Investigadores

Miguel Lessa Lopes Simões

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: miguelsimoes@gmail.com

Telefone: 938240138

CIÊNCIA ID: 2910-67DE-9812

ORCID: 0000-0002-8403-6611

Morada institucional:

miguelsimoes@ilch.uminho.pt

Nota biográfica:

Miguel Simões foi admitido com 15 anos no Young Music Department, da Faculdade de Utrecht, na Holanda, na classe da Professora Joyce Tan, trabalhando em simultâneo com o violinista Ilya Grubert. 
Com 16 anos, em 2002, ganhou o 1.º Prémio em violino do Concurso Jovens Músicos – RDP. 
Recebeu o prémio de mérito pelos seus resultados e projeção internacional pela Escola 
Secundária Alberto Sampaio. 
Em 2008 terminou a licenciatura no Conservatório Superior de Música de Amesterdão sendo admitido no Master of Music in performance na classe de violino do Professor Ilya Grubert que veio a concluir em 2011.
Ao longo dos anos tem frequentado várias Masterclasses de Violino e de Música de Câmara em Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Áustria – sob a orientação de Zakar Bron, Pinchas Zukermnan, Boris Kuniev, Gerardo Ribeiro, Vadim Repin, Anatoli Swarzburg,Silvie Gazeau, Candida Thompson, Toby Hoffman, Enrico Bronzi, Ilya Grubert, Peter Brunt, Quarteto Parkani entre outros.
Teve a oportunidade ao longo destes anos como violinista solista, camarístico e de
orquestra de trabalhar com conceituados músicos, tais como Ilya Grubert, Toby Hoffman, Gary Hoffman, Naum Grubert, Jean-Jacques Kantorow, Frans Bruggen, Jen-Bernard Poummier, Lawrence Foster, Lorenzo Viotti, Natalia Gutman, Arcadi Volodos, F.P. Zimmermann, Gautier e Renaud Capuçon, Yuja Wang, Ray Chen, Krzystof Urbanski, Sergey Khachatryan, Sir Bryn Terfel, Menahem Pressler, Isabel Faust, entre outros.
Frequentou Masterclass de Direcção de Orquestra com o Maestro Jean-Marc Burfin.
Fez a estreia mundial de três obras dedicadas do compositor Joaquim Santos, Arioso para violino solo, Capriccio para violino e piano, Trio Concertante para violino, clarinete e piano, em Roma. 
Apresenta-se regularmente em Portugal, Espanha, Itália, França, Áustria e Holanda em Recitais a solo e de Música de Câmara. 
É músico convidado na Orquestra Gulbenkian desde 2015.
Fundador e Diretor Artístico do Com.Cordas Ensemble, que conta já com inúmeros concertos realizados no país. 
Paralelamente à sua actividade artística, desenvolve um projecto de ensino especializado para jovens talentos tendo os seus alunos vindo a ser elogiados e premiados por diversas personalidades da área e em Concursos Nacionais e Internacionais.
É frequentemente convidado a dar master-classes em Portugal e a integrar júris de concursos de violino.
É Professor Convidado equiparado a Professor Auxiliar na Universidade do Minho.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos de 2002 a 2008. 
É doutorando em Ciências da Cultura na Universidade do Minho
Em 2020 criou as Temporadas de Música de Câmara de Braga, ciclo de concertos em parceria com a Câmara Municipal de Braga, Universidade do Minho, Basílica dos Congregados e antena 2, sendo o seu director artístico.
Apresenta-se em concerto num violino Pierre Hell que pertenceu ao compositor romeno 
George Enescu e num arco Charles Espey.

Interesses de investigação:

Estudos de Interpretação - Violino, Cultura Musical Portuguesa, Pedagogia Musical, Questões de talento e aptidão musical.

Formação:

Master of Music in Performance com a dissertação de Mestrado intitulada “Janacek violin sonata, a performance view”. ( 2011)

Reconhecimento do grau de licenciatura com profissionalização na Universidade do Minho. (2011)

Licenciatura em Música/violino no Conservatório Superior de Música de Amesterdão. ( 2008)

Diploma do Curso de Jovens Talentos no Young Music Department da Faculdade de Música da Universidade de Utrecht, Holanda ( 2003)

Ensino Secundário, área científico natural, na Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga ( 2003)

Experiência profissional:

Professor Convidado Equiparado a Professor Auxiliar - Universidade do Minho ( 2019 - presente

Assistente da Pedagoga e violinista/ violetista Joyce Tan em Cursos Intensivos de Didática do violino/viola de arco ( Portugal e Holanda 2008 - 2011)

Director Pedagógico da Associação Cultural Suonart onde desenvolveu um projeto de ensino especializado para jovens talentos. ( 2011 - 2015 )

Vogal da Direção Pedagógica e Coordenador do Departamento de Cordas Friccionadas na Escola de Música «Companhia da Música», Braga, Escola Particular de Ensino Artístico Especializado com paralelismo pedagógico. ( 2011 - 2015)

Lecionou violino, música de câmara e orquestra (cursos Básicos e Secundário) na Escola de Música «Companhia da Música», Braga. ( 2011 - 2015)

Cargos:

Director Artístico das Temporadas de Música de Câmara de Braga

Diretor Artístico do Com.Cordas Ensemble

Director Pedagógico da Associação Cultural Suonart

Vogal da Direção Pedagógica e Coordenador do Departamento de Cordas Friccionadas na Escola de Música «Companhia da Música», Braga, Escola Particular de Ensino Artístico Especializado com paralelismo pedagógico.