Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador (com bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: manuellabmm@gmail.com
Telefone: 910356828
Website(s):
CIÊNCIA ID: 4015-BEC7-CF6D
ORCID: 0000-0003-1197-3716
Nota biográfica:
Licenciada em Jornalismo com pós graduação lato sensu em Literatura Brasileira e Interculturalidade pela Universidade Católica de Pernambuco (BRA), é mestra em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas e doutoranda bolseira FCT no Programa Doutoral de Modernidades Comparadas; Literaturas, artes e culturas da Universidade do Minho (PT).
Interesses de investigação:
Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Estudos Culturais e Pós Coloniais, Estudos Feministas, Literaturas de Língua Portuguesa, Cânone e historiografia da literatura .
Formação:
Licenciada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco
Pós-Graduada em Literatura Brasileira e Interculturalidade pela Universidade Católica de Pernambuco
Mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas pela Universidade do Minho
Experiência profissional:
Professor Assistente Convidado - Escrita acadêmica e metodologias da investigação / Curso de Licenciatura em Estudos Portugueses da Uminho
Professora Ensino Fundamental - Artes Performativas / Cooperativa A Oficina de Guimarães
Cargos:
Bolseira FCT para o Programa Doutoral em Modernidades Comparadas; Literaturas, artes e culturas
BMM, Manuella.(2023). Nova poesia brasileira: território, disputa e resistência. Rio Grande do Sul, Brasil: Zouk.
Bezerra de Melo, M.. "Território, imigração e literatura: mulheres estrangeiras fazem a nova literatura portuguesa" In Caderno de Resumos Conferência Internacional Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Afro-Luso-Brasileiro, Lisboa, 2024. Disponível em https://womenlit.fcsh.unl.pt/blog.aspx?lang=pt&cid=125&pid=25
BMM, Manuella.(2024). As aventuras de Ngunga e o papel da viagem para de(s)colonização de sua mente In Dossiê "Questões da Filosofia Africana": Revista do Programa de Pós Graduação em Estudos Africanos e Representações da África da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) / Org Cristian Arão, Manuel Cochele Gomane.
BMM, Manuella. (2022). Resenha: O Nordeste, a dialética da literatura universal e a nova geração de escritores. Frontería evista o Programa e Pós-Graduação em Literatura Comparada, 2(3), 146–151. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/3082
BMM, Manuella. "A Representação do estado patriarcal no livro O Martelo de Adelaide Ivánova". Revista Opiniães - Dossiê: Vozearia literária: autoria feminina em coro 1 18 (2021): 448-465. https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/181326?fbclid=IwAR2UPvw_VeBhzsYGNoBySZxVuAGnXegWRDZkriV-f8ImiukzFv3ARtpqazg.
BMM, Manuella. "As respostas da Poesia Brasileira Contemporânea ao caso Marielle Franco". Revista Sul Sul de Ciências Sociais e Humanas v. 1 n. Especial (2021): Marielle Franco Presente! 1 Especial (2021): 84-95. https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/issue/view/14.
BMM, Manuella (2022). Cais do Sodré té Salamansa: Um olhar para as consequências coloniais em três contos da obra de Orlanda Amarilis. Em Mulheres artes e ditadura: diálogos interartísticos e narrativas da memória / coord. Ana Gabriela Macedo. 1ª ed. - Vila Nova de Famalicão : Húmus, 2022. - 256 p.
BMM, Manuella. (2018). "Breviário do Brasil, de Agustina-Bessa-Luís: um contributo para a manutenção do olhar colonizador e eurocêntrico no espaço lusófono.". Trabalho apresentado em Pelos Mares da Língua Portuguesa, Aveiro.
BMM, Manuella.(2023). Para comer com o coração de Dom Pedro. São Paulo, Brasil: Patuá.
BMM, Manuella. (2023). Poema autoral In A boca no ouvido de alguém: antologia de poesia em língua portuguesa (Alves,Tiago: coord); 65-67. ISBN 978-84-16545-80-3. Vila Nova de Famalicão: Através Editora.
BMM, Manuella. (2022). Poema autoral In Um Brasil Ainda em Chamas: antologia de poesia brasileira contemporânea / org. Wilson Alves-Bezerra e Jefferson Dias. 244 págs. Lisboa, Editora Contracapa.
BMM, Manuella. (2022)."VOLTA para tua terra"; Volume 2 (prosa). Prefácio para VOLTA para tua Terra: Uma antologia antirrascista e antifascista de poetas estrangeiros em Portugal, editado por Wladimir Vaz; Tiago Fabris Rendelli, 9-20. Pontevedra, Espanha: Urutau.
BMM, Manuella (2022). Histórias Esquecidas de Manuel Milho XIII in Rota Memorial do Convento: Portal Gerador/Fundação José Saramago.
RepositóriUM: https://www.rotamemorialdoconvento.pt/pt/historias-esquecidas-de-manuel-milho-xiii/
BMM, Manuella.(2022).Um Fado Atlântico. Pontevedra, Urutau.
BMM, Manuella. (2021). Prefácio In VOLTA para tua Terra: Uma antologia antirrascista e antifascista de poetas estrangeiros em Portugal, editado por Wladimir Vaz; Tiago Fabris Rendelli, 9-20. Pontevedra, Espanha: Urutau.
BMM, Manuella. "Poema autoral em antologia "Não há nada mais parecido com um fascista que um burguês assustado"". In Não há nada mais parecido com um fascista que um burguês assustado, 65-67. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Hecatombe, 2020.
BMM, Manuella. 2020. Brasil: (im)possíveis diálogos. Especial Printemps 2020 Selo Gueto Editorial ® 2020.
BMM, Manuella. (2019;2023). Pés Pequenos pra Tanto Corpo. Portugal: Editora Urutau.
BMM, Manuella. 2019. Publicação de poema autoral na Edição Especial Crianças da Guerra - Revista Gueto. Publicação de poema na edição especial Crianças da Guerra Páginas: 24 e 25 © revista gueto, 2019 64 páginas Especial Crianças da Guerra Selo Gueto Editorial ® 2019 Organização, edição e projeto gráfico Rodrigo Novaes de Almeida.
BMM, Manuella. Poemas em "Coletânea Pedaladas Poéticas". Belo Horizonte, Brasil: Aquarela Brasileira, 2018.
BMM, Manuella. Existem Sonhos na Rua Amarela. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Multifoco. 2018
BMM, Manuella. Desanônima. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Autografia. 2017. Publicado
BMM, Manuella.(2022). Do artista enquanto ferramenta reacionária. Portal Buala; Lisboa.
RepositóriUM: https://www.buala.org/pt/a-ler/do-artista-enquanto-ferramenta-reacionaria
BMM, Manuella. O Nordeste, dialética da literatura universal e a nova geração de escritores. 2021. https://www.mapabrava.com.br/post/o-nordeste-dial%C3%A9tica-da-literatura-universal-e-a-nova-gera%C3%A7%C3%A3o-de-escritores.
BMM, Manuella. "As respostas da nova poesia brasileira ao bloqueio do sistema literário no ciclo do golpe de 2016". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64761.
RepositóriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/64761
2022/11/30 | Universidade do Minho
"Extrativismo e dependencia: desdobramentos coloniais no Brasil hoje" organizado pelo Grupo de Estudos Brasileiros da Universidade do Minho. Palestrante Convidado: Dra.Roberta Traspadini (Unila)
2022/06/03 | Universidade do Minho
"Perspectivas de género e sexualidade em contexto brasileiro decolonial" organizado pelo Grupo de Estudos Brasileiros da Universidade do Minho. Palestrante Convidado: Dra.Amara Moira
2021/12/03 | Universidade do Minho
Seminário "Do mito da democracia racial ao luso-tropicalismo", o segundo do Ciclo "Críticas Coloniais em Perspectiva Brasileira" organizado pelo Grupo de Estudos Brasileiros da Universidade do Minho. Palestrante Convidado: Professor Doutor Mario Medeiros (Unicamp).
2021/04/30 | Universidade do Minho
Seminário "A modernidade para os estudos pós-coloniais latino-americanos", o primeiro do Ciclo "Críticas Coloniais em Perspectiva Brasileira" organizado pelo Grupo de Estudos Brasileiros da Universidade do Minho. Palestrante Convidada: Professora Adelia Miglievich
Seminário (Por convite)
BMM, Manuella. (2024). Para que serve e a quem serve: a literatura como direito inalienável. In Jornada Internacional Literatura e Artes: passado e futuro. Organização: Grupo Poéticas de Lingua Portuguesa, ELACH Uminho. Braga, Portugal.
Aula aberta (Por convite)
Aula (Palestra a convite).(2024). Tema: "Rastros da história colonial" in Pós-Graduação em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina. Modalidade On line. Carga horária: 2h
Aula aberta (Por convite)
Aula (Palestra a convite).(2024). Tema: "Pensamento Decolonial e Resistência" In Curso de Longa Duração 'Literatura de Mulheres e Resistências Literárias'. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa:sessão 3, módulo 5. Carga horária: 2h.
Colóquio/Congresso (Por convite)
BMM, Manuella. (2023). Nova poesia brasileira: território, disputa e resistência. In IX Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea: pensar e fazer a crítica, Universidade de Brasília (Brasília, Brasil).
Escola de Verão (Por convite)
BMM, Manuella. (2023). De objeto a sujeito: a nova literatura brasileira e o direito à literatura na prática. In Jornadas X anos do Programa Doutoral em Modernidades Comparadas; Literaturas artes e culturas Universidade do Minho (Braga, Portugal)
Aula aberta (Por convite)
Aula (Palestra a convite). (2023). Tema: “Introdução à leitura de Dom Casmurro", de Machado de Assis. Aula avulsa no âmbito da disciplina de “Literatura e Cultura Brasileiras 1”, do 2º ano da licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade do Minho. Carga horária: 2h.
Aula aberta (Por convite)
Aula (Palestra a convite). (2023). Tema: A nova literatura brasileira. No âmbito da disciplina de “Literatura e Cultura Brasileiras 1”, do 2º ano da licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade do Minho. Carga horária: 2h
Aula aberta (Por convite)
Aula (Palestra a convite).(2023). Tema: “A poética de Caetano Veloso: modernidades, tropicalismo e antropofagia" no âmbito da disciplina de “Literatura e Cultura Brasileiras 1”, do 2º ano da licenciatura em Estudos Portugueses da Universidade do Minho. (Carga horária: 4h)
Colóquio/Congresso
BMM, Manuella.(2022). "Animais, mulheres e literatura: uma perspetiva feminista a zoopoetica de Michelliny Verunschk em O movimento dos pássaros" in International Conference Posthum3n - Entanglements & Intersections in a posthuman world, 18 de novembro, Universidade do Porto: Porto, Portugal.
Aula aberta (Por convite)
Aula (palestra a convite).(2022). Painel:"Eu sou o último pUeta de kimbundu"In Nkodya Dya Mpangu: III Encontro de Língua, Arte e Pensamento do Centro de Estudos Literários Angolanos (CELA).
Seminário
BMM, Manuella. (2021). Comunicação oral de "Cais do Sodré té Salamansa: Um olhar para as consequências coloniais em três contos da obra de Orlanda Amarilis". Conferência Internacional WomanArt Universidade do Minho (Braga, Portugal).
Escola de Verão (Por convite)
BMM, Manuella. (2021). "A nova poesia brasileira e a fenda no bloqueio do sistema literário hegemónico". Comunicação em Retiro de Fim de Verão CEHUM. Uminho.
Colóquio/Congresso (Por convite)
BMM, Manuella. (2021). "A nova poesia brasileira e a fenda no bloqueio do sistema literário hegemónico". Trabalho apresentado em I Colóquio Caminhos da Investigação em Literaturas de Língua Portuguesa, Coimbra: FLUC.
Colóquio/Congresso
BMM, Manuella. (2021)."A nova poesia brasileira e a fenda no bloqueio do sistema literário hegemônico". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Literatura Brasileña: Ana Maria Machado y el compromiso literario, Salamanca.
Colóquio/Congresso
BMM, Manuella. (2018)."A invisibilidade das mulheres na literatura brasileira enquanto projeto para legitimação da narrativa hegemónica centrada no homem". Trabalho apresentado em XX Colóquio de Outono Uminho 2018, Braga.
2023 - 2024/2
Coselho Editorial. Txon: Revista de Poesia e poética (Nº 003, 2023). ISSN 2958-3012
https://txonpoesia.org/revista-txon/numero-003/ficha-tecnica/
2023 - (...)
Safatle, Vladimir; Dunker, Christian; da Silva Junior, Nelson. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psiquico. Setúbal, Portugal: Daruê Editorial. 2023.
https://editoraurutau.com/titulo/neoliberalismo-como-gestao-do-sofrimento-psiquico
2023 - (...)
Kollontai, Alexandra. Alexandra Kollontai e o sexo: contribuições urgentes para o feminismo hoje. Setúbal, Portugal: Daruê Editorial. 2023
2023 - (...)
de Andrade, Mário. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Setúbal, Portugal: Daruê Editorial. 2023.
Júri Inicial do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2022. Categoria: Poesia. Associação Oceanos / Itaú Cultural, Brasil.
Curso Breve Womanart: Memória, Ditadura e os Discursos da Arte organizado no âmbito do projeto "Mulheres, artes e ditatura: os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa" realizado nos dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro de 2021 com um total de 32 créditos.
"VOLTA para tua terra": Uma antologia antirrascista e antifascista de poetas estrangeiros em Portugal. (2021: Vol 1). Org/Coord: Manuella Bezerra de Melo & Wladimir Vaz; ed: Tiago Fabris Rendelli. Pontevedra, Espanha: Editora Urutau. "VOLTA para tua terra": Uma antologia antirrascista e antifascista de escritoras estrangeiras em Portugal. (2022: Vol 2). Org/Coord: Manuella Bezerra de Melo & Wladimir Vaz; ed: Tiago Fabris Rendelli. Pontevedra, Espanha: Editora Urutau.
International Summer School Extractivism and its discontents: cultural and artistic counter-movements, organized by the University of Kassel, in collaboration with Más Arte Más Acción (MAMA), documenta Institut and CELA, which will take place in the city of Kassel, Germany from September 7-18, 2022 within the framework of documenta fifteen.
Sessão de leitura (artística): Vampire Space/Representação Oficial Portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia. Arquipelago - Centro de Artes Contemporâneas. Açores, 2022.