Grau académico: Mestrado
Categoria profissional: Investigador (com bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: fionali1992@163.com
Telefone: +351 913 102 669
CIÊNCIA ID: 0E1A-6AF9-05D5
ORCID: 0000-0001-9838-8055
Morada institucional:
Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH),Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal
Nota biográfica:
Qunying Li licenciou-se em 2015 em Lingua e Cultura Portuguesa, na Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, e obteve, em 2019, grau de mestrado em Português Língua Não Materna, pela Universidade do Minho. Agora é doutoranda em Linguística Aplicada,no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, estando a desenvolver investigação sobre o Processo de Desenvolvimento do Conhecimento Linguístico na Aprendizagem do Português L2 por Aprendentes Chineses, sob a orientação da Professora Cristina Maria Moreira Flores e com uma bolsa de doutoramento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P
Interesses de investigação:
Aquisição de Português L2; Transferência Linguística; Tradução .
Formação:
2020 – Presente: Doutoranda na área de especialização em Linguística Aplicada
2016 – 2019: Mestrado em Português Língua Segunda
2011 – 2015: Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa
Experiência profissional:
2018 – Presente: Docente de Português do Departamento de Línguas Estrangeiras do Instituto Xinhua de Cantão, Guangzhou, China.
2018: Secretária do Cônsul-Geral de Portugal na China do Consulado Geral de Portugal em Cantão, Guangzhou, China
2015 – 2017: Docente de Mandarim do “ Projeto-Piloto de Oferta de Mandarim no Ensino Secundário” na Escola Secundária Carlos Amarante, Braga, Portugal
Li, Q. Y., & Flores, C. M. (2021). A AQUISIÇÃO DA VOZ PASSIVA POR APRENDENTES CHINESES DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, (21), 1–30. https://doi.org/10.34630/polissema.vi21.4253
Li, Q. Y., & Flores, C. M. M. (2019). Conhecimento Implícito e Explícito da Flexão Nominal e Verbal em Português Língua Não Materna. Um Estudo sobre Aprendentes Chineses. Diacrítica, 33(2), 252–277. https://doi.org/10.21814/diacritica.423
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/61580
Seminário
Li, Q. Y. (2019). Como é definido o sujeito em português. V Fórum Internacional de Ensino e Estudos de Língua Portuguesa na China, 5 a 6 de Julho de 2019, Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, Guangzhou, China