Researchers

Márcia Oliveira

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Investigador (com bolsa)

Research group(s):

E-mail: marciacoliveira@gmail.com

Website(s):

CIÊNCIA ID: 4B11-9E1E-BB39

ORCID: 0000-0002-2995-2158

SCOPUS: 57143428700

Institutional address:

Centro de Estudos Humanísticos
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Short bionote:

Márcia Oliveira é Investigadora auxiliar no CEHUM, tendo concluído em 2022 a sua investigação de pós-doutoramento FCT em Estudos Artísticos/História da Arte também no CEHUM (SFRH/BPD/110741/2015). É membro do grupo de investigação em Género Artes e Estudos Pós-Coloniais (GAPS). Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra e mestre em Estética pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa concluiu o doutoramento pela Universidade do Minho em 2013 com tese sobre arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução.
Foi visiting scholar no Centre for Women in the Arts, Rutgers University, NJ, USA, de Agosto a Novembro de 2016. 


Márcia Oliveira is an assistant researcher at CEHUM. Graduated in Journalism by Universidade de Coimbra and M.A in Aesthetics by Universidade Nova de Lisboa (M.A. thesis was on the Portuguese artist Paula Rego). Her PhD (obtained in 2013) at the University of Minho was on Portuguese women artists, focusing on their visual production in the 1960’s and 1970’s. She was visiting scholar at the Center for Women in the Arts, Rutgers University, NJ, USA, from September through November 2016 and a post-doctoral fellow between 2015 and 2022.

Research interests:

Feminismo, Artes Visuais, Livros de Artista, Memória e Arquivo, Relações entre texto e imagem.

Education:

- Doutoramento em Ciências da Literatura, especialidade de Literatura Comparada, pela Universidade do Minho com tese intitulada Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-Revolução (orientação da Professora Doutora Ana Gabriela Macedo). Aprovada por unanimidade do júri nas provas públicas realizadas a 21 de Outubro de 2013.

- Mestrado em Filosofia, especialização em Estética, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com tese de mestrado Um olhar sobre a obra de Paula Rego a partir dos conceitos de devir e de diferença (2008), sob orientação do Professor Doutor José Gil concluído com Muito Bom.

- Licenciatura em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003).

Professional experience:

- Investigadora auxiliar (actual)

- Bolseira de pós-doutoramento (bolsa FCT) no CEHUM desde 2015-2022

- Bolseira de doutoramento (bolsa FCT) no CEHUM de 2008 a 2013

- Jornalista (freelancer) com especialização na área das artes plásticas de 2003 a 2008

Projects

  • 2022 - ... (Coordenador)

    Space Invaders. Reassessing 21st century women’s art and spatial practices through an intersectional approach

    Contrato CEEC (individual). DOI: 10.54499/2021.00235.CEECIND/CP1664/CT0029
  • 2018 - ... (Coordenador)

    Women, arts and dictatorship: Portugal, Brasil and Portuguese speaking African countries

    Co-IR do projecto Women, arts and dictatorship: Portugal, Brasil and Portuguese speaking African countries, financiado pela FCT PTDC/ART-OUT/28051/2017) tendo como investigadora responsável Ana Gabriela Macedo.
  • 2015 - 2021 (Coordenador)

    The making of art: tracing feminist processes through 20th Century artists’ books

    Projecto de pós-doutoramento financiado pela FCT (SFRH/BPD/110741/2015).

Publications

Books

  • Macedo, A.G.; Natalino, L.; Oliveira, M.;  Passos, J.; Pereira, M. (2022) Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. Braga: Húmus.

    https://hdl.handle.net/1822/81653

  • OLIVEIRA, M. (2015). Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-revolução (Braga: Húmus/CEHUM).

Proceedings books

  • OLIVEIRA, M. (2016). 'A revista KWY e o exílio artístico português em Paris", in XVII Colóquio de Outono – Outros mapas. Linguagem, migração, diáspora (Braga: Húmus/CEHUM).
  • OLIVEIRA, M. (2014). 'Arte, colectivismo e activismo'. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), XV Colóquio de Outono “As Humanidades e as Ciências - Disjunções e Confluências” (Braga: Húmus/Cehum), p. 413-423.
  • OLIVEIRA, M. (2013). 'Para além do olhar: o feminismo na obra de Maria José Aguiar e Graça Pereira Coutinho'. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), Humanidades. Novos paradigmas do conhecimento e da investigação (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 49-60.
  • OLIVEIRA, M. (2012). 'Inside the box: a gendered perspective through the work of Túlia Saldanha'. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 57-69.
  • OLIVEIRA, M. (2010). "A ‘escrita-corpo’ de Ana Hatherly: Poema d’Entro e Rotura". In XI Colóquio de Outono. Estudos performativos (pp. 75-85). Ed. Húmus: Vila Nova de Famalicão.
  • OLIVEIRA, M. (2008). 'Lourdes Castro: um caminho de sombras', publicado online nas actas do X Colóquio de Outono (CEHUM, 6-8 Novembro 2008) em http://ceh.ilch.uminho.pt/Pub_Marcia_oliveira.pdf).
  • OLIVEIRA, M. (2008). 'India Song: the expression of a micro-feminism in the cinematographic work of Marguerite Duras'. Actas do Congresso Feminista (Lisboa FCG/FBAUL, 2008) em cd editado pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta).

Articles

  • Oliveira, M. (2023). Around Ruins: Some Notes on Feminist and Decolonial Conversations in Aesthetics. Arts, 12(2), 43. https://doi.org/10.3390/arts12020043
  • Oliveira, MÁRCIA (2022). “Matéria imaterial: a subversão do(s) espaço(s) 'feminino(s)' em Some Disordered Interior Geometries, de Francesca Woodman”. Jornal LIDA, If it walks like a duck and it talks like a duck, it’s a duck #3. Caldas da Rainha
  • Macedo, A.G.; Oliveira, M.; Pereira, M.E.; Passos, J.. "Introduction". Diacritica 34 2(2020): 1-3. 10.21814/diacritica.606

    Indexed on: SCOPUS

  • OLIVEIRA, (2020). “Printed Matter, Nomad Matter. On the ideological possibilities of artists’ publications”. Diacrítica, 34(2), 132-147. https://doi.org/10.21814/diacritica.589
  • Oliveira, Márcia. "Considerações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais. Uma reflexão a partir da obra de Ângela Ferreira [On the uses ofarchive in post-colonial practices. A reflexion from the work of Ângela Ferreia]".Faces de Eva nº extra (2019): 107-114
  • OLIVEIRA, M. (2019). "Da palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecília Vicuña". Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 27(1): e58982
    DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n158982

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60542

  • OLIVEIRA, M. (2018). "De profundis: a cartography of the face in the work of Paula Rego". Woman’s Art Journal, vol. 39, nº 1, pp- 23-31.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60579

  • OLIVEIRA, M. (2018). "Weaving the archive: some notes on Louise Bourgeois’ Artists’ Books", JAB – Journal of Artists’ Books vol. 42, Fall 2017, Columbia College Chicago Center for Book and Paper Arts, pp. 24-28.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63009

  • Oliveira,Márcia. "Rewriting Academia. The development of the AnglicistWomen ́s and Gender Studies of Continental Europe: edited by Renate Haas.Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015, 442 pp. Review". ex.aequo 38 (2017): 200-203. DOI: https://doi.org/10.22355/exaequo.2018.38.00
  • OLIVEIRA, M. e COELHO, M. L. (2017). 'On Appropriation and Craft: Considering the Feminist Problem of de-politicization'. n.paradoxa: international feminist art jornal. Vol. 38 Polemics/Contestations.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60581

  • OLIVEIRA, M. (2015). 'Is this desire? Power, Politics and Sexuality in Paula Rego's Extreme Bodies'. Journal of Romance Studies, 15, 2: 22 - 39. DOI: https://dx.doi.org/10.3167/jrs.2015.150202
  • OLIVEIRA, M. (2014). 'Entre palavra e imagem: sobre uma possível abordagem política ao livro de artista'. In Afonso, Lígia e Rosendo, Catarina (eds.), Revista Marte#05 – Os processos da arte (Lisboa: FBAUL).
  • OLIVEIRA, M. (2014). 'As artistas e o espaço público no Portugal político circa 1970'. In MENDES, João Ribeiro e MATOS, Mário (eds.) Diacrítica. 40 Anos de Abril, Série Filosofia e Cultura, 28.2, (Braga: Húmus/Cehum).
  • OLIVEIRA, M. (2011). 'The postmodern paradox in the visual arts: aestheticism, politics and contemporary materialism'. n.paradoxa – International Feminist Art Journal, volume 28.
  • OLIVEIRA, M. (2010). 'Lourdes Castro, Helena Almeida e o seu encontro com o mundo'. Diacrítica, 24/3 (pp. 311-325). Ed. Húmus: Vila Nova de Famalicão.
  • OLIVEIRA, M. (2008). 'Paula Rego: uma leitura transversal a partir de conceitos de Gilles Deleuze e do feminismo'. Diacrítica. Dossier Género e Estudos Feministas, 22/3 (pp. 75-87). Ed. CEHUM: Braga.

Book chapters

  • Oliveira, M. (2023). Ausência e sobrevivência:  o outro lado do arquivo na obra de Rosângela Rennó. In J. G. d. Silva, J. Zandoná, A. S. Brandão, & V. F. Gasparetto (Eds.), Falas, percursos, práticas e modos de (r)ex(s)istir (pp. 435-451). Pimenta Cultural. DOI 10.31560/pimentacultural/2023.96375.18
  • Nascimento, Elisa Noronha; Lambert, Maria de Fátima. "Bienal Internacional de Cerveira: Uma História no Feminino". In Histórias do Minho. Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária, editado por Maria de Lurdes Rufino. Portugal, 2022
  • Ana Gabriela Macedo; Pereira, Margarida Esteves; Passos, Joana; Natalino, Laís. "Introdução". In Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória, 9-11. Braga: Húmus, 2022
  • Oliveira, M e Macedo, A.G.Mónica de Miranda. Uma geografia dos afetos. In Macedo, A.G.; Natalino, L.; Oliveira, M.;  Passos, J.; Pereira, M. (2022) Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. Braga: Húmus.
  • Oliveira, M. Ana Vidigal. Eu vejo sempre tudo como pintora. InMacedo, A.G.; Natalino, L.; Oliveira, M.;  Passos, J.; Pereira, M. (2022) Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. Braga: Húmus.
  • OLIVEIRA, M. (2018). 'Portuguese Women Artists at the National Society of Fine Arts (1977): why was this not a feminist exhibition?', in Deepwell, Katy e Jabukowska, Agata All Women Art Spaces in the Long 1970s (Liverpool: Liverpool University Press).
  • OLIVEIRA, M. (2013). 'From practice to theory: the ontological turn in 1970s feminist art'. in Almeida, Diana (ed.), Women and the Arts: Dialogues in Female Creativity (Berna: Peter Lang), pp. 33-52.
  • OLIVEIRA, M. (2013). 'Art and feminism from a poststructuralist perspective: modernism, postmodernism and the avant-garde'. In Krystyna Kujawińska Courtney, Izabella Penier, Sumit Chakrabarti (eds.) The Post-Marked World: Theory and Practice in the 21st Century (Newcastle Upon Tyne: CSP), pp. 109-122.
  • OLIVEIRA, M. (2010). 'Some considerations on the relationship between feminism and aesthetics and its recent developments'. In Cruz, Carla, All My Independent Women (catálogo), Coimbra (edição de autor).
  • Autora de oito capítulos do livro1994Serralves2002, ed. Público/Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2005 (capítulos: História; Teresa Patrício Gouveia; João Marques Pinto; Fernando Pernes; Parque; Projecto Museológico; António Gomes de Pinho; Ulrich Loock).

Proceedings papers

  • OLIVEIRA, M. (2018). "Considerações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais. Uma reflexão a partir da obra de Ângela Ferreira". Revista Faces de Eva, FCSH-UNL, pp.107-114.

Other publications

  • Oliveira, Márcia; Lamoni, Giulia. 2022. "Passos Partilhados / Shared Footprints - text for the exhibition Passos Partilhados, with Irene Buarque and Joanne Grüne-Yanoff, Galeria Diferença, Lisboa"
  • Oliveira, M., Ibanez M. P. (Section Editor), Evans E. (Managing Editor), Goodrum S. (Managing Editor), Maho J. (Managing Editor), (2022). Galeria Alvarez. In Bloomsbury Art Markets. London: Bloomsbury. Retrieved September 14, 2023, from http://dx.doi.org/10.5040/9781350924383.61895
  • Oliveira, M., Ibanez M. P. (Section Editor), Evans E. (Managing Editor), Goodrum S. (Managing Editor), Maho J. (Managing Editor), (2022). Galeria Judite da Cruz. In Bloomsbury Art Markets. London: Bloomsbury. Retrieved September 14, 2023, from http://dx.doi.org/10.5040/9781350924406.8648291
  • Oliveira, M. Ibanez M. P. (Section Editor), Evans E. (Managing Editor), Goodrum S. (Managing Editor), Maho J. (Managing Editor), (2022). Galeria Ether. In Bloomsbury Art Markets. London: Bloomsbury. Retrieved September 14, 2023, from http://dx.doi.org/10.5040/9781350924406.175552
  • Oliveira, M. Ibanez M. P. (Section Editor), Evans E. (Managing Editor), Goodrum S. (Managing Editor), Maho J. (Managing Editor), (2022). Baginski. In Bloomsbury Art Markets. London: Bloomsbury. Retrieved September 14, 2023, from http://dx.doi.org/10.5040/9781350924406.61920
  • Oliveira, M. Ibanez M. P. (Section Editor), Evans E. (Managing Editor), Goodrum S. (Managing Editor), Maho J. (Managing Editor), (2022). Gallery Vera Cortês. In Bloomsbury Art Markets. London: Bloomsbury. Retrieved September 14, 2023, from http://dx.doi.org/10.5040/9781350924383.62270

Organização de eventos

  • 2023/09/01 | UFBH, Belo Horizonte, Brazil

    Organized session at 13th International IAWIS/AIERTI Conference. Title: Entre natureza e palavra(s): novas perspectivas (eco)feministas nas artes visuais

  • 2021/11/18 - 2022/01/19 | Universidade do Minho

    Conferência WOMANART - Mulheres, artes e ditadura. Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=218

  • 2010/09/07 - 2018/09/10 | CEHUM

    I Escola de Verão CEHUM Contaminations, dis-locations and transfers

  • 2011/09/01 - 2018/09/01 | CEHUM

    Ciclo de conferências Itinerâncias Críticas

  • 2017/04/06 - 2017/04/08 | Sessão integrante da 43ª Conferência Anual AAH (Loughborough University)

    Women Artists and 20th-Century Authoritarian Regimes in Europe

  • 2016/06/13 - 2016/06/16 | CEHUM

    IV Escola de Verão CEHUM. Liminaridades. Género, Tradução,Performance

  • 2011/04/29 | CEHUM

    I Jornadas de Jovens Investigadores TransCEHUM

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, Márcia, Quietud y movimiento: la escritura como dibujo en la obra de Ana Hatherly, [d]grapho. I Congreso internacional interuniversitario de investigación en dibujo contemporâneo, 2-3 Novembro, Universidad La Laguna (Tenerife, Espanha)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia, 'Sobre ruínas: corpos, lugares e afectos na obra de Mónica de Miranda'. In Imagem e Ruína: 6o Colóquio Internacional Promel / 7o Colóquio RETiiNA. Internacional, 23-25 August 2023, Universidade Federal de São João del-Rei (São João del-Rei, Brasil).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia, 'Beyond subjugation: the innocent powers in Diana Policarpo’s work'. In 'SEDIMENTATION: Towards an archaeology of word and image 13th International IAWIS/AIERTI Conference', 28 August-1 september 2023, Universidade Federal de Minas Gerais(Minas Gerais, Brasil)

  • Seminário (Por convite)

    Oliveira, Márcia, Como falar de Feminismo na arte Portuguesa?, Jornadas de Filosofia, CEHUM, 26 de Abril 2023

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, Márcia, 'Embodiment, power, and political engagement: the case of Paula Rego’s Abortion Series'. In 'For Art history 49th Annual Conference', 12-14 April 2023, University College (London, Reino Unido)

  • Aula aberta (Por convite)

    Imagem-documento-praxis: a arte como exercício de re-interpretação da história, 23/11/2022, curso de Artes Visuais, Escola de Arquitectura de Universidade do Minho

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Espaços de intimidade, espaços de poder: uma reflexão sobre livros de artista feministas. In Musas em Acção (3ª edição), 30/06/2022, Universidade do Porto

  • Seminário (Por convite)

    Oliveira, Márcia. 'Espaços de intimidade, espaços de poder: uma reflexão sobre livros de artista feministas'. In Musas em Acção III. 30/06/2022, Universidade do Porto, Porto.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia, 'As Primas da Bulgária: Trajectos e memórias do pós- 25 de Abril'. In Humanity/Humanities on the Move, 27/05/2022, CEHUM, Braga.

  • Colóquio/Congresso

    From ruined memories to archival ruins: the recovered echoes of the colonial past in Filipa César's Spell Reel, 06/04/2022, AAH International Annual Conference 2022, Goldsmiths's University, London

  • Aula aberta (Por convite)

    Imagem-documento-praxis: a arte como exercício de re-interpretação da história. 22/03/2022, Aula aberta UC Novas Perspetivas em História Contemporânea Mestrado em História Moderna e Contemporânea, ISCTE, Lisboa

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia. Mulheres, artes e ditadura – os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa. Colóquio Maria Archer e outras mulheres de referência e de (ir)reverência. ILCML, Porto, 22 de Fevereiro de 2022.

  • Colóquio/Congresso

    Intimate spaces: power and politics in women artist’s books, Framing/Unframing Spaces, Université Strasbourg, 15-16 October 2021.

  • Seminário (Por convite)

    The making of art: tracing feminist processes through 20th Century artists’ books. In Retiro de Fim de Verão CEHUM, Mosteiro de Tibães, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Por uma ética da sobrevivência: processo e arquivo no trabalho de Rosana Paulino e Ana Vidigal, Seminário Internacional Fazendo Gênero 12, 28 July 2021.

  • Colóquio/Congresso

    Immaterial Matter: The politics of subverting 'feminine' space(s) in Francesca Woodman’s Some Disordered Interior Geometries, AAH International Annual Conference, AAH/University of Birmingham, 14-17 April 2021.

  • Seminário (Por convite)

    OLIVEIRA, Márcia. O livro de artista como arquivo feminista: poética e política da intimidade. Fórum permanente de arte contemporânea e museu. CITCEM. Universidade do Porto. 2020.

  • Colóquio/Congresso

    OLIVEIRA, Márcia, Artists' Books as intermedial artworks, The Intermedial Work of Art. In Conception, Realisation, Performance, Reception, Preservation, Conferência da Intermedial Studies Society, 5-7 Novembro 2020.

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, Márcia, The ethics of dismantling the appropriation of indigenous’ images in the work of Anna Bella Geiger and Regina Silveira, 1st INTERNATIONAL CONFERENCE "Indigenous Epistemologies and Artistic Imagination", Universidade de Barcelona/Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, 24-25 de Outubro de 2019, Barcelona.

  • Aula aberta (Por convite)

    O livro de artista como arquivo feminista [The Artits Book as a Feminist Archive]. COnferência/conversa com Edma de Góis.

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, Márcia, Printed Matter, Nomad Matter: On the ideological possibilities of artist’s publications, MLA International Symposium 2019, 23-24 Julho 2019, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia. Mulheres, artes e ditadura – os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa. Colóquio Maria Archer e outras mulheres de referência e de (ir)reverência. ILCML, Porto, 22 de Fevereiro de 2019.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Márcia, Arte e Feminismo em Portugal no Contexto Pós-Revolução, Simpósio Arte e Feminismos em Portugal e Espanha, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 13 de Dezembro 2019.

  • Colóquio/Congresso

    'Intersecting identities through shared intimacy'. In 'Performing Intimacy', 4-6 de Outubro de 2018, Centro Internacional de Artes José de Guimarães, Guimarães.

  • Colóquio/Congresso

    Considerações sobre o arquivo em práticas artísticas pós-coloniais a partir da obra de Ângela Ferreira. Conferência Género na Arte de Países Lusófonos, FCSH, 27-28 de Outubro 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Da palavra ao fio: as tessituras fluidas de Cecília Vicuña. Conferência Fazendo Gêne-ro/Mundo de Mulheres, Florianópolis, Brasil, 30 Julho- 4 Agosto de 2017.

  • Colóquio/Congresso

    The book as archive: writing, performance and memory in Portuguese Experimental Poetry. Images and texts reproduced. IAWIS/AIERTI, Lausanne, 10 – 14 de Julho, 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Intimate Politics, or the Ethics of Disrupting Identity in Adrian Piper's Meta-Art . 38ª Conferência APEAA, Universidade do Minho, 27-29 Abril 2017.

  • Aula aberta (Por convite)

    Aulas sobre relações entre palavra e imagem na arte do século XX (licenciatura LLE e doutoramento Modernidades Comparadas, ILCH, Universidade do Minho, Braga, Março de 2017).

  • Aula aberta (Por convite)

    Arte e feminismo em Portugal no contexto pós-revolução: o caso de Paula Rego. Department of Spanish and Portuguese Studies, Newark Campus, NJ, Estados Unidos. 2016.

  • Seminário (Por convite)

    Portuguese women artists in the post-revolution context. Department of Spanish and Portuguese Studies, New Brunswick Campus, NJ, Estados Unidos. 2016.

  • Seminário (Por convite)

    Portuguese women artists in the post-revolution context. Center for Women in The Arts, New Brunswick Campus, Universidade de Rutgers, NJ, Estados Unidos. 2016.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Apresentação de projecto de pós-doutoramento na IV Escola de Verão CEHUM, 13-15 de Junho de 2016.

  • Colóquio/Congresso

    Considerations on Paula Rego’s Extreme Bodies, International conference Caught in the Act: The (Literary) Imagiconography of Paula Rego, FCSH, 3-4 Dezembro 2015.

  • Colóquio/Congresso

    A revista KWY e o exílio português em Paris. XVII Colóquio de Outono. Universidade do Minho, Braga, 26-27 Novembro 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Situating Portuguese feminist art: Why has there been no feminist art movement in Portugal, Women’s Liberation Conference, Portsmouth

  • Escola de Verão (Por convite)

    Poster de projecto de pós-doutoramento The making of art: tracing feminist processes through 20th Century artists’ books, TransCEHUM, Museu de Tibães, Braga, 26-27 de Junho de 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Entre palavra e imagem: sobre a possibilidade de uma abordagem política ao livro de artista, Colóquio Marte#5 – Os Processos da Arte, Museu de Arte Contemporânea do Chiado, 6 de Maio de 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    As artistas e o espaço público no Portugal político circa 1970, Colóquio Perceções e representações transnacionais da Revolução dos Cravos, CEHUM, Braga, 23 de Abril de 2014.

  • Seminário (Por convite)

    Apresentação de tese de doutoramento (Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-Revolução) no evento Projecto Sociedade / Intervalo para o Conhecimento, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, 31 de março de 2014.

  • Colóquio/Congresso

    Arte, colectivismo e activismo, XV Colóquio de Outono: As Humanidades e as Ciências - disjunções e confluências, CEHUM, Braga, 21-23 de Dezembro de 2013.

  • Aula aberta (Por convite)

    Aula sobre Metodologias de Investigação para alunos do curso de doutoramento em História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Ahlam Shibli’s Nine Days in Wahat al-Salam: Memory, Identity or the documentary as archive, Conferência Internacional Images of Terror, Narratives of (In)Security: Literary, Artistic and Cultural Responses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 23-24 de Abril de 2013.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Notes on macro-political gestures as feminist: artists confronting the public space, Colóquio Internacional Re-Gendering and (De)Queering Post-Conflict Societies The University of Nottingham, 15-17 de Março de 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Para além do olhar: o feminismo na pintura de Maria José Aguiar e Graça Pereira Coutinho, XIV Colóquio de Outono: Humanidades. Novos Paradigmas do Conhecimento e da Investigação, CEHUM, Braga, 8-10 de Dezembro de 2012.

  • Curso breve/Workshop

    Participação no workshop Writing Feminist Art Histories, University of Edinburgh, 19 de Outubro de 2012.

  • Colóquio/Congresso

    Discourse and materiality: feminist perspectives in contemporary art, 8th European Feminist Research Conference, Budapeste, Hungria, 17-20 de Maio de 2012.

  • Colóquio/Congresso

    Onde está o Feminismo das obras de arte?, Colóquio de Estudos Feministas: O Futuro do Passado, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 6 de Julho de 2012.

  • Curso breve/Workshop

    Leccionação de três módulos no curso breve Itinerâncias Críticas. Estudos Pós-Coloniais, Género e Política de Localização na Arte e Literatura Contemporâneas, Universidade do Minho, Braga, Janeiro-Março de 2012.

  • Aula aberta (Por convite)

    Tertúlia "Prémios Nobel da Paz", Universidade do Minho, Braga (organização CECRI - Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais).

  • Colóquio/Congresso

    Inside the box: a gendered perspective through the work of Túlia Saldanha, XIII Colóquio de Outono Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, Universidade do Minho, 17-19 de Novembro de 2011.

  • Seminário (Por convite)

    Mesa Redonda "Arte feminista ou feminina?: vários olhares…", 2º FeministizARTE - Festival de Arte Feminista, Braga (organização UMAR Braga).

  • Colóquio/Congresso

    From practice to theory: the legacy of the 1970s feminist art, conferência Women in the Arts, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 15-17 de Junho de 2011.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Workshop com Laura Padilha, CEHUM, 25 Maio de 2011.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Poster sobre projecto de doutoramento apresentado no XII Colóquio de Outono Vozes, Discursos e Identidades em Conflito, ILCH, Universidade do Minho, Braga, 4 a 6 de Novembro de 2010.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Apresentação de projecto de doutoramento na primeira Escola de Verão do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho sob o tema Contaminations, dis-locations and transfers, 7-10 Setembro de 2010.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Portuguese Women Artists in the post-revolution context, projecto de doutoramento apresentado na conferência Debating Cultural Studies, Universidade do Minho, Junho de 2010.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Portuguese Women Artists in the post-revolution context, projecto de doutoramento apresentado na conferência Debating Cultural Studies, Universidade do Minho, 18 de Março de 2010.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Mesa Redonda Debating Cultural Studies: Material Girls Revisited. Gender and Cultural Criticism com apresentação intitulada Feminism and Visual Arts: blurring boundaries (art, aesthetics and politics), CEHUM, 18 de Março de 2011.

  • Curso breve/Workshop

    Curso Sexo e Criação: mulheres sem voz, vozes de mulheres séculos XIX-XX, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 4 março- 6 maio de 2010.

  • Curso breve/Workshop

    Workshop O Papel do Curador, Museu Nogueira da Silva, Braga, 9-10 Janeiro 2010.

  • Colóquio/Congresso

    A ‘escrita-corpo’ de Ana Hatherly: “Poema d’Entro” e “Rotura”, XI Colóquio de Outono, Universidade do Minho, 10-12 Dezembro de 2009.

  • Colóquio/Congresso

    Lourdes Castro, Helena Almeida e o seu “encontro com o mundo”, Xth Annual WISPS Conference – Transitions, Lady Margaret Hall, University of Oxford, 2-3 Outubro de 2009 (com Maria Luísa Coelho).

  • Curso breve/Workshop

    Workshop com Griselda Pollock na 7th Feminist European Research Conference, 4-7 Junho de 2009, Utrecht, Holanda com produção de ensaio Women's Art and Aesthetics – Some considerations regarding the possibility of a different approach (nota final: 9/10), 2009.

  • Colóquio/Congresso

    Lourdes Castro: um caminho de sombras, X Colóquio de Outono, Universidade do Minho, 6-8 Novembro de 2008.

  • Colóquio/Congresso

    India Song: the expression of a micro-feminism in the cinematographic work of Marguerite Duras, Congresso Feminista, FCG/FBAUL, 26-28 de Junho de 2008.

  • Colóquio/Congresso

    Paula Rego: a transversal reading from femininist and deleuzian concepts, Simpósio Frontier places in the academic performance: Gender, Feminism and Identity integrado no 5º Congresso SOPCOM: Comunicação e Cidadania, Universidade do Minho, 6-8 de Setembro de 2007.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Poster sobre projecto de doutoramento apresentado no VIII Colóquio de Outono, Universidade do Minho, 23-25 de Novembro de 2006.

  • Curso breve/Workshop

    Workshop De Musas a Artistas. A Mulher na Arte Contemporânea, orientado por Filipa Lowndes Vicente na Fundação de Serralves, Janeiro de 2005.

  • Seminário

    Seminário Aspectos da Representação do Corpo na Arte Moderna e Contemporânea, orientado por José Gil na Fundação de Serralves, Junho de 2004.

  • Colóquio/Congresso

    Artists' Books as Intermedial Artworks, The Intermedial Work of Art. Conception, Realisation, Performance, Reception, Preservation, Intermedial Studies Society Conference, 5-7 November 2020, Marne-La-Valée.

  • Colóquio/Congresso

    Immaterial Matter: The politics of subverting 'feminine' space(s) in Francesca Woodman’s Some Disordered Interior Geometries, AAH International Annual Conference, AAH/University of Birmingham, 14-17 April 2021.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Por uma ética da sobrevivência: processo e arquivo no trabalho de Rosana Paulino e Ana Vidigal, Seminário Internacional Fazendo Gênero 12, 28 July 2021.

  • Colóquio/Congresso

    Intimate spaces: power and politics in women artist’s books, Framing/Unframing Spaces, Université Strasbourg, 15-16 October 2021 (accepted).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Rever, reescrever, redescobrir - notas sobre a relação entre arte e feminismo no contexto português, Ciclo de Conferências Estórias do Minho: Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária, Fórum Cultural Vila Nova de Cerveira, 14 November 2021.

Redes

Orientação de teses

PhD

  • 2022 - (...) | Orientador

    Danielle Fernandes

    Direito ao Avesso: bordados enquanto instrumentos de construção histórica de um ideal de subjetividade dócil feminina e suas práticas de resistência

    Doutoramento Educação Artística, FBAUP

  • 2022 - (...) | Co-orientador

    Mariana Diniz Ferreira

    Mors per Evam: vita per Mariam. Metamorfoses de Eva e Maria na Arte Ocidental: a Antiguidade e a Contemporaneidade. Uma análise comparada

    Doutoramento em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Master

  • 2022 - (...) | Co-orientador

    Carol Bueno

    Frida Khalo: Entre público e privado

    Mestrado em História, especialização em História do Género, Faculade de Letras da Universidade de Lisboa

  • 2018 - 2020 | Co-orientador

    Bia Leitão

    MOVER, CO-MOVER, VER: História de uma indagação através da prática artística

    Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais. Universidade de Évora

Editorial boards

Other information

  • 'Arte e Feminismo em Portugal', Aula aberta na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

  • Conferência no âmbito do Seminário V, Doutoramento em Estudos de Género, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (aula aberta).

  • Curator of the exhibition Matéria Impressa, Matéria Nómada, Museu Nogueira da Silva, Braga, 7 Jan.- 5 March 2022.

  • Rever, reescrever, redescobrir - notas sobre a relação entre arte e feminismo no contexto português, Ciclo de Conferências Estórias do Minho: Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária, Fórum Cultural Vila Nova de Cerveira, 14 November 2021.

  • Peer review da Revista H-ART, Universidade de Los Andes, Colômbia, 2019.

  • Arguente principal da dissertação Herstory: Representações de histórias de vida por mulheres artistas brasileiras desde a segunda metade do século XX, Edilaine Matos de Oliveira (mestrado). Universidade de Évora Escola de Artes.

  • Arguente das provas de mestrado de Mariana Diniz Ferreira, com dissertação intitulada "Desigualdade entre sexos na arte contemporânea A presença de artistas mulheres no mundo da arte contemporânea em Portugal", ISCTE, 26/11/2018. Provas concluídas com classificação de 18.

  • PEER REVIEW
    
    •	Revista 2i, UMINHO Editora, Março-Julho 2023
    •	H-ART, Revista de historia, teoría y crítica de Arte, Facultad de Artes y Humanidades, Los Andes
    •	Revista Diacrítica 31.3, CEHUM, 2018.
    •	Livro de Atas do XVIII Colóquio de Outono, CEHUM, 2018.
    •	Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2016.

  • TRADUÇÃO E REVISÃO
    
    •	Tradução dos textos Painting, Feminism, History (Griselda Pollock) e Cronology through Cartography. Mapping 1970s Feminist Art Globally (Marsha Meskimmon), para a antologia de textos traduzidos a ser editada na série CEHUM/ Antologias (Ed. Húmus): Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género (2017-18) (com Maria Luísa Coelho). 
    •	Revisão completa do livro de actas do XVII Colóquio de Outono – Outros Mapas. Linguagem, Migração, Diáspora (Universidade do Minho, 26-27 de Novembro de 2015);
    •	Revisão de textos do volume in XVII Colóquio de Outono - Outros mapas. Linguagem, migração, diáspora (Braga: Húmus/CEHUM).
    •	Tradução e revisão de textos da antologia Género, Cultura Visual e Performance, (Macedo, Ana Gabriela e Rayner, Francesca Claire (eds.), ed. Húmus, Braga, 2011.