Grau académico: Doutoramento
Categoria profissional: Prof. Associado
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: frayner@elach.uminho.pt
Telefone: 253 510883
CIÊNCIA ID: EB14-0F4P-5EB2
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3601-815X
SCOPUS: 36521727800
Morada institucional:
Teatro Jordão Rua de Vila Flor 4810-453 Guimarães
Nota biográfica:
Francesca Rayner is Associate Professor of Theatre Studies at the Universidade do Minho. Her research centres on the cultural politics of performance with a particular emphasis on the performance of Shakespeare. She has published widely in national and international journals in this area and edited several international journals and collections. She has been Head of the English and North American Studies and helped to set up and run the University's Theatre course. She is currently involved in projects on the European impact of Shakespeare and Women under the Portuguese dictatorship.
Interesses de investigação:
Shakespeare, performance, gender, sexuality, cultural politicsl.
Formação:
Doctorate in Literary Sciences (English Literature
Experiência profissional:
Head of Department of English and North-Americas Studies, 2006-10
Director of Theatre Degree 2012-2015
Cargos:
Director of Theatre Degree 2019-2023
Deputy Director Department of English and North American Studies 2021-2023
2024 - 2024 (Coordenador)
Online Masterclasses in Theatre Criticism for Ukraine
Online Masterclasses in Theatre Criticism for Ukranian scholars, theatre practitioners and journalists organized through the Ukraine Shakespeare Centre
2019 - 2022 (Membro)
The reception of Shakespeare’s works in Spanish and European Culture II (SHAKCULT2)
Projeto baseado na Universidade de Murcia com investigadores europeus, financidado pelo Ministério de Ciência, Inovacion y Universidades de Espanha.REnovação do projetodepois da primeira fase (2008-13).
2018 - ... (Membro)
Mulheres, artes e ditadura - os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa,
Coordenado por Ana Gabriela Macedo
2016 - 2017 (Coordenador)
Teatro para a Integração
Projeto internacional de Service Learning com alunos e professores de Buffalo State University, EUA, alunos e professores da Universidade do Minho e a associação local Guimarães Acolhe sobre a questão dos refugiados e com apresentação pública na Biblioteca Municipal Raúl Brandão,
2013 - 2014 (Membro)
Projeto P-Stage: Portuguese-speaking actors Gathering energy.
Avaliadora e investigadora para um estágio internacional em vários países lusófonos e performance intercultural final. Financiada pela União Europeia l (ACP-EU Support Programme to ACP Cultural Sectors (ACP Cultures II + ACP Films II).
Bandin,Elena, Rayner,Francesca and Campillo, Laura eds. (2022) Othello in European Culture, Amsterdam: John Benjamins.
Rayner, Francesca. 2021. Shakespeare and the Challenge of the Contemporary. Arden Bloomsbury.
Rayner, Francesca, (2017) Teatro Português Contemporâneo: Crítica e Performance (2010-2016).Lisboa: Ed. Colibri. (114pp) ISBN 978-989-689-705-5
Brilhante, Mária João, Almeida, Mónica and Rayner, Francesca (2011) Teatro e Economia: Desafios em tempo de crise. Maria João Brilhante, Mónica Almeida and Francesca Rayner (eds.) Lisboa: TNDM & Bicho do Mato
Macedo, Ana Gabriela and Rayner, Francesca (eds.) (2011) Género, Cultura Visual e Performance: Antologia Critica.Ribeirão: Húmus.
Rayner, Francesca (2006) Caught in the Act: A Representação da Transgressão Sexual em Três Produções Portuguesas de Shakespeare.Braga: CEHUM/Universidade do Minho. 2006.
Rayner, Francesca. 2023. “Comjuring Something Out of Nothing: O Elefante no Meio da Sala [The Elephant in the Room] by Vânia Doutel Vaz” in Sinais de Cena, II Série (2), December 2023, 462-469. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0017
Indexado em: SCIELO
Review of Uma Curadoria da Falta: O Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian 1984-1989 [Curating Lack: The ACARTE Service of the Calouste Gulbenkian Foundation 1984-1989], Ana Bigotte Vieira, Lisboa: Sistema Solar, 2021, EASTAP (European Journal of Theatre and Performance), 682-684. ISSN 2664 1860
Rayner, Francesca. 2021. “The Story of What Might Have Been: Interrogating Romeo and Juliet under the Portuguese dictatorship”. SEDERI Yearbook, 31. Indexed on Scopus and Web of Science, 73-92.
Indexado em: SCOPUS Web of Science
Rayner, Francesca. 2020. “Review of Jennifer Drouin, ed. 2020. Shakespeare/Sex: Contemporary Readings in Gender and Sexuality”. Bloomsbury: London. SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, 31. 171-173.
Indexado em: SCOPUS Web of Science
Rayner, Francesca and Foulquie, Guillaume, (2019) “The Tempest, directed by Masahiro Yasuda for the Yamanote Jijosha Company, Tokyo” em Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 100:1, Novembro de 2019: 98-101.
Rayner, Francesca, Foulquie, Guillaume and March, Florence (2019) “Henry V (Man and Monarch), directed by Philip Parr for Parrabbola Company, London” em Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 100:1, Novembro 2019: 101-103.
Rayner, Francesca (2019) “Sónia Baptista: I Call Her Will” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 29, 227-229.
Rayner, Francesca (2019) “Review of Paul Edmondson and Ewan Fernie (eds.) Shakespeare and Civic Creativity” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 29, 189-93.
Rayner, Francesca, (2019) “Performing Memory: Amores Pós-Coloniais [Post-Colonial Loves] by Hotel Europa” em Cláudia Madeira e Fernando Matos Oliveira (eds.) “Dramaturgias do Exílio e da Resistência”, Revista de Comunicação e Linguagens, 50, 184-187http://www.fcsh.unl.pt/rcl/index.php/rcl/issue/view/6/showToc
Rayner, Francesca.(2019) Timon of Athens @Centro Cultural de Belém, Lisbon, 2019. Reviewing Shakespeare. http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/timon-athens-teatro-praga-centro-cultural-de-belem-lisbon-portugal-2019/
Rayner, Francesca, (2018) “Challenging the inevitable: Anatomy of a Suicide at the Royal Court Theatre, London” em Sinais de Cena Série II Nº3, Maio de 2018, 337-340
Rayner, Francesca. (2018) A Floresta que Anda (The Moving Forest). Dir. Christiane Jatahy. Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, Portugal em Multicultural Shakespeares: Translation, Appropriation and Performance, vol. 18 (33), 2018, 179-182. https://content.sciendo.com/view/journals/mstap/18/1/article-p179.xml
Rayner, Francesca (2018). The Footballer, the Trickster and the Dictator: Disidentified National Subjects and Failed European Identifications in Nuno Cardoso’s Portuguese Shakespeares.” Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Volume 96, Issue 1. pp.1-13. https://doi.org/10.1177/0184767818761142"
Rayner, Francesca (2017) Dehierarchizing Space: Performer-Audience Collaborations in Two Portuguese Performances of Shakespeare. Multicultural Shakespeare: Translation, Appropriation and Performance vol. 15 (30), 2017; 31-45 https:/doi.org/10.15/mstap-2017-0003
Indexado em: SCOPUS Web of Science
Rayner, Francesca (2017) Review of Marianne Novy. Shakespeare and Feminist Theory. (Bloomsbury: London, 2017). SEDERI 28, 2018; 151-153.
Rayner, Francesca (2017) Phantasms of Africa: Teatro Praga’s Zululuzu and mala voadora’s Moçambique.Sinais de Cena Série II Nº 2, Maio de 2017. 281-288
Rayner, Francesca. (2016) Review of Shakespeare en Espâna/Shakespeare in Spain: Bibliografia Anotada/Annotated Bibliography. Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 89 (1), April 2016, pp. 136-138.
Rayner, Francesca (2017) Lear, Primeiros Sintomas dir. Bruno Bravo @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, 2017, Reviewing Shakespeare. http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/13380-2/
Rayner, Francesca. (2017) Collaborating across borders: Theatre for Integration Project in Portugal. The Theatre Times: https://thetheatretimes.com/collaborating-across-borders-theatre-integration-project-portugal/. Posted 29th March 2017.
Francesca Rayner and Tiago Porteiro (2016) Investigação Artística em contexto universitário em Portugal.Repertório: Teatro e Dança. Salvador, Bahia, nº 27, 2016.2. 104-116.
Rayner, Francesca. (2015) Richard III @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, Portugal. 2015. Reviewing Shakespeare: http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/richard-iii-teatro-nacional-dona-maria-ii-lisbon-portugal-2015/ Posted 29 December 2015.
Rayner, Francesca (2015) Antony and Cleopatra @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal, 2015. http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/antony-cleopatra-centro-cultural-vila-flor-guimaraes-portugal-2015 Posted August 2015
Rayner, Francesca (2015) Adapting Macbeth in a Lusophone context: The Challenges of intercultural performance.SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 25, 2015. 129-151.
Indexado em: SCOPUS Web of Science
Rayner, Francesca. (2015) Miguel Ramalhete Gomes. 2014. Texts Waiting for History: Shakespeare re-imagined by Heiner Müller. Amsterdam and New York: Rodopi. SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, 25.2015.207-211
Rayner, Francesca (2014) Whose hand do we kiss? Performing democracy in a Portuguese A Midsummer Night’s Dream.Shakespeare Bulletin, Vol. 32, nº 4, Winter 2014, Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 2014. 533-558.
Rayner, Francesca (2010) History recycled: contemporary performances of Shakespeare’s Richard II at Portuguese national theatres.Portuguese Studies 26.2 London: Modern Humanities Research Association. 134-148.
Rayner, Francesca. 20023. “Theatre in Portugal since 1999” in Aneta Mancewicz and Ralf Remshardt (eds.) Routledge Companion to Contemporary European Theatre and Performance.ISBN 9780367535919
Rayner, Francesca (2022) “Staying with the Trouble em Visita aos Clássicos, 247-245, Ribeirão: Húmus
Rayner, Francesca (2022)“Cesário Quê?: Insinuações lésbicas na peça encenada pelo Teatro Estúdio de Lisboa” em Ana Gabriela Macedo et al (coord.)Mulheres, Artes e Ditadura: Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. 75-80, Ribeirão: Húmus.
Rayner, Francesca. 2021. ‘Were I the Moor, I would not be Iago’: Radical empathy in two Portuguese performances of Othello” In Boika Sokolova e Janice Valls-Russell (eds.) Shakespeare’s Others in 21st -Century Performance, London and New York: Arden Bloomsbury, 190-208. DOI: 10.5040/9781350125988
Rayner, Francesca. 2022. Entry on Shakespeare in Portugal. In Jobin, Alexa Alice (ed.) The Palgrave Encyclopedia of Global Shakespeare
Rayner, Francesca, Elena Bandín and Laura Campillo. 2022. “I would my [European] pilgrimage dilate” in Bandín, Elena, Francesca Rayner e Laura Campillo (eds.). Othello in European Culture, Amsterdam: John Benjamins, 1-26 https://doi.org/10.1075/sec.3
“As Artes Performativas e os Desafios do Futuro”In Manuela Martins e Eloy Rodrigues (coord.) A Universidade do Minho e a Pandemia. Tomo III: Projecões.190-204
Rayner, Francesca (2017) “Whose Performance is it Anyway?: Co-Creation by Performers and Audiences in Contemporary Performance” em Fernando Matos Oliveira (ed.) Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Imprensa da Universidade de Coimbra, 47-58.
Rayner, Francesca (2019) “Arte e Resistência: Género e performance contemporâneo em Portugal” em “Género na Arte: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência”, Faces de Eva: Estudos Sobre a Mulher, Ribeirão: Húmus, 115-
Francesca Rayner, (2019) “Prefácio”, Pequenos Delitos do Coração, Helena Mendes Pereira, Guimarães: Astronauta, Associação Cultural, 2 - 3.
Rayner, Francesca (2019) Chapter 2: The Performance History. Efterpi Mitsi (ed,). Troilus and Cressida: A Critical Reader, Arden Renaissance Drama Guides, London and New York: Bloomsbury, 2019, 53-86.
Rayner, Francesca, (2018) “Resistance as a Mode of Being: Gender and Performance in Contemporary Portuguese Theatre” em Sebastiana Fadda & Maria João Almeida (eds.) Rastos Luminosos em Palcos do Tempo: Homenagem a Maria Helena Serôdio, Lisboa: Centro de Estudos de Teatro, 239-24
Rayner, Francesca (2017). O Corpo Presente: Feminismo e Performance de Shakespeare em Portugal.Enéias Farias Tavares et al (eds.) Discursos do Corpo na Arte vol. 2 (Discourses of the Body in Art vol. 2), Santa Maria: Editora UFSM, 2017. 69-86.
Rayner, Francesca (2017) Whose Performance is it Anyway?: Co-Creation by Performers and Audiences in Contemporary Performance” em Fernando Matos Oliveira (ed.) Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Imprensa da Universidade de Coimbra.
Rayner, Francesca (From the Snares of Watchful Tyranny to Post-Human Dictators: Macbeth under the Portuguese Dictatorship and in Democracy. Keith Gregor (ed.) Shakespeare and Tyranny: Regimes of Reading in Europe and Beyond, Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2014.127-144.
Rayner, Francesca (2014) Reinventar a Tradição (1846-2002). Maria João Brilhante (coord.) Sete Olhares sobre o Teatro da Nação. Lisboa: Imprensa Naciona/Teatro Nacional D. Maria II, 2014. 113-154.
Rayner, Francesca (2013) From Individual Conflict to Interlocking Conflicts: The Merchant of Venice for New European Audiences.Carla Dente & Sara Soncini (eds.) Shakespeare and Conflict: A European Perspective, Basingstoke, Hants.: Palgrave Macmillan, 2013..157-169.
Rayner, Francesca (2013) Building Sustainability: Theatres and Communities in an Environment of (Non)abundance.Nancy Duxbury (ed.) Animation of Public Space through the Arts: Towards More Sustainable Communities. Coimbra: Almedina, 2013. 355-358.
Rayner, Francesca (2013) Language that Moves: Performance Criticism as Creative Engagement. Transbordamentos Infinitos: A Dramaturgia Contemporânea, Cadernos de Literatura Comparada 22/23 2010, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Porto: Edições Afrontamento, 2013. 211-230.
Rayner, Francesca (2012) Artes e Comunidades: A pluralidade de uma relação. Elisabete Paiva (ed.) Uma Mapa para Cinco (ou Mais) Caminhantes, Observatório Serviço Educativo Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2013. 64-69.
Rayner, Francesca (2012) From Portuguese Hamlet to Um Hamlet a Mais. Ruth J. Owen (ed.) The Hamlet Zone: Reworking Hamlet for European Cultures. Cambridge Scholars Publishing, 2012. 7-16.
Rayner, Francesca. 2021. “Temporalidades Corporais: O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo de Tales Frey”, Folha de Sala para o espetáculo O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo de Tales Frey, Teatro do Campo Alegre, Porto.
Rayner, Francesca (2021)“A Reinvenção do Amor em Romeu e Julieta”, Folha de Sala do espetáculo Porque é Infinito, Victor Hugo Pontes, Teatro Nacional São João, Porto.
2021/12/19 - 2023/01/26 | Guarda
Escola de Críticos
2022/05/17 - 2022/03/17 | Teatro Jordão, Guimarães
Organização, sessão de espacialização sobre o acesso de pessoas com deficiência aos cursos artísticos e à cultura com Acesso Cultura e o Gabinete para a Inclusão (GPI), Teatro Jordaõ.
2019/08/19 - 2019/08/22 | Roma Tre University, Roma
2019: Co-coordenação com Kirilka Stavreva (Cornell College, EUA) do seminário “Performing Gender(s) Elsewhere: Shakespeare in Contemporary Alternative Spaces and Institutions” no Congresso Internacional do European Shakespeare Research Association (ESRA) “Shakespeare and European Geographies: Centralities and Elsewheres”
2019/07/09 - 2019/07/12 | European Shakespeare Research Association, Roma Tre University, Rome
Performing Gender(s) Elsewhere: Shakespeare in Contemporary Alternative Spaces and Institutions
2018/04/26 - 2019/05/03 | Craiova International Shakespeare Festival, University of Craiova, Romania
Viewing and Reviewing panel on The Tempest by Yamanote Jijosha
2018/04/26 - 2019/05/03 | Craiova International Shakespeare Festival, University of Craiova, Romania
Viewing and Reviewing panel on Henry V by Philip Parr e Brett Brown
2018/10/04 - 2019/04/06 | Plataforma das Artes, Guimarães
Performing Intimacy: International Colloquium
2018/07/22 - 2018/09/27 | International Shakespeare Conference, Shakespeare Institute,University of Birmingham
The Trojan War in the Early Modern Imagination
2015/09/04 - 2018/09/05 | Universidade do Minho
Shakespearean Collaborations: Intenational Conference
2017/07/10 - 2017/03/04 | European Shakespeare Research Association, University of Gdansk
Shakespeare and the Politics of Location
Colóquio/Congresso (Por convite)
Rayner, Francesca. ‘What’s Alive in the Live? Post-pandemic Shakespearean performance in Portugal’. Keynote speaker, ESRA international conference“Then fate o’erruled”: Change in Shakespeare”, Pázmány Péter Catholic University, Budapest.
Seminário (Por convite)
Co-organizer with Jennifer Low (Florida Atlantic University) of online masterclass ‘How’ as part of cycle in Theatre Criticism, Ukraine Shakespeare Centre.
Seminário (Por convite)
Invited speaker Day of ELACH (School of Arts, Letters and Human Sciences), “Love in a Climate of Hate: Shakespeare’s Romeo and Juliet,
Seminário (Por convite)
Moderator, round table “What lies at the heart of the artistic gesture?” with Tiago Cadete, Tiago Vieira and Manuela Ferreira
Colóquio/Congresso (Por convite)
Oradora convidada, Mesa redonda “O Verbo Teatro” no âmbito das Jornadas de Estudos de Teatro (Re)Conhecer Osório Mateus, Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
Seminário (Por convite)
Moderação do seminário de cultura visual “Clementina” com Cristina Mendanha, Arte Total, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho
Colóquio/Congresso (Por convite)
Participação na mesa redonda sobre Formação, Investigação e Prática Artística nas Jornadas “40 Anos de Teatro” organizado pelo Teatro Art’Imagem, Quinta da Caverneira, Maia.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Palestrante, mesa-redonda “Modos de Censura e Resistência”, Teatro São Luiz, Lisboa
Colóquio/Congresso (Por convite)
Rayner, Francesca (2020),‘Moving the Audience: Christiane Jatahy’s The Walking Forest’, comunicação apresentada no seminário Global Performances and Adaptations of Macbeth no congresso internacional do Shakespeare Association of America (SAA). Comunicação à distância.
Colóquio/Congresso
Rayner, Francesca (2019), ‘Memory and Enforced Forgetting: Tiago Rodrigues’ collaborations with Shakespeare’, comunicação apresentada no II EASTAP Conference Shared Memory(ies): Creation, Research and Politics in the European Contemporary Stage, Universidade de Lisboa
Curso breve/Workshop (Por convite)
Oradora convidada no workshop “Queer Yourself” , BOCA - Biennial of Contemporary Arts, Maús Hábitos, Porto, 2017.
Aula aberta (Por convite)
Apresentação da tradução de Ricardo III de Rui Carvalho Homem (2015: Lisboa:Relógio d’Água), Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa. 2015.
Seminário (Por convite)
Apresentação de comunicação “Poder e imaginação na representação de Ricardo III em Portugal no período pós-revolucionário” na mesa redonda Ricardo III: Poder, atrocidade e imaginário, Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa. 2015.
Seminário (Por convite)
Apresentação de comunicação “Performance e Performatividade” no âmbito do ciclo Gender Trouble, Teatro Maria Matos, Lisboa. 2015.
Seminário (Por convite)
Intervenção na mesa redonda Ensino de Teatro no III Encontro Internacional sobre Políticas de Intercâmbio no âmbito das Artes Escénicas,, organizados pela Céna Lusófona e a Xunta de Galícia, Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha. 2012
2017 - 2019 | Orientador
Rebeka Carioca Seixas
O Duplo na Trilogia Metadramatúrgica Gogoliana
2015 - 2019 | Orientador
José Eduardo Leite Fernandes da Silva
Teatro Comunitário: A construção da experiência estética no contexto de projectos de transformação psicossocial
2012 - 2017 | Orientador
Arthur Belloni
O teatro da operação e a po-ética de “antes das formas.”
Estudos Performativos
2019 - (...) | Co-orientador
Liliya Balinska
“As Danças Da China: À Descoberta das Origens”
Doutoramento em Ciências da Cultura
2015 - 2019 | Orientador
Célia Maria Silva Oliveira
Teatro Lusófono – Realidades e Utopias de um Projeto em Construção
Doutoramento em Ciências da Cultura
2013 - 2017 | Co-orientador
Pedro Meneses
“Um valoroso lugar incerto – a cartografia do humano em Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares”,
Ciências da Literatura - Literatura Portuguesa
2019 - (...) | Co-orientador
Jaqueline Lodi Moraes
A Envolvência da Invisibilidade: O movimento do corpo no espaço artístico contemporâneo, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.
Mestrado em Estudos de Arte com especialização em Teoria e Crítica da Arte,
2018 - 2019 | Orientador
Cláudia Rosário
2019: “The Blueness of Oranges: A Portrait of Mental Health in Drama”, Mestrado em Língua, Literatura e Culturas Inglesas. Universidade do Minho
Mestrado em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
2018 - 2019 | Co-orientador
Sandra Maria da Conceição Barreto
(em regime de co-orientação com Silvana Ferreira Silva Mota RibeiroA Representaçãoda Violencia Contra a Mulher em Palco,
Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
2016 - 2017 | Orientador
Estela Cosme
Putting It Together: Postmodernism and the musicals of Stephen Sondheim.
English Language, Literature and Culture
2013 - 2014 | Orientador
Cátia Faisco
Despidos em Palco: A Representação de Mark Ravenhill e Sarah Kane em Portugal,
Literary and Cultural Mediation
2011 - 2012 | Orientador
Célia Oliveira
Roy Williams: from the Margins to the Mainstream,
English Language, Literature and Culture
2011 - 2012 | Orientador
Bernarda Esteves
Power to the People: Kenneth Branagh’s Revision of Romantic Comedy,
English Language, Literature and Culture
2019 - 2019/10
Francesca Rayner, Tiago Porteiro, José Eduardo Silva e Afonso Becerra (coord.) (2019) “O Que É A Investigação Artística?: Pressupostos, Práticas e Problematizações Revista Diacrítica, v. 33 n. 1.
2019 - 2018/12
Teresa Mora, Francesca Rayner e Natália Azevedo (coord.) (2018) Arte Política e Social: discursos e práticas”, Revista Confirgurações, 22.
2013 - (...)
Editor adjunto (Portugal) da revista online Reviewing Shakespeare : www.reviewingshakespeare.com.
2023 - 2023 (Congresso)
XXXIII SEDERI CONGRESS EarlyXXXIII SEDERI CONGRESS Modern English Culture in European Perspective : Relationships Across the Channel, Universitat de Valencia
2020 - ... (Revista)
CONDOMÍNIO - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal (1960-2020).
2019 - ... (Congresso)
IIº Congresso da EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance), Universidade de Lisboa/Teatro Nacional Dona Maria II
2019 - 2019 (Congresso)
2019: Membro da Comissão Científica MEXE – 5º Encontro Internacional de Arte e Comunidade, Porto, 16-18 Setembro.
2019 - 2019 (Congresso)
2019: Membro da Comissão Científica EIRPAC: Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, 16-18 Setembro.
2019 - 2019 (Congresso)
2019: Membro da Comissão Científica EASTAP (European Society for the Study of Theatre and Performance), University of Lisbon and Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa, Setembro 23-25
2018 - 2018 (Congresso)
Conceitos e Dispositivos de Criação nas Artes Performativas, Universidade de Coimbra
2018 - ... (Revista)
Membro do Comissão Científico da Revista Per.For[mar] publicada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2018 - ... (Revista)
Membro da Comissão Científica da Revista Via Panoramica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos/ An Electronic Journal of Anglo-American Studies (ISSN:1646-4728) CETAPS, Universidade do Porto.
2017 - 2018 (Congresso)
Encontro internacional Cultura/Natura, Escola Superior de Ensino Artístico do Porto
2017 - 2018 (Congresso)
Género na Arte Lusófona: Corpo, Sexualidade, Identidade e Resistência no Século XXI,Universidade Nova de Lisboa
2016 - 2018 (Congresso)
400 anos no Diálogo Das Artes: Cervantes e Shakespeare, Universidade de Lisboa
2015 - 2018 (Congresso)
Shakespearean Collaborations
Presentation of Complete Dramatic Works of Natália Correia edited be Armando Nascimento Rosa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Teatro São Luíz, Lisbon.
Presidente Associação Portuguesa de Críticos (APCT)
Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos Artísticos nas Artes Performativas ‘Olhá o Teatro’, Divisão de Cultura, Câmara Municipal de Braga.
Membro do júri Mostra de Amadores de Teatro, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.
Membro da Comissão de Avaliação dos cursos de Teatro, Agência Nacional de Acreditação.
2019: Moderação, conversa pós-espetáculo, Máquina Êxtase de Maikon K, Central Elétrica de Freixo, Porto
2019: Apresentação sobre Mark Ravenhill no ciclo “Leituras no Mosteiro”, Teatro Nacional São João, Porto.
Membro do Observatório de Avaliação da programação do Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2012-2013.
Membro do Júri dos Prémios da Crítica (Associação Portuguesa dos Críticos) 2016.