta. In Silva, J. G., Zandoná, J., Brandão, A. S. e Gasparetto, V. F. (eds). Falas, Percursos, Práticas e Modos de (R)ex(s)istir. São Paulo: Pimenta Cultural.

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/82732

  • Pereira, M. E. (2023). ’Telling stories about stories’: Embedded Stories, Wonder Tales, and Women Storytellers in A. S. Byatt’s Novels. In Cheira, A. (Ed.). Wonder Tales in the Fiction of A. S. Byatt. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp. 101–18.
  • Pereira, M.E. (2022). "Susana de Sousa Dias: 'Uma espécie de arqueologia de memória'" (pp. 233-242). In Macedo, A. G., Oliveira, M., Pereira, M. E., Passos, J. e Natalino, L. (coord.). Mulheres, Artes e Ditadura: Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. Edições Húmus.

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/80415

  • Pereira, M. E. (2021). “Victorian Fiction on the Global Screen. The Case of Michael Winterbottom’s Thomas Hardy”. In Wells-Lassagne, S. and Voigts, E. (eds). Filming the Past, Screening the Present. Neo-Victorian Adaptations. Studies in Anglophone Literatures. Trier: WVT, pp. 95-105

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/74172

  • Pereira, M. E. (2021). “O filme biográfico e a adaptação: Representações de escritores em An Angel at My Table e Bright Star de Jane Campion”. In Oliveira, A. B., Pereira , A. C., Taunay, A., Rosa, L. e Araújo, N. (eds). Cinema e Outras Artes IV: Diálogos e Inquietudes Artísticas. Covilhã: LabCom.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/74119

  • Pereira, M. E. (2021). “Transnational Adaptations: The Nineteenth-Century Novel Revisited through a Transcultural Lens”. In Ferstl, Paul (ed.). The many languages of comparative literature: collected papers of the 21st Congress of the ICLA. Vol. 5 - Dialogues between Media, pp. 423–434. De Gruyter.

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69577

  • Pereira, Margarida Esteves (2017). “Becoming Jane e Miss Austen Regrets: representações e projeções de Jane Austen no filme biográfico”. In Puga, R. M. Jane Austen em Portugal: (Con)Textos, Lisboa: Biblioteca Nacional. (e-book) ISBN: 9789725656129.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/46292

  • Pereira, Margarida Esteves (2016). “Ficções de cosmopolitismo e realidades migratórias no romance inglês contemporâneo”. In Macedo, A. G., Sousa, C. M., Moura, V. (org.). Outros Mapas: Linguagem, Migração, Diáspora. Braga: Húmus/ Centro de Estudos Humanísticos, pp. 115-130.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/44443

  • Pereira, M. E. (2016). “Fallen Women on the Contemporary Global Screen: Transnational and Trans-Historical Adaptations of Eça de Queirós’s The Crime of Father Amaro and Thomas Hardy’s Tess of the D’Urbervilles”. In Gilsenan, I. / Edfeldt, C. / Hu, L.-L. / Jonsson, H. / Leblanc, A. (eds.). Transcultural Identity Constructions in a Changing World. Frankfurt am Main, Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Wien: Peter Lang, pp. 275-90. ISBN 978-3-631-66061-4 pb. http://dx.doi.org/10.3726/978-3-653-05415-6

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/40189

  • Macedo, A. G. e Pereira, M. E. (2015). “Women and Gender Studies in Portugal, an Overview from an Anglicist Perspective”. In Haas, Renate (ed.), Rewriting Academia. The Development of the Anglicist Women’s and Gender Studies of Continental Europe. Bern/Oxford: Peter Lang, pp. 27-49. ISBN 978-3-631-66985-3.DOI: http://dx.doi.org/10.3726/978-3-653-06121-5

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/47019

  • Pereira, M. E. (2015). “A Transnational and Transcultural Perspective: Transcending the ‘Englishness’ of English Literature”. In Dominguez, C. and D’Haen, T. (eds). Cosmopolitanism and the Postnational: Literature and the New Europe, Leiden and Boston:  Brill Rodopi, pp. 215-231. ISBN13: 9789004303195.DOI: https://doi.org/10.1163/9789004300651_013

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/36682

  • Pereira, Margarida Esteves (2014). “‘Cell by cell, gene by gene, galaxy by galaxy’ – A. S. Byatt’s Scientific Imagination”. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes e Moura, Vítor (org.). As Humanidades e as Ciências: Disjunções e Influências. Braga: Húmus/ Centro de Estudos Humanísticos, pp. 489-502.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/35039

  • Pereira, M. E. (2014). “Austenmania, or the Female Biopic as Literary Heritage”. In Minier, M. and Pennachia, M. (eds). Adaptation, Intermediality & the British Celebrity Biopic. Farnham and Burlington: Ashgate, pp. 115-127. ISBN 978-1-4094-6126-5.

    Indexed on: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30405

  • Pereira, M. E. (2012). “Bright Star: Reinventing Romantic Poetry for the Screen”, in Homem, R. C. (ed.). Relational Designs in Literature and the Arts. Page and Stage, Canvas and Screen. Amsterdam/New York, NY: Rodopi, pp. 153-65. ISBN: 9789042035812. DOI: https://doi.org/10.1163/9789401208567_014

    Indexed on: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/23008

  • Pereira, Margarida Esteves (2011). “In the Kitchen: Cartografias transnacionais e transculturais da sociedade inglesa contemporânea nos romances de Monica Ali”. In Lourenço, António Apolinário e Silvestre, Osvaldo Manuel (coord.). Literatura, Espaço, Cartografias. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, pp. 55-74.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/17093

  • Pereira, Margarida Esteves (2006). “More than Words: The Elusive Language of A. S. Byatt’s Visual Fiction”. In Homem, Rui Carvalho and Lambert, Fátima (eds). Writing and Seeing: Essays on Word and Image. Amsterdam and New York: Rodopi, pp. 211-21. ISBN: 9789042016989

    Indexed on: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/35142

  • Pereira, M. E. (2006). “The Spectre of the Angel: Cross-cultural References in the Writings of Early Portuguese Feminists”. In Macedo, A. G. and Pereira, M. E. (eds.). Identity and Cultural Translation: Women’s Writing across the Borders of Englishness. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang, pp.  ISBN-13: 978-3039102679
  • Pereira, M. E. (2006). “Romancing Female Identity: The Influence of Charlotte Brontë on Portuguese Women Writers”. In Russel, E. (ed.), Loving Against the Odds: Women's Writing in English in a European Context. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, Frankfurt am Main, New York, Wien: Peter Lang, pp. 141-52. ISBN-13: 978-3039107322.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30722

  • Pereira, M. E. (2004). “Refracting the Past in Praise of the Dead Poets in Possession: A Romance”. In Onega, S. and Gutleben, C. (Eds). Refracting the Canon in Contemporary British Literature and Film. Amsterdam and New York: Rodopi, pp. 149-164. ISBN-13: 978-9042010505. DOI: https://doi.org/10.1163/9789401208307_010

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30897

Proceedings papers

  • Pereira, Margarida Esteves (2019). “‘Stories within Stories’: Fairy-Tales as Intertextual Fragments in A. S. Byatt’s Possession: A Romance”. In Lee, Maurice E. and Penn, Aaron (eds.). The Radiance of the Short Story: Fiction from Around the Globe – Selected Conference Papers. Lee and Penn Publishing. ISBN: 9781796854770.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62410

Other publications

  • Pereira, M. E. (2017). Recensão do livro: Macedo, Ana Gabriela, Passos, Joana e Brugioni, Elena (2016) (orgs.). Prémios Literários: O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder. Lisboa: Afrontamento. Diacrítica: Ciências da Literatura, 31: 2. http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/245/25 (publicado 2018-10-03)

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60343

  • Tradução
    Pereira, M. E. (2017). “Continentes Negros: epistemologias da diferença racial e sexual na psicanálise e no cinema”, trad. de “Dark Continents: epistemologies of racial and sexual difference in psychoanalysis and the cinema”, de Mary Ann Doane. In Ana Gabriela Macedo. Org. Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género. Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Braga. ISBN: 978-989-755-326-4
  • Tradução
    Macedo, A. G. e Pereira, M. E. (2017). “Porquê comparar?”, trad. de “Why Compare?”, de R. Radhakrishnan. In Ana Gabriela Macedo. Org. Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Braga. ISBN: 978-989-755-326-4
  • Tradução
    Pereira, M. E. (2002). “A crítica feminista no deserto” (trad. de Showalter, Elaine, “Feminist Criticism in the Wilderness”). In Macedo, Ana Gabriela (org.). Género, Identidade e Desejo. Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 37-74.

Organização de eventos

  • 2022/06/15 - 2022/06/17 | Universidade do Minho

    X Congresso Internacional da AIETI 2022: Circum-navegações transtextuais e culturais

    http://cehum.ilch.uminho.pt/aieti

  • 2021/11/18 - 2021/11/19 | Universidade do Minho

    Conferência Internacional WomanArt

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=218

  • 2021/09/06 - 2021/09/08 | Mosteiro de Tibães

    Retiro de Fim de Verão

    http://cehum.ilch.uminho.pt/static/events/programa_retiro_verao2021.pdf

  • 2021/02/06 - 2021/02/27 | Universidade do Minho

    Curso Breve de Formação Contínua do Projeto WomanArt: Mulheres, Artes e Ditadura: os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=200

  • 2019/03/14 - 2019/04/11 | Braga, Cinemax BragaShopping

    Ciclo de Cinema "Mulheres, Artes e Ditadura"

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=29

  • 2018/04/18 | Universidade do Minho

    XVI Jornadas de Inglês (Jornadas departamentais) com o tema: “Never Ending Stories: Elves, Fairies and Other Fantasies”

  • 2017/04/27 - 2017/04/29 | Universidade do Minho

    38º Congresso da APEAA (Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos)

    http://cehum.ilch.uminho.pt/apeaa

  • 2016/11/03 - 2016/11/05 | Universidade do Minho

    Colóquio Internacional “The Dynamics of Power: Inclusion and Exclusion in Women’s Networks During the Long Nineteenth Century”

    http://cehum.ilch.uminho.pt/dop

  • 2015/04/16 - 2015/04/18 | Universidade do Minho

    Conferência Internacional Transcultural Amnesia: Mapping Displaced Memories

    http://cehum.ilch.uminho.pt/transculturalamnesia

  • 2014/04/07 | Universidade do Minho

    XIII Jornadas de Inglês do Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos com o tema “No Man’s Land: 100 Years of the Great War in Literature and the Arts”

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves, “Gender and Genre in Jane Campion’s Adaptations: Desire and Relations of Power in The Power of the Dog (2021) and In the Cut (2003)". In Colóquio Internacional Literatura e Cinema: Idas e Voltas, 26 a 27 de outubro de 2023, Universidade de Aveiro.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves: “Constructing the self from fragments of the archive: the case of Solveig Nordlund’s “My Other Country” - 43º Encontro da APEAA | 43rd APEAA Meeting – Culture(s) of the Self, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 1- 3 de junho de 2023

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, M. E., “(In)Visible Desire: Jane Campion’s Films and Adaptation”, in Annual conference of the Association of Adaptation Studies, held in Lisbon, under the title “(In)visible Adaptation: Diversity and Inclusion”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 23-25 June 2022.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarda E., “‘Dark, diseased, invisible’ – Looking at the Invisible London in Ben Judah’s This is London and Monica Ali’s In the Kitchen”, in International Conference Humanities on the Move, 27-29 April 2022, Universidade do Minho, Braga.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, M. E., "'Poor, poor Tess': Adapting Tess of the d'Urbervilles to the Screen". 15th ESSE Conference, Lyon, France. http://www.esse2020lyon.fr/en/pages/esse-2021-home

  • Colóquio/Congresso

    Margarida Esteves Pereira, participação na mesa-redonda Mulheres, Artes e Ditadura: memórias, (re)visões, resiliência, com a apresentação com o título “Cinema, Mulheres e Memória Cultural: o Estado Novo”. Conferência Internacional Fazendo Gênero 12 – Lugares de Fala: Direitos, Diversidades e Afetos ((UFSC, Florianópolis, julho de 2021).

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, M. E., “O filme biográfico e a adaptação: Representações de Escritores em An Angel at My Table e Bright Star de Jane Campion” – apresentada ao Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes, Universidade da Beira Interior, 29 a 31 de outubro de 2019;

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves. “Portuguese Women Filmmakers and the Estado Novo: From Invisibility to Cultural Memory”. In MLA Symposium – Lisbon, como parte do painel 38. Women, Arts, and Dictatorship: Portugal, Brazil and Portuguese-speaking Countries. Universidade Católica de Lisboa, 23-25 de julho de 2019.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Mesa redonda: O género como categoria de análise – conversa sobre o tema com COLÓQUIO INTERNACIONAL Género e Hierarquias Sociais, ICS, Universidade do Minho, 7-8 de fevereiro de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves. “‘Reading as Re-vison’: An Overview of the English Literature Class with a Gendered Perspective and in an Interdisciplinary Framework”, apresentada na 14ª ESSE Conference em Brno (República Checa) como parte do seminário 69 – Anglicist Gender Studies as a European Discipline, Masaryk University, Brno, República Checa, 29 de agosto a 2 de setembro.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves. “Stories within Stories: The Use of Short Stories and Fairy Tales in the Novels of A. S. Byatt”, apresentada na 15th International Conference on the Short Story in English – Beyond History: The Radiance of the Short Story, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 27-30 de julho de 2018.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves, “O Minho visto por duas inglesas no século XX – um roteiro religioso, mas não só…”, apresentado ao XIX Colóquio de Outono, com o tema No Princípio Era a Palavra: O Lugar das Humanidades, Universidade do Minho, CEHUM, 18-20 de outubro de 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Pereira, Margarida Esteves. “Transcultural, transnational: Re-writing The Mayor of Casterbridge as transcultural text”, apresentado à Conferência Internacional Itinerâncias: textos, mediações e transculturações | Moving texts: mediations and transculturations, Universidade de Aveiro, de 12 a 14 de julho de 2017.

Redes

  • 2018 - Gender Studies Network

    EGSN (English Gender Studies Network) is part of ESSE it is made up of ESSE members that are working on Gender Studies). Gender Studies cuts across all sectors of English Studies and a network can help to bring them together for focussed work, greater international visibility and well-deserved prestige.

    http://essenglish.org/gender-studies/

Orientação de teses

PhD

  • 2010 - 2015 | Co-orientador

    Diogo Martins

    ‘The Greener Grass’: da Autorepresentação em Alanis Morisette

    Doutoramento em Ciências da Literatura - Teoria da Literatura

Master

  • 2021 - 2023 | Orientador

    Tânia Raquel Barros Rodrigues

    The Liberation of the Female Figure in Fairy Tales: a Red Riding Hood Case Study

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2021 - 2022 | Orientador

    Joana Cristina Faria Ferreira

    Anatomy of a Screenplay: Writing a Television Pilot

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2021 - 2023 | Co-orientador

    Christina Maria Novais da Costa Castelar

    “The Contemporary Fairy Tale as a Motivational Tool to Engage Students at B2 and C1 Levels in the Writing Skill in English as a Second Language”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2021 - 2023 | Co-orientador

    Ana Rita Lopes Bettencourt Rocha

    Rereading the Classics: LGBTQ+ Characters in The Song of Achilles by Madeline Miller and the Impact of Social Media on its Reception

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2021 - 2023 | Orientador

    Bárbara de Amorim Ferreira

    Is Gilead that far from our reality? – What future feminism is evoked in Margaret Atwood’s The Handmaid’s Tale and The Testaments?

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2020 - 2022 | Orientador

    Brunno Gomes Voronkoff Carnaúba

    “Literature and Society: Bauman’s Liquid Modernity in Zadie Smith’s Novels White Teeth and NW”.

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2019 - 2021 | Orientador

    Amani El Khatibi

    The Path to Hybrid Identities through Leila Aboulela’s Minaret and Monica Ali’s Brick Lane

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2019 - 2020 | Orientador

    Noémie Allozza

    Gender Issues in Virginia Woolf’s Orlando and in Sally Potter’s Film Adaptation: Questions of Sexual and Gendered Identity/ies

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Ingleses

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Dong Xiran

    “O Feminismo na China no Século XX”, alterado, na sua versão final, para “As Mulheres Chinesas no Fim do Século XIX e o Início do Século XX: sob a Influência Ocidental”

    Mestrado em Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Weilin Luo

    The Fairy-Tale Girl in Chinese Culture: Comparing Female Protagonists in the Western and Chinese Fairy-Tales

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2018 - 2020 | Orientador

    Catarina Isabel Ribeiro Cardoso

    A Literatura Gótica Transatlântica no Feminino: Elizabeth Gaskell e Edith Wharton

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Ingleses

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Carolina Oliveira Bessa Monteiro

    “O Guionismo em Portugal – a importância e o papel do guião e do guionista no contexto audiovisual português”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2015 - 2017 | Orientador

    WANG KAIYU

    “A comparação da situação social da mulher na China e em Portugal: o acesso ao espaço público”

    Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Bruna Cecília Carvalho Oliveira

    “O cinema de Mulheres no Contexto do Feminismo Islâmico: o caso de Samira Makhmalbaf”

    Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (ICS)

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Filipa Jesus Rocha Barbosa

    “A imagem da mulher no cinema. Representações do feminino em Jane Campion, Sally Potter e Marleen Gorris”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Ana Isabel Doutel de Almeida Mendes

    “Os espaços do cinema vimaranense: onde se vê, ensina e cria cinema em Guimarães”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2013 - 2013 | Orientador

    Carla Sofia de Sousa Miranda

    “O Cinema na Aula de Inglês: A Utilização de Filmes em Contexto de Sala de Aula”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2011 - 2013 | Orientador

    Beatriz Maria Fernandes Pinto Novais

    “Possession: A Romance: Mitos Femininos Revisitados na Representação da Mulher-Artista”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Jacinta Maria Correia

    “Lendas e Contos Tradicionais: Terras de Bouro em Textos e Contextos”

    Mestrado em Mediação Cultural e Literária

  • 2008 - 2012 | Orientador

    Norma dos Santos Ferreira

    “Da Paisagem Fílmica à Paisagem Real: Inter-relações entre o cinema e o turismo – o caso de Pride and Prejudice”

    Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas

Editorial boards

Scientific commitee