Academic degree: Agregação
Professional category: Prof. Auxiliar com agregação
Research group(s):
E-mail: ricardobarcelo@elach.uminho.pt
Phone: 938504696
Website(s):
CIÊNCIA ID: 4912-7A4D-3F02
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8152-6041
Institutional address:
Departamento de Música da ELACH - UMinho Edifício dos Congregados Avenida Central 100 - 4710- Braga
Short bionote:
Guitarrista, docente, compositor e investigador. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. Mestre em Interpretação pela Escola Superior de Música e Dança de Roterdão. Licenciado pelo Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Ganhou os prémios “Alírio Díaz” (Sevilha, 1987) e “Abel Carlevaro” (Madrid, 1990) e foi laureado no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz” (Badajoz, 2006), pela sua obra “Máscaras”. É autor dos livros “La Digitación Guitarrística”; “20 Piezas Fáciles para dos y tres guitarras”; “Adestramento técnico para guitarristas” e “O Sistema Posicional na Guitarra”, e também de obras para guitarra e música de câmara, além de revisões e digitações de vários compositores. As suas obras têm sido editadas pela Real Musical, Lemoine, Carisch, Diputación de Badajoz; AvA; Labirinto, NEA e Editorial Diego Marín. É coautor da primeira tradução para castelhano, publicada em Portugal, do “Método para Guitarra” de Fernando Sor, e do livro “Canto para tocar. Toco para Cantar”. A maior parte dos seus artigos aparecem em revistas internacionais especializadas em música, tais como Il Fronimo, Roseta, Revista Portuguesa de Educação Artística, Sexto Orden, Soundboard e Revista Musical Chilena. Gravou os CD “Aromas de Sefarad”, com o “Trío Sefarad; “Por las calles de Maldonado”, com composições próprias para guitarra solista e duos com guitarra; “Máscaras”, e “Música latinoamericana del siglo XX para guitarra”, com o patrocínio do FONAM. Além de manter atividade internacional como intérprete de guitarra clássica e docente em masterclasses, é convidado frequentemente para integrar júris e participar em conferências sobre temas ligados à história da interpretação guitarrística. É Diretor Artístico do Festival Internacional de Guitarra de Maldonado – Uruguai, e organizador dos Encontros Internacionais de Música em Tibães – Braga. É Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e possui a categoria académica de Professor Auxiliar com Agregação, na área de Música / Performance. Foi Diretor do Departamento de Música da ELACH, Universidade do Minho, entre os anos 2019 e 2022.
Research interests:
Estudos em performance musical; Hiistória da interpretação guitarrística.
Education:
2021. Agregação no ramo de Música/Performance pela Universidade de Aveiro
2009. Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro - Portugal
2002. Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.
1992. Licenciatura, Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.
Professional experience:
2018-2022. Professor no Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, UMinho
2009-2018. Professor no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas, UMinho
2008-2011. Professor no ISEIT - Instituto Piaget de Almada.
1998-2012. Professor e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Música José Atalaya – Fafe.
1994-1997. Professor na Escola de Música «Katarina Gurska» – Madrid – Espanha
1985-1987. Professor no Conservatório Municipal de Maldonado – Uruguai
Institutional positions:
2013-2015. Diretor adjunto da Licenciatura em Música do Departamento de Música do ILCH.
2015-2018. Membro da Comissão de Curso do MEM – ILCH/IE.
2019-2022. Diretor do Departamento de Música. ELACH
2021- Suplente do Diretor do Mestrado em Ensino de Música - IE
2021- Membro da Comissão de Curso do MEM - IE.
2023 - Diretor de Curso do Mestrado em Ensino de Música. IE/ELACH
Barceló, Ricardo e Baranzano, Eduardo (2022). El arte de tocar la guitarra clásica. Charles Duncan (autor). Primeira versão castelhana (original em inglês, 1980). (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado; Dirección General de Cultura de Maldonado. Maldonado, Uruguai.
Barceló, Ricardo (2017). “Canto para tocar. Toco para cantar” (coautor). Ed. Diego Marín. Múrcia, Espanha. ISBN-13: 9788417010201. 65 pp. Versão bilingue português/espanhol.
Barceló, Ricardo (2015). “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem. Conceitos de Posição” (autor). Novas Edições Acadêmicas. ISBN-13: 978-3-8417-1075-8. Saarbrücken, Alemanha. 332 pp. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52646
Barceló, Ricardo (2008). Método para guitarra. Fernando Sor. Fafe: Editora Labirinto (tradução para castelhano).
Barceló, Ricardo (2000). Adestramiento técnico para guitarristas. Madrid: Real Musical.
Barceló, Ricardo. 1995. La digitación guitarrística. Madrid: Real Musical.
Barceló, R. (2023). Técnicas guitarrísticas de mano derecha incorporadas desigualmente en países de habla Hispana e Inglesa. Revista Vórtex, 11(2), 1–30. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7842
Indexed on: Web of Science
Aroso, Nuno & Barceló, Ricardo (2020). Sincretismo instrumental na obra Ko-tha - Três danças de Shiva (1967), para guitarra percutida, de Giacinto Scelsi. Revista Portuguesa de Educação Artística, vol. 10. Funchal, Madeira.
Indexed on: SCIELO
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72157
Barceló, Ricardo (2020). La estabilización articular en la técnica de la guitarra. El papel de Abel Carlevaro. Revista Musical Chilena, vol. 75 núm. 234 (2020): Julio-Diciembre. Universidad de Chile. Santiago de Chile.
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72158
Barceló, Ricardo (2019). A dualidade artística do compositor-intérprete. Revista Diacritica - CEHUM. Vol. 33, n.º 1, 2019, p. 64-76. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.300
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62348
Barceló, Ricardo (2018). Peculiarità dell'accentuazione, dell'articolazione e della notazione delle Tres Piezas Españolas di Joaquín Rodrigo. Il Fronimo: Milano. N. 184, ottobre 2018. pp.22-32.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57340
Barceló, Ricardo (2018).La fijación como recurso técnico: del piano a la guitarrra. Preprint - Revista de Musicología de Chile.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/57225
Barceló, Ricardo (2016). “A pausa musical como signo polissémico na obra para guitarra de Fernando Sor” (autor). Revista Portuguesa de Educação Musical. Região Autónoma de Madeira. Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. Peer review. Revista indexada e referenciada em Latindex, Erihplus, NSD e DOAJ. Janeiro, 2016, pp. 43-50. Funchal, Madeira.
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/49758
Barceló, Ricardo (2016). “The musical rest as a polysemous sign in the guitar works of Fernando Sor” (autor). Soundboard Magazine, GFA. 42, nº 4. December, 2016, pp. 26-28. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52651
Barceló, Ricardo (2016). “Una eminenza grigia nella mano sinistra: l’azione silenziosa del pollice sinistro nella chitarra” (autor). Il Fronimo nº 173, gennaio/marzo, pp. 41-49. Milão – Itália.
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/52907
Barceló, Ricardo (2020). Capítulo de livro. A transcriação musical de El poncho: O nativismo uruguaio de Fabini e Silva Valdés na Guitarra de Rapat e Carlevaro. A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (Eds.), Geografias Culturais da Música. Guimarães: Lab2.PT.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72069
Barceló, Ricardo (2020). Dois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantaisie villageoise op. 52 (ca. 1832) – F. Sor e A l'aube du dernier jour op. 33 (1988), - F. Kleynjans. Ouvir e escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teórica e (multi) disciplinares (pp. 441-454). Coordenação científica de Elisa Lessa; Nuno Fonseca; Pedro Moreira e Rodrigo Teodoro de Paula. Braga: Grupo de investigação GIARTES, CEHUM – Universidade do Minho.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/72159
Barceló, Ricardo (2023). Concerto duo de violino e guitarra. Antonio García-Egea-Ricardo Barceló (guitarra). 10º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Teatro da Casa de la Cultur. Maldonado – Uruguai. 19 de novembro.
Barceló, Ricardo (2023). Concerto duo de violino e guitarra. Antonio García-Egea-Ricardo Barceló (guitarra). 10º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Salón Dorado, Argentino Hotel. Piriápolis – Uruguai. 18 de novembro.
Barceló, Ricardo (2023). Concerto de guitarra. 1er Temporada de Guitarra Clásica “Canta la Madera”. Sala Sinfónica. Complejo Cultural BUAP. Puebla – México. 19 de setembro.
Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva II (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva III (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
Barceló, Ricardo (2022). Livro. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva IV (revisão e digitação). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
Barceló, Ricardo (2021). A fonte do Ídolo (compositor). Para guitarra clássica e quarteto/orquestra de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago. Partitura completa; partes individuais, e transcriação para guitarra e piano. Braga: Município de Braga. Serviços de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga.
Barceló, Ricardo (2009). Máscaras I, II, III (partitura musical). Música contemporánea hispano lusa para guitarra clásica. Asociación de guitarra clásica de Extremadura "Angel Iglesias"/Diputación de Badajoz. Badajoz: 2009.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61783
Barceló, Ricardo (2000). 20 piezas fáciles para 2 y 3 guitarras. Madrid: Real Musical.
RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61533
Barceló, Ricardo (2022) e Leite, Luís. CD. La guitarra. Iniciación. Clases individual y colectiva I (guitarras). Z. Nömar (autor). European Music Center: Madrid (no prelo).
Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). II Mostra “Sons da Cidade”. Belo Horizonte – Brasil, 27 de agosto
Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). Asociación Guitarrística de Madrid (organizador). Centro Cultural “Casa de Vacas”. Parque del Retiro. Madrid – Espanha. 20 de maio.
Barceló, Ricardo (2022). Concerto Comemorativo do 48ª Aniversário da UMinho (organização e direção artística). Orquestra da Universidade do Minho. Viola d’arco: Mateusz Stasto; Maestro: Vítor Matos. Teatro Jordão. Guimarães, 19 de fevereiro de 2022.
Barceló, Ricardo (2022). Concerto Comemorativo do 48ª Aniversário da UMinho (organização e direção artística). Orquestra da Universidade do Minho. Viola d’arco: Mateusz Stasto; Maestro: Vítor Matos. Salão Medieval da Universidade do Minho. Braga,13 de fevereiro de 2022.
Barceló, Ricardo (2022). Concerto. Duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylishcheva (guitarra). Auditório Municipal” Juan Miguel Benedito”. I Festival Internacional de Música de Cámara de Yecla - Espanha. 4 de fevereiro.
Barceló, Ricardo (2023). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Una retrospectiva en su décima edición. Programa completo do 10º FIGM. Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Dirección General de Cultura. Maldonado – Uruguai. 6 de novembro.
Barceló, Ricardo (2022). Apresentação do livro El arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan. Versão em castelhano de Ricardo Barceló e Eduardo Baranzano (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Instituto de Música, Facultad de Bellas Artes, UDELAR. 21 de novembro, Montevideo – Uruguai.
Barceló, Ricardo (2022). Apresentação do livro El arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan. Versão em castelhano de Ricardo Barceló e Eduardo Baranzano (tradutores). Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museu N. García Uriburu. 18 de novembro, Maldonado – Uruguai.
Barceló, Ricardo (2022). Mesa Redonda “O violão na Universidade” (palestrante). II Mostra “Sons da Cidade”. Belo Horizonte - Brasil. 26 de agosto.
Barceló, Ricardo (2014). CD "Música Latinoamericana del siglo XX para guitarra" (Intérprete). MT/FONAM. Maldonado, Uruguai.
2023/11/07 - 2023/11/08 | Departamento de Música da ELACH. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga
Masterclasses de Guitarra Clássica
2022/12/07 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho
Palestra do Luthier José Marques
2022/11/16 - 2022/11/19 | Maldonado - Uruguai
9º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado
2022/09/29 - 2022/09/30 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho
I Congresso Guitarrístico de Braga
2022/09/17 - 2022/09/18 | Mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga
III Encontro de Música em Tibães
2022/05/17 - 2022/05/19 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho
Masterclasse de Guitarra Clássica. Giampaolo Bandini (professor)
2022/03/15 - 2022/05/15 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho
Aula Aberta de guitarra clássica
2022/05/10 - 2022/05/12 | Instituto Musical “Luigi Boccherini”, Lucca - Itália
Masterclasse de guitarra (formador). Festival de Guitarra Homenagem a Andrés Segovia Open Guitar 2022 - Para un Gentilhombre
2022/04/06 | Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Departamento de Música. Universidade do Minho
Presentação de cordas e Workshop Tomastik-Infeld. The art of choosing the right string
2021/12/17 | Igreja de Santa Cruz - Braga
Concerto Orquestra UMinho (suspenso Covid-19)
2021/09/14 | Igreja de Santa Cruz - Braga
Concerto Orquestra UMinho
2021/07/03 | Pavilhão Desportivo da UMinho – Gualtar
Espetáculo Audiovisual alusivo ao Enterro da Gata. “A Gata tem saudades II”
2021/07/02 | Pavilhão Desportivo da UMinho – Gualtar
Espetáculo Audiovisual alusivo ao Enterro da Gata. “A Gata tem saudades I
2021/02/17 | Quinteto de Sopros. Salão Medieval da UMinho (zoom -online)
Concerto Comemorativo UMinho
2020/02/14 - 2020/02/15 | Igreja de São Francisco (Guimarães). Salão Medieval da UMinho (Braga).
Barceló, Ricardo (2020). Concerto Comemorativo UMinho. 46º Aniversário da Universidade do Minho Ludwig van Beethoven. Sinfonia nº3, Heroica, F. J. Haydn, o Concerto para violoncelo e orquestra em Dó M, direção. Maestro Vítor Matos, violoncelo. Pavel Gomziakov.
2019/11/14 - 2019/11/17 | Maldonado - Uruguai
Barceló, Ricardo (2019) 7º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado
https://www.festivalinternacionaldeguitarrademaldonado.com/ediciones-anteriores/2019
2019/04/06 - 2019/09/14 | Mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga
Barceló, Ricardo (2019). III Encontro Internacional de Música em Tibaes
2019/04/02 | Edifício dos Congregados - Braga
Barceló, Ricardo ( 2019). Aula Aberta de Guitarra Clássica
2019/02/07 | Edifício dos Congregados - Braga
Barceló, Ricardo (2019) Masterclass de Guitarra - Francisco Gil
2018/11/24 - 2018/09/27 | Maldonado - Uruguai
Barceló Ricardo (2018). 6º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado
Colóquio/Congresso
Barceló, Ricardo (2023). Comunicação e participação na Mesa Redonda. Um novo olhar sobre a terminologia usada no ensino das figuras musicais no panorama ibérico. Colóquio Identidades e Comunidades. Braga, 11 de dezembro (videoconferência Zoom).
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2023). Orador no IV Congreso Internacional Francisco Tárrega (por convite). Instituto para el Desarrollo Musical (IDM. Vila-real, Valência – Espanha. 9-10 de dezembro (videoconferência Zoom).
Seminário (Por convite)
Barceló, Ricardo (2022). Fórum de doutorandos. CEHUM, UMinho. Orientador dos doutorandos Francisco Barbosa, Eduardo Soares e Nuno Costa. Online Zoom. 25 e 26 de fevereiro.
Colóquio/Congresso
Barceló, Ricardo (2022). I Congresso Guitarrístico de Braga. A arte de tocar la guitarra clássica, de Charles Duncan. Departamento de Músicada da ELACH - Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 30 de setembro.
Seminário (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Conferência. La Fantaisie Villageoise de Fernando Sor: Hacia una relectura. Festival “Guitarras en Otoño”. Centro Cultural Toluca. Toluca de Lerdo – México, 26 de setembro.
Colóquio/Congresso
Barceló, Ricardo (2021). Comunicação. A fonte do Ídolo: lugar, música e memória. Congresso Paisagens Sonoras II. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 3 de setembro.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). II Congresso Paisagens Sonoras. Departamento de Música do ELACH. Universidade do Minho. Braga, 2-4 de setembro.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Conferência. Gatayes e Sor. Professores de guitarra em escolas para jovens damas em Paris? Gravação para emissão online. Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. Guimarães, 9 de julho.
Seminário (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Conferência. A estabilização articular na guitarra (conferencista). Universidade Nacional Autónoma de México. Ciclo de conferências GUITUNAM (em linha). México, 28 de maio.
Aula aberta
Barceló, Ricardo (2021). Aula aberta de guitarra clássica. Departamento de Música. Edifício dos Congregados.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino de Música'. Ricardo Barceló. Workshop 'A estabilização articular na guitarra'. Departamento de Música do ELACH, UMinho. Edifício dos Congregados, Braga. 23-24 de abril.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino'. Nuno Aroso e Ricardo Barceló. Comunicação Sincretismo instrumental na obra Kho-ta de Giacinto Scelsi. Departamento de Música do ELACH, UMinho. 23-24 de abril.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Colóquio 'Questões de Ensino Musical' (formador). Edifício dos Congregados. Departamento de Música do ELACH, UMinho. 23-24 de abril.
Colóquio/Congresso
Barceló, Ricardo (2021). Comunicação. Sincretismo instrumental na obra Ko-tha - Três danças de Shiva (1967) para guitarra percutida, de Giacinto Scelsi. R. Barceló e N. Aroso. Colóquio Questões de ensino musical (Zoom). Departamento de Música da ELACH. Universidade do Minho. Braga, 23 de abril.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Colóquio Questões de ensino musical (moderador). Departamento de Música da ELACH. Universidade do Minho. Braga, 23 de abril.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2021). Webinar Geografias Culturais. Apresentação do livro Geografias Culturais da Música do Som e do Silêncio (por convite). A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (eds.), Guimarães: Lab2.PT (zoom-online). Braga, 16 de abril.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2020). Ciclo de Conferências “Bairro C” – A Arte, o Ensino e a Cidade. Município de Guimarães (organização). Sessão “A Música e a Cidade” (orador|painel). Online. 28 de novembro de 2020.
Seminário (Por convite)
Barceló, Ricardo (2020). Seminario y Festival Música en la ventana. Meeting #2. (membro do painel) Google meets. Argentina, 19 de setembro de 2020.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Barceló, Ricardo (2020). Palestra: A dualidade artística do compositor-intérprete. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock California. Universidade Stanislaus. 28 de fevereiro de 2020.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Barceló, Ricardo (2020). Masterclasse de guitarra. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock California. Universidade Stanislaus. 28 de fevereiro.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Barceló, Ricardo (2020). Masterclasse Conservatório Bomfim. Guitarra | Ricardo Barceló – 22 e 24 fevereiro, Braga.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Barceló, Ricardo (2019). Dois casos de música descritiva na guitarra clássica: Fantasia Villageoise Op. 52 (Ca. 1832), de F. Sor, e A L'aube Du Dernier Jour Op. 33 (1988), de F. Kleynjans. Braga -Portugal, 23 de julho. http://paisagensonoras.pt/programa_congresso.pdf
2022 - Masterclasse Erasmus+ (professor)
Massterclasses para os alunos de guitarra clássica do Conservatório “L. Boccherini”. Lucca - Itália
2022 - Missão UMOVE
Formação para docentes e alunos da Casa da Música da Universidade de Cabo Verde. Praia, Santiago – Cabo Verde. Negociações para futuras colaborações em investigação e docência.
2021 - Missão Erasmus+
Masterclasses Erasmus+ (professor). Conservatório “Lorenzo Perosi”. Campobasso - Itália
2020 - (...) | Orientador
Eduardo Martin Daniel Baltar Soares
A arte da violaria no norte de Portugal, entre os séculos XVII e XX
Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH
2020 - (...) | Co-orientador
Crismary Ospina Gallego.
Emprendimiento en la música en vivo de pequeño aforo. Problemas que afronta el músico y posibles soluciones
Programa de Doctorado. Universidad Politécnica de Valencia. Valencia, Espanha (revisor externo)
2020 - (...) | Orientador
Nuno Filipe Faria Costa
Presença e ausência: Composição das secções incompletas da Missa de Joaquim dos Santos e integração da obra no património musical
Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH
2020 - (...) | Orientador
Francisco José Macedo Barbosa
A influência de Jacques Zoon na evolução organológica da flauta e o seu peso artístico na cultura musical holandesa
Doutoramento em Ciências da Cultura - ILCH
2020 - (...) | Orientador
Eduardo Daniel Martins Baltar Soares
Os violeiros e a violaria no norte de Portugal entre 1620 e 1920
Doutoramento em Ciências da Cultura - ELACH - UMinho
2020 - (...) | Orientador
Francisco José Macedo Barbosa
A influência de Jacques Zoon na evolução organológica da flauta e o seu peso artístico na cultura musical holandesa
Doutoutamento em Ciências da Cultura
2020 - (...) | Orientador
Nuno Filipe Faria Costa
Presença e ausência: Composição das secções incompletas da Missa de Joaquim dos Santos e integração da obra no património musical
Doutoutamento em Ciências da Cultura
2020 - (...) | Orientador
Eduardo Martin Daniel Baltar Soares.
A arte da violaria no norte de Portugal, entre os séculos XVII e XX
Doutoutamento em Ciências da Cultura
2020 - (...) | Co-orientador
Ainhoa Esténoz Abendaño
Desarrollo de la aplicación Blackbinder
Programa de Doctorado en Tecnologías de las Comunicaciones, Bioingeniería y Energías Renovables (revisor externo)
2023 - (...) | Orientador
Carlos Xavier Santos Ramos
Adaptação de técnicas estendidas para diferentes níveis de ensino da guitarra clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2023 - (...) | Orientador
Renato Luís Carvalho Duarte
Introdução à técnica de barra nos diferentes níveis de ensino na guitarra clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2022 - (...) | Orientador
Eliseu José Alves de Matos
Planting. Uma ferramenta técnica para o desenvolvimento consistente da mão direita na Guitarra
Mestrado em Ensino de Música - IE
2021 - (...) | Orientador
Júlio Miguel Gil dos Reis
Descrição, compreensão e exploração do staccato, non-legato e legato para o fraseado musical na guitarra. Proposta de caderno de exercícios
Mestrado em Ensino de Música - IE
2021 - (...) | Orientador
Ana Sofia Ferreira da Silva
A emulação do canto no estudo do trombone para melhorar a articulação musical.
Mestrado em Ensino de Música - IE
2021 - 2022 | Orientador
Luís David Campos Coentrão
Prática intencional de ligados na guitarra clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2021 - (...) | Orientador
Rafael Gomes Pereira
Exploração do timbre na guitarra: Técnicas e resultados musicais
Mestrado em Ensino de Música - IE
2021 - 2022 | Orientador
Miguel Braz Rodrigues Costa
Música, mais do que sons. O desenvolvimento da escuta ativa na performance do violoncelo
Mestrado em Ensino de Música - IE
2019 - (...) | Orientador
Eliseu José Alves de Matos
Planting. Uma ferramenta técnica para um desenvolvimento consistente da mão direita na Guitarra
Mestrado em Ensino de Música - IE
2019 - 2021 | Orientador
Joana Isabel Ribeirinho Fernandes
O manual de Formação Musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino da Guitarra Clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2019 - 2021 | Orientador
Ana Carolina Vieira Leite de Almeida Freitas
Jogos de improvisação no ensino do Violoncelo
Mestrado em Ensino de Música - IE
2019 - 2021 | Orientador
Adalberto Manuel Ornelas Martins
A música tradicional açoriana como recurso pedagógico nas aulas de Guitarra
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2018 | Orientador
José Pedro Costa Brandão
Análise teórico-prática da partitura no ensino especializado da guitarra
DM/IE
2018 - 2019 | Orientador
Rafael Rodrigues Centeio
A coordenação motora bimanual no processo de ensino-aprendizagem da guitarra clássica. Estratégias para resolução de problemas técnicos e musicais
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2019 | Orientador
Sara Emanuel dos Santos Nunes
A FIXAÇÃO ARTICULAR COMO FERRAMENTA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFICIENTE E EFICAZ NO VIOLINO
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2019 | Orientador
Décio Bruno Nunes Escórcio
Afinação: Estratégias para a obtenção de melhores resultados no estudo do fagote
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2021 | Orientador
Nuno Rodrigo Rocha Peixoto
O USO DE FIGURAS DE LINGUAGEM PARA ENSINAR MECANISMOS FUNDAMENTAIS NA GUITARRA CLÁSSICA
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2020 | Orientador
João Paulo Santos Lopes
O Mindfulness na prática guitarrística
Mestrado em Ensino de Música - IE
2018 - 2019 | Orientador
Luís Miguel Silva Leite
A prática do vibrato como recurso técnico e expressivo a partir dos primeiros anos de aprendizagem da guitarra clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2017 - 2019 | Orientador
António Oliveira Lopes.
Estratégias para desenvolver a velocidade de execução na guitarra desde os primeiros anos de estudo (supervisor). DM/ IE, Universidade do Minho.
Mestrado em Ensino de Música - IE
2017 - 2018 | Orientador
Flavia de Freitas Oliveira
Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino especializado da guitarra clássica
Mestrado em Ensino de Música - IE
2017 - 2019 | Orientador
Ana Raquel Marcos Quintas
A exemplificação instrumental como ferramenta de motivação nas aulas de contrabaixo no ensino especializado da música
Mestrado em Ensino de Música - IE
2016 - 2018 | Orientador
Ana Beatriz Cardona
Aspetos técnicos e musicais subentendidos na prática violinística. A inclusão tácita de recursos gestuais e fisiológicos no ensino do instrumento
DM/IE
2023 - (...)
Dossiê Temático – Contextos, práticas e repertório(s) para Guitarra Clássica: perspetivas e temas atuais de investigação. Revista Diacrítica (editor convidado)
2021 - 2021 (Congresso)
II Congresso Paisagens Sonoras
2021 - 2021 (Congresso)
Colóquio Questões de ensino musical
2021 - 2021 (Revista)
Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004). Revista Diacrítica
2020 - ... (Revista)
Barceló, Ricardo (2020). Revista Diacrítica (editor convidado). Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004). CEHUM. GIArtes – Núcleo de Investigação em Música (NIM)
2019 - ... (Congresso)
Hands-on-guitar
2019 - 2019 (Congresso)
Paisagens Sonoras
Barceló, Ricardo (2023). Seriação dos candidatos para o Mestrado em Ensino de Música IE-ELACH, Universidade do Minho (presidente do júri). Ano letivo 2023/2024. 18 de setembro.
Barceló, Ricardo (2023). Masterclasse de guitarra. Facultad de Música, Benemérita Universidade Autónoma de Puebla. Aula Carlos Hinojosa Franco. Puebla, México. 19 de setembro.
Barceló, Ricardo (2023). Apresentação do livro El Arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan (primeira tradução para castelhano Baranzano/Barceló, 2022) Facultad de Música, UNAM. Auditório Xochipill. Coyoacán - México. 27 de setembro.
Barceló, Ricardo (2023). Apresentação do livro El Arte de tocar la guitarra clásica de Charles Duncan (primeira tradução para castelhano Baranzano/Barceló, 2022) Facultad de Música – BUAP. Aula Carlos Hinojosa Franco. Puebla, México. 20 de setembro.
Barceló, Ricardo (2022). Programa de radio “La calle de todos los encuentros” (entrevista). Radio Universidad de La Plata. Sergio Marelli (moderador). La Plata – Argentina. 24 de julho. http://www.radiouniversidad.unlp.edu.ar/popup-player/6
Barceló, Ricardo (2022). Jornal Online Nós UMinho nº 112 fevereiro, 2022 (entrevista). Daniel Vieira da Silva. Universidade do Minho. Braga, 14 de fevereiro. http://www.nos.uminho.pt/Article.aspx?id=3585
Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação do Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. UCs Instrumento I e II.
Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação do Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. UCs Música de Conjunto I e II.
Barceló, Ricardo (2022). Júri das provas de avaliação da Licenciatura em Música. UC Instrumento I, II e III.
Barceló, Ricardo (2022). Júri das Provas Específicas (guitarra - pré-requisito) para o Mestrado em Ensino de Música IE/ELACH. Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 22 de junho.
Barceló, Ricardo (2022). Júri do Concurso de Acesso Local à Licenciatura em Música. Departamento de Música. Universidade do Minho. Salão Nobre do Edifício dos Congregados. Braga, 2 de maio.
Barceló, Ricardo (2022). XV Concurso Luso-Espanhol de Fafe – Guitarra (presidente do júri). Academia de Música José Atalaya. Fafe, 7-8 de mayo 2022.
Barceló, Ricardo (2022). Concurso de seleção de alunos para tocar com a Orquestra do Conservatório (presidente do júri). Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. Braga, 5 de março de 20222.
Barceló, Ricardo (2022). Masterclasse de guitarra (formador). Centro Cultural de Amarante “Maria Amélia Laranjeira”. 15-16 de janeiro.
Barceló, Ricardo (2022). Integração no Catálogo de Internacionalización. Instituto Nacional de la Música de Uruguai “Expande Músicas de Uruguay al Mundo”, Ministerio de Educación y Cultura. Dirección Nacional de Cultura. 6 de abril, Montevideo – Uruguai. https://www.gub.uy/ministerio-educacion-cultura/comunicacion/noticias/seleccionados-para-formar-parte-del-catalogo
Barceló, Ricardo (2021). Concerto.Trío Sefarad (guitarra). Museu Sefardí. Toledo - Espanha, 4 de dezembro.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museo Ralli. Punta del Este – Uruguai, 21 de novembro.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Salón de Fiestas do Argentino Hotel. Piriápolis – Uruguai, 20 de novembro.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Museo Colección Nicolás García Uriburu. Maldonado – Uruguai, 19 de novembro.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A Fonte do Ídolo, para guitarra e orquestra de cordas (guitarra). Camerata da Escola Municipal de Música de Maldonado. 8º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado. Club Centro Progreso. Pan de Azúcar – Uruguai, 18 de novembro.
Barceló, Ricardo (2021). Recital de Guitarra. Festival “Guitarras en Otoño”. Centro Cultural Toluca. Toluca de Lerdo – México, 24 de setembro.
Barceló, Ricardo (2021). Momento musical (guitarra). Congresso de arqueologia “Caminhos romanos na Europa”. “A fonte do Ídolo”, para guitarra clássica e quarteto de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Quarteto de cordas “Brácara”. Museu D. Diogo de Sousa. Braga, 17 de setembro.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A fonte do Ídolo, para guitarra clássica e orquestra de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Camerata de cordas da Universidade do Minho. Espaço arqueológico musealizado Termas Romanas da Cividade. Braga, 30 de maio.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto. A fonte do Ídolo, para guitarra clássica e quarteto de cordas. I. Brácari - II. Nábia - III. Tongoenabiago (guitarra). Quarteto de cordas “Bracara”. Espaço arqueológico musealizado A Fonte do Ídolo. Braga, 23 de maio.
Barceló, Ricardo (2021). Concerto online (guitarra clássica). Estagione Musicale de La Città della Musica, L’ Hera de la Magna Grezia (organizadores). Centro Studi Musicali G. Verdi / Società Beethoven A.C.A.M., Crotone, Calabria– Itália. Streaming em Facebook e Youtube, 27 de fevereiro.
Barceló, Ricardo (2021). Revista Lusófona de Estudos Culturais (referee). ICS, Universidade do Minho.
Barceló, Ricardo (2021). Webinar. Geografias culturais da Música, do Som e do Silêncio. 16 de abril de 2021.
Barceló, Ricardo (2020). Gala Concert (guitarra). Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock- California. Universidade Stanislaus. 29 de fevereiro.
Barceló, Ricardo (2020). Recital de guitarra clássica. Festival de Guitarra Guitarraganza, Turlock - California. Universidade Stanislaus. 27 de fevereiro.
Barceló, Ricardo (2020). Pavel Gomziakov, Ricardo Barceló violoncelo e guitarra. XV Festival Internacional de Guitarra Ciutat de Xixona. 12 de janeiro. El Teatret. Xixona
Barceló, Ricardo (2020). Concerto em Ré maior (RV 93) de Vivaldi (guitarra) Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho. Capela da Imaculada da Conceição, Braga. 5 de janeiro.
Barceló, Ricardo (2020). Diretor Artístico da Orquestra da UMinho. Vice-reitoria para a Cultura e Sociedade da Universidade do Minho. Braga, Universidade do Minho.
Barceló, Ricardo (2020). Revista Diacrítica. Revisor (peer reviewer). CEHUM - ILCH, Universidade do Minho.
Barceló, Ricardo (2020). Ideia inovadora selecionada para desenvolvimento de negócios pelo Ignilab – Tecminho. Série de Workshops e Coaching. Outubro-Dezembro de 2020. Online.
Barceló, Ricardo (2019). Masterclasse de Guitarra clássica (professor). Academia de Música de Vilar do Paraíso. 11 e 12 de abril de 2019.
Barceló, Ricardo (2019). XIX Colóquio de Outono 2017. No princípio era a palavra: o lugar das Humanidades. CEHUM - Universidade do Minho, Braga. 18 a 20 de outubro de 2017(revisor de artigos no Livros de Atas). Abril de 2019.
Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Mestrado de Daniela Catarina Alves Ferreira (arguente principal). A PREVENÇÃO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS NO ENSINO ESPECIALIZADO DE VIOLINO. Mestrado em Ensino da Música, IE-UMinho. 13 de março.
Barceló,Ricardo(2019). Defesa de Mestrado de Afonso Amaral (arguente principal). A inclusão da música portuguesa no currículo de formação inicial em violino - obras de Flaviano Rodrigues e Santos Nunes. 22 de julho. DeCA - Universidade de Aveiro.
Barceló, Ricardo (2019). Provas de Mestrado em Ensino de Música (arguente principal). A importância da definição de objetivos na aprendizagem do violino. Joaquim Aníbal Rego da Cruz Pimenta Pereira. 30 de julho.
Barceló, Ricardo(2018). Registo de Formador – CCFCP. Área e domínio: A125, Educação Musical/Música. CCPF/RFO-39312/19. Braga, 28 de dezembro.
Barceló, Ricardo (2019). Palestra: A dualidade artística do compositor-intérprete (palestrante/formador). Escola EB F. Sanches - Braga. 6 de abril.
Barceló, Ricardo (2019). Defesa de Doutoramento de (júri).Janete da Conceição Soares da Costa Ruiz. Tese “A linguagem figurativa na pedagogia vocal coral infantil: um estudo de caso múltiplo”. 28 de janeiro.
Barceló, Ricardo (2019). Concurso Internacional de Guitarra (júri). VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 9 e 10 de fevereiro. Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga.
Barceló, Ricardo. Concerto de violoncelo e guitarra (guitarra). Museu dos Biscainhos. VI Festival Internacional de Guitarra de Braga. 2 de março.
Barceló, Ricardo. Encontros Internacionais de Música de Tibães. Masterclasses de Guitarra Clássica (professor). 13 e 14 de abril de 2019. Mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga.
Barceló, Ricardo (2019). Concurso Luso-Espanhol de Guitarra (júri). Teatro Cinema de Fafe. 4 e 5 de maio. http://amjatalaya.net/xiii-concurso-luso-espanhol-de-fafe-clarinete-guitarra/
Barceló, Ricardo (2019) Tanguéz de Arena (guitarra). RTP 1 – Magalhães – 500 anos de circum-navegação.Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel (condutores). Parte III https://www.rtp.pt/play/p6216/e428726/magalhaes-500-anos-circum-navegacao/770914