Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: edubaltarsoares@gmail.com
Telefone: 927833539
CIÊNCIA ID: 0
Morada institucional:
Departamento de Música Ed. dos Congregados, Av. Central, 100 Universidade do Minho 4710-229 Braga
Nota biográfica:
Músico, Investigador e Professor diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Castilla y León, licenciado em História pela Universidade do Porto, mestre em ensino da Música pela Universidade do Minho e doutorando em Ciências da Cultura na mesma instiuição. Interessado na expressão musical enquanto forma de intervenção, procura cruzar o seu trabalho com diversas formas de arte como a literatura, pintura, dança e teatro. Dessa forma, colaborou como intérprete ou criador de diversos projectos artísticos, oficinas e investigações interdisciplinares na Austrália, Bélgica, Espanha, Índia, Itália, França, Portugal, Ucrânia, Uruguay, Estados Unidos da América. Tocou com o Remix Ensemble (Casa da Música) sob a direcção de Peter Rundel, com o Ukho Ensemble (Kiev) dirigido por Luigi Gaggero, como solista com o Taller de Música Contemporânea de Salamanca com o maestro Zsolt Nagy e actuou na ópera Daughters encenado por Anuradha Kapoor (Índia) Gravou o disco Poente – uma colecção de 9 peças originais para guitarra; Quadros para Paredes, um trabalho para guitarra clássica em torno de Carlos Paredes; Pas Perdu, editado pela Winter & Winter, dedicado à obra de Stefano Gervasoni. Como investigador colaborou como historiador e arqueólogo com a Universidade da Beira Interior. No âmbito da História da Música em Portugal participou em diversos colóquios, simpósios e encontros, publicando alguns dos seus trabalhos. Abordando temas de pedagogia musical publicou na Revista Portuguesa de Educação Artística. Actualmente é professor de guitarra clássica na Academia de Música de Espinho.
Interesses de investigação:
História da Música em Portugal, Estudos de Ensino da Música, Estudos de Violaria.
Formação:
Licenciatura em História, variante de Arqueologia - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Titulo Superior em Música, especialidade de Guitarra - Conservatorio Superior de Musica de Castilla y León
Mestrado em Ensino da Música - Universidade do Minho
Experiência profissional:
Professor do Ensino Artístico Especializado - Academia de Música de Espinho (2008 - )
Professor de História do 2º e 3º ciclo no Centro Escolar de Baguim do Monte, Gondomar (2002 - 2003)
Professor de Guitarra Clássica - Escuela Municipal de Musica de Villamayor, Salamanca ( 2005 - 2007)
Músico Independente (2004 - )
Arqueólogo (2002-2004)
2022 - ... (Coordenador)
Co-curador da Exposição "Viagem aos Corodofones" - Casa da Guitarra, Programa Garantir Cultura
2021 - 2021 (Coordenador)
Direcção musical da peça "Através das Paredes" - TEatroensaio / Teatro Municipal da Guarda
2021 - 2021 (Coordenador)
Direcção musical da peça "Do Amor" - TEatroensaio / Casa das Artes, Porto
2018 - 2018 (Coordenador)
Direcção musical da peça "Para o Castelo" - TEatroensaio / Câmara Municipal de Arraiolos
2014 - 2014 (Coordenador)
Direcção musical da peça "Mulheres em Lorca" - TEatroensaio / Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa
2007 - ... (Membro)
Investigador no projecto Rota da Lã – Translana, Museu de Lanifícios da Beira Interior,
Soares, E. (2021). "OS processos criativos envolvidos na Música para o TEatroensaio em 2021" em Ensaios de Teatro 10, Porto: Teatreia Associação Cultural, 20-23.
Leite, I. e Soares, E. (2018). "Para o Castelo" em Ensaios de Teatro 7, Porto: Teatreia Associação Cultural, 12-15.
Estorninho, P. e Soares, E. (2014). "Mulheres em Lorca" em Ensaios de Teatro 3, Porto: Teatreia Associação Cultural, 2-15.
Soares, E. (2014). "O desenvolvimento da Autonomia dos Estudantes do Ensino Básico da Guitarra Clássica em Regime Articulado: uma Experiência Lúdica" em Revista Portuguesa de Educação Artística 4, FUnchal: Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, pp. 27-42
Soares, E. (2022). "Violas e violeiros: Violas e violeiros: retrato de algumas paisagens sonoras ao tempo de André Soares". Em Lessa E., Moreira P. e de Paula R. (Org.) Paisagens e Património. O Som, a Música e a arquitetura. Braga: Universidade do Minho, pp.121 a 132
Quadros para Paredes - música original para guitarra clássica. ed. autor
Stefano Gervasoni, Ukho Ensemble Kyiv, Luigi Gaggero, Frank Wörner – Pas Perdu. Winter & Winter – 910 247-2
Poente dos Rouxinóis Cantores - música original para guitarra clássica. ed. autor
Espelhos - música contemporânea portuguesa para duas guitarras - Baltar Cassola Guitar Duo, in press
2022/09/29 - 2022/09/30 | Universidade do Minho
I Congresso Guitarristico de Braga
2019/04/16 - 2019/04/17 | Academia de Música Fernandes Fão
Masterclass de Guitarra Clássica
2017/03/06 - 2017/03/10 | Castlemaine, Austrália
Semana da Música Portuguesa - Summer School
2016/05/19 - 2016/05/20 | Escola de Música Guilhermina Suggia
Masterclass de Guitarra Clássica
2009/05/27 | Academia da Música de Cantanhede
Masterclass de Guitarra Clássica
Colóquio/Congresso (Por convite)
Soares, E., Construção de instrumentos de corda dedilhada no Norte de Portugal entre os séculos XVII e XVIII: contribuição para um glossário. In I Congresso Guitarristico de Braga, Departamento de Música ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal
Colóquio/Congresso (Por convite)
Membro da mesa redonda VIOLAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS - Cordofones em Vias de Extinção? promovida pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Montemor-o-novo
Colóquio/Congresso
Soares, E., “A violaria em Braga entre os séculos XVII e XIX”. In X ENIM, Universidade de Coimbra (SPIM, Coimbra, Portugal.
Seminário (Por convite)
Soares, E., A construção de instrumentos musicais em Guimarães, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Guimarães, Portugal
Colóquio/Congresso (Por convite)
Soares, E., Os métodos de guitarra, viola e bandolim, editados em Portugal entre 1752 e 1925: uma perspetiva Histórica, Cultural e Social. In Colóquio Questões de ensino musical, Departamento de Música ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal)
Colóquio/Congresso
Santos, N. e Soares, E., “A Ansiedade na Performance Musical em contexto escolar (ensino artístico especializado): um estudo de caso". In V Colóquio Performance em Contexto, Departamento de Música da ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal)
Colóquio/Congresso
Corga, M. e Soares, E., “Placas de Xisto do Alto Alentejo presentes no Museu de História Natural da Universidade do Porto”. In IV Congresso de Arqueologia Peninsular, Faro, (Universidade do Algarve, Faro, Portugal)
Colóquio/Congresso (Por convite)
Soares, E., A música na Procissão do Corpus Christi no Porto, Guimarães e Braga no Séc. XVII e XVIII. In no I Congresso Música e Músicos de Guimarães, Sociedade Martins Sarmento (Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Portugal)
Colóquio/Congresso
Arezes, A. Corga, M. e Soares, E., As mulheres na Procissão do Corpus Christi no Porto, Guimarães e Braga no Séc. XVII e XVIII. In II Congresso na Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, Universidade Portucalense, (APIHM, Porto, Portugal)