Investigadores

Viviane Almeida

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (com bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: v_de_almeida@hotmail.com

Telefone: 931123196

CIÊNCIA ID: 9B16-EEB2-150D

ORCID: 0000-0002-3779-4890

Morada institucional:

Rua Nossa Senhora das Chãs, 101
3660-074, Sá de Carvalhais - São Pedro do Sul, Portugal

Nota biográfica:

Viviane Almeida é mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela Escola Superior de Educação de Lisboa e doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho. Investigadora do Núcleo de Estudos Transculturais (NETCult) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e bolseira de doutoramento da Fundação para Ciência e a Tecnologia (referência 2023.03741.BD). Pesquisa os lugares de memória traumática em blogues e livros de viagens no contexto da narrativa de viagem portuguesa contemporânea. Atua como mediadora cultural e formadora em escrita com públicos e instituições diversas em Portugal, tendo já coorganizado uma coletânea sobre formatos breves literários (poesia e microconto).

Interesses de investigação:

Estudos da Cultura, Literaturas de Viagem, Memória, Trauma, Bibliotecas e Leitura.

Formação:

Doutoramento em Estudos Culturais, Universidade do Minho, Portugal (2019 -)

Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal (2016-2018)

Pós-Graduação em Gestão Cultural, Centro de Pesquisa e Formação - Sesc São Paulo, Brasil, (2014-2015)

Licenciatura em Relações Internacionais, Universidade Lusíada, Portugal (1992-1998)

Projetos

  • 2019 - ... (Membro)

    Projeto de Doutoramento

    “Lugares de memória traumática em blogues e livros de viagens de autores portugueses contemporâneos”
    
    Universidade do Minho (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas)
    Orientação: Professor Doutor Mário Matos

Publicações

Livros

  • Almeida, V., Borges, C., Garcia, S. (2022). O músculo e o minúsculo. Poesia e Microcontos. Cadernos Escrever Escrever.

Artigos

  • Zanete, R. F., Almeida, V., & Macedo, L. (2023). “Nós matamos o Cão Tinhoso” e Monólogos com a História: entre a literatura e o cinema: reescritas e memórias moçambicanas. Revista de Estudos Literários, 13, 239-269.
  • Almeida, V., Zanete, R. F., & Macedo, L. (2023). Autoria em Margot Dias pela lente revivescente da pós-memória. Ex aequo, (47), 117-136.

    Indexado em: SCIELO

  • Zanete, R. F, & Almeida, V.(2021).Reinata Sadimba, Paulina Chiziane, Isabela Figueiredo – corpos resistentes que contam e multiplicam histórias. Abril – NEPA / UFF, 13(26), 57-72. https://doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.47402
  • Almeida, Viviane; Hortas, Maria João. Biblioteca Humana – Pessoas que são Livros: por uma diversidade humana de leituras. 2021. https://www.researchgate.net/publication/348924017_Diversidades_Educacao_e_Inclusao.

Capítulos em livros

  • Almeida, V. (2023). Entre o efémero e o arquivo: o blogue Alma de Viajante como memória transcultural da Literatura de Viagens no contexto português. In Matos, M.,& Paisana, J.(Eds.), Transcultural Mobilities and Memories|Mobilidades e Memórias Transculturais. Edições Húmus.
  • Macedo, L., Almeida & V., Zanete, R. (2022). Temporalidades sobrepostas. Notas sobre re-existir para além de resistir em Luís Bernardo Honwana. In Martins, M. L.et. al (coord.). Portugal e Moçambique – Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente (pp. 243 - 263). Húmus/CECS.

Outras publicações

  • Almeida, Viviane. O QUE É A CIDADE?. 2020. http://www.passeio.pt/galeria/o-que-e-a-cidade-2/.

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Viviane Ferreira de Almeida,"Por mares ainda por navegar - a narrativa de viagem como espaço de mediação na literatura infantil e juvenil portuguesa contemporânea”. In "11.º Encontro do CIED | Produção de conhecimento em contexto", 24 e 25 de novembro de 2023,Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Viviane Ferreira de Almeida, “A Guiné-Bissau não se explica, sente-se“ — a hipótese do blogue de viagem como artefacto cultural na pós-memória. In "“TOURING TRAVEL WRITING III: Between Fact and Fiction”, 9 e 10 de novembro, Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Mário Matos e Viviane Ferreira Almeida, "Lugares de memória traumática em blogues de viagens portugueses - apontamentos sobre o «Campo da Morte Lenta»", XVI Semana de Filologia na USP, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. 10-05-2023 (Via zoom)

  • Seminário

    Almeida, Viviane, Repensar o Pacto Autobiográfico - hipótese de autoficção nos blogues de viagens portugueses. In Seminário ao Lanche, 31 de janeiro de 2023, CEHUM - ELACH- Universidade do Minho, Portugal

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Almeida, Viviane & Duarte, Sara, "Da Praça da Batalha à Comissão de Público: um exemplo de Governança Cultural Participativa". "Encontros sobre Governança Cultural Participativa", 25 e 26 de outubro de 2022. Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Almeida, Viviane, "A estrada como pretexto para a narratividade: cruzamentos e tensões, permanências e mudanças em narrativas sobre a Estrada Nacional 2. In "14.º Congresso Alemão de Lusitanistas", 16 de setembro de 2021,Universidade de Leipzig, Alemanha.

  • Escola de Verão

    Almeida, V. Apresentação de Poster - "Blogues de viagens: continuidades e descontinuidades no contexto da narrativa de viagem portuguesa contemporânea". Retiro de Fim de Verão - CEHUM, 2021, Mosteiro de Tibães, Braga, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Almeida, Viviane, Borges, Cristina, Garcia, Conceição, Otão, Susana, "A minha história é outra e começa agora»: a escrita criativa e a obra de Adília Lopes entre experiências e repercussões". In II Colóquio Internacional “Estar em casa com Adília Lopes: do privado ao político”, 1 de julho de 2021, Universidade de Vigo, Espanha

  • Colóquio/Congresso

    Almeida, Viviane, "Entre o efêmero e o arquivo: o blogue Alma de Viajante como memória transcultural da Literatura de Viagens no contexto português", International Conference "Transcultural Mobilities and Memories", 16 de abril de 2021, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Almeida, Viviane. "Equipamentos Culturais como Mediadores de Intervenção Comunitária: A Biblioteca Humana e a Biblioteca de Marvila em relação por uma comunidade". VII Encontro de Mestrados em Educação e Ensino Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.

Outros dados

  • Mediação na "Oficina: Portugal e a Governança Cultural - onde estamos?" realizada no âmbito dos Encontros sobre Governança Cultural Participativa (Atelier-Museu Júlio Pomar, 26 de outubro de 2022, Lisboa, Portugal)