Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: adrianomilhocordeiro@gmail.com
Telefone: 965515128
CIÊNCIA ID: AD1E-B409-0B42
ORCID: 0000-0003-1098-8473
Morada institucional:
Centro de Estudos Humanísticos Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal Telefone: (+351) 253604184
Nota biográfica:
Adriano Milho Cordeiro (1964) é natural de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, e atualmente vive em Abrantes. - É licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas (variante Estudos Clássicos e Portugueses) - Ramo de Formação Educacional (Universidade de Coimbra) - Mestre em Literaturas Clássicas (Universidade de Coimbra) - Mestre em Estudos Clássicos – Mundo Antigo, (Universidade de Coimbra) - Doutorado em Estudos Clássicos ramo Poética e Hermenêutica (Universidade de Coimbra). - Prepara Doutoramento em Estudos Clássicos ramo Mundo Antigo (Universidade de Coimbra). - Prepara Pós-Doutoramento em Culturas do Antigo Próximo Oriente e Civilizações Clássicas (ELACH - Universidade do Minho). Foi Investigador Integrado no Centro de Literatura Portuguesa da (FLUC). https://www.uc.pt/fluc/clp/. É Investigador Colaborador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (FLUC). https://www.uc.pt/cech/. É Investigador no Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS-Santarém). https://www.cm-santarem.pt/apoio-ao-municipe/contatos-uteis/70-cijvs-centro-de-investigacao-prof-doutor-joaquim-verissimo-serrao. É Investigador Integrado do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho -CEHUM e membro do (NETCult) – Núcleo de Estudos Transculturais (Universidade do Minho), a partir de 18 de dezembro de 2023. https://cehum.elach.uminho.pt/netcult. Faz parte da equipa editorial da "Revista Artciencia", tendo supervisionado a secção de Tradução (2009-2018); atualmente é responsável pela secção de Ensaio. Participou em inúmeros colóquios e congressos, é autor de várias publicações e livros e numerosos artigos dos quais destaca a tradução de "O Truculento" de Plauto, CECH, Coimbra (2010) e Annablume Editora, Brasil (2010); "Matias da Maia: um Jesuíta Português, natural da Atalaia, na China do século XVII e a construção de entrelaços culturais na vastidão do império", CMVN Barquinha (2013). Faz parte do grupo de trabalho de transcrição, tradução e notas dos intitulados, "Commentarij Collegij Conimbricensis Societatis Iesu (1592-1606)". É Sócio Efetivo da "Sociedade de Geografia de Lisboa".
Interesses de investigação:
Literatura Portuguesa; Cultura Clássica; Humanismo Renascentista; Epistolografia; Arte Poética; Hermenêutica; Mundo Antigo; Próximo Oriente Antigo.
Formação:
2018 Doutorado em Estudos Clássicos ramo Poética e Hermenêutica (Universidade de Coimbra).
2009 Mestre em Estudos Clássicos – Mundo Antigo.
1992 Mestre em Literaturas Clássicas (Universidade de Coimbra).
1989 Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas (variante Estudos Clássicos e Portugueses) + (Ramo de Formação Educacional) - Universidade de Coimbra.
Experiência profissional:
Professor e investigador desde 30 de setembro de 1987.
"Arte Poética de António de Ataíde" (2018). Vol. I.
"Arte Poética de António de Ataíde" (2018). Vol. II. Anexos.
"Subsídios para uma Biografia de D. António de Ataíde, 1º Conde de Castro D’ Aire e 5.º Conde da Castanheira" (2018). Vol. III.
"Plauto, O Truculento" (2011). Classica Digitalia Brasil, Annablume Editora, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos - FLUC.
Tradução da obra "Plauto, O Truculento" (2010). Classica Digitalia: Coimbra, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
"Plauto, O Truculento", Introdução e tradução do Latim, Coimbra, CECH, FESTEA, FLUC, Maio de 2010.
- “Registos sobre um Borrador de huma Arte Poética que se intentava escrever”, Torres Novas, 2008. Os apontamentos reunidos no manuscrito existente na Biblioteca da Ajuda, cód. 46-VIII-37 devem datar dos últimos anos do século XVI ou primeiros do seguinte, visto que, na fl. 48 há uma nota da mão de qualquer oficial da casa do autor, que declara ter feito entregas de dinheiro em 28-X-1601. D. António de Ataíde foi o 1.º Conde de Castro Daire e 5.º Conde da Castanheira. Nasceu entre 1564 e 1567 e faleceu a 14-XII-1647.
[Recensão a] LÓPEZ MOREDA, Santiago, Clásicos e humanistas ante los neologismos, Akal, Universidad de Extremadura, 2019, 320 pp. ISBN 978-84-460-4800-8
Indexado em: SCOPUS Web of Science SCIELO
"Da Pré-Consciência da Importância da Língua Portuguesa e do seu Louvor em Tempos de Domínio Filipino na Arte Poética de D. António de Ataíde" https://artciencia.com/article/view/25341
"DE COMOEDIA" de Élio Donato. Introdução, tradução e notas.
RepositóriUM: https://artciencia.com/article/view/12181/9273
Recensão bibliográfica ao livro "Como Pensamos a Nossa Língua e as dos Outros" de Paulo Feytor Pinto na Revista "Quid Novis, 4" da Escola Superior de Educação de Torres Novas, 2003.
“As Máscaras da Memória. «O Nome da Rosa» no Convento de Cristo em Tomar – o teatro como factor de revisitação e perenidade da antiguidade clássica”, Braga, Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, 2006. - (Separata das ACTAS do Colóquio A Antiguidade Clássica e nós Herança e identidade cultural).
"O vinho como fonte de prazer e elixir de males, em três epístolas de Álcifron". In Frederico Lourenço & Susana da Hora Marques Pereira (Coord.), Miscelânea de Estudos em Honra de Maria de Fátima Silva – I (283-284). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://www.uc.pt/cech/novidades-editoriais/miscelanea-de-estudos-em-honra-de-maria-de-fatima-sousa-e-silva/ 14 de maio de 2022, Coimbra.
Recensão crítica, às obras de Hugo Santos, A Morte do Professor e A Casa dos Deuses, publicadas no Jornal "O Almonda" de 27 de Fevereiro de 1998.
Recensão crítica, à obra Pedro Alecrim, de António Mota no jornal "O Cábula" de Abril de 1997.
Recensão crítica, à obra A Casa das Bengalas, de António Mota, publicada no jornal O Cábula de 9 de Dezembro de 1996.
Recensão crítica, à obra Percursos de Messias Martinho de Oliveira, publicada no jornal O Almonda a 15 de Novembro de 1996.
Recensão crítica, à obra Ulisses de Maria Alberta Menéres, publicada no jornal "O Cábula" de 20 de Março de 1996.
2024/05/29 | NETCult - CEHUM - ELACH - UMINHO
II Jornadas Transculturais do Próximo Oriente Antigo
2023/05/22 - 2023/06/07 | NETCult - CEHUM - ELACH - UMINHO
I Jornadas Transculturais do Próximo Oriente Antigo
https://www.uminho.pt/PT/siga-a-uminho/Paginas/Detalhe-do-evento.aspx?Codigo=61651
Colóquio/Congresso (Por convite)
. Apresentou uma conferência no dia 5 de junho de 2024 no «VI Encuentro de Especialistas del Antiguo Próximo Oriente 2024 “El mundo bíblico y el Antiguo Próximo Oriente”» intitulada “As viagens de S. Paulo e a irradiação de paradigmas civilizacionais do Antigo Próximo Oriente para o Orbe” promovido pela Universidad de Concepción do Chile.
Colóquio/Congresso (Por convite)
. Apresentou no dia 24 de maio de 2024 uma comunicação intitulada "A recepção do mito de Jasão e Medeia na Pítica IV de Píndaro" nas "II Jornadas Transculturais do Próximo Oriente Antigo", promovidas pelo NETCult – ELACH – Universidade do Minho, que decorreram em Braga entre 21 e 29 de maio.
Colóquio/Congresso
. Apresentou no dia 18 de janeiro de 2024 a comunicação “O papel da educação na obra Angelorum et Musarum Triumphus de Cataldo Sículo”, no "V Congresso Internacional de Pedagogia Educação e Cultura de Paz Memória, Verdade e Perdão" que decorreu em Braga na Universidade Católica Portuguesa entre 18 e 20 de janeiro de 2024.
Colóquio/Congresso
. Apresentou uma comunicação intitulada “Mulheres e Género: religião, mitologia e magia”, que se realizou a 24 de Novembro de 2023, entre as 9h e as 18h, na Universidade da Madeira, com o título “Medeia, Mulher, Feiticeira e Deusa”.
Colóquio/Congresso
. Apresentou a comunicação "Food and Wine as the Origin of Delights and Happiness in the Epistles of Alciphron" na "14th Celtic Conference in Classics", no dia 18 de julho de 2023, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Colóquio/Congresso (Por convite)
. Apresentou no dia 22 de maio uma comunicação intitulada "A diplomacia nas cartas de Puduhepa, rainha dos Hititas", nas "I Jornadas Transculturais do Próximo Oriente Antigo", promovidas pelo NETCult – ELACH – Universidade do Minho, que decorreram em Braga entre 22 e 7 de junho.
Seminário (Por convite)
. Apresentou de douto modo a comunicação "A tradução em Cândido Lusitano" na Sessão Solene da CLXXVII Assembleia de Investigadores, no dia 9 de fevereiro de 2023, no Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão.
Colóquio/Congresso
. Apresentou a comunicação intitulada "A Medeia de Séneca e as Fenícias de Eurípides, duas traduções da autoria de Cândido Lusitano", no "XXIV Colóquio de Outono", subordinado ao tema "Património Textual: Abordagens Interdisciplinares", organizado pelo CEHUM, na Universidade do Minho, nos dias 24 e 25 de novembro de 2022.
Colóquio/Congresso
. Participou com uma comunicação oral intitulada "Amor e ódio na Hécuba de Cândido Lusitano", no Congresso Internacional “A fúria de Aquiles: as faces da guerra”, que se realizou na Universidade de Aveiro, nos dias 29 e 30 de setembro de 2022.
Colóquio/Congresso
. Participou no dia 23 de fevereiro com a comunicação “A festa do vinho como elixir de males no epistolário de Álcifron”, nas "IV Jornadas de Estudos Clássicos «Gregos e Romanos em Festa»" que decorreram em 23 e 24 de fevereiro de 2022, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, Angra do Heroísmo, Açores com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direção Regional da Educação.
Colóquio/Congresso
. Participou no IV Congresso Internacional de Pedagogia «Educação, Justiça e Direitos Humanos num Mundo em Transformação», promovido pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga, em parceria com a Pontificia Università Gregoriana (Roma) e com a Universidad de Deusto (Bilbao), realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2022, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, tendo apresentado a comunicação de sua autoria «A política educacional vs. Escola como promotoras da diversidade cultural, da inclusão, da equidade, da memória e identidades».
Colóquio/Congresso
. Como Investigador Colaborador da FLUC - UI&D-CECH, proferiu a comunicação intitulada “O Infinito num Junco de Irene Vallejo, uma viagem em memória dos livros e das artes” no Colóquio «Artes, Ócio e Turismo: Diálogos do Desassossego», organizado pelo Projeto Políticas de Cultura, Indústrias de Cultura e o Ócio do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, que se realizou, em formato online, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2021.
Seminário (Por convite)
. Apresentação da Conferência "Aspectos do legado clássico na Arte Poética de D. António de Ataíde, um perceptista português entre os séculos XVI e XVII" na Assembleia de Investigadores N.º 156, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, no dia 11 de Novembro de 2021.
Colóquio/Congresso
. Participou no dia 29 de outubro com a comunicação “A encenação do poderoso feminino em O Truculento de Plauto”, nas III Jornadas de Estudos Clássicos «A Mulher na Antiguidade Clássica: papéis, representações e legado» que decorreram em 28 e 29 de outubro de 2021, na Escola Secundária Domingos Rebelo, Ponta Delgada, Açores com o apoio da Secretaria Regional da Educação e Cultura - Direção Regional da Educação.
Colóquio/Congresso
. Participou com a comunicação oral "O transcendente ‘vício dos livros’ e as memórias intemporais da nossa perene condição", no III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF 2021), que teve lugar no Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação, nos dias 14 a 16 de outubro de 2021.
MODERAÇÃO EM EVENTO . Participou no IV Congresso Internacional de Pedagogia «Educação, Justiça e Direitos Humanos num Mundo em Transformação», promovido pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Braga, em parceria com a Pontificia Università Gregoriana (Roma) e com a Universidad de Deusto (Bilbao), realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2022, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, tendo moderado uma sessão paralela.