Investigadores

Rafael Araújo

Grau académico: Mestrado

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: araujo.rafael117@gmail.com

CIÊNCIA ID: E01D-78DE-86B4

ORCID: 0000-0002-6654-6968

Nota biográfica:

Rafael Araújo é licenciado pela Universidade de Aveiro em Direção, Teoria e Formação Musical tendo estudado com Vasco Negreiros e António Vassalo Lourenço. Estudou na Hochschule fur Musik Karlsruhe, Alemanha, direção coral com Frank Leenen, Dieter Kurz e Stephman Hoffmann e direção de orquestra com Andreas Weiss tendo terminado com a classificação máxima. Realizou o Mestrado em Formação Musical e Música de Conjunto na Universidade de Aveiro. Teve oportunidade de trabalhar em vários agrupamentos de música de câmara com Jaime Mota, António Chagas Rosa e Helena Marinho. Realizou masterclasseses de direção coral e orquestra com Javier Castro, Jean-Sébastien Béreau, Jean-Marc Burfin, Lior Shambadal e Simon Halsey com a Berliner Sinfonietta e Symphoniker. Como compositor tem obras estreadas nos Festivas em Vila Praia de Âncora (2011), Festivais de Outono na Universidade de Aveiro (2012), Festival Percursos da Música (2014) e em Conservatórios e Academias de Música nacionais e internacionais (EUA, Canadá, Holanda, Alemanha, Espanha, Lituânia, Brasil). Participou no “International Program for Music Education” em Groningen, Holanda. Foi maestro e fundador do Royal Voices Choir (Portugal) e do ABH/RSH CHOR em Karlsruhe (Alemanha) onde realizou diversos concertos. Em 2016 venceu o 1o prémio no 3o Concurso de Composição para crianças da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Em 2018 obteve o 2o prémio no International Music Arrangement Competition – APEX na Lituânia e o 3º. prémio no 5o Concurso de Composição para Crianças da APEM. Conquistou o 3o prémio no Concurso FOLEFEST 2019. As suas obras estão editadas na AVA Editions. Realizou formações e workshops em Educação, Soundpainting, Musicoterapia e Improvisação Vocal e Corporal com Chris Philpott, François Choiselat, Christopher Azzara, Natália Santos, Joaquim Alves e workshops de improvisação corporal e vocal com Meredith Monk & Vocal Ensemble, entre outros. Foi Diretor Artístico do Coro de Santa Joana de Aveiro. Realiza regularmente projetos de âmbito social e de promoção da música em pessoas com deficiência e penitenciárias, são exemplo, “Sons da Diferença” e “Libert’Arte” apoiado pela DGArtes. Atualmente desempenha funções de docente na Academia Nacional Superior de Orquestra-Metropolitana, Escola Superior de Dança e Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. É doutorando em Ciências da Cultura, ramo Música na Universidade do Minho focando-se em ópera infantil e a sua dimensão colaborativa, pensamento crítico e criatividade desenvolvendo arte participativa. Fez parte da Comissão de Apreciação de Apoio a Projetos em Música e Ópera na Direção-Geral das Artes.

Interesses de investigação:

ópera para crianças, criatividade, composição, direção.

Formação:

Mestrado

Projetos

  • 2023 - ... (Coordenador)

    Oper'arte

    Estúdio de ópera infantil em Portugal, Lisboa.

Publicações

Artigos

  • Araújo, R. (2022). A ópera infantil no panorama português: da utopia do património cultural à intertextualidade ética, pensamento crítico e criatividade. O Ideário Patrimonial, 16, 152-169.

Videográfica

  • Barbosa, P. & Araújo, R. (2023). Nos bastidores da ópera O Jardim Secreto.

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Araújo, R. “(Co)criações na ópera infantil O Jardim Secreto: desempenho participativo e processos colaborativos numa ópera para e com crianças. Identidades e Comunidades Musicais. 10 de novembro de 2023, Braga (ELACH-UM, Braga, Portugal).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Araújo, R. “As crianças e a ópera dos sécs. XIX a XXI: uma reflexão sobre ópera, cultura e experiência estética. Identidades e Comunidades Musicais. 05 de dezembro de 2022, Braga (ELACH-UM, Braga, Portugal).

  • Curso breve/Workshop

    Araújo, R. Prima la musica e poi le parole - A construção de uma ópera de bolso infantil como género de arte social e experiência estética no ensino artístico em Portugal. World Summit of Arts Education, 03 de março de 2022, Funchal (Conservatório e Escola Profissional de Artes da Madeira, Funchal, Portugal).

Outros dados

  • Comissão de Apreciação de Apoio a Projetos Música e Ópera 2023. Direção-Geral das Artes, Lisboa.