Academic degree: Doutoramento
Professional category: Prof. Auxiliar
Research group(s):
E-mail: anacea@elach.uminho.pt
Phone: 253604190
Website(s):
CIÊNCIA ID: B61D-43E0-E71F
ORCID: 0000-0002-7383-9646
SCOPUS: 57208687146
Institutional address:
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057 Braga (Portugal).
Short bionote:
Entre 1987 e 1995, realizei a Licenciatura em Filologia Inglesa na Universidade de Santiago de Compostela, participei na Universidade da Madeira, no âmbito do Programa Erasmus, e prossegui com o Mestrado em Ensino de Inglês como L2/LE. Desde 1999 concilio em Portugal a docência de espanhol com estudos de especialização em LE. Mais especificamente, de 1999 a 2004, exerci funções como docente de espanhol no Centro de Estudos de Espanhol do Porto (Portugal). E, entre 2000 e 2002, lecionei espanhol na escola de secundária "Arquiteto Oliveira Ferreira", em Arcozelo. Também entre 1999 e 2000 completei a pós-graduação "Diploma Universitário de Formação de Professores de Português/LE", na FLUP. E, entre 2004 e 2005, concluí o curso "Especialista Universitário em Ensino de Espanhol/LE" na Universidade de Murcia. Por último, em 2007, obtive na Universidade de Múrcia o "Diploma de Estudos Avançados", que, em 2011, teve equivalência ao grau de Mestre atribuído pela Universidade do Porto. Entre 2004 e 2005 desempenhei a função de leitora de espanhol na UBI, oportunidade que foi possível através da bolsa concedida pela "Fundação Ramón Areces" e pela Consejería de Educación de Espanha em Portugal. A partir de setembro de 2005 e até o momento atual, sou docente na Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos, integrada no Departamento de Estudos Românicos da ELACH. Inicialmente, assumi o cargo de leitora, desempenhando esta função de 2005 a 2016. No ano de 2016 defendi o meu doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela com a tese intitulada “Desarrollo de la competencia estratégica en el aprendizaje de la expresión oral de una lengua extranjera”, disponível em: https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/14706. Posteriormente, entre 2016 e 2018 passei a Professora Auxiliar Convidada. De 2017 a 2018, desempenhei a função de Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Desde 2018, ocupo o cargo de Professora Auxiliar de forma permanente na Universidade do Minho. Além da atividade docente, ocupei diversos cargos: desde 2014 até ao presente, integro a comissão diretiva do Mestrado em Espanhol L2/LE, desempenhando a função de Coordenadora Pedagógica por delegação de funções do Diretor do Mestrado. De 2017 a 2019, assumi a posição de Coordenadora Erasmus na Área de Espanhol do Departamento de Estudos Românicos. Entre 2019 e 2021, desempenhei a função de Diretora Adjunta do Departamento de Estudos Românicos da ELACH. Por último, no período de 2020 a 2023, fui a Coordenadora da Universidade do Minho no projeto internacional financiado Erasmus+, intitulado “Fostering Higher Education Students' Autonomy through Blended Learning”.
Research interests:
Desenvolvimento da competência autónoma e estratégica no ensino de L2 em diferentes modalidades (e-learning/b-learning ou presencial)., Criação de materiais didáticos de L2 com recurso a ferramentas e suportes digitais, como a IA., Aquisição de segundas línguas., As narrativas digitais e transmediais como instrumentos de avaliaçao e monitorizaçao da competência autónoma dos/das estudantes.
Education:
(2016) Doutoramento na área da didática e aquisição de segundas línguas pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
(2007) Diploma de Estudos Avançados, reconhecido em 2010 ao grau de mestre pela Universidade do Porto.
(2004/05) Pós-graduaçao: "Especialista universitario en la Enseñanza de Español/Lengua Extranjera", Universidade de Murcia (Espanha).
(1999/00) Pós-graduaçao: “Diploma Universitário de Formação de Professores de Português/Língua Estrangeira” (FLUP, Porto, Portugal).
(1995) Licenciatura em Filologia Inglesa pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Professional experience:
(2000-02) Professora de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) na escola de secundária “Arquiteto Oliveira Ferreira”, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Portugal.
(1999-2004) Professora de ELE no Centro de Estudos de Espanhol no Porto, onde lecionou Espanhol para a preparação dos exames DELE do Instituto Cervantes e preparação das provas de acesso à universidade espanhola para alunos portugueses.
(2004-05) Leitora de Espanhol na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal).
(2017-18) Docente de Espanhol na Escola Superior de Educaçao do Politécnico do Porto.
(2005-) Docente de Espanhol na Área de Estudos Espanhóis e Hispano-americanos (Departamento de Estudos Românicos) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal), ao nível da licenciatura e mestrado.
Institutional positions:
(2019-2021) Diretora Adjunta do Departamento de Estudos Românicos do ILCH da Universidade do Minho.
(2014-) Membro da comissão diretiva do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira e Coordenadora pedagógica por delegação de funções do Diretor do Mestrado.
(2017- 2019) Coordenadora Erasmus da Área de Espanhol do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho.
2020 - 2023 (Coordenador)
“Fostering Higher Education Students’ Autonomy through Blended Learning - AUTONOMY BLENDED LEARNING”
Programa Erasmus+ na dimensão de Strategic Partnerships for Higher Education. Coordenador Internacional: Xavier Rambla (Universidade Autónoma de Barcelona). O projeto pretende desenvolver a competência autónoma dos estudantes do ensino superior a través da reflexao sobre a sua aprendizagem e do feedback formativo dos docentes. Projeto financiado.
2020 - 2021 (Coordenador)
“Geolearning, Translanguaging & Storytelling: das experiências em torno do arvoredo da UMinho à criação de conteúdos multilingues em suporte digital”
2º Programa de Apoio a Projetos de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, Programa IDEA que organiza a universidade do Minho. O objetivo é desenvolver a aprendizagem transversal na universidade a través da criaçao de produtos digitais relacionados com o conhecimento do meioambiente e as línguas (Arvoredo do Campus de Gualtar).
Pardo de Neyra, X., Núñez Sabarís, X., Cea Álvarez, A. M., López, S. e Carballeira, P. (2023). Arrincando marcos. Edicións Positivas.
Núñez Sabarís, X. e Cea Álvarez, A. M. (27-04-2023). Viaxe incerta a L. A. Edicións Positivas.
Cea Álvarez, A. M., Dono López, P., Lerma Sanchis, M. D., Mogas, J., Pazos-Justo, C., & Rambla, X. (01-04-2023). Potenciar a autonomia através do feedback: propostas para uma aprendizagem híbrida no ensino superior. ISBN: 978-972-8063-70-2.
Cea Álvarez, A. M., Dono López, P., Lerma Sanchis, M. D., Mogas Recalde, J., Pazos-Justo, C., & Rambla, X. (2023). Potenciar la autonomía mediante la retroalimentación: propuestas para el aprendizaje híbrido en la educación superior. Edições Húmus. ISBN: 978-989-755-863-4. https://doi.org/10.21814/1822.82097
Cea Álvarez, A. M., Pazos-Justo, C., Otero Doval, H., Lloret Cantero, J., Moreda Leirado, M. e Dono López, P. (eds.) (2018). Investigación e Innovación en la Enseñanza de ELE. Avances y desafíos. Centro de Estudos Humanísticos/Fundación Ramón Areces.
Estévez Rionegro, N., & Cea Álvarez, A. M. (2024). Otimização tecnológica na formação estratégica para melhorar a competência ortográfica: percepção de alunos de espanhol L2 com português L1. Texto Livre, 17, e51696. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51696
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/93194
Mogas Recalde, J., Cea Álvarez, A. M., Pazos-Justo, C. (2023). The Contribution of Digital Portfolios to Higher Education Students’ Autonomy and Digital Competence. In Education Sciences, 13(8), 829. https://doi.org/10.3390/educsci13080829
Indexed on: Web of Science
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/86194
Pinto, J., Cavalheiro, L., Fondo, M. C. e Cea Álvarez, A. M. (28-12-2022). Editorial. Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem. Ensino/aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – interconexões, Vol. 36, nº 2. Centro de Estudos Humanísticos.
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/86150
Suárez González, A., Cea, A. M. e Araújo, S. (2021). Estrategias de aprendizaje y competencia digital en la adquisición de léxico en lenguas próximas. Linred, num. XVIII, 1-35 pp.
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/84389
Araújo, S., Otero, H. e Cea Álvarez, A. M. (2020). Línguas e Tecnologias: modalidades, desafios e experiência. Editorial. Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, Vol. 34, nº 1. Centro de Estudos Humanísticos.
Indexed on: SCOPUS
Araújo, S., Otero, H. e Cea, A. M. (20-04-2020). Línguas e Tecnologias: modalidades, desafios e experiência. Introdução. In Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem., Vol. 34, nº 1. Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho.
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4954
Núñez, X., Cea, A. M. e Dias, A. (2019). Literatura por tareas y gamificación: novela policíaca y geografías culturales. Tejuelo 30, 261-288. Junta de Extremadura. Consejería de Educación, Ciencia y Tecnología. Indexado na SCOPUS. Disponível em: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/issue/view/251
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/60231
Cea, A. M. e Araújo, S. (2018). Creación de e-contenidos para L2: análisis de propuestas didácticas en la asignatura de Tecnologías Aplicadas a las Lenguas en un máster en ELE. Azulejo para el aula de español, 9, 49-66. Consejería de Educación en Portugal, Ministerio de Educación y Formación Profesional.
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/84387
Cea Álvarez, A. M. (2017). Revisión del concepto de estrategia en el proceso de adquisición y aprendizaje de segundas lenguas a la luz de las nuevas investigaciones. Diacrítica. Revista do Centro de Estudos Humanísticos. Série Ciências da Linguagem 31/1, 99-128. Braga: Humus, Universidade do Minho.
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4925
Cea Álvarez, A. M. e Nicolás, P. (2008). Sobresaliente en Derechos Humanos (unidad didáctictica). In Red Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Ministério de Educação, Cultura e Desporto de Espanha. 3º Prémio no concurso Premios Internacionales RedELE.
Cea Álvarez, A. M., Dono, P., Lerma Sanchis, M. D., Pazos-Justo, C. (2023). Feedback docente y autonomía en la enseñanza superior: resultados de una experiencia piloto en torno al uso del portafolio reflexivo de aprendizaje. In Yuste Frías, J., Araújo, S., Bourgoin Vergondy, E., Correia, A. (Edits.), L’apprentissage des langues à l’ère du numérique: quelques réflexions empiriques basées sur des projets pédagogiques (pp. 31-45). Peter Lang Publishing Group. ISBN 978-3-631-88918-3.
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/84084
Cea Álvarez, A. M. e Núñez Sabarís, X. (01-03-2023). De la comprensión lectora, a la expresión creativa, transmedial y colaborativa. Em Ballester-Roca, J. e Salido-López, J. V.. Investigación y buenas prácticas en educación lectora (pp. 131-141). Octaedro. ISBN: 978-84-19506-71-9.
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/84449
González, N., A. M. Cea y S. Araújo (2020). La contribución del microrrelato hipermedial para el desarrollo de la escritura creativa en un taller de ELE. En Calvo, A. y E. Álvarez (Eds.), Microrrelato hipermedial: proyección significativa, pragmática y performativa y aplicaciones didácticas (pp.201-214). Berlin: Peter Lang.
Cea, A. M. (2018). Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral. In Cea, A. M., Pazos-Justo, C., Otero, H., Lloret, J., Moreda, M. e Dono, P., Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: Avances y Desafíos, 43-68. V. N. Famalicão: Humus.
Santos, M. C. e Cea, A. M. (2018). ¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE. In Cea, A. M., Pazos-Justo, C., Otero, H., Lloret, J., Moreda, M. e Dono, P., Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: Avances y Desafíos, 227-252. V. N. Famalicão: Humus.
Cea, A. M. (2018). El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docentes. In A. Carvalho et al. (eds.) As Línguas Estrangeiras no Ensino Superior: Balanço, estratégias e desafios futuros (pp. 31- 44). Porto: Faculdade de letras da Universidade do Porto e CLUP.
Cea, A. M. (2015). El diario de aprendizaje como medio de reflexión y herramienta de investigación en clase de ELE. In X. Núñez et al. (eds.), Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura (pp. 129-147). Famalicao: HÚMUS. Consultado digitalmente em 19 de fevereiro de 2018 em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf
Cea, A. M. et al. (2015). La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos. In X. Núñez et al. (eds.), Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura (pp. 323-336). Famalicao: HÚMUS. Consultado digitalmente em 19 de fevereiro de 2018 em: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf
Núñez, X., Cea, A. M, Isidoro, I. (2014). La competencia literaria en el micro-relato: prácticas transmedia en contextos de aprendizaje interdisciplinares y plurilingües. In O. Cleger e J. M. de Amo, La educación literaria y la e-literatura desde la minificción. Enfoques hipertextuales para el aula. Recerca i innovació docent en llengua i literatura. Nº 3 (pp. 154-168). Barcelona: Institut de Ciències de l'Educació. Universitat de Barcelona. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: http://hdl.handle.net/2445/67641
Cea, A. M. e Vilas, P. (2013). Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE. In L. P. Cancelas y Ouviña et al. (eds.), Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI (pp. 1- 9). Granada: SEDLL, Editorial Geu.
Mogas J., Rambla, X. & Cea, A. (2022). Blended Learning in Higher Education: Teachers’ Feedback and Students’ Autonomy. Em Satorre Cuerda, R. (Coord.) e Menargues Marcilla, A. e Díez Ros, R., (Eds.), REDES-INNOVAESTIC 2022. Libro de actas. Universitat d’Alacant (UA), (pp. 47-48). ISBN 978-84-09-39019-9
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/84454
Cunha, A, Curado, A. L., Cea, A., Araújo, S. (2022). Pedagogia baseada em projetos multidisciplinares: das experiências em torno do arvoredo à criação de conteúdos multilingues em suporte digital. Livro de Atas do 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 188-195.
RepositóriUM: https://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdf
Pazos-Justo, C., Núñez, X., Dono, P. & Cea, A. (2020). Retos pedagógicos y académicos en la enseñanza virtual: el caso del MELSLE (UMinho). In Pilar Taboada-de-Zúñiga Romero & Rocío Barros Lorenzo (eds.), Perfiles, factores y contextos en la enseñanza y el aprendizaje de ELE/EL2. XXIX Congreso Internacional de ASELE. Santiago de Compostela, 5-8 de septiembre de 2018 (pp. 859-869). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela.
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/68963
Cea, A. M. et al. (2017). Contributo para o desenvolvimento das competências digitais de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). In P. Pinto (eds.), CNaPPES 16, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 157-168). Lisboa: Universidade de Lisboa. Consultado em 23 de fevereiro de 2018: http://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf
Cea, A. M. (2015). La experiencia previa de los alumnos lusófonos de ELE: una variable a tener en cuenta. In Y. Morimoto, M. V. Pavón e R. Santamaría, La enseñanza de ELE centrada en el alumno. Actas del XXV Congreso Internacional de la ASELE (pp. 235-243). Málaga: Universidade de Málaga, ASELE. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/25/25_0235.pdf
Cea, A. M. et al. (2013). Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE. In B. Blécua et al., Plurilingüismo y enseñanza de ELE en contextos multiculturales. Actas del XXIII Congreso Internacional de la ASELE (pp. 262-269). Girona: Universidade de Girona. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: http://cvc.cervantes.es/Ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/23/23_0027.pdf
Cea Álvarez, A. M. et al. (2011). El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español. In J. L. Coelho da Silva et al., Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia (pp. 415-425). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/17475
Cea, A. M. et al. (2010). El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula. In J. Santiago et al (eds.) Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza aprendizaje del español L2-LE (1013-1026). Salamanca: Universidad de Salamanca. Consultado em 19 de fevereiro de 2018 em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/asele_xxi.htm
Cea, A. M. (2009). ¿Error o estrategia? Análisis de la producción oral de um alumno lusófono de E/LE. In A. Barrientos et al., El Profesor de Español LE/L2, Actas del XIX Congreso Internacional de ASELE (pp. 351-362). Cáceres: Universidad de Extremadura. Consultado em 20 de fevereiro de 2018 em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/19/19_0351.pdf
Cea Álvarez, A. M. (2008). Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua. In Mª J. Fernández e M. Albelda (eds.), Actas del III Foro de Profesores de ELE, pp. 33- 44.
Pinto, J., Cavalheiro, L., Fondo, M. C. e Cea Álvarez, A. M. (28-12-2022). (Eds.). Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem. Ensino/aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – interconexões, Vol. 36, nº 2. Centro de Estudos Humanísticos. https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/issue/view/322
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4799
Araújo, S., Cea Álvarez, A., M., Cunha, A., Curado, A. L. (2021). Histórias no arvoredo do Campus de Gualtar. Material didático: aplicaçao inclusiva para telemóvel.
Araújo, S., Otero, H. e Cea Álvarez, A. M. (2020). Línguas e Tecnologias: modalidades, desafios e experiência. Editorial. Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem, Vol. 34, nº 1. Centro de Estudos Humanísticos.
Indexed on: SCOPUS
2022/09/30 | Auditório da ELACH (UMinho)
Multiplier event on BLEARN AUTONOMY Project
2022/06/30 - 2022/07/01 | ELACH (presencial) UNIR (online)
XV Simpósio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, sob o tema de “Hibridismo: Artes y otros saberes aplicados a la didáctica de la lengua y literatura”
https://estudiar.unir.net/gl/gl-gen-sem-ed-simposio-internacional-sedll-hibridismo/
2022/06/20 - 2022/06/21 | Auditório da ELACH (UMinho)
IV Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras”
2022/04/06 | Auditório da ELACH (UMinho)
"Bosques marinos: la última parada del Boreal" lecionada pelo Prof. Dr. Francisco Arenas, investigador do Centro Interdisciplinar de Investigaçao Marinha e Ambiental (CIIMAR)
2021/06/07 | Universidade do Minho
III Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras”
2019/12/04 | Auditório do ILCH - Universidade do Minho
“Bilingüismos e ideologías lingüísticas en los Andes: desafíos para el siglo XXI”, lecionado pela Prof. Dra. Virginia Zavala da Unversidade Pontifícia Católica do Perú.
2019/12/02 | Universidade do Minho
"Multilinguismo y quéchua: la situación actual del Perú" lecionada pela Prof. Dra. Virginia Zavala da Unversidade Pontifícia Católica do Perú.
2019/11/20 | CP1
“A transferência da L1 português do infinitivo pessoal nos estudantes de espanhol como L2”, lecionado pela mestre Lidia Gutiérrez Bahillo, Universidade do Minho.
2016/10/12 - 2019/10/31 | Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
International Conference - TechLING, Languages, Linguistics and Technology
2019/09/16 | Auditório do ILCH - Universidade do Minho
“Seminario sobre escritura académica: coherencia y cohesión en los textos funcionales académicos”, lecionado pela Prof. Dra. Mila Parrado (Universidade de Cádiz)
2020/06/17 - 2019/06/17 | Universidade do Minho
II Jornada Internacional “Princípios e práticas de formação em línguas estrangeiras”
2019/04/10 | Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho
XI Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “Cine documental español”
2018/11/05 | Auditorio ILCH - UMINHO
"La escritura como proceso colaborativo" lecionada por Alicia de la Peña Portero, Universidad Nebrija, España.
2018/06/08 | Universidade do Minho
I Jornada “Princípios e práticas em torno da formação em línguas estrangeiras”
2017/12/06 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
“Una educació literària transmèdia” de Fernando Marín Martí, Universidade de Valencia (Espanha).
2017/05/24 - 2017/11/24 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
“La construcción de identidades a través de la educación literaria en Educación Secundaria” de Patrícia Patricia Martínez León
2017/11/16 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
“Prácticas docentes en entornos virtuales II: el e-portfolio” a cargo de Marcos Cánovas, Richard Samson e Lidia Brugué (Universidade Central de Catalunha e Universidade de Vic, Espanha).
2017/10/25 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
“Prácticas docentes en entornos virtuales I” a cargo do Prof. Dr. Marcos Cánovas (Universidade Central de Catalunha e Universidade de Vic, Espanha).
2013/12/03 - 2013/12/05 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.
XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura: “Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (3 a 5 de dezembro).
2011/04/26 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
“El documental y la narrativa fílmica”, apresentada pelo realizador e professor da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Carlos Ruiz Carmona.
2010/11/19 - 2010/11/20 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
I Jornadas ticLINGUAS
2009/03/25 - 2009/03/26 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “Diálogo entre culturas”
2007/04/12 | ILCH da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
"Arte, espectáculo y catástrofe mediática”, proferido por David Barro, professor da Universidade Católica Portuguesa do Porto e crítico de arte.
2007/03/14 - 2007/03/15 | Universidade do Minho, Braga, Portugal.
• (2007) Membro do comité organizador “La palabra en escena”. I Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (14 e 15 de março de 2007).
Curso breve/Workshop (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M. (25-11-2022). “Aplicando las bases del saber metacognitivo a principios conectivistas: el portafolio digital en la enseñanza de una segunda lengua". In “El uso del portafolio del alumno”, 25 de novembro de 2022, Centro de Formação da Associação de Professores Portugueses de Espanhol como Língua Estrangeira (APPELE), Portugal (modalidade online).
Colóquio/Congresso
Mogas-Recalde, J., Cea-Álvarez, A. M., Dono-López, P., Lerma-Sanchis, M. D., & Pazos-Justo, C. (01-09-2022). Analysis of the Autonomy of Students and Teachers in Blended Learning. In European Conference on Educational Research (ECER Plus). Yerevan, Armenia (Online). https://eera-ecer.de/ecer-programmes/conference/27/contribution/52870/
Colóquio/Congresso
Mogas J., Rambla, X. & Cea-Álvarez, A. M. (14-07-2022). Blended Learning in Higher Education: Teachers’ Feedback and Students’ Autonomy. XX Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria (REDES 2022) & V Workshop Internacional de Innovación en Enseñanza Superior y TIC (INNOVAESTIC 2022). Universitat d’Alacant (UA), País Valencià.
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A.M. e Núñez-Sabarís, X. Canica Azul: una propuesta didáctica en español sobre astronomía y creación transmedial. In XV Simposio Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, UMinho, UNIR, SEDLL (presencial e online). 30 de junho e 1 de julho de 2022.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M. “Una propuesta de clase invertida em modalidad de aprendizaje híbrido”, seminário online, lecionado no dia 20 de maio de 2022, no âmbito do Multiplier Event integrado no projeto internacional BLEARN AUTONOMY, na Universidade de Varsóvia (Polónia). 1 hora de duração. Por convite.
Seminário (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M. (2022). Apresentaçao de conferência: “Una propuesta de clase invertida en modalidad de aprendizaje híbrido”. Multiplier event do projeto Blearn_Autonomy, no Instituto de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsóvia (Polónia).
Curso breve/Workshop (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M., A proposal for the implementation of b-learning, Blearn_Autonomy Learning Activity at the University of Warsaw (Poland). https://blearn-autonomy.eu/wp-content/uploads/2022/05/cea-warsaw.pdf
Seminário (Por convite)
Cea-Álvarez, A.M. (May 11, 2022) A proposal for the implementation of b-learning [Conference presentation]. Blearn_Autonomy Learning Activity, Warsaw, Poland. 11 de maio de 2022. Por convite. https://blearn-autonomy.eu/dissemination/
Seminário (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M., Pazos, C., Dono, Pedro e Lerma, M. D. (2022) "Handbook on teaching and learning (BLEARN AUTONOMY International Erasmus+ Project)". International Project Meeting em Barcelona, entre os dias 1 y 2 de fevereiro de 2022 na faculdade ELISAVA.
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2021). “El feedback docente en la elaboración del portafolio reflexivo de aprendizaje en la enseñanza superior: balance de una experiencia piloto”. In Congresso internacional de Língua, Linguística e Tecnologia, TechLING21, organizado pela Universidade de Vigo (Espanha) do 15 ao 17 de dezembro. https://paratraduccion.com/techling2021/pt/ Com Carlos Pazos-Justo, Pedro Dono López e María Dolores Lerma Sanchis.
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2021) “De abordagens multidisciplinares e colaborativas em torno de uma paisagem arborizada à criação de conteúdos multilingues em suporte digital”. In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES 2021). Celebrado entre o 12 e o 16 de julho na Universidade de Aveiro.
Colóquio/Congresso
Cea Álvarez, A. M. (2021). “De la clase a la alameda: proyecto transversal para la creación de contenidos interactivos y multilingües en soporte digital a partir de una experiencia inmersiva en el Campus”. In IV Jornadas Internacionales Nebrija de Transversalidad en la Docencia, organizadas pelo Instituto Nebrija de Competencias Profesionales da Universidad Nebrija (Madrid, Espanha). Celebradas nos dias 14 e 15 de junho de 2021.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M., (2020). Lecionou o workshop online intitulado "Aprendizaje autónomo, gamificación y escritura creativa", organizado pelo Instituto Hispano Brasileiro (IHB) de João Pessoa, Brasil.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M (2020). Proferiu a conferência plenária intitulada “Redimensionando el concepto de autonomia: la metacognición como herramienta de empoderamento em contextos híbridos de aprendizaje” no Congresso Internacional “La enseñanza del Español como Lengua Extranjera en el siglo XXI” organizado pelo Instituto de Estudios Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsóvia (Polónia) nos dias 28 e 29 de outubro de 2020.
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Araújo, S. (2020). Nuevas ecologías de aprendizaje en la formación de docentes de L2 y su competencia digital. XXX Congreso Internacional ASELE. Universidad Politécnica de Oporto.
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A.M. (2018). “O e-portfólio e o diário digital no ensino superior: instrumentos que contribuem para o desenvolvimento da competência metacognitiva”, no 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPes 18), celebrado na Universidade do Minho (Braga) nos dias 12 e 13 de julho de 2018. Comunicação apresentada em colaboração com Dolores Lerma Sanchis.http://cnappes.org/
Seminário (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M. (2018). Leciona o seminário web “El tratamiento del error en la clase de ELE” no ámbito da Unidade Curricular “La enseñanza de langua A – El Español” pertencente à licenciatura em Tradução, Interpretação e Línguas Aplicadas da Universidade de Vic-Universidade Central de Catalunya (Espanha). Celebrado no dia 24 de abril de 2018, com a duração de 1 hora e realizado a través de uma sessão na plataforma digital Bigbluebutton (https://bigbluebutton.org/), (por convite).
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Araújo, S. (2018). “Creación de contenidos de aprendizaje para L2 en ambientes virtuales: análisis de algunas propuestas didácticas”. In X Jornadas Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos “Enseñanza sin fronteras, aprendizaje sin barreras: retos y desafíos de la formación”, organizadas pela Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal) e celebradas nos dias 19 e 20 de abril de 2018. http://contato19261.wixsite.com/jornadasespanol
Colóquio/Congresso (Por convite)
Cea-Álvarez, A. M. et al. (2018). “Oportunidades y desafíos en la enseñanza virtual. Contribución a partir del MELSLE”. In X Jornadas Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos “Enseñanza sin fronteras, aprendizaje sin barreras: retos y desafíos de la formación”, organizadas pela Área de Estudios de Español e Hispanoamericanos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal), celebradas nos dias 19 e 20 de abril de 2018. Comunicação realizada em colaboração com Carlos Pazos Justo, Pedro Dono López e Xaquín Núñez Sabarís. http://contato19261.wixsite.com/jornadasespanol
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2017).“Cómo incluir la competencia estratégica en una programación de ELE para mejorar la expresión oral”. In VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho). http://cehum.ilch.uminho.pt/congresoensenanzaespanol
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Santos, C. (2017). “¿Con /r/ o con /x/? Estudio sobre algunas dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español como LE”, no VII Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de la Embajada de España em Portugal e a Universidade do Minho, Braga, Universidade do Minho (Portugal), em colaboração com Cristina Santos (celebrado nos dias 29, 30 de junho e 1 de julho de 2017).
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M.(2016). "Contributo para o desenvolvimento das competências digitais de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)". In Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES), organizado pela Reitoria e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal). http://cnappes.org/cnappes-2016/
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A.M.(2016). "El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docentes". In Congresso Internacional de APROLÍNGUAS, Faculdade de letras da Universidade do Porto, Portugal. https://sites.google.com/site/aprolinguas20162017/home
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Núñez, X.. “Monitorización del desarrollo de la competencia literaria y estrategias de lectura a través del trabajo con micro-relatos”. In VI Congreso sobre la enseñanza del español en Portugal, organizado pela Consejería de Educación de España em Lisboa, Ministerio de Educación, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, em colaboração con Xaquín Núñez Sabarís. https://www.mecd.gob.es/portugal/dms/consejerias-exteriores/portugal/formacion/2015/VICongreso/Programa1/Programa.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Núñez, X.(2014). "Competencia literaria y estrategias de lectura en micro-relatos". In Congresso Retos en la adquisición de las literaturas y las lenguas en la era digital, XV Congresso internacional da SEDLL, Faculdade de Magistério, Universidade de Valencia. http://sedll2014.upv.es/docs/programa.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M.(2014). "La experiencia previa de los alumnos lusófonos de ELE: una variable a tener en cuenta", no XXV Congresso de ASELE (Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera), La enseñanza de ELE centrada en el alumno, na Universidade Carlos III, Getafe, Madrid (Espanha). http://www.aselered.org/sites/default/files/xxv-congreso-asele-getafe.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M.(2014). "Desarrollo de la subcompetencia estratégica aplicada a la expresión oral en alumnos lusófonos de ELE". In II Jornadas de Jovens investigadores, TransCEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Tibaes, Portugal). http://ceh.ilch.uminho.pt/pdf_show.php?a=f_eventos/1400756377.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A.M. et al.(2013) “La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos”. In XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura: “Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro”, Universidade do Minho, Braga, Portugal, (vários formadores) (1 hora). http://www.sedll.org/es/congresos/xiv-congreso-sedll-didactica-ele-investigacion-planificacion-academica-perspectivas-futuro
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M.(2013). “El diario de aprendizaje como medio de reflexión y herramienta de investigación en clase de ELE”. In XIV Congreso de la SEDLL. Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro, na Universidade do Minho, Braga (Portugal). http://cehum.ilch.uminho.pt/sedllbragaxiv/static/comunicacao1.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Vilas, P.(2012). “La observación de clases en una investigación centrada en el desarrollo de la competencia estratégica con alumnos lusófonos de ELE”. In XIII Congreso de la SEDLL. La conquista de la libertad a través de la educación lingüística y literaria. Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI, organizado pelo Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura da Universidade de Cádiz, Cádiz, Espanha. http://www.sedll.org/es/congresos/xiii-congreso-sedll-conquista-libertad-traves-educacion-linguistica-literaria
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Vilas, P. (2012). “Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE”. In XXIII Congreso Internacional ASELE sobre Multilingüismo y enseñanza de ELE en contextos multiculturales, Universidade de Girona, Girona, Espanha. http://www.aselered.org/congresos-celebrados
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2011). “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”. In 5º Congresso Ibérico, Pedagogia para a Autonomia, Braga, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal (em colaboração com Xaquín Núñez Sabarís). http://www.fti.ulpgc.es/upload/congresso_iberico_pedagogia_para_a_autonomia.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2011). “Desenvolvimento da autonomia e da subcompetencia estratégica, com especial incidência na expressão oral”. In Jornadas de Jovens investigadores, TransCEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal), Unversidade do Minho, ILCH (Braga, Portugal). http://ceh.ilch.uminho.pt/ficheiros/Programa%20TransCEHUM.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. e Santamaría, R. (2010). “El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula”. In XXI Congresso Internacional de ASELE, Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza aprendizaje del español L2-LE, Salamanca, Universidade de Salamanca, Espanha (1,5 horas). http://www.aselered.org/sites/default/files/XXI%20Congreso%20ASELE.pdf
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2008). “¿Error o estrategia? Identificación y clasificación de las estrategias de comunicación de un alumno lusófono de ELE”. In XIX Congresso Internacional de ASELE. El profesor de español LE/L2, Cáceres, Universidade de Cáceres, Espanha. http://www.aselered.org/congresos-celebrados
Colóquio/Congresso
Cea-Álvarez, A. M. (2007). “Mejorar la oralidad de un alumno lusófono de E/LE a través del análisis de su interlengua”. In III Foro de Profesores de ELE, Valencia, Universidade de Valencia, Espanha. https://dialnet.unirioja.es/revista/22457/A/2007
2023 - 2023 | Orientador
Noelia Estévez Rionegro
Herramientas tecnológicas para la corrección de la competencia ortográfica de alumnos portugueses de ELE
2021 - (...) | Orientador
Maria Cristina Simões dos Santos
“Metacognição e novas ecologias de aprendizagem: o desenvolvimento da competência fonológica em L2 em ambiente b-learning”.
Doutoramento em Ciências da Linguagem, bolseira do CEHUM.
2020 - (...) | Orientador
Maria Cristina Simoes dos Santos
“Metacognição e novas ecologias de aprendizagem: o desenvolvimento da competência fonológica em L2 em ambiente b-learning”.
Doutoramento em Ciências da Linguagem, Linguística Espanhola.
2017 - 2017 | Orientador
Fernando Marín Martí
"Una educació literària transmèdia" .
Estágio Científico Avançado desenvolvido no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal).
2022 - (...) | Orientador
Ana Sofia Soares Fonseca
El proceso de adquisición de ELE por parte de niños en edad preescolar
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE)
2022 - 2023 | Orientador
Ana Sofia Soares Fonseca
El proceso de adquisición de ELE por parte de niños en edad preescolar: estudio empírico.
Mestrado Ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
2021 - (...) | Orientador
Macarena Martínez Moreira
Portfolio Digital Reflexivo: Desarrollo de la competencia autónoma en contexto educativo ELE
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE)
2021 - 2023 | Orientador
Macarena Martínez Moreira
Portfolio Digital Reflexivo: Desarrollo de la competencia autónoma en contexto educativo ELE
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
2020 - 2021 | Orientador
María Campo Sánchez
"Aproximación a la realidad feminista de la actualidad española en el aula de ELE/L2. Una propuesta didáctica para alumnos de C1”
Mestrado Ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE)
2020 - 2022 | Orientador
Sergio Pérez Álvarez
Configuración de los entornos personales de aprendizaje: motivación y autorregulación en el contexto del aprendizaje en línea.
Mestrado Ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE).
2020 - (...) | Orientador
Sergio Álvarez Pérez
"Configuración de los entornos personales de aprendizaje: motivación y autorregulación en el contexto del aprendizaje en línea”
Mestrado Ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE)
2019 - 2020 | Orientador
Helena Isabel Abreu Silva
“Estudio sobre la utilización del Marcador Diferencial del Objeto Directo en español por parte de aprendientes portugueses”.
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE).
2019 - 2020 | Co-orientador
Syndi Carolina Valbuena Gutiérrez
“La enseñanza de estrategias para el aprendizaje del vocabulario en un entorno digital”
Mestrado em Espanhol Língua Segunda Língua Estrangeira (MELSLE)
2019 - (...) | Orientador
Cláudia Cristina da Costa Machado
“Translenguar, de la teoría a la práctica: una propuesta didáctica con recurso a la tecnología para aumentar la conciencia metalingüística en los alumnos de ELE en secundaria”
Mestrado em Espanhol Língua Segunda Língua Estrangeira (MELSLE)
2018 - 2019 | Orientador
Lidia Isabel Gutiérrez Bahillo
Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Lidia Isabel Gutiérrez Bahillo com a “Transferencia del infinitivo personal en estudiantes portugueses de ELE: análisis de interlengua y propuesta didáctica para evitar fosilizaciones”.
Mestrado em Espanhol Língua Segunda Língua Estrangeira (MELSLE)
2018 - 2019 | Orientador
Alicia Suárez González
"Estudio sobre las estrategias de adquisición y aprendizaje de léxico en estudiantes lusófonos de español como lengua extranjera”.
Mestrado em Espanhol Língua Segunda Língua Estrangeira (MELSLE)
2016 - 2018 | Co-orientador
Carla Inês Afonso Torres Ribeiro
"Estratégias Colaborativas para a Compreensão de Textos”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2016 - 2018 | Orientador
Maria Cristina Simões dos Santos
"¿Quieres [X]amón o [r]amón? Estudio de las dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español?”.
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal)
2016 - 2018 | Co-orientador
Ana Raquel Fernandes Martins Vaz
"A motivação é a chave: Estratégias para a sua promoção nas aulas de língua”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2016 - 2018 | Orientador
Mariana Morant Rapisarda
“Presentación de un protótipo de simulación para el aprendizaje de español de los negócios desde un abordaje por la acción”
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2016 - 2018 | Orientador
Vanessa Benítez García
"La formación superior de l@s profesor@s de lenguas extranjeras: la particular situación del español".
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2016 - 2019 | Orientador
Naimy González de Posadas
"La minificción en entornos digitales: una aplicación didáctica para la clase de ELE
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal)
2015 - 2018 | Orientador
António Jorge Silvestre Gonçalves
“A gestão da expressão oral em interação na aprendizagem em ELE”
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal)
2015 - 2017 | Co-orientador
Márcio Manuel Azevedo Ferreira
“O potencial da música na sensibilização à diversidade cultural na aprendizagem de línguas estrangeiras”.
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2015 - 2020 | Co-orientador
Cátia Cardoso Lopes dos Santos
"A adequação do ensino à diversidade de inteligências e estilos de aprendizagem na aula de língua estrangeira”.
Mestrado no ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
2014 - 2017 | Orientador
Lisete Rego Correia Gomes
"A imagem como veículo de desenvolvimento da competência oral".
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Orientador
Maria Ivânia Teixeira Peixoto
"Conhecer-me a mim e ao outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira".
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Orientador
Pedro Braga Liz da Cruz Mendes
“A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras".
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Orientador
Ana Maria Carvalho Pedras
“A aprendizagem de ELE em contexto digital - o desenvolvimento das competências de produção a partir do texto multimodal”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Co-orientador
Adriana Gonçalves Sousa Polido
“As práticas de leitura e sua relação com a compreensão leitora nas aulas de língua”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Co-orientador
Maria Carmélia Lopes Moreira
"O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas".
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2014 - 2016 | Co-orientador
Sandrine Jesus Freitas Magalhães
"Aprender a escrever, escrevendo: o treino estratégico da expressão escrita em E/LE através da aprendizagem cooperativa".
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal)
2013 - 2017 | Orientador
Rosa Maria Fidalgo de Sousa Antunes
“O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2012 - 2017 | Orientador
Marta Sofia Fernandes Pires
“A aprendizagem do vocabulário no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiência com alunos do 11º ano de escolaridade”.
Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2012 - 2014 | Orientador
Ana Maria da Costa Gomes Sampaio
"Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira".
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2012 - 2014 | Co-orientador
Pedro Couto Páscoa dos Santos
"Aprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática".
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2012 - 2014 | Co-orientador
Márcia Isabel da Costa Pitães
"O Papel do Professor na Autonomia da Aprendizagem".
Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras da Universidade do Minho, Braga (Portugal)
2012 - 2014 | Co-orientador
Maria Susete Gonçalves Ramalho
"O potencial didático do cinema no desenvolvimento da competência intercultural".
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2012 - 2014 | Orientador
Ana Rita Castelar da Silva
"O Percurso da Escrita - O uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita".
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2011 - 2013 | Co-orientador
Maria Helena Fernandes
“Envolvimento na aprendizagem da língua estrangeira: o valor pedagógico do “livro de recortes””.
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2011 - 2013 | Co-orientador
Susana Isabel Morais da Silva
“A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino de línguas”.
Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2011 - 2013 | Co-orientador
Ana Cristina Ferreira Carneiro
“Para além das palavras, eu e o texto. O treino estratégico da meta-compreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia”.
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2009 - 2013 | Co-orientador
Hugo Alexandre da Costa e Sousa
“No palco da comunicação: trabalhar a oralidade com atividades de representação”.
Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal).
2021 - (...)
Pinto, J., Cavalheiro, L., Fondo, M. C. e Cea, A. M. (in press release). Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem. Ensino/aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – interconexões, Vol. 36, nº 2. Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho.
2019 - 2020/4
Araújo, S., Otero, H. e Cea, A. (2020). Revista Diacrítica. Série Ciências da Linguagem. Línguas e Tecnologias: modalidades, desafios e experiência. Volumem 34, nº 1. Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho.
http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/10
2018 - 2018/12
Cea, A. M., Pazos-Justo, C., Otero, H., Lloret, J., Moreda, M. e Dono, P. (2018). Investigación e innovación em la Enseñanza de ELE: Avances y Desafíos. V. N. Famalicão: Humus.
2023 - 2023 (Congresso)
I Fórum iberoamericano de estudiantes de español
http://institutohispanobrasileiro.com.br/i-forum-iberoamericano-de-estudiantes-de-espanol-ihb/
2022 - ... (Revista)
Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade
2020 - ... (Congresso)
III Jornadas Princípios e Práticas de Formaçao em Línguas Estrangeiras: Linhas de pesquisa e sua(s) aplicabilidade (s) em contexto(s).
2017 - ... (Congresso)
• (2018) Membro do comité científico do 3rd International Conference - TechLING18, Languages, Linguistics and Technology, Universidade Autónoma de Lisboa, Lisboa, Portugal (do 2 ao 4 de outubro de 2018).
2016 - ... (Congresso)
• (2017) Membro do Comité científico do VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal: investigación e innovación en la enseñanza de ELE, organizado pela Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos da Universidade do Minho e a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal (29 de junho a 1 de julho de 2017).
Candidatura para as bolsas da FCT 2020 do projeto de tese de doutoramente intitulado “Metacognição e as Novas Ecologias de Aprendizagem para o desenvolvimento da Competência Fonológica em L2 em ambiente B-Learning” realizado pela doutoranda Maria Cristina Simoes dos Santos.
Coordenadora pedagógica por delegação de funções do Diretor do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (90 ECTS) (2015-2020).
(2019-20) Integra a equipa de trabalho que elabora a revisão do Regulamento do Departamento de Estudos Românicos do ILCH.
Diretora Adjunta do Departamento de Estudos Românicos do ILCH da Universidade do Minho.
Orienta as práticas pedagógicas de María San Segundo Meneses, pertencente ao programa do Mestrado Interuniversitário em Linguística Aplicada da Universidade de León (Espanha), no ámbito do Programa Erasmus + durante os meses de janeiro a março de 2020.
Candidatura para as bolsas da FCT 2019 do projeto de tese de doutoramente intitulado “Metacognição e as Novas Ecologias de Aprendizagem para o desenvolvimento da Competência Fonológica em L2 em ambiente B-Learning” realizado pela doutoranda Maria Cristina Simoes dos Santos.
(2017) Orienta as práticas pedagógicas de Paola Montalbo Cardo, pertencente ao programa do Mestrado Interuniversitário em Linguística Aplicada da Universidade da Coruña (Espanha), no ámbito do Programa Erasmus + durante os meses de junho e julho de 2017.
(2014-2021) Membro da comissão diretiva do Mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (90 ECTS) onde exerce o cargo de Coordenadora pedagógica por delegação de funções do Diretor do Mestrado.
(2008-10) Participa na equipa organizadora e formadora do programa interRAIL de Línguas como representante do grupo Missão Ação Visitas às Escolas (MAVE) pela Área de Espanhol (DER) no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho. Os objetivos: divulgação das atividades do Instituto e Letras e Ciências Humanas e interação com as escolas do ensino primário e secundário.
(2017-2019) Coordenadora Académica do Programa Erasmus da Área de Espanhol do Departamento de Estudos Românicos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (desde o 24 de novembro de 2017).