Investigadores

Cristina Flores

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Catedrático

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: cflores@elach.uminho.pt

Website(s):

CIÊNCIA ID: EC1F-67C9-15E7

ORCID: 0000-0001-5629-9556

SCOPUS: 36903250800

GOOGLE SCHOLAR URL

Morada institucional:

Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Nota biográfica:

Cristina Flores is Full Professor for German Linguistics at the Department of Germanic and Slavic Studies/University of Minho. She obtained her PhD in 2008 in German Linguistics with a thesis on The syntactic competence of Portuguese-German returnees. A study on Language Attrition (UMinho+UHamburg). Her research focuses on bilingual language development, in particular on heritage language acquisition and language attrition. She has coordinated several projects on (Portuguese-German) bilingualism and L2 acquisition. She was Director of the Research Center on Humanities (2019-2022). Currently, she is head of the Department of German and Slavic Studies, of the Double Degree Master on Portuguese-German Studies, board member of the PhD programme on Language Science. 
She is associate editor of Linguistic Approaches do Bilingualism (Benjamins) and Heritage Language Journal (Brill). She was co-editor of the journal Diacrítica (CEHUM) and the Revista da APL (RAPL). She is Vice-president of the Ethic Committee for Research on Social Science and Humanities of UMinho; she was President of the Portuguese Linguistics Association (2022-24). 

Cristina  Flores é Professora Catedrática do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da ELACH. Licenciada em Ensino de Português e Alemão (UMinho, 1999), Mestre em Estudos Luso-Alemães (UMinho, 2004), doutorou-se em Ciências da Linguagem, Ramo Linguística Alemã, pela UMinho em 2008, com a dissertação 'A competência sintáctica de falantes bilingues luso-alemães regressados a Portugal. Um Estudo sobre Erosão Linguística' (com Universidade de Hamburgo/Alemanha).
Foi Diretora do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (2019-2022). Desde 2018 é Diretora do Mestrado de Grau Duplo em Estudos Luso-Alemães. É membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem desde 2017. Desde Julho 2023, é Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos.
Tem coordenado e participado em vários projetos de investigação (nacionais e internacionais), centrados no estudo da competência linguística de falantes monolingues e bilingues. Tem publicado em revistas internacionais como Journal of Child Language, International Journal of Bilingualism, Linguistic Approaches do Bilingualism, Bilingualism. Language and Cognition, GLOSSA, Língua, Probus, Language Learning, Applied Psycholinguistics. 
É editora associada das revistas Linguistic Approaches do Bilingualism (Benjamins) e Heritage Language Journal (Brill), co-editora da série Language Development (Narr). Foi editora da revista Diacrítica (CEHUM). É membro da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da UMinho desde 2019 (vice-presidente desde 2023). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística (2022-24).

Interesses de investigação:

Bilingualism, Language Acquisition and Attrition, German and Portuguese Linguistics.

Formação:

2022 Agregação (Habilitation) in Language Science (German Linguistics), Universidade do Minho.

2008 PhD in Language Science (German Linguistics), Universidade do Minho. Thesis: A competência sintáctica de falantes bilingues luso-alemães regressados a Portugal. Um Estudo sobre Erosão Linguística (The syntactic competence of Portuguese-German bilinguals. A study on Language Attrition) http://hdl.handle.net/1822/8582

2004 Master in Portuguese-German Studies (Estudos Luso-Alemães. Formação Bilingue e Intercultural), Universidade do Minho. Dissertation: Zum Ausdruck des höchsten Grades im Deutschen und im Portugiesischen (Expressing the highest degree in German and Portuguese). http://hdl.handle.net/1822/646

1999 Bachelor in Teaching Portuguese and German (Licenciatura em Ensino de Português e Alemão), Universidade do Minho.

Experiência profissional:

Since Mar 2024: Full Professor / Professora Catedrática (Department of German and Slavic Studies / University of Minho)

2018 - Mar 2024: Associate Professor / Professora Associada (Department of German and Slavic Studies / University of Minho)

Since 13 May 2008: Assistant Professor / Professor Auxiliar (Department of German and Slavic Studies / University of Minho)

2004 - 2008: Assistant / Assistsente (Department of German Studies / University of Minho).

2002 - 2004: Trainee Assistant / Assistente Estagiário (Department of German Studies / University of Minho)

Cargos:

2013-2019, Since July 2023: Director of the Department of German and Slavic Studies / Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho (início do 3º mandato a 7/8/2017).

October 2022 - 2024: President of the Portuguese Linguistics Association / Presidente da Associação Portuguesa de Linguística

June 2019 - 2022: Director of the Center for Humanities / Diretora do CEHUM

Since Decembre 2018: Director of the Double Degree Master on Portuguese-German Studies / Diretora do Mestrado de Duplo Grau em Estudos Luso-alemães

Since January 2019: Member of the Ethics committee of the University of Minho / Membro efetivo da COMISSÃO DE ÉTICA PARA A INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (CEICSH)

July 2016 - June 2019: Vice-director of the Center for Humanistic Studies / Diretora-adjunta do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

Since February 2017: Board of the PhD in Language Science / Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Linguagem.

May 2008 - June 2012: Director of the Bachelor in European Languages and Literatures / Diretora de Curso da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias.

February 2010 - June 2016: Deputy-director of the Thematic Line in Linguistics (CEHUM)/ Coordenadora-adjunta da Linha Temática em Ciências da Linguagem do Centro de Estudos Humanísticos.

May 2008 - March 2016, since 2019: member of the scientific council of the Institute of Arts and Humanities / Membro do Conselho Científico do Instituto de Letras e Ciências Humanas.

Projetos

  • 2022 - ... (Membro)

    The impact of Multilingualism on children's academic and cognitive achievement

    Instituição coordenadora / Coordinating Institution: Universidade do Minho (coord. Montserrat Comesaña, Escola de Psicologia)
    Entidade financiadora / Funding: La Caixa Fundation 
    Concuro / Call: Call to support research projects on education and society (FP22_2B)
  • 2022 - ... (Membro)

    Bilingualism at school: The role of (extra)linguistic factors in successful language development

    Instituição coordenadora / Coordinating Institution: University of Lancaster (Prof. Patrick Rebuschat) 
    Entidade financiadora / Funding: British Academy 
    Referência / Reference: SRG22\220379
  • 2019 - ... (Coordenador)

    Competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça

    Projeto de investigação, em colaboração com a Coordenação EPE - Suíça / Instituto Camões (Maria de Lurdes Gonçalves) e a Goethe-Universität Frankfurt (Esther Rinke, Jacopo Torregrossa).
  • 2017 - 2019 (Coordenador)

    Heritage Portuguese and Heritage Polish in contact with German.

    Research project in collaboration with Esther Rinke (Goethe-Universität Frankfurt (Germany) & Aldona Sopata Adam Mickiewicz University, Poznań (Poland)
  • 2017 - 2019 (Coordenador)

    Heritage Portuguese and Heritage Polish in contact with German.

    Research project in collaboration with Esther Rinke (Goethe-Universität Frankfurt (Germany) & Aldona Sopata Adam Mickiewicz University, Poznań (Poland)
    
    Published paper: Rinke, Esther, Flores, Cristina & Sopata, Aldona (2019). Heritage Portuguese and Heritage Polish in Contact with German. More Evidence on the Production of Objects. Languages, 4(3), 53. https://doi.org/10.3390/languages4030053
  • 2014 - 2015 (Coordenador)

    Português como Língua de Herança e mudança linguística

    Principal investigator of the project / Investigadora responsável do Projeto de Investigação Exploratória 
    «Portuguese as Heritage Language and language change» / «Português como Língua de Herança e mudança linguística»
    Funded by / Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
    Reference / Referência: EXPL/MHC-LIN/0763/2013
    
    Homepage: http://cehum.ilch.uminho.pt/heritage
  • 2012 - 2015 (Membro)

    Completivas na Aquisição do Português (CLAP)

    Team member of the Project «Complement clauses in the acquisition of Portuguese» / Membro da equipa de investigação do Projeto I&D Completivas na Aquisição do Português (CLAP).
    Coordinated by / Instituição coordenadora: Universidade de Lisboa (Prof. Doutora Ana Lúcia Santos) 
    Funded by / Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia 
    Reference / Referência: PTDC/CLE-LIN/120897/2010
  • 2011 - 2014 (Membro)

    Sociolinguístico da Fala Bracarense

    Team member of the project «Sociolinguistic Profile of Braga's speech» / Membro da equipa de investigação do Projeto I&D Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense 
    Coordinated by / Entidade coordenadora: Universidade do Minho / CEHUM (Prof. Doutora Pilar Barbosa)
    Funded by / Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia 
    Reference / Referência: FCT PTDC/CLE-LIN/112939/2009
    
    Homepage: https://sites.google.com/site/projectofalabracarense/
  • 2010 - 2011 (Coordenador)

    Erosão e mudança linguística: uma pesquisa sobre o português falado por emigrantes de segunda geração

    IP of the FCT -Project «Language attrition and change: a study on Portuguese spoken by second generation immigrants» /«Erosão e mudança linguística: uma pesquisa sobre o português falado por emigrantes de segunda geração»
    Funded by: CRUP-DAAD (Ações Integradas Luso-alemãs), with the University of Hamburg
    Reference: Ações Integradas Luso-Alemães 2010-2011 - Ação Nº A-18/10, Procº AI-A/09
  • 2008 - 2010 (Membro)

    European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language – Teacher Education

    Team member of the European Project / Coordenadora da equipa portuguesa do Projeto Europeu Lifelong Learning: 
    Comenius EUCIM_TE: European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language – Teacher Education.
    Funded by / Entidade financiadora: EU, Programa Comenius
    Reference / Referência: 141836-LLP-1-DE-COMENIUS-CMP
  • 2005 - 2008 (Coordenador)

    O bilinguismo luso-alemão no contexto europeu.

    PI of the FCT project «Portuguese-German Bilingualism in the European Context» / Investigadora responsável do Projeto I&D O bilinguismo luso-alemão no contexto europeu.
    Funded by / Entidade financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
    Reference / Referência: POCI/LIN/59780//2004

Publicações

Livros

  • Bizarro, Rosa, Moreira, Maria Alfredo & Flores, Cristina (eds.) (2013). Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel (182pp.). ISBN: 978-972-757-928-0
  • Flores, Cristina (ed.) (2011). Múltiplos Olhares sobre o Bilinguismo – Transversalidades II. Coleção Hespérides. Linguística 9. Braga: CEHUM/Húmus (243pp.). ISBN: 978-989-8139-88-7

    http://hdl.handle.net/1822/23668

  • Flores, Cristina (ed.) (2008). Temas em Bilinguismo. Coleção Hespérides. Linguística 7. Braga: CEHUM.

    http://hdl.handle.net/1822/27713

  • Grossegesse, Orlando & Flores, Cristina (eds.) (2007). Wildern in luso-austro-deutschen Textrevieren. Festschrift für Erwin Koller. Braga: CEHUM.

Livros de atas

  • Flores, Cristina, Hufeisen, Britta & Sopata, Aldona (eds.) (2023). Mehrsprachigkeit und Mehrsprachenlernen. Sektion im Jahrbuch für Internationale Germanistik. Wege der Germanistik in transkultureller Perspektive. Lausanne, Switzerland: Peter Lang Verlag. doi: 10.3726/b20294 https://www.peterlang.com/document/1277913
  • Grossegesse, Orlando, Flores, Cristina, Ramon, Micaela, Tavares, Daniel, Oliveira, Diana & Pimenta Lopes, Luís (Ed.) (2017). VIII Colóquio de Outono - Outros Lugares. Utopias, Distopias, Heterotopias. Braga: Humus / CEHUM. 
    http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/xviiico_index.pdf
  • Costa, Maria Armanda, Flores, Cristina & Alexandre, Nélia (eds.) (2012). Textos Selecionados do XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL (624 pp.).

Artigos

  • Fernandes, Ana Isabel, Flores, Cristina, Gomes, Juliana, Haro, Juan & Comesaña, Montserrat (2024). The How and the When of Semantic Illusions in Native and Non-native Bilinguals. Language and Cognition. 
    https://doi.org/10.1017/langcog.2024.51

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://doi.org/10.1017/langcog.2024.51

  • Correia, Liliana, Lobo, Maria & Flores, Cristina (2024). A sentence repetition task for European Portuguese: results from a study with monolingual and Portuguese-German bilingual children. Language Acquisition.
    	https://doi.org/10.1080/10489223.2024.2346586

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/91692

  • Rinke, Esther, Flores, Cristina, Oliveira, Priscila & Correia, Liliana (2024). An experimental study on the loss of VS order in monolingual and bilingual speakers of Brazilian Portuguese. Probus. https://doi.org/10.1515/probus-2024-2006

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Sopata, Aldona, Rinke, Esther, & Flores, Cristina (2024). Null objects in Polish heritage language acquisition in contact with German. International Journal of Bilingualism, 28(1), 79-97. [First published 2022]
    https://doi.org/10.1177/13670069221132382

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/81282

  • Matos, Joana & Flores, Cristina (2024). More insights into the interaction between age, exposure and attitudes in language attrition and retention from the perspective of bilingual returnees. International Journal of Bilingualism, 28(1), 24-42. [First published 2022]
    https://doi.org/10.1177/13670069221136941

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/80804

  • Sá-Leite, Ana Rita, Flores, Cristina, Eira, Carina, Haro, Juan & Comesaña, Montserrat (2023). Language balance rather than age of acquisition: A study on the cross-linguistic gender congruency effect in Portuguese-German bilinguals. Bilingualism: Language and Cognition.  
    https://doi.org/10.1017/S1366728923000378

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/84784

  • Gonçalves, M. de L., Flores, C., Rinke, E., & Torregrossa, J. (2023). Kompetenz in der Herkunftssprache fördert den Erwerb der Landessprache:: Portugiesisch als Herkunftssprache in der Schweiz . Babylonia Journal of Language Education, 1, 46–49. 
    https://doi.org/10.55393/babylonia.v1i.234

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/84221

  • Rinke, Esther & Flores, Cristina (2023). Mehrsprachigkeit in Rio Grande do Sul: Zur Negation im Brasilianischen Hunsrückisch. Pandaemonium Germanicum, 26(49), 68-84. 
    https://doi.org/10.11606/1982-8837264968

    Indexado em: SCIELO

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/82964

  • Sopata, Aldona, Rinke, Esther, & Flores, Cristina (2023). How unique is the linguistic situation of endangered language speakers? Linguistic Approaches to Bilingualism. A commentary to Grenoble & Osipov.
    https://doi.org/10.1075/lab.22069.sop

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/82446

  • Flores, Cristina, Zhou, Chao & Eira, Carina (2022). “I no longer count in German”. On dominance shift in returnee heritage speakers. Applied Psycholinguistics, 43(5), 1019–1043.
    https://doi.org/10.1017/S0142716422000261

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/79491

  • Flores, Cristina & Almeida, Letícia (2022). Investigação em Bilinguismo. Caminhos percorridos e perspetivas futuras. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 9, 250-263. 
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln9ano2022mr2
  • Flores, Cristina, Rinke, Esther, Torregrossa, Jacopo & Weingärtner, Daniel (2022). Language separation and stable syntactic knowledge: verbs and verb phrases in bilingual children’s narratives. Journal of Portuguese Linguistics, 5, 1-30. doi: https://doi.org/10.16995/jpl.8043

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/80131

  • Flores, C., Gonçalves, M. L., Rinke, E., & Torregrossa , J. . (2022). Perspetivas múltiplas sobre a competência bilingue de crianças lusodescendentes residentes na Suíça: A investigação linguística em diálogo com a didática. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 102–131. https://doi.org/10.21814/rpe.24205

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/78662

  • Torregrossa, Jacopo, Flores, Cristina & Rinke, Esther (2022). What modulates the acquisition of difficult structures in a heritage language? A study on Portuguese in contact with French, German and Italian. Bilingualism. Language and Cognition. https://doi.org/10.1017/S1366728922000438

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/78663

  • Flores, Cristina, Rinke, Esther & Wagner, Claudia (2022). "To hón ich imma insistieat." Syntactic stability in heritage Hunsrückisch German spoken in Brazil. Linguistic Approaches to Bilingualism, 12 (3), 251 – 279. 
    https://doi.org/10.1075/lab.20041.flo

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/68469

  • Flores, Cristina, Setas, Clara, Sousa, Inês & Antunes, João (2021). Ein Cloze Test zur Sprachstands-erhebung portugiesischer L2 Lerner des Deutschen. Revista Polissema. – Revista De Letras Do ISCAP, 21, 31-53. https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3815
  • Rinke, Esther & Flores, Cristina (2021). Portuguese as heritage language in Germany – a linguistic perspective. Languages. Special Issue on Heritage Languages in Germany (ed. T.Kupisch), 6(1): 10.
    https://doi.org/10.3390/languages6010010

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/70492

  • Calossa, B. V., & Flores, C. (2020). Erosão linguística na aquisição bilingue português – umbundu: evidências no domínio da formação do plural. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (7), 69-85. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a5
  • Flores, Cristina & Rinke, Esther (2020). Factors constraining subject expression in European Portuguese spoken in Hamburg. A bi-generational corpus investigation. Discours. Revue de linguistique, psycholinguistique et informatique. A journal of linguistics, psycholinguistics and computational linguistics. http://journals.openedition.org/discours/10648 
    https://doi.org/10.4000/discours.10648

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/68036

  • Horn, Valerie, Rinke, Esther, & Flores, Cristina (2020). Dialectal Variation in European Portuguese Central Vowel Perception. Journal of Portuguese Linguistics, 19(1), 1. 
    http://doi.org/10.5334/jpl.232

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/64081

  • Flores, Cristina, Rinke, Esther & Sopata, Aldona (2020). Acquiring the distribution of null and overt direct objects in European Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, 19(1), 5. http://doi.org/10.5334/jpl.239

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/65201

  • Flores, Cristina (2020). Attrition and reactivation of a childhood language. The case of returnee heritage speakers. Language Learning, 70, 85-121. 
    https://doi.org/10.1111/lang.12350

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60332

  • Flores C. & Rinke E (2019). The relevance of language-internal variation in predicting heritage language grammars. Bilingualism: Language and Cognition, 23(1), 25-26.
    https://doi.org/10.1017/S1366728919000464

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60786

  • Flores, Cristina, Gürel, Ayse & Putnam, Michael T. (2020). Different Perspectives on Critical Factors in Heritage Language Development and Maintenance. Language Learning, 70, 5-14. 
    https://doi.org/10.1111/lang.12367

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60933

  • Li, Qunying & Flores, Cristina (2019). Conhecimento Implícito e Explícito da Flexão Nominal e Verbal em Português Língua Não Materna. Um Estudo sobre Aprendentes Chineses. Diacrítica, 33(2), 252-277. https://doi.org/10.21814/diacritica.423
  • Rinke, Esther, Flores, Cristina & Sopata, Aldona (2019). Heritage Portuguese and Heritage Polish in Contact with German. More Evidence on the Production of Objects. Languages, 4(3), 53.
    https://doi.org/10.3390/languages4030053

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60860

  • Flores, Cristina (2017). Bilinguismo infantil. Um legado valioso do fenómeno migratório luso-alemão. Diacrítica, 31(3), 237-250. [Volume temático em Immigration, refugees and the Humanities: Critical engagements with new challenges/opportunities]. 
    https://doi.org/10.21814/diacritica.395

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60471

  • Rinke, Esther & Flores, Cristina (2018). Another look at the interpretation of overt and null pronominal subjects in bilingual language acquisition: Heritage Portuguese in contact with German and Spanish. Glossa: a journal of general linguistics, 3(1), 68. 
    http://doi.org/10.5334/gjgl.535

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54998

  • Rinke, Esther, Flores, Cristina & Barbosa, Pilar (2017). Null objects in the spontaneous speech of monolingual and bilingual speakers of European Portuguese. Probus, 30 (1), 93-119.
    https://doi.org/10.1515/probus-2017-0004

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/49674

  • Flores, Cristina (2017). Problematizing the scope of language attrition from the perspective of bilingual returnees. Linguistic Approaches to Bilingualism, 7(6), 691–695. 
    DOI: 10.1075/lab.00006.flo
    http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/lab.00006.flo

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53696

  • Flores, Cristina, Rinke, Esther & Rato, Anabela (2017). Comparing the outcomes of early and late acquisition of European Portuguese: an analysis of morpho-syntactic and phonetic performance.  Heritage Language Journal, 14 (2), 124 - 149.
    http://heritagelanguages.org/Journal.aspx

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/47453

  • Flores, Cristina, Santos, Ana Lúcia, Jesus, Alice & Marques, Rui (2017). Age and input effects in the acquisition of mood in Heritage Portuguese. Journal of Child Language, 44 (4), 795-828. 
    http://dx.doi.org/10.1017/S0305000916000222

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/41827

  • Correia, Liliana & Flores, Cristina (2017). The Role of Input Factors in the Lexical Development of European Portuguese as a Heritage Language in Portuguese-German Bilingual Speakers. Languages, 2 (4), 30.  DOI:10.3390/languages2040030
    http://www.mdpi.com/2226-471X/2/4/30

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/55128

  • Flores, Cristina & Rato, Anabela (2016). Global Accent in the Portuguese Speech of Heritage Returnees. Heritage Language Journal, 13 (2). Special Issue on Heritage Phonetics and Phonology, edited by Rajiv Rao, 161 - 183. 
    http://www.heritagelanguages.org/

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/42473

  • Santos, Ana Lúcia & Flores, Cristina (2016). Comparing heritage speakers and late L2-learners of European Portuguese: verb movement, VP ellipsis and adverb placement. Linguistic Approaches to Bilingualism, 6 (3), 308 - 340.  
    http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/lab.14006.san

    Indexado em: Web of Science SCIELO

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/41827

  • Flores, Cristina & Rinke, Esther (2016). Migration und Mehrsprachigkeit in der Spracherwerbsforschung. Neuere Erkenntnisse aus dem Portugiesischen. REAL, 6, 21 – 30. 
    http://real.letras.ulisboa.pt/uploads/textos/650_Flores_und_Rinke.pdf

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/41283

  • Flores, Cristina (2015). Losing a language in childhood: a longitudinal case study on language attrition.  Journal of Child Language, 42 (3), 562 - 590.
    https://doi.org/10.1017/S0305000914000233

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30480

  • Yang, Shu, Rato, Anabela & Flores, Cristina (2015). Perceção das consoantes oclusivas de Português L2 sob a influência de Mandarim L1. Diacrítica, 29 (1), 61-94. 
    http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_29-1.pdf
  • Flores, Cristina (2015). Understanding heritage language acquisition. Some contributions from the research on heritage speakers of European Portuguese. Lingua, 164, 251—265. 
    http://dx.doi.org/10.1016/j.lingua.2014.09.008

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30561

  • Rato, Anabela., Flores, Cristina, Neves, Daniela & Oliveira, Diana (2015). A competência fonológica de falantes bilingues luso-alemães: um estudo sobre sotaque global, compreensibilidade e inteligibilidade da sua língua de herança. Diacrítica, 29 (1), 297 - 326. 
    http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_29-1.pdf

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/37630

  • Flores, Cristina & Barbosa, Pilar (2014). When reduced input leads to delayed acquisition: a study on the acquisition of clitic placement by Portuguese heritage speakers. International Journal of Bilingualism, 18 (3), 304 –325. 
    http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1367006912448124

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/23580

  • Rinke, Esther & Flores, Cristina (2014). Heritage Portuguese bilinguals’ morphosyntactic knowledge of clitics.  Bilingualism. Language and Cognition, 17 (4), 681 - 699. 
    http://dx.doi.org/10.1017/S136672891300076X

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/27683

  • Moreira, Maria Alfredo, Duarte, Joana & Flores, Cristina (2014). Teacher education curriculum for teaching immigrant students in Portuguese schools. Sustainable Multilingualism, 4, 132 – 148. 
    http://dx.doi.org/10.7220/2335-2027.4.9

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30770

  • Flores, Cristina & Melo-Pfeifer, Sílvia (2014). O conceito “Língua de Herança” na perspetiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha. Domínios de Lingu@gem, 8 (3), Número especial "Migração, linguagem e subjetividade".
    http://dx.doi.org/10.14393/DLesp-v8n3a2014-3

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/30450

  • Flores, Cristina (2012). Differential effects of language attrition in the domains of verb placement and object expression. Bilingualism. Language and Cognition, 15 (3), 550-567. 
    http://dx.doi.org/10.1017/S1366728911000666

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/14383

  • Flores, Cristina & Rauber, Andréia (2010). A percepção de vogais do alemão por bilingues luso-alemães: remigrantes sofrem erosão fonológica? Diacrítica. Ciências da Linguagem, 24 (1), 49-74.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/11719

  • Flores, Cristina (2010). The effect of age on language attrition: Evidences from bilingual returnees. Bilingualism. Language and Cognition, 13 (4), 533-546.
    http://dx.doi.org/10.1017/S136672890999054X

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/11252

  • Flores, Cristina (2007). Language Attrition: uma sinopse das principais questões de investigação. Diacrítica. Ciências da Linguagem, 21 (1), 107-126.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/20033

  • Flores, Cristina (2004). «Lá está ele a schmatzen!», Particularidades do Discurso de Bilingues Luso-Alemães. Diacrítica, 19 (1), 89-108.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/6597

Capítulos em livros

  • Rinke, Esther, Flores, Cristina & Torregrossa, Jacopo (2024). How different types of complexity can account for difficult structures in bilingual and monolingual language acquisition. In M. Polinsky & M. Putnam (eds.), Formal approaches to complexity in heritage languages (pp. 43–71). Berlin: Language Science Press. 
    https://doi.org/*10.5281/zenodo.12090434
    https://langsci-press.org/catalog/book/389
  • Kupisch, Tanja, Flores, Cristina, Montrul, Silvina, & Perpiñán, Silvia (in press). The Acquisition of Grammatical Gender in Romance Languages. In N. Schiller & T. Kupisch (eds.), The Oxford Handbook of Gender and Classifiers, Oxford University Press.
  • Flores, Cristina & Kubota, Maki (2023). The effects of environment change on third languages: The case of returnees. In J. Cabrelli, A. Chaouch-Orozco, J. González Alonso, S. Pereira Soares, E. Puig-Mayenco & J. Rothman (eds.), The Cambridge Handbook of Third Language Acquisition and Processing (pp. 380 – 400). Cambridge: Cambridge University Press.

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/85640

  • Rato, Anabela & Flores, Cristina (in press). The Acquisition of Portuguese as Heritage Language. In A. Carvalho & L.Oushiro (eds.), Oxford Handbook of the Portuguese Language. Oxford University Press.
  • Leitão, Márcio, Gomes, Juliana Novo, Ventura, Lorrane, Maia, Marcus & Flores, Cristina (2022). Avaliação de estereótipos de gênero em Português Brasileiro e Português Europeu. In M. Maia (ed.), Psicolinguística: diversidades, interfaces e aplicações. 1 Ed (pp. 191 – 212). São Paulo: Contexto.
  • Flores, Cristina & Snape, Neal (2021). Language attrition and heritage language reversal in returnees. In S. Montrul & M. Polinsky (eds.), The Cambridge Handbook of Heritage Languages and Linguistics (pp. 351 – 372). Cambridge: Cambridge University Press.  https://doi.org/10.1017/9781108766340.016

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/74640

  • Flores, Cristina & Lira, Camila (2021). Portuguese in Germany: Considering issues of heritage language development and biliteracy. In A. Souza & S. Melo-Pfeifer (eds.), Portuguese as a Heritage Language in Europe: A pluricentric perspective. Campinas: Edições Pontes.
    http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1539&search=pluricentric
  • Flores, Cristina, Rinke, Esther & Santos, Ana Lúcia (2020). Línguas de herança no contexto escolar. Contributos da investigação linguística. In L. Gonçalves, S. Melo-Pfeifer & M.J. Grosso (eds.), Português Língua de Herança e formação de professores (pp. 59-76). Lisboa: LIDEL 
    https://m.lidel.pt/pt/catalogo/portugues-europeu-lingua-estrangeira/didatica/portugues-lingua-de-heranca-e-formacao-de-professores/
  • Flores, Cristina (2019). Language development of bilingual returnees. M. Schmid et al. (eds.), Oxford Handbook of Language Attrition. Oxford: Oxford University Press, pp. 493-501.
    DOI: 10.1093/oxfordhb/9780198793595.013.39
    https://www.oxfordhandbooks.com/view/10.1093/oxfordhb/9780198793595.001.0001/oxfordhb-9780198793595-e-39

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61251

  • Flores, Cristina, Matos, Joana, Moreira, Telma & Oliveira, Duarte (2019). Dificuldades de aquisição   do género em Alemão L2. Um estudo experimental. In M.A. Marques & X. Rei (eds.), Estudos atuais de linguística galego-portuguesa. Universidade da Corunha, pp. 151-185.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60934

  • Flores, Cristina, Santos, Ana Lúcia, Almeida, Letícia, Jesus, Alice & Marques, Rui (2019). Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood. In I. Feldhausen, M. Elsig, I. Kuchenbrandt & M. Neuhaus (eds.), Romance Languages and Linguistic Theory 15. Selected papers from 'Going Romance' 30, Frankfurt. [RLLT 15]  Amsterdam: John Benjamins, pp. 35-52.  
    https://benjamins.com/catalog/rllt.15

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61809

  • Rinke, Esther, Flores, Cristina & Santos, Ana Lúcia (2019). Heritage languages at school: Implications of linguistic research on bilingualism for heritage language teaching. In C. Gabriel, J. Grünke & S. Thiele (eds.) (2019). Romanische Sprachen in ihrer Vielfalt: Brückenschläge zwischen linguistischer Theoriebildung und Fremdsprachenunterricht (Romanische Sprachen und ihre Didaktik). Stuttgart: ibidem, pp. 211-232.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60519

  • Barbosa, Pilar, Flores, Cristina & Pereira, Cátia (2018). On subject realization in infinitival complements of causative and perceptual verbs in European Portuguese. Evidence from monolingual and bilingual speakers. In P. Guijarro-Fuentes & A. Cuza (eds.), Language Acquisition and Contact in the Iberian Peninsula (pp.125-158). Mouton de Gruyter.
    https://www.amazon.com/Language-Acquisition-Contact-Iberian-Peninsula/dp/1501516795/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1537502224&sr=1-1&keywords=alejandro+cuza

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60652

  • Barbosa, Pilar, Bastos-Gee, Ana & Flores, Cristina (2017). Variable use of strong preterites. A sociolinguistic and theoretical approach. In P. Barbosa, C. Paiva & C. Rodrigues (eds.), Studies on Variation in Portuguese. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins, pp. 154–175. DOI:10.1075/ihll.14.06bar 
    https://benjamins.com/#catalog/books/ihll.14.06bar/details

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/47452

  • Flores, Cristina, Kupisch, Tanja & Rinke, Esther (2017). Linguistic foundations of heritage language development from the perspective of Romance languages in Germany. In P. Pericles Trifonas &    Aravossitas, T. (eds.), International Handbook on Research and Practice in Heritage Language Education. Springer International Handbooks of Education (pp. 1-18). Springer International Publishing AG. DOI:10.1007/978-3-319-38893-9_12-1 
    http://rd.springer.com/referenceworkentry/10.1007/978-3-319-38893-9_12-1

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/47020

  • Flores, Cristina, Rinke, Esther & Azevedo, Cecília (2017). Object realization across generations. A closer look on the spontaneous speech of Portuguese first and second generation migrants. In E. Domenico (ed.), Complexity in Acquisition. Cambridge Scholars, pp. 178-205. ISBN-13: 978-1-4438-5177-0 (com arbitragem científica)
    http://www.cambridgescholars.com/syntactic-complexity-from-a-language-acquisition-perspective

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/45459

  • Almeida, Letícia & Flores, Cristina (2017). Bilinguismo. In M.J. Freitas & A.L. Santos (eds.), Aquisição de Língua Materna e Não Materna. Questões Gerais e Dados do Português. Textbooks in Language Science. Berlin: Language Science Press, pp. 275-304. 
    https://doi.org/10.5281/zenodo.889439

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/47022

  • Flores, Cristina (2016). Portugiesisch als Herkunftssprache. Deutsch als Umgebungssprache. Anmerkungen zum Erwerb der Familiensprache in einem Migrationskontext. In J. Born & A. Ladilova (eds.), Sprachkontakte des Portugiesischen. Frankfurt/Main, London, New York:  Peter Lang, pp. 45-65.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/42160

  • Flores, Cristina & Correia, Liliana (2016). O papel do grau de exposição linguística no desenvolvimento bilingue. In X. Sánches Rei & M.A. Marques (eds.), As ciências da linguagem no espaço galego-português. Diversidade e convergência. Braga: ILCH/Húmus, pp. 243 – 261.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60824

  • Flores, Cristina (2016). Um olhar sobre o processo de aquisição da linguagem através do estudo do português como língua de herança. In J. Teixeira (ed.), O português como língua num mundo global. Problemas e potencialidades. Braga: Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho/Húmus, pp. 161 – 173.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/42751

  • Flores, Cristina & Melo-Pfeifer, Sílvia (2016). “Em casa mais português, mas também alemão”: perspetivas da Linguística e da Didática de Línguas sobre narrativas de uso da Língua de Herança. In. S. Melo-Pfeifer (ed.), Didática do Português Língua de Herança. Lisboa: Lidel, pp. 41 - 66.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/42991

  • Flores, Cristina, Casa Nova, Manuela & Barbosa, Pilar (2016). A closer look at cross-linguistic influence in the acquisition of Portuguese as a Heritage Language. In S. Grucza, M. Olpińska-Szkiełko, P. Romanowski (eds.), Bilingual Landscape of the Contemporary World. Frankfurt/Main, London, New York: Peter Lang Verlag, pp.75 - 94. 
    https://www.peterlang.com/view/product/24227?format=EPUB

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/42813

  • Flores, Cristina & Rinke, Esther (2015). Um estudo comparativo sobre o conhecimento do sistema pronominal português por parte de Falantes de Português Língua de Herança e Falantes de uma Língua Segunda. In M.A. Marques & X. Rei (eds.), Novas perspetivas linguísticas no espaço galego-português.Monografia 10. Universidade da Corunha, pp.11-33.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/37337

  • Flores, Cristina (2013). Português Língua Não Materna. Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. In R. Bizarro, M.A. Moreira & C.Flores (eds.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel, pp. 35 – 46.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/23009

  • Duarte, Joana, Moreira, Maria Alfredo & Flores, Cristina (2013). Bilinguismo e educação: um novo currículo para a formação de professores. In R. Bizarro, M.A. Moreira & C.Flores (eds.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidl, pp.111 -128.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/23010

  • Flores, Cristina & Rauber, Andreia (2011). Perception of German vowels by bilingual Portuguese-German returnees: A case of phonological attrition? In E. Rinke & T. Kupisch (eds.), The Development of Grammar: Language Acquisition and Diachronic Change - Volume in honor of Jürgen M. Meisel. Amsterdam: John Benjamins, pp.287-305. DOI:10.1075/hsm.11.15flo (com arbitragem científica) 
    https://benjamins.com/#catalog/books/hsm.11.15flo/details

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/13558

  • Flores, Cristina (2008). Um período de estabilização no desenvolvimento da competência sintáctica de falantes bilingues. In C. Flores (ed.), Temas em Bilinguismo. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, pp.111-138.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/20034

  • Flores, Cristina (2007). Zweisprachigkeit, Rückwanderung und Identität. In H. Thorau (ed.), Heimat in der Fremde - Pátria em terra alheia. Berlin: Edition Tranvia, Verlag Walter Frey, pp. 168-176.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/7702

  • Flores, Cristina (2007). Sprachverlust im Kontext deutsch-portugiesischer Remigration. In O. Grossegesse & C. Flores (eds.), Wildern in luso-austro-deutschen Textrevieren. Festschrift für Erwin Koller. Braga: CEHUM, pp. 87-100.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/7699

  • Flores, Cristina  (2005). Zum Ausdruck des höchsten Grades im Deutschen und im Portugiesischen - Einige Beobachtungen zum bildhaften Ausdruck des höchsten Grades. In C. Schmitt & B.Wotjak (eds), Beiträge zum romanisch-deutschen und innerromanischen Sprachvergleich. Bonn: Romanistischer Verlag, pp. 227-233.

Artigos em livros de atas

  • Santos, Ana Lúcia & Flores, Cristina (2013). Elipse do SV e distribuição de advérbios em Português Língua de Herança e L2. In F. Silva, I. Falé & I. Pereira (eds.), Textos Selecionados do XVIII Encontro da APL, pp.563-584.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/25910

  • Flores, Cristina (2013). Perder uma língua na infância: um estudo longitudinal sobre erosão linguística. In In F. Silva, I. Falé & I. Pereira (eds.), Textos Selecionados do XVIII Encontro da APL,  pp. 359-381. (com arbitragem científica)

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/25983

  • Barbosa, Pilar & Flores, Cristina (2011). Clíticos no português de herança de emigrantes bilingues de segunda geração. In A. Costa, I. Falé & P. Barbosa (eds.), Textos Seleccionados, XXVI Encontro da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: APL, pp. 81-98.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/14098

  • Barbosa, Pilar & Flores, Cristina (2011). The acquisition of clitic pronouns by European Portuguese heritage speakers. In Macedo, A.G., Sousa, C. & Moura, V. (ed.), Vozes, Discurso e Identidades em Conflito. Atas do XII Colóquio de Outono. Braga: Húmus / Cehum, pp. 213-238.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/17071

  • Flores, Cristina (2007). ‘Language attrition’ afecta a competência sintáctica de falantes bilingues?. In M. Lobo & M.A. Coutinho (eds.), Textos Seleccionados do XXII Encontro da APL. Lisboa: APL, pp. 369-385. 
    https://apl.pt/wp-content/uploads/2018/01/cristina_flores_2006.pdf

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60966

Outras publicações

  • Costa, Ana Luísa, Fiéis, Alexandra & Flores, Cristina (eds.) (2024). Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 11. https://ojs.apl.pt/index.php/rapl/issue/view/11
  • Gomes, Juliana, Flores, Cristina, & Barbosa, Pilar (eds.) (2023). Processamento de Segundas Línguas e Teoria Linguística em Línguas Românicas, 18(3). Revista Linguíʃtica. UFRJ https://revistas.ufrj.br/index.php/rl

    RepositóriUM: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl

  • Limberger, Bernardo, Rinke, Esther, & Flores, Cristina (eds.) (2023). Dossiê: Bilinguismo luso-alemão. Pandaemonium Germanicum, 26(49). https://www.revistas.usp.br/pg/index
  • Flores, Cristina & Snape, Neal (eds.) (2022). Epistemological issue with keynote article Bilingual language development in autism', by Prevost & Tuller. Linguistic Approaches to Bilingualism, 12(1). Amsterdam: John Benjamins.

    Indexado em: SCOPUS

  • Flores, Cristina & Snape, Neal (eds.) (2021). Epistemological issue with keynote article 'Sources of knowledge in L3 acquisition', by Schwartz & Sprouse. Linguistic Approaches to Bilingualism, 11(1). Amsterdam: John Benjamins. https://benjamins.com/catalog/lab.11.1

    Indexado em: SCOPUS

  • Entrevista com Cristina Flores (2019). Em Revista Linguística, Volume temático sobre Estudos Experimentais em do Português | Experimental Studies on Portuguese, 14 (2), p.10-17 DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17914
    https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/17914/13063
  • Edição de Número temático de Revista / Editor of thematic issue:
    Nunes, Ana Margarida, Flores, Cristina & Ramon, Micaela & (Ed.) (2018). Confluências em português língua segunda / língua estrangeira / língua de herança. Diacrítica, 32(2). CEHUM. 
    http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/5/5

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cristina Flores, Carmen Parafita-Couto & Esther Rinke: “´a branca Schere’ or ‘a tesoura weiβe’? Linguistic constraints on adjective placement in Portuguese-German code-switching by child heritage speakers”, 16th Generative Approaches to Language Acquisition Conference (GALA 16). NOVA de Lisboa (12-14.09.2024).

  • Aula aberta (Por convite)

    Cristina Flores: “Crescer com duas línguas: Mitos e factos”, palestra proferida a convite da Biblioteca Pública de Varsóvia e Escola de Línguas Almatuga, Biblioteca Pública de Varsóvia da rua Koszykowa, Varsóvia, Polónia. https://www.camoes.pl/2024/05/27/gravacao-da-palestra-as-vantagens-do-bilinguismo-pela-prof-doutora-cristina-flores/

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cristina Flores: “Kann man eine Muttersprache verlieren? Eine empirische Studie zum Verlust des Deutschen im Kontext der Rückwanderung“, conferência plenária a convite no / invited talk at Virtuelle Nachwuchsakademie des Netzwerks Mittelmeer-Südeuropa-Germanistik (MSEG), online (12 & 26.04.2024).

  • Colóquio/Congresso

    Liliana Correia, Cristina Flores, Maria Lobo & Carina Eira: "How do cumulative input and input richness modulate heritage language development? A study with child heritage speakers of European Portuguese", RUEG 2023 - Linguistic Variability in Heritage Language Research (26-28.09.2023) https://www.linguistik.hu-berlin.de/en/institut-en/professuren-en/rueg/networking-1/rueg-conference-2021/rueg2023_schedule_2023-09-23.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Liliana Correia & Cristina Flores: "The acquisition of European Portuguese (EP) as a Heritage Language (HL) in Germany: predictors of individual differences in the syntactic knowledge of child heritage speakers of EP", Sektion 2. Linguistische Besonderheiten romanischer Herkunftssprachen in Deutschland. 38 ROMANISTENTAG. (24-26.09.2023) https://www.romanistentag.de/wp-content/uploads/2023/08/Zeitplan-Sektion-2-Stand-04.08.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Cristina Flores, Chao Zhou & Carina Eira: "On dominance shift, language attrition and Language reactivation in bilingual returnees", ESCOP 2023 - 23° Conference of the European Society for Cognitive Psychology. Universidade do Porto (06-09.09.2023) https://escop2023.org/images/schedule/escop_abstractbook_01082023.pdf

  • Aula aberta (Por convite)

    Cristina Flores: "How stable are early-acquired languages in contexts of migration and remigration?", comunicação a convite na Humboldt University, Berlin (RUEG Mercator fellowship).

  • Aula aberta (Por convite)

    "How stable are early-acquired languages in contexts of migration and remigration?", comunicação a convite na Bilingualism Series, Manchester Cervantes Institute (online).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    "Que fatores moldam o desenvolvimento do português língua de herança? Evidências da investigação empírica com crianças lusodescendentes", conferência plenária no II Colóquio Internacional Português na UGent. Até às Raízes da Lusofonia, University of Ghent, Países Baixos www.cros.ugent.be/en/events/2023-ate-as-raizes-da-lusofonia/

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    "What shapes heritage grammars? A look at linguistic and extra-linguistic factors", conferência plenária na Conferência MULACQ – International Conference on Multilingualism and Language Acquisition, University of Helsinki (9-10.03.2023). https://www.helsinki.fi/en/conferences/international-conference-multilingualism-and-language-acquisition

  • Colóquio/Congresso

    L.Correia, M.Lobo & C.Flores: "A Sentence Repetition Task for European Portuguese: Results from a Study with Monolingual and Portuguese-German Bilingual Children", OUR ID. Colloquium in honor of Inês Duarte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (19-20.01.2023)

  • Seminário (Por convite)

    C. Flores, E. Rinke & J. Torregrossa: "What modulates the acquisition of difficult structures in a heritage language?", HL2C-SLLAT seminar series. HL2Consortium.

  • Colóquio/Congresso

    C.Flores: "Verb placement in German as minority and as majority language in different acquisition contexts", Heritage Language Syntax 3, INALCO/Univerity of Paris-8, France (20-21.11.2022).

  • Colóquio/Congresso

    C.Flores: "Verb placement in German as minority and as majority language in different acquisition contexts", Heritage Language Syntax 3, INALCO/Univerity of Paris-8, France (20-21.11.2022).

  • Colóquio/Congresso

    C.Flores & E.Rinke: "A bi-generational corpus investigation on factors constraining subject expression in European Portuguese spoken in Germany", VI CODILI, Ca' Foscari Universidade, Venice, Italy (5-7.10.2022).

  • Colóquio/Congresso

    C.Flores & E.Rinke: "A bi-generational corpus investigation on factors constraining subject expression in European Portuguese spoken in Germany", VI CODILI, Ca' Foscari Universidade, Venice, Italy (5-7.10.2022).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cristina Flores: "Verb placement in German as heritage, early second and attrited language ", invited talk at Generative Approaches to Bilingualism (GALA 15), Goethe-Universität Frankfurt, Germany (22-24.09.2022).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    C. Flores: "Verb placement in German as heritage, early second and attrited language ", invited talk at Generative Approaches to Bilingualism (GALA 15), Goethe-Universität Frankfurt, Germany (22-24.09.2022).

  • Colóquio/Congresso

    L. Correia, C. Zhou & C. Flores: "Productive lexical knowledge predicts bilingual children’s global accent in their heritage language", Generative Approaches to Bilingualism (GALA 15), Goethe-Universität Frankfurt, Germany (22-24.09.2022).

  • Colóquio/Congresso

    A. Sopata, C. Flores & E. Rinke: "The acquisition of direct object by Polish heritage bilinguals in contact with German". Heritage Languages Around the World Conference (HLAW), Universidade de Lisboa, Portugal (18-20.05.2022).

  • Colóquio/Congresso

    A. Sopata, C. Flores & E. Rinke, "The acquisition of direct object by Polish heritage bilinguals in contact with German". Comunicação apresentada na Conferência Heritage Languages Around the World, Universidade de Lisboa, Portugal (18-20 de maio de 2022).

  • Seminário (Por convite)

    C. Flores: "Portugiesisch in der Diaspora. Zum Erwerb und Erhalt einer Familiensprache", Conferência Plenária realizada aquando da celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa: Portugiesisch als Muttersprache, Zweitsprache, Weltsprache. Universität Konstanz.

  • Colóquio/Congresso

    A. I. Fernandes, Flores, C., Gomes, J., & Comesaña, M. "The How and the When of Semantic Illusions in Native and Non-native Bilinguals". International APPE-SEPEX Meeting, Universidade do Algarve, Faro, Portugal (5-7.05.2022).

  • Colóquio/Congresso

    A. R. Sá-Leite, C. Flores, C. Eira, J. Haro, & M. Comesaña. “The balance between languages rather than the age of acquisition: A study on the cross-linguistic gender congruency effect”. IV Congreso de la Sociedad española de Lingüística, Madrid, Spain (4-8.04.2022).

  • Colóquio/Congresso

    Sá-Leite, A. R., Flores, C., Eira, C., Haro, J., & Comesaña, M.: “The balance between languages rather than the age of acquisition: A study on the cross-linguistic gender congruency effect”. Comunicação apresentada no IV Congreso de la Sociedad española de Lingüística, Madrid, Espanha (4-8 de abril de 2022).

  • Colóquio/Congresso

    J. Novo, P. Barbosa, M.C. Lourenço-Gomes, S. Araújo, & C.Flores. "Processing preverbal dative experiencers in European Portuguese. Poster presented at The 35th Annual Conference on Human Sentence Processing (24-26.03.2022). https://virtual.oxfordabstracts.com/#/event/public/2562/program

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    C. Flores: “Bilingual Language Acquisition in Migration Contexts”, Conferência Plenária realizada na International Conference on Education and Migrations. Centro de Estudos Interculturais. ISCAP, Porto. https://www.iscap.pt/cei/EM2020/index.html

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, Cristina: “What changes when the language environment of bilinguals changes? Data from interviews, offline and online tasks on German morphology”. Conferência Plenária realizada no Encontro Micro-variation in Multilingualism, UiT The Arctic University of Norway, Tromso (11 e 12 de novembro 2021). https://site.uit.no/mims/mims-workshop-november-11-12-2021/

  • Colóquio/Congresso

    Flores, Cristina, Ana Rita Sá-Leite, Montserrat Comesaña, Carina Eira & Juan Haro: "O processamento de género gramatical em falantes bilingues de português e alemão. Efeitos de dominância linguística", comunicação apresentada no XXXVII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA. Universidade de Coimbra

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, Cristina, "Crescer com duas línguas: Reflexões sobre as particularidades da aquisição bilingue por falantes luso-descendentes no contexto europeu",conferência (online) realizada no Fórum Luso-Estudos #3. “Migração e Lusodescendentes. Olhar a História e Preservar a Memória”, org. pelo Observatório dos Lusodescendentes. Sociedade de Geografia de Lisboa. https://lusoestudos2021.old.pt/

  • Colóquio/Congresso

    C. Flores, E. Rinke, J. Torregrossa & L. Gonçalves: "The role of type of structure, input variables and cross-linguistic effects in the performance on a cloze-test by heritage Portuguese children in Switzerland". Comunicação apresentada no Congresso (online) Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop, Universidade de Toronto (23-24 de abril de 2021). https://exportli.com/

  • Colóquio/Congresso

    P. Barbosa, J. Gomes, M. C. Lourenço-Gomes, S. Araújo & C. Flores, "Are preverbal dative experiencers in European Portuguese “quirky” subjects? A self-paced reading study". Comunicação apresentada no Congresso (online) Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop, Universidade de Toronto (23-24 de abril de 2021). https://exportli.com/

  • Seminário (Por convite)

    C.Flores, "Quão estável é uma língua nativa?", Conferência no ciclo de palestras Abralin ao Vivo. https://aovivo.abralin.org/lives/cristina-flores/

  • Colóquio/Congresso

    P.Barbosa, M.C. Lourenço-Gomes, S.Araújo & C. Flores, Nominative Case blocking in inflected infinitival complements of perception verbs in European Portuguese. Poster apresentado no Congresso (online) Vienna Workshops on Portuguese Linguistics, Universidade de Viena, Viena (11-12 de dezembro de 2020).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, Cristina: "O que o desenvolvimento bilingue nos diz sobre a nossa faculdade da linguagem", Conferência plenária apresentada no IV Congreso de Hispanistas y Lusitanistas Nórdicos, Universidade Complutense de Madrid (29-30 de outubro de 2019),

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C. "O que o desenvolvimento bilingue nos diz sobre a nossa faculdade da linguagem", Conferência plenária apresentada no XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade do Minho, Braga (9-11 de outubro de 2019).

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Flores, C., "The acquisition of objects by Portuguese and Polish heritage bilinguals in contact with German" Comunicação apresentada, por convite no Workshop on Vulnerability in Heritage Languages, Universidade de Amsterdão, Holanda.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., "The role of language-internal and language-external factors in predicting heritage language grammars. Empirical findings from Portuguese as Heritage Language". Invited talk at Journée d’étude sur les langues d’héritage / Workshop on Heritage Languages. CNRS-Pouchet, Paris(24/9/2019).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., Rinke, E. & Sopata, A.,The acquisition of objects by Portuguese and Polish heritage bilinguals in contact with German. In Generative Approaches to Language Acquisition 14, University of Milano–BICOCCA, Italy.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Teaching unit on «Heritage Languages», at RUEG Summer School 2019, Humboldt-Universität Berlin (13-16. August, 6hrs module).

  • Aula aberta (Por convite)

    Flores, Cristina: “Moving toward a deeper understanding of heritage language development. Some contributions from research on (European) Portuguese as Heritage Language”. Invited talk at UMass Amherst. Spanish and Portuguese Department (25.04.2019).

  • Aula aberta (Por convite)

    Flores, Cristina “Portraying bilingual heritage speakers”. Invited talk at the Portuguese Department and Center for Portuguese Studies and Culture at UMass Dartmouth (24.04.2019).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, Cristina: “Which factors affect the development of a Heritage Language? Empirical findings from Portuguese as Heritage Language in contact with German, French and Spanish”, Invited talk at XXII. Deutscher Hispanistentag, FU Berlin, Berlin / Germany (28.03.2019).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “Heritage Portuguese and Heritage Polish in contact with German. More evidence on the production of objects”, paper presented with Esther Rinke and Aldona Sopata at the Workshop on Age Effects in Bilingual Language Acquisition, Poznań, Poland (7-8.3.2019).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., «Crescer com duas línguas:Reflexões sobre as particularidades da aquisição bilingue por falantes luso-Descendentes no contexto alemão». Colóquio "O Ensino Português na Alemanha no Ensino Básico e Secundário - Que Futuro?", Stuttgart, org. Coordnação de Português na Alemanha/ Embaixada de Portugal na Alemanha https://www.berlim.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/noticias/coloquio-o-ensino-portugues-na-alemanha-no-ensino-basico-e-secundario-que-futuro https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/a-mente-humana-esta-preparada-para-o-bilinguismo

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “How stable is an early-acquired language? Predictors of language attrition in situations of loss of input”, plenary talk presented at the Conference «Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World», University of Leiden / Países Baixos (9-11.01.2019) https://bhl2019.wordpress.com/program-2/

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Complementos oracionais infinitivos de verbos percetivos: realização casual do sujeito e padrões de concordância”, paper presented with Pilar Barbosa, Sílvia Araújo, Maria do Carmo Lourenço-Gomes at XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta, Lisboa (26-28.9.2018).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C, “Perda de competência linguística na infância. Efeitos de idade e quantidade de exposição linguística”, paper presented at XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta, Lisboa (26-28.9.2018).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., "Dificuldades de aquisição do género em Alemão L2. Um estudo experimental”, paper presented with Joana Matos, Duarte Oliveira e Telma Moreira at XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Universidade Aberta, Lisboa (26-28.9.2018).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “Factors affecting the development of a heritage language”, keynote talk at the Experimental Portuguese Linguistics Workshop (ExPortLi), University of Toronto / Canada.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “Reflexões sobre o Desenvolvimento do Português como Língua de Herança”, keynote talk at the Simpósio Ensino do Português no Canadá, org. Canadian Association of Teachers of Portuguese, University of Toronto / Canada.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., Issues in Learning and Teaching a Heritage Language. Evidence from Heritage Speakers of Portuguese”. keynote talk at H-INET International Spring Conference “Harnessing Plurilingualism, Technology and Internationalization to Develop Linguistic and Intercultural Competence”. Tel Aviv University / Israel

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “Heritage languages as native languages: A critical discussion of the concept of Portuguese as Non-native language (PLNM)”. Paper presented with Ana Lúcia Santos at the Workshop on Heritage language learning and education: Cross-disciplinary perspectives. Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “Aquisição, perda e reativação de conhecimento linguístico na infância. Dados de falantes bilingues regressados.” Paper presented at the XII Fórum de Partilha Linguística e Workshop em Aquisição da Linguagem. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (23-24.11.2017).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Another look on pronominal resolution in bilingual speakers. Evidence from Portuguese-German and Portuguese-Spanish bilingual speakers”, with Esther Rinke. Paper presented at GALA 13 – Generative Approaches to Language Acquisition, Universitat de les Illes Balears, Palma de Mallorca / Spain (7-9.9.2017).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Flores, C., “The bilingual competence of returnees: input and age-related changes in the morphological domain”. Paper presented at EuroSLA 27. European Second Language Association. University of Reading, Reading / UK (30.8 - 2.9.2017).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Another look on pronominal resolution in bilingual speakers. Evidence from Portuguese-German and Portuguese-Spanish bilingual speakers”, with Esther Rinke, paper presented at ISB11 - International Symposium on Bilingualism, University of Limerick, Limerick / Irlanda (12 - 15 June 2017).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Language attrition and reactivation in childhood: Two comparative case studies”, with Hideyuki Taura (Ritsumeikan University, Japão). Paper presented at ISB11 - International Symposium on Bilingualism, University of Limerick, Limerick / Irlanda (12 - 15.6. 2017).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Portuguese as a Heritage Language in contact with German and French: a comparative study on the acquisition of verbal mood”, with Ana Lúcia Santos, Letícia Almeida, Rui Marques & Alice Jesus. Paper presented with Ana Lúcia Santos at Going Romance 30. Goethe-Universitat Frankfurt, Frankfurt / Alemanha (8-10.12.2016).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Language attrition and reactivation in childhood. A case study”. Paper presented at Third International Conference on Language Attrition, University of Essex, Colchester / UK (5-7.7.2016).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Aquisição do modo verbal em Português Europeu em contacto com o Francês e com o Alemão como línguas dominantes”, with Ana Lúcia Santos, Letícia Almeida, Alice Jesus & Rui Marques. Paper presented at XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Universidade do Minho, Braga (28-30.10.2015).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Input-related factors and crosslinguistic influence: comparing heritage and L2 speakers of European Portuguese”, with Esther Rinke. Paper presented at the International Symposium on Bilingualism 10. Rutgers University, New Jersey / USA (21-2.5.2015).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “The Grammar of EP Heritage Speakers is not incomplete”, paper presented with Esther Rinke at the Workshop MORLANG 2015 - More than one language in the brain: Acquisition and Coexistence. Università per Stranieri di Perugia, Perúgia / Italy (23-24.5.2015).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Input effects across two generations. Object realization in 1st and 2nd generation speakers of EP”, paper presented with Esther Rinke & Pilar Barbosa at the 1st Conference on Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World. University of Leiden, Leiden / Netherlands (14-16.1.2015).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Age and input in the acquisition of mood”, with Ana Lúcia Santos, Rui Marques & Alice Jesus. Poster presented at the 1st Conference on Bilingualism in the Hispanic and Lusophone World. University of Leiden, Leiden / Netherlands (14-16.1.2015).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Input effects across two generations”, paper presented with Esther Rinke & Pilar Barbosa at Going Romance 2014. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (4- 6.12.2014).

  • Colóquio/Congresso

    Flores, C., “Perceção de sotaque não nativo em Português Língua de Herança”, with Anabela Rato, Daniela Neves & Diana Oliveira. Paper presented at XXX Encontro Nacional da APL. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto (22-24.10.2014).

Redes

  • 2017 - Heritage Language Consortium

    The Heritage Language Consortium, is a strategic partnership involving Lancaster University, the University of Lisbon, the University of Minho, NOVA University Lisbon, the University of Porto, Tübingen University, and Camões: Instituto da Cooperação e da Língua, Portuguese Ministry of Foreign Affairs.
    The objective of the Consortium is to promote research on language learning and education, with a primary focus on Portuguese as a heritage language. The Consortium also participates in impact and outreach activities to engage with parents, teachers and policy makers.
    
    ***************************************************************************************
    O Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança resulta de uma parceria estratégica entre a Lancaster University, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universität Tübingen e o Camões: Instituto da Cooperação e da Língua.

    https://www.lancaster.ac.uk/heritage-language/

Orientação de teses

Doutoramentos

  • 2024 - (...) | Co-orientador

    Anne-Sophie Hufer

    Individual Differences: How Heritage Speakers of German in Norway juggle Multilingualism

    PhD in Linguistics, University of University of Stavanger

  • 2023 - (...) | Co-orientador

    Sophie Catherine Bennett

    NWSSDTP CASE Studentship on Portuguese as heritage language in the UK

    PhD in Linguistics and English Language, University of Lancaster

  • 2023 - (...) | Co-orientador

    Melanie Gonçalves Marques

    Portuguese as heritage language in Luxembourg

    PhD, UNIVERSITÉ DU LUXEMBOURG

  • 2023 - (...) | Orientador

    Clara Setas

    Métodos de avaliação de proficiência linguística em Português Língua Não Materna (PLNM): Interface de testagem de eficiência e viabilidade

    Ramo de Ciências da Linguagem, Linguística Aplicada / Language Science, Applied Linguistics

  • 2022 - (...) | Orientador

    Alfredo Salomão Gomes

    A interferência do Cicopi no Português: A regência verbal nas produções linguísticas em Português dos estudantes submetidos ao Ensino Bilingue na Escola Primária Completa de Mungói, na Província de Gaza, no sul de Moçambique

    Ramo de Ciências da Linguagem, Linguística Aplicada / Language Science, Applied Linguistics (com Pilar Barbosa)

  • 2021 - (...) | Orientador

    Yang Min

    As Didáticas para a Melhoria da Aquisição dos Oclusivos Consonântico da Língua Portuguesa por Aprendentes Chineses

    Ramo de Ciências da Linguagem, Linguística Aplicada (orientação com Anabela Barros)

  • 2020 - (...) | Co-orientador

    Patricia Carvalho Ribeiro

    Definite articles and grammatical gender in Portuguese as a Heritage Language in Finland and Sweden

    Language Studies, University of Helsinki (wih Pekka Posio)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Qunying Li

    Análise do Processo de Transferência Linguística na Aprendizagem do Português L2 por Aprendentes Chineses

    Ciências da Linguagem, Linguística Aplicada

  • 2019 - (...) | Orientador

    Duarte Nuno Carvalho Oliveira

    Boundedness and telicity marking in the acquisition of German as a first, second, and heritage language

    Ciências da Linguagem, Linguística Alemã (Bolsa FCT SFRH/BD/145452/2019)

  • 2019 - (...) | Co-orientador

    Nelpódio Anselmo Miranda

    O ensino bilingue em Moçambique – um olhar sobre o modelo de transição, atitudes e práticas linguístico-pedagógicas: caso da província de Gaza

    Doutoramento em Ciências da Linguagem (Estágio Científico Avançado)

  • 2018 - (...) | Orientador

    Zulfa Omar Said

    Português como L3: Sobre a influência das línguas previamente adquiridas

    Doutoramento em Ciências da Linguagem

  • 2018 - (...) | Orientador

    Liliana Correia

    A influência de fatores extralinguísticos sobre o desenvolvimento lexical de crianças bilingues. Um estudo sobre falantes de herança do Português Europeu residentes em diferentes contextos migratórios.

    Doutoramenro em Ciências da Linguagem. Bolsa FCT SFRH/BD/138397/2018

  • 2017 - 2020 | Orientador

    Joaquim Sapalo Castilho Cacumba

    Competências de literacia académica bilingue (português / inglês) dos graduandos em ensino de língua inglesa em Angola.

    Doutoramento em Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada

  • 2017 - 2021 | Orientador

    Joana Zehner da Silva Matos

    Efeitos de idade e tipo de exposição na aquisição do alemão língua segunda por falantes portugueses.

    Ramo de Ciências da Linguagem. Linguística Alemã Bolsa FCT SFRH/BD/114997/2016

  • 2016 - 2020 | Co-orientador

    Diana Moreira de Oliveira

    Effects of Short-term Perceptual Training on the Perception and Production of European Portuguese Consonant Sounds by Chinese Learners

    Doutoramento em Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada Bolsa FCT SFRH/BD/110310/2015

  • 2010 - 2022 | Orientador

    Tânia Lopes Senra

    O português de herança de emigrantes portugueses residentes na Alemanha. Um estudo sobre conhecimento e uso dos tempos verbais

    Doutoramento em Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada Bolsa FCT SFRH/BD/73233/2010 (com Pilar Barbosa)

  • 2008 - 2015 | Orientador

    Maria João da Costa Freitas

    Aquisição de verbos da Língua Portuguesa no primeiro ciclo de escolaridade, por crianças monolingues alemãs e crianças bilingues luso-alemãs.

    Doutoramento em Ciências da Linguagem. Linguística Aplicada. Bolsa FCT SFRH/BD/46693/2008

Mestrados

  • 2023 - (...) | Orientador

    Maria João Mendes Quintãos

    Aquisição do Português Língua Não Materna por refugiados ucranianos. Um estudo empírico

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2023 - 2024 | Orientador

    João Vieira Antunes

    Processamento linguístico de narrativas produzidas por crianças lusodescendentes e proposta de interface de pesquisa

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães (orientação com Esther Rinke e Idalete Dias)

  • 2023 - (...) | Orientador

    Jean de Dieu Gnago Brossou

    Análise das competências lexicais e sintáticas de crianças portuguesas e lusodescendentes: uma proposta de recursos didáticos com IA

    Mestrado em Português Língua Não Materna (orientação com Sílvia Araújo)

  • 2023 - (...) | Orientador

    Qian Li

    Estudo da pronúncia em português língua estrangeira de aprendentes chineses. Como melhorá-la?

    Mestrado em Português Língua Não Materna (orientação com Sílvia Araújo)

  • 2022 - 2024 | Orientador

    Wiktoria Maluska

    Code-switching in German-Portuguese bilingual children: the position of adjectives within the noun phrase

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães (orientação com / supervision with Esther Rinke)

  • 2022 - (...) | Orientador

    Inês Isabel Gonçalves Fernandes

    A complexidade dos pronomes clíticos e o seu uso por parte de crianças bilingues português-alemão

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães (orientação com / supervision with Esther Rinke)

  • 2022 - (...) | Orientador

    Hy-Syllongh Alberto Caetano Pinto

    Implantação da língua portuguesa na Guiné-Bissau e a descrição da realidade linguística atual. Um estudo empírico.

    Mestrado em Português Língua Não Materna/ Master in Portuguese as Non-Native Language (orientação com Juliana Gomes)

  • 2022 - 2024 | Orientador

    Paula Reis

    Aquisição de uma segunda língua e erosão da língua materna na infância: Um estudo de caso no contexto timorense

    Mestrado em Português Língua Não Materna/ Master in Portuguese as Non-Native Language (orientação com Juliana Gomes)

  • 2022 - (...) | Orientador

    Qing Zhu

    Processamento da morfologia verbal em português europeu como língua não materna por falantes nativos de chinês mandarim: um estudo com rastreamento ocular

    Mestrado em Português Língua Não Materna/ Master in Portuguese as Non-Native Language (orientação com Juliana Gomes)

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Ana Sofia Soares Fonseca

    El proceso de adquisición de ELE por parte de niños en edad preescolar: estudio empírico

    Mestrado em Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (orientação com Ana Cea

  • 2021 - 2023 | Orientador

    Tianyi Gao

    A Influência da Motivação na Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Falantes Chineses.

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2021 - 2022 | Orientador

    Magda Sofia Leal Dias

    Aquisição de vocabulário de português europeu (PE) através de recursos de cultura de massas

    Mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda

  • 2021 - (...) | Orientador

    João Carlos Albergaria Félix

    A influência de gestos na aquisição do alemão como língua estrangeira

    Mestrado em Estudos Luso-alemães

  • 2020 - 2022 | Orientador

    Vladimir Augusto Djata

    Desenvolvimento lexical de falantes bilingues na Guiné-Bissau

    Mestrado em Português Língua Não Materna (orientação com Liliana Correia)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Edson Dias Dunduma Cassinda

    Aprendizagem do Português em Contexto Escolar: Aquisição do Pronome Possessivo em Português L2 por Crianças com L1 Umbundo

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2020 - 2023 | Orientador

    Priscila Andressa Martins de Oliveira

    Ordem Verbo-Sujeito por falantes de herança do português brasileiro

    Mestrado em Estudos Luso-alemães

  • 2020 - 2022 | Orientador

    Lang Ruo Zhang

    O processamento de género gramatical em português L2 por falantes de chinês L1

    Mestrado em Português Língua Não Materna/ Master in Portuguese as Non-Native Language (orientação com Juliana Gomes)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Ana Cláudia Amorim

    A Importância da Instrução Fonética Explícita na Aprendizagem da Língua Alemã como Língua Estrangeira (LE)

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

  • 2019 - 2020 | Orientador

    Zhao LiangLiang

    Aquisição do Objeto nulo e dos Pronomes Clíticos por Falantes Chineses de Português Língua Segunda

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2019 - 2022 | Orientador

    Ci Yumo

    Perceção das Consoantes Fricativas do Português Língua Segunda por Aprendentes Chineses

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2019 - 2022 | Orientador

    Taisa Dayana Aguiar Santana

    O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2018 - 2020 | Orientador

    Claudia Raquel Wagner

    Mudança sintática em uma ilha linguística sul-brasileira

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Bernardino Valente Calossa

    Aquisição e Erosão no Desenvolvimento Linguístico de Falantes Bilingues em Angola

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Fiona L1

    Conhecimento Implícito e Explícito da Flexão Nominal e Verbal em Português Língua Não Materna. Um Estudo sobre Aprendentes Chineses.

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Duarte Oliveira

    O papel da instrução explícita na aquisição de estruturas de movimento com partícula dupla em Alemão L2

    Mestrado em Estudos Luso-alemães

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Patrícia Moreira

    Interpretação de sujeitos nulos e realizados por aprendentes de PLE, italianos e franceses.

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Liliana Correia

    O efeito da exposição linguística sobre a competência lexical de crianças lusodescendentes residentes na Alemanha

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Cátia Daniela Vieira Pereira

    Construções de elevação de sujeito para objeto com verbos causativos e percetivos no português língua de herança

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Diana Moreira de Oliveira

    Perceção e produção de sons consonânticos do português europeu por aprendentes chineses

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Zulfa Omar Said

    Aprendizagem do sistema de artigos do português por falantes de suaíli L1

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Laura Braga de Castro

    A Comunicação Multilingue. Uma experiência na Delphi Braga

    Mestrado em Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2015 - 2022 | Orientador

    Sara Isabel Silva Rodrigues

    Aquisição da concordância verbal em PLNM por falantes chineses.

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2014 - 2015 | Orientador

    António Francisco Lopes Macedo

    Estudo da perceção (problemática) de vogais e ditongos orais de alunos de PLNM, falantes de Inglês L1

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Susana Rodrigues

    Análise contrastiva de textos especializados (documentos oficiais e textos administrativos) em português e em alemão

    Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Manuela Sofia Pereira Casa Nova

    Formas de realização do pronome clítico em português europeu por falantes de herança luso-franceses

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2013 - 2014 | Co-orientador

    Mário Jorge Rodrigues Peixoto

    Do esboço do contrato à especificidade do software: fontes linguísticas de ambiguidade

    do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Shu Yang

    Perceção das consoantes oclusivas de Português L2 sob influência de Mandarim L1

    Mestrado em Português Língua Não Materna

  • 2010 - 2011 | Orientador

    Tania Lopes Senra

    Sprachkompetenz der 2. und 3. Generation portugiesischer Migranten in Hamburg: unvollständiger Erwerb?

    Mestrado em Estudos luso-alemães. Formação bilingue e intercultural.

Editor

Comissões científicas

  • 2008 - ... (Revista)

    International Journal of Bilingualism (Sage), International Journal of Multilingualism (Taylor & Francis), Journal of Child Language (Cambridge University Press), Journal of Child Language Acquisition and Development (Science-res Publication), Journal of Experimental Psychology (American Psychological Association), Journal of Neurolinguistics (Elsevier), Language and Speech (SAGE), Language Learning (Wiley), Language Matters. Studies in the Languages of Africa (Taylor & Francis), Languages (MDPI)

  • 2008 - ... (Revista)

    Learning, Memory, and Cognition (American Psychological Association), Lingua (Elsevier), Linguistic Approaches to Bilingualism (Benjamins), Revista da Associação Portuguesa de Linguística (APL), RUA-L – Revista da Universidade de Aveiro – Letras (UAveiro), Second Language Research (SAGE) Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics (de Gruyter), Probus (de Gruyter)

  • 2008 - ... (Revista)

    Acta Romanica Stockholmiensia (Universidade de Estocolmo), Applied Psycholinguistics (Cambridge University Press), Aussiger Beiträge (Jan-Evangelista-Purkyně-Universität in Ústí), Bilingualism: Language and Cognition (Cambridge University Press), Domínios da Linguagem (Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EDUFU), Frontiers in Communication (Frontiers Media), Frontiers in Education (Frontiers Media), Frontiers in Psychology (Frontiers Media)

Outros dados

  • Presidente da Associação Portuguesa de Linguística, biénio 2022-2024
    https://apl.pt/

  • Bolsa Mercator Fellow, atribuída no âmbito do Projeto Research Unit "Emerging Grammars in Language-Contact Situations: A Comparative View, financiado pela Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG, German Research Foundation – referência: 39482131), desde 1.4.2021 (por 3 anos, por convite). 
    https://www.linguistik.hu-berlin.de/en/institut-en/professuren-en/rueg

  • Desde janeiro de 2019: Membro efetivo da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho