Investigadores

Eduardo Daniel Martins Baltar Soares

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: edubaltarsoares@gmail.com

Telefone: 927833539

CIÊNCIA ID: 0

Morada institucional:

Departamento de Música
Ed. dos Congregados, Av. Central, 100
Universidade do Minho
4710-229 Braga

Nota biográfica:

Músico, Investigador e Professor diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Castilla y León, licenciado em História pela Universidade do Porto, mestre em ensino da Música pela Universidade do Minho e doutorando em Ciências da Cultura na mesma instiuição.

Interessado na expressão musical enquanto forma de intervenção, procura cruzar o seu trabalho com diversas formas de arte como a literatura, pintura, dança e teatro.  Dessa forma, colaborou como intérprete ou criador de diversos projectos artísticos, oficinas e investigações interdisciplinares na Austrália, Bélgica, Espanha, Índia, Itália, França, Portugal, Ucrânia, Uruguay, Estados Unidos da América.

Tocou com o Remix Ensemble (Casa da Música) sob a direcção de Peter Rundel, com o Ukho Ensemble (Kiev) dirigido por Luigi Gaggero, como solista com o Taller de Música Contemporânea de Salamanca com o maestro Zsolt Nagy e actuou na ópera Daughters encenado por Anuradha Kapoor (Índia)

Gravou o disco Poente – uma colecção de 9 peças originais para guitarra; Quadros para Paredes, um trabalho para guitarra clássica em torno de Carlos Paredes; Pas Perdu, editado pela Winter & Winter, dedicado à obra de Stefano Gervasoni.

Como investigador colaborou como historiador e arqueólogo com a Universidade da Beira Interior. 
No âmbito da História da Música em Portugal participou em diversos colóquios, simpósios e encontros, publicando alguns dos seus trabalhos. Abordando temas de pedagogia musical publicou na Revista Portuguesa de Educação Artística. 

Actualmente é professor de guitarra clássica na Academia de Música de Espinho.

Interesses de investigação:

História da Música em Portugal, Estudos de Ensino da Música, Estudos de Violaria.

Formação:

Licenciatura em História, variante de Arqueologia - Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Titulo Superior em Música, especialidade de Guitarra - Conservatorio Superior de Musica de Castilla y León

Mestrado em Ensino da Música - Universidade do Minho

Experiência profissional:

Professor do Ensino Artístico Especializado - Academia de Música de Espinho (2008 - )

Professor de História do 2º e 3º ciclo no Centro Escolar de Baguim do Monte, Gondomar (2002 - 2003)

Professor de Guitarra Clássica - Escuela Municipal de Musica de Villamayor, Salamanca ( 2005 - 2007)

Músico Independente (2004 - )

Arqueólogo (2002-2004)

Projetos

  • 2022 - ... (Coordenador)

    Co-curador da Exposição "Viagem aos Corodofones" - Casa da Guitarra, Programa Garantir Cultura

  • 2021 - 2021 (Coordenador)

    Direcção musical da peça "Através das Paredes" - TEatroensaio / Teatro Municipal da Guarda

  • 2021 - 2021 (Coordenador)

    Direcção musical da peça "Do Amor" - TEatroensaio / Casa das Artes, Porto

  • 2018 - 2018 (Coordenador)

    Direcção musical da peça "Para o Castelo" - TEatroensaio / Câmara Municipal de Arraiolos

  • 2014 - 2014 (Coordenador)

    Direcção musical da peça "Mulheres em Lorca" - TEatroensaio / Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

  • 2007 - ... (Membro)

    Investigador no projecto Rota da Lã – Translana, Museu de Lanifícios da Beira Interior,

Publicações

Artigos

  • Soares, E. (2021). "OS processos criativos envolvidos na Música para o TEatroensaio em 2021" em Ensaios de Teatro 10, Porto: Teatreia Associação Cultural, 20-23.
  • Leite, I. e Soares, E.  (2018). "Para o Castelo" em Ensaios de Teatro 7, Porto: Teatreia Associação Cultural, 12-15.
  • Estorninho, P. e Soares, E. (2014). "Mulheres em Lorca" em Ensaios de Teatro 3, Porto: Teatreia Associação Cultural, 2-15.
  • Soares, E. (2014). "O desenvolvimento da Autonomia dos Estudantes do Ensino Básico da Guitarra Clássica em Regime Articulado: uma Experiência Lúdica" em Revista Portuguesa de Educação Artística 4, FUnchal: Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, pp. 27-42

Capítulos em livros

  • Soares, E. (2022). "Violas e violeiros: Violas e violeiros: retrato de algumas paisagens sonoras ao tempo de André Soares". Em Lessa E., Moreira P. e de Paula R. (Org.) Paisagens e Património. O Som, a Música e a arquitetura. Braga: Universidade do Minho, pp.121 a 132

Discrográfica

  • Quadros para Paredes - música original para guitarra clássica. ed. autor
  • Stefano Gervasoni, Ukho Ensemble Kyiv, Luigi Gaggero, Frank Wörner – Pas Perdu. Winter & Winter – 910 247-2
  • Poente dos Rouxinóis Cantores - música original para guitarra clássica. ed. autor
  • Espelhos - música contemporânea portuguesa para duas guitarras - Baltar Cassola Guitar Duo, in press

Organização de eventos

  • 2022/09/29 - 2022/09/30 | Universidade do Minho

    I Congresso Guitarristico de Braga

    https://congressoguitarristicodebraga.weebly.com/

  • 2019/04/16 - 2019/04/17 | Academia de Música Fernandes Fão

    Masterclass de Guitarra Clássica

  • 2017/03/06 - 2017/03/10 | Castlemaine, Austrália

    Semana da Música Portuguesa - Summer School

  • 2016/05/19 - 2016/05/20 | Escola de Música Guilhermina Suggia

    Masterclass de Guitarra Clássica

  • 2009/05/27 | Academia da Música de Cantanhede

    Masterclass de Guitarra Clássica

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Soares, E., Construção de instrumentos de corda dedilhada no Norte de Portugal entre os séculos XVII e XVIII: contribuição para um glossário. In I Congresso Guitarristico de Braga, Departamento de Música ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Membro da mesa redonda VIOLAS TRADICIONAIS PORTUGUESAS - Cordofones em Vias de Extinção? promovida pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, Montemor-o-novo

  • Colóquio/Congresso

    Soares, E., “A violaria em Braga entre os séculos XVII e XIX”. In X ENIM, Universidade de Coimbra (SPIM, Coimbra, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Soares, E., A construção de instrumentos musicais em Guimarães, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Guimarães, Portugal

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Soares, E., Os métodos de guitarra, viola e bandolim, editados em Portugal entre 1752 e 1925: uma perspetiva Histórica, Cultural e Social. In Colóquio Questões de ensino musical, Departamento de Música ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Santos, N. e Soares, E., “A Ansiedade na Performance Musical em contexto escolar (ensino artístico especializado): um estudo de caso". In V Colóquio Performance em Contexto, Departamento de Música da ELACH (Universidade do Minho, Braga, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Corga, M. e Soares, E., “Placas de Xisto do Alto Alentejo presentes no Museu de História Natural da Universidade do Porto”. In IV Congresso de Arqueologia Peninsular, Faro, (Universidade do Algarve, Faro, Portugal)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Soares, E., A música na Procissão do Corpus Christi no Porto, Guimarães e Braga no Séc. XVII e XVIII. In no I Congresso Música e Músicos de Guimarães, Sociedade Martins Sarmento (Sociedade Martins Sarmento, Guimarães, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Arezes, A. Corga, M. e Soares, E., As mulheres na Procissão do Corpus Christi no Porto, Guimarães e Braga no Séc. XVII e XVIII. In II Congresso na Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres, Universidade Portucalense, (APIHM, Porto, Portugal)