Investigadores

Francesca Rayner

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: frayner@elach.uminho.pt

Telefone: 253 510883

CIÊNCIA ID: EB14-0F4P-5EB2

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3601-815X

SCOPUS: 36521727800

Morada institucional:

Teatro Jordão
Rua de Vila Flor
4810-453
Guimarães

Nota biográfica:

Francesca Rayner is Associate Professor of Theatre Studies at the Universidade do Minho. Her research centres on the cultural politics of performance with a particular emphasis on the performance of Shakespeare. She has published widely in national and international journals in this area and edited several international journals and collections. She has been Head of the English and North American Studies and helped to set up and run the University's Theatre course. She is currently involved in projects on the European impact of Shakespeare and Women under the Portuguese dictatorship.

Interesses de investigação:

Shakespeare, performance, gender, sexuality, cultural politicsl.

Formação:

Doctorate in Literary Sciences (English Literature

Experiência profissional:

Head of Department of English and North-Americas Studies, 2006-10

Director of Theatre Degree 2012-2015

Cargos:

Director of Theatre Degree 2019-2023

Deputy Director Department of English and North American Studies 2021-2023

Projetos

  • 2024 - 2024 (Coordenador)

    Online Masterclasses in Theatre Criticism for Ukraine

    Online Masterclasses in Theatre Criticism for Ukranian scholars, theatre practitioners and journalists organized through the Ukraine Shakespeare Centre
  • 2019 - 2022 (Membro)

    The reception of Shakespeare’s works in Spanish and European Culture II (SHAKCULT2)

    Projeto baseado na Universidade de Murcia com investigadores europeus, financidado pelo Ministério de Ciência, Inovacion y Universidades de Espanha.REnovação do projetodepois da primeira fase (2008-13).
  • 2018 - ... (Membro)

    Mulheres, artes e ditadura - os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa,

    Coordenado por Ana Gabriela Macedo
  • 2016 - 2017 (Coordenador)

    Teatro para a Integração

    Projeto internacional de Service Learning com alunos e professores de Buffalo State University, EUA, alunos e professores da Universidade do Minho e a associação local Guimarães Acolhe sobre a questão dos refugiados e com apresentação pública na Biblioteca Municipal Raúl Brandão,
  • 2013 - 2014 (Membro)

    Projeto P-Stage: Portuguese-speaking actors Gathering energy.

    Avaliadora e investigadora para um estágio internacional em vários países lusófonos e performance intercultural final. Financiada pela União Europeia l (ACP-EU Support Programme to ACP Cultural Sectors (ACP Cultures II + ACP Films II).

Publicações

Livros

  • Bandin,Elena, Rayner,Francesca and Campillo, Laura eds. (2022) Othello in European Culture, Amsterdam: John Benjamins.
  • Rayner, Francesca. 2021. Shakespeare and the Challenge of the Contemporary. Arden Bloomsbury.
  • Rayner, Francesca, (2017) Teatro Português Contemporâneo: Crítica e Performance (2010-2016).Lisboa: Ed. Colibri. (114pp) ISBN 978-989-689-705-5
  • Brilhante, Mária João, Almeida, Mónica and Rayner, Francesca (2011) Teatro e Economia: Desafios em tempo de crise. Maria João Brilhante, Mónica Almeida and Francesca Rayner (eds.) Lisboa: TNDM & Bicho do Mato
  • Macedo, Ana Gabriela and Rayner, Francesca (eds.) (2011) Género, Cultura Visual e Performance: Antologia Critica.Ribeirão: Húmus.
  • Rayner, Francesca (2006) Caught in the Act: A Representação da Transgressão Sexual em Três Produções Portuguesas de Shakespeare.Braga: CEHUM/Universidade do Minho. 2006.

Artigos

  • Rayner, Francesca. 2023. “Comjuring Something Out of Nothing: O Elefante no Meio da Sala [The Elephant in the Room] by Vânia Doutel Vaz” in Sinais de Cena, II Série (2), December 2023, 462-469.
    https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0017

    Indexado em: SCIELO

  • Review of Uma Curadoria da Falta: O Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian 1984-1989 [Curating Lack: The ACARTE Service of the Calouste Gulbenkian Foundation 1984-1989], Ana Bigotte Vieira, Lisboa: Sistema Solar, 2021, EASTAP (European Journal of Theatre and Performance), 682-684. ISSN 2664 1860
  • Rayner, Francesca. 2021. “The Story of What Might Have Been: Interrogating Romeo and Juliet under the Portuguese dictatorship”. SEDERI Yearbook, 31.  Indexed on Scopus and Web of Science, 73-92.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Rayner, Francesca. 2020. “Review of Jennifer Drouin, ed. 2020. Shakespeare/Sex: Contemporary Readings in Gender and Sexuality”. Bloomsbury: London. SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, 31. 171-173.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Rayner, Francesca and Foulquie, Guillaume, (2019) “The Tempest, directed by Masahiro Yasuda for the Yamanote Jijosha Company, Tokyo” em Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 100:1, Novembro de 2019: 98-101.
  • Rayner, Francesca, Foulquie, Guillaume and March, Florence (2019) “Henry V (Man and Monarch), directed by Philip Parr for Parrabbola Company, London” em Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 100:1, Novembro 2019: 101-103.
  • Rayner, Francesca (2019) “Sónia Baptista: I Call Her Will” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 29, 227-229.
  • Rayner, Francesca (2019) “Review of Paul Edmondson and Ewan Fernie (eds.) Shakespeare and Civic Creativity” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 29, 189-93.
  • Rayner, Francesca, (2019) “Performing Memory: Amores Pós-Coloniais [Post-Colonial Loves] by Hotel Europa” em Cláudia Madeira e Fernando Matos Oliveira (eds.) “Dramaturgias do Exílio e da Resistência”,  Revista de Comunicação e Linguagens, 50, 184-187http://www.fcsh.unl.pt/rcl/index.php/rcl/issue/view/6/showToc
  • Rayner, Francesca.(2019)  Timon of Athens @Centro Cultural de Belém, Lisbon, 2019.  Reviewing Shakespeare.
    
    http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/timon-athens-teatro-praga-centro-cultural-de-belem-lisbon-portugal-2019/
  • Rayner, Francesca, (2018) “Challenging the inevitable: Anatomy of a Suicide at the Royal Court Theatre, London” em Sinais de Cena Série II Nº3, Maio de 2018, 337-340
  • Rayner, Francesca. (2018) A Floresta que Anda (The Moving Forest). Dir. Christiane Jatahy. Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, Portugal em Multicultural Shakespeares: Translation, Appropriation and Performance, vol. 18 (33), 2018, 179-182.
    
    https://content.sciendo.com/view/journals/mstap/18/1/article-p179.xml
  • Rayner, Francesca (2018). The Footballer, the Trickster and the Dictator: Disidentified National Subjects and Failed European Identifications in Nuno Cardoso’s Portuguese Shakespeares.” Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Volume 96, Issue 1. pp.1-13. 
    
    https://doi.org/10.1177/0184767818761142"
  • Rayner, Francesca (2017) Dehierarchizing Space: Performer-Audience Collaborations in Two Portuguese Performances of Shakespeare. Multicultural Shakespeare: Translation, Appropriation and Performance vol. 15 (30), 2017; 31-45 
    
    https:/doi.org/10.15/mstap-2017-0003

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Rayner, Francesca (2017) Review of Marianne Novy. Shakespeare and Feminist Theory. 
    (Bloomsbury: London, 2017). SEDERI 28, 2018; 151-153.
  • Rayner, Francesca (2017) Phantasms of Africa: Teatro Praga’s Zululuzu and mala voadora’s Moçambique.Sinais de Cena Série II Nº 2, Maio de 2017. 281-288
  • Rayner, Francesca. (2016) Review of Shakespeare en Espâna/Shakespeare in Spain: Bibliografia Anotada/Annotated Bibliography.  Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 89 (1), April 2016, pp. 136-138.
  • Rayner, Francesca (2017) Lear, Primeiros Sintomas dir. Bruno Bravo @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, 2017, Reviewing Shakespeare.
     http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/13380-2/
  • Rayner, Francesca. (2017) Collaborating across borders: Theatre for Integration Project in Portugal.  The Theatre Times: https://thetheatretimes.com/collaborating-across-borders-theatre-integration-project-portugal/. Posted 29th March 2017.
  • Francesca Rayner and Tiago Porteiro (2016) Investigação Artística em contexto universitário em Portugal.Repertório: Teatro e Dança. Salvador, Bahia,  nº 27, 2016.2.  104-116.
  • Rayner, Francesca. (2015) Richard III @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, Portugal. 2015. 
    Reviewing Shakespeare: http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/richard-iii-teatro-nacional-dona-maria-ii-lisbon-portugal-2015/
    Posted 29 December 2015.
  • Rayner, Francesca (2015) Antony and Cleopatra @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal, 2015.  http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/antony-cleopatra-centro-cultural-vila-flor-guimaraes-portugal-2015
    Posted August 2015
  • Rayner, Francesca (2015) Adapting Macbeth in a Lusophone context: The Challenges of intercultural performance.SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 25, 2015. 129-151.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Rayner, Francesca. (2015) Miguel Ramalhete Gomes. 2014. Texts Waiting for History: Shakespeare re-imagined by Heiner Müller. Amsterdam and New York: Rodopi. SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, 25.2015.207-211
  • Rayner, Francesca (2014) Whose hand do we kiss? Performing democracy in a Portuguese A Midsummer Night’s Dream.Shakespeare Bulletin, Vol. 32, nº 4, Winter 2014, Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 2014. 533-558.
  • Rayner, Francesca (2010) History recycled: contemporary performances of Shakespeare’s Richard II at Portuguese national theatres.Portuguese Studies 26.2 London: Modern Humanities Research Association. 134-148.

Capítulos em livros

  • Rayner, Francesca. 20023. “Theatre in Portugal since 1999” in Aneta Mancewicz and Ralf Remshardt (eds.) Routledge Companion to Contemporary European Theatre and Performance.ISBN 9780367535919
  • Rayner, Francesca (2022) “Staying with the Trouble em Visita aos Clássicos, 247-245, Ribeirão: Húmus
  • Rayner, Francesca (2022)“Cesário Quê?: Insinuações lésbicas na peça encenada pelo Teatro Estúdio de Lisboa” em Ana Gabriela Macedo et al (coord.)Mulheres, Artes e Ditadura: Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória. 75-80, Ribeirão: Húmus.
  • Rayner, Francesca. 2021. ‘Were I the Moor, I would not be Iago’: Radical empathy in two Portuguese performances of Othello” In Boika Sokolova e Janice Valls-Russell (eds.) Shakespeare’s Others in 21st -Century Performance, London and New York: Arden Bloomsbury, 190-208.
    DOI: 10.5040/9781350125988
  • Rayner, Francesca. 2022. Entry on Shakespeare in Portugal. In Jobin, Alexa Alice (ed.) The Palgrave Encyclopedia of Global Shakespeare
  • Rayner, Francesca, Elena Bandín and Laura Campillo. 2022. “I would my [European] pilgrimage dilate” in Bandín, Elena, Francesca Rayner e Laura Campillo (eds.). Othello in European Culture, Amsterdam: John Benjamins, 1-26
    https://doi.org/10.1075/sec.3
  • “As Artes Performativas e os Desafios do Futuro”In Manuela Martins e Eloy Rodrigues (coord.) A Universidade do Minho e a Pandemia.  Tomo III: Projecões.190-204
  • Rayner, Francesca (2017) “Whose Performance is it Anyway?: Co-Creation by Performers and Audiences in Contemporary Performance” em Fernando Matos Oliveira (ed.) Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Imprensa da Universidade de Coimbra, 47-58.
  • Rayner, Francesca (2019) “Arte e Resistência: Género e performance contemporâneo em Portugal” em “Género na Arte: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência”, Faces de Eva: Estudos Sobre a Mulher, Ribeirão: Húmus, 115-
  • Francesca Rayner, (2019) “Prefácio”, Pequenos Delitos do Coração, Helena Mendes Pereira, Guimarães: Astronauta, Associação Cultural, 2 - 3.
  • Rayner, Francesca (2019) Chapter 2: The Performance History. Efterpi Mitsi (ed,). Troilus and Cressida: A Critical Reader, Arden Renaissance Drama Guides, London and New York: Bloomsbury, 2019, 53-86.
  • Rayner, Francesca, (2018) “Resistance as a Mode of Being: Gender and Performance in Contemporary Portuguese Theatre” em Sebastiana Fadda & Maria João Almeida (eds.) Rastos Luminosos em Palcos do Tempo: Homenagem a Maria Helena Serôdio, Lisboa: Centro de Estudos de Teatro, 239-24
  • Rayner, Francesca (2017). O Corpo Presente: Feminismo e Performance de Shakespeare em Portugal.Enéias Farias Tavares et al (eds.) Discursos do Corpo na Arte vol. 2 (Discourses of the Body in Art vol. 2), Santa Maria: Editora UFSM, 2017. 69-86.
  • Rayner, Francesca (2017) Whose Performance is it Anyway?: Co-Creation by Performers and Audiences in Contemporary Performance” em Fernando Matos Oliveira (ed.) Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • Rayner, Francesca (From the Snares of Watchful Tyranny to Post-Human Dictators: Macbeth under the Portuguese Dictatorship and in Democracy. Keith Gregor (ed.) Shakespeare and Tyranny: Regimes of Reading in Europe and Beyond, Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2014.127-144.
  • Rayner, Francesca (2014) Reinventar a Tradição (1846-2002).  Maria João Brilhante (coord.) Sete Olhares sobre o Teatro da Nação. Lisboa: Imprensa Naciona/Teatro Nacional D. Maria II, 2014. 113-154.
  • Rayner, Francesca (2013) From Individual Conflict to Interlocking Conflicts: The Merchant of Venice for New European Audiences.Carla Dente & Sara Soncini (eds.) Shakespeare and Conflict: A European Perspective, Basingstoke, Hants.: Palgrave Macmillan,  2013..157-169.
  • Rayner, Francesca (2013) Building Sustainability: Theatres and Communities in an Environment of (Non)abundance.Nancy Duxbury (ed.) Animation of Public Space through the Arts: Towards More Sustainable Communities. Coimbra: Almedina, 2013. 355-358.
  • Rayner, Francesca (2013) Language that Moves: Performance Criticism as Creative Engagement. Transbordamentos Infinitos: A Dramaturgia Contemporânea, Cadernos de Literatura Comparada 22/23 2010, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Porto: Edições Afrontamento, 2013. 211-230.
  • Rayner, Francesca (2012) Artes e Comunidades: A pluralidade de uma relação. Elisabete Paiva (ed.) Uma Mapa para Cinco (ou Mais) Caminhantes, Observatório Serviço Educativo Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, 2013. 64-69.
  • Rayner, Francesca (2012) From Portuguese Hamlet to Um Hamlet a Mais. Ruth J. Owen (ed.) The Hamlet Zone: Reworking Hamlet for European Cultures. Cambridge Scholars Publishing, 2012. 7-16.

Outras publicações

  • Rayner, Francesca. 2021. “Temporalidades Corporais: O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo de Tales Frey”, Folha de Sala para o espetáculo O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo de Tales Frey, Teatro do Campo Alegre, Porto.
  • Rayner, Francesca (2021)“A Reinvenção do Amor em Romeu e Julieta”, Folha de Sala do espetáculo Porque é Infinito, Victor Hugo Pontes, Teatro Nacional São João, Porto.

Organização de eventos

  • 2021/12/19 - 2023/01/26 | Guarda

    Escola de Críticos

  • 2022/05/17 - 2022/03/17 | Teatro Jordão, Guimarães

    Organização, sessão de espacialização sobre o acesso de pessoas com deficiência aos cursos artísticos e à cultura com Acesso Cultura e o Gabinete para a Inclusão (GPI), Teatro Jordaõ.

  • 2019/08/19 - 2019/08/22 | Roma Tre University, Roma

    2019: Co-coordenação com Kirilka Stavreva (Cornell College, EUA) do seminário “Performing Gender(s) Elsewhere: Shakespeare in Contemporary Alternative Spaces and Institutions” no Congresso Internacional do European Shakespeare Research Association (ESRA) “Shakespeare and European Geographies: Centralities and Elsewheres”

  • 2019/07/09 - 2019/07/12 | European Shakespeare Research Association, Roma Tre University, Rome

    Performing Gender(s) Elsewhere: Shakespeare in Contemporary Alternative Spaces and Institutions

  • 2018/04/26 - 2019/05/03 | Craiova International Shakespeare Festival, University of Craiova, Romania

    Viewing and Reviewing panel on The Tempest by Yamanote Jijosha

  • 2018/04/26 - 2019/05/03 | Craiova International Shakespeare Festival, University of Craiova, Romania

    Viewing and Reviewing panel on Henry V by Philip Parr e Brett Brown

  • 2018/10/04 - 2019/04/06 | Plataforma das Artes, Guimarães

    Performing Intimacy: International Colloquium

  • 2018/07/22 - 2018/09/27 | International Shakespeare Conference, Shakespeare Institute,University of Birmingham

    The Trojan War in the Early Modern Imagination

  • 2015/09/04 - 2018/09/05 | Universidade do Minho

    Shakespearean Collaborations: Intenational Conference

  • 2017/07/10 - 2017/03/04 | European Shakespeare Research Association, University of Gdansk

    Shakespeare and the Politics of Location

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Rayner, Francesca. ‘What’s Alive in the Live? Post-pandemic Shakespearean performance in Portugal’. Keynote speaker, ESRA international conference“Then fate o’erruled”: Change in Shakespeare”, Pázmány Péter Catholic University, Budapest.

  • Seminário (Por convite)

    Co-organizer with Jennifer Low (Florida Atlantic University) of online masterclass ‘How’ as part of cycle in Theatre Criticism, Ukraine Shakespeare Centre.

  • Seminário (Por convite)

    Invited speaker Day of ELACH (School of Arts, Letters and Human Sciences), “Love in a Climate of Hate: Shakespeare’s Romeo and Juliet,

  • Seminário (Por convite)

    Moderator, round table “What lies at the heart of the artistic gesture?” with Tiago Cadete, Tiago Vieira and Manuela Ferreira

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oradora convidada, Mesa redonda “O Verbo Teatro” no âmbito das Jornadas de Estudos de Teatro (Re)Conhecer Osório Mateus, Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.

  • Seminário (Por convite)

    Moderação do seminário de cultura visual “Clementina” com Cristina Mendanha, Arte Total, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Participação na mesa redonda sobre Formação, Investigação e Prática Artística nas Jornadas “40 Anos de Teatro” organizado pelo Teatro Art’Imagem, Quinta da Caverneira, Maia.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Palestrante, mesa-redonda “Modos de Censura e Resistência”, Teatro São Luiz, Lisboa

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Rayner, Francesca (2020),‘Moving the Audience: Christiane Jatahy’s The Walking Forest’, comunicação apresentada no seminário Global Performances and Adaptations of Macbeth no congresso internacional do Shakespeare Association of America (SAA). Comunicação à distância.

  • Colóquio/Congresso

    Rayner, Francesca (2019), ‘Memory and Enforced Forgetting: Tiago Rodrigues’ collaborations with Shakespeare’, comunicação apresentada no II EASTAP Conference Shared Memory(ies): Creation, Research and Politics in the European Contemporary Stage, Universidade de Lisboa

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Oradora convidada no workshop “Queer Yourself” , BOCA - Biennial of Contemporary Arts, Maús Hábitos, Porto, 2017.

  • Aula aberta (Por convite)

    Apresentação da tradução de Ricardo III de Rui Carvalho Homem (2015: Lisboa:Relógio d’Água), Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa. 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Apresentação de comunicação “Poder e imaginação na representação de Ricardo III em Portugal no período pós-revolucionário” na mesa redonda Ricardo III: Poder, atrocidade e imaginário, Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa. 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Apresentação de comunicação “Performance e Performatividade” no âmbito do ciclo Gender Trouble, Teatro Maria Matos, Lisboa. 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Intervenção na mesa redonda Ensino de Teatro no III Encontro Internacional sobre Políticas de Intercâmbio no âmbito das Artes Escénicas,, organizados pela Céna Lusófona e a Xunta de Galícia, Cidade da Cultura, Santiago de Compostela, Espanha. 2012

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Rebeka Carioca Seixas

    O Duplo na Trilogia Metadramatúrgica Gogoliana

  • 2015 - 2019 | Orientador

    José Eduardo Leite Fernandes da Silva

    Teatro Comunitário: A construção da experiência estética no contexto de projectos de transformação psicossocial

  • 2012 - 2017 | Orientador

    Arthur Belloni

    O teatro da operação e a po-ética de “antes das formas.”

    Estudos Performativos

Doutoramentos

  • 2019 - (...) | Co-orientador

    Liliya Balinska

    “As Danças Da China: À Descoberta das Origens”

    Doutoramento em Ciências da Cultura

  • 2015 - 2019 | Orientador

    Célia Maria Silva Oliveira

    Teatro Lusófono – Realidades e Utopias de um Projeto em Construção

    Doutoramento em Ciências da Cultura

  • 2013 - 2017 | Co-orientador

    Pedro Meneses

    “Um valoroso lugar incerto – a cartografia do humano em Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares”,

    Ciências da Literatura - Literatura Portuguesa

Mestrados

  • 2019 - (...) | Co-orientador

    Jaqueline Lodi Moraes

    A Envolvência da Invisibilidade: O movimento do corpo no espaço artístico contemporâneo, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

    Mestrado em Estudos de Arte com especialização em Teoria e Crítica da Arte,

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Cláudia Rosário

    2019: “The Blueness of Oranges: A Portrait of Mental Health in Drama”, Mestrado em Língua, Literatura e Culturas Inglesas. Universidade do Minho

    Mestrado em Estudos Ingleses e Norte-Americanos

  • 2018 - 2019 | Co-orientador

    Sandra Maria da Conceição Barreto

    (em regime de co-orientação com Silvana Ferreira Silva Mota RibeiroA Representaçãoda Violencia Contra a Mulher em Palco,

    Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Estela Cosme

    Putting It Together: Postmodernism and the musicals of Stephen Sondheim.

    English Language, Literature and Culture

  • 2013 - 2014 | Orientador

    Cátia Faisco

    Despidos em Palco: A Representação de Mark Ravenhill e Sarah Kane em Portugal,

    Literary and Cultural Mediation

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Célia Oliveira

    Roy Williams: from the Margins to the Mainstream,

    English Language, Literature and Culture

  • 2011 - 2012 | Orientador

    Bernarda Esteves

    Power to the People: Kenneth Branagh’s Revision of Romantic Comedy,

    English Language, Literature and Culture

Editor

Comissões científicas

  • 2023 - 2023 (Congresso)

    XXXIII SEDERI CONGRESS EarlyXXXIII SEDERI CONGRESS Modern English Culture in European Perspective : Relationships Across the Channel, Universitat de Valencia

  • 2020 - ... (Revista)

    CONDOMÍNIO - Um Léxico para as Artes Performativas em Portugal (1960-2020).

  • 2019 - ... (Congresso)

    IIº Congresso da EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance), Universidade de Lisboa/Teatro Nacional Dona Maria II

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    2019: Membro da Comissão Científica MEXE – 5º Encontro Internacional de Arte e Comunidade, Porto, 16-18 Setembro.

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    2019: Membro da Comissão Científica EIRPAC: Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, 16-18 Setembro.

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    2019: Membro da Comissão Científica EASTAP (European Society for the Study of Theatre and Performance), University of Lisbon and Teatro Nacional Dona Maria II, Lisboa, Setembro 23-25

  • 2018 - 2018 (Congresso)

    Conceitos e Dispositivos de Criação nas Artes Performativas, Universidade de Coimbra

  • 2018 - ... (Revista)

    Membro do Comissão Científico da Revista Per.For[mar] publicada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

    http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/performar/index

  • 2018 - ... (Revista)

    Membro da Comissão Científica da Revista Via Panoramica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos/ An Electronic Journal of Anglo-American Studies (ISSN:1646-4728) CETAPS, Universidade do Porto.

    http://ojs.letras.up.pt/index.php/VP/index

  • 2017 - 2018 (Congresso)

    Encontro internacional Cultura/Natura, Escola Superior de Ensino Artístico do Porto

  • 2017 - 2018 (Congresso)

    Género na Arte Lusófona: Corpo, Sexualidade, Identidade e Resistência no Século XXI,Universidade Nova de Lisboa

  • 2016 - 2018 (Congresso)

    400 anos no Diálogo Das Artes: Cervantes e Shakespeare, Universidade de Lisboa

  • 2015 - 2018 (Congresso)

    Shakespearean Collaborations

Outros dados

  • Presentation of Complete Dramatic Works of Natália Correia edited be Armando Nascimento Rosa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Teatro São Luíz, Lisbon.

  • Presidente Associação Portuguesa de Críticos (APCT)

  • Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos Artísticos nas Artes Performativas ‘Olhá o Teatro’, Divisão de Cultura, Câmara Municipal de Braga.

  • Membro do júri Mostra de Amadores de Teatro, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães.

  • Membro da Comissão de Avaliação dos cursos de Teatro, Agência Nacional de Acreditação.

  • 2019: Moderação, conversa pós-espetáculo, Máquina Êxtase de Maikon K, Central Elétrica de Freixo, Porto

  • 2019: Apresentação sobre Mark Ravenhill no ciclo “Leituras no Mosteiro”, Teatro Nacional São João, Porto.

  • Membro do Observatório de Avaliação da programação do Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 2012-2013.

  • Membro do Júri dos Prémios da Crítica (Associação Portuguesa dos Críticos) 2016.