Researchers

Tiago Porteiro

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Auxiliar

Research group(s):

E-mail: tiagoporteiro2@gmail.com

Phone: +00 351969316671

CIÊNCIA ID: BB11-F6B9-B287

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5052-9787

Institutional address:

Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Centro de Pós-Graduação do Campus de Couros
Guimarães

Short bionote:

Tiago Mora Porteiro
Destaca-se do percurso formativo, académico e artístico: Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle; Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses); Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação e intercâmbio internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).
Desde 2014 é professor Auxiliar com nomeação definitiva na Universidade do Minho (UM)/Teatro, depois de ter lecionado entre 1996 a 2013 como docente, no Dep. de Artes Cénicas da U. de Évora (UÉ). 
Atualmente é membro integrado do CEHUM (GIEP - Grupo de Investigação em Estudos da Performance) da UM e colaborador do Centro de História de Arte e Investigação Artística CHAIA, UÉ. Enquanto foi investigador integrado do CHAIA até 2014, dirigiu a área - Zonas de cruzamento: Teatro, Dança, Circo; 
Áreas de investigação: Formação do performer; artes e comunidades; e análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

30 anos de percurso artístico enquanto ator e encenador, articulado com atividade académica, de pedagogia e investigação.

É com Georgio Barberio Corsetti que inicia, internacionalmente, a sua atividade profissional enquanto performer - De Noite, uma saída inesperada/festival ACARTE/Gulbenkian, ao que se seguiu - Construção da Muralha Chinesa (projeto internacional/circulação europeia). Trabalhou depois, entre outros, com Madalena Vitorino, Marc Zammit, José Medeiros, Lúcia Sigalho, Ana Tamen e Manuela Ferreira. Como encenador dirigiu mais de 12 espetáculos, entre outros, para o CENDREV, o CPA/C. C. de Belém, Festival Luso-Francês/DRAMAT e para o espaço público encenou espetáculos para o Festival Escrita na Paisagem, FIAR, Festival de Arte do Rua/Fundão, NOC NOC/Guimarães. 
Os últimos projetos desenvolve em parceria com Manuela Ferreira e também com ela desenvolve oficinas e projetos de formação que, entre outros, cruzam a fotografia, o cinema e as artes performativas, nomeadamente para a plataforma CI.CLO e Festival AoNorte (Viana do Castelo). 

Em 2019 foi membro da Comissão de Apreciação (Especialista efetivo) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) – 2020-21 – Criação e outros domínios - Cruzamentos Disciplinares, e Especialista suplente, na comissão de apreciação - Criação e outros domínios - Circo contemporâneo e Artes de Rua

Research interests:

Formação de atores e performers, artes e comunidades, análise de processos criativos, nomeadamente projetos site-specific.

Education:

Doutoramento (2006) e Mestrado (1996) em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle Paris II

formação de atores e intercâmbio artístico internacional na SITI Company (2016/17 - Out./Maio - 8 meses - USA-NY - www. siti.org/conservatory).

Curso de formação de atores IFICT (1987-8 meses); e formação de atores

Seminário para jovens encenadores, T. N. D. M. II (2003 - 6 meses)

Professional experience:

docente e investigador em Artes Cénicas

Institutional positions:

Membro da comissão de curso do 1º ciclo em Teatro da Universidade do Minho - 2015 - (...)

Membro do conselho científico do Instituto Letras e Ciências Humanas - 2019 - (…)

Director de curso do 1º ciclo em Teatro da Univ. Évora, entre 2006 e 2012

Projects

  • 2021 - 2022 (Coordenador)

    Alquimia - Abordagens integradas para a inclusão ativa – dimensão Teatro.

    Co-orientação com Eduardo Silva da implementação e investigação desta área do projeto
    O projeto nasce de uma parceria entre a associação Sol do Ave a cooperativa Fraterna e o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e está direcionado para o território dos bairros sociais de Guimarães onde se verifica uma maior incidência de comunidades desfavorecidas e que se encontram identificadas no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas de Guimarães. 
    Implementação, orientação, monotorização e investigação de atividades artísticas multidisciplinares participativas revalorizadoras dos bairros e potenciadoras do desenvolvimento pessoal e social dos seus moradores. 
    Promotor: CMGuimarães. Parceiros: Sol do Ave; fraterna; Univ. Minho/CEHUM
  • 2021 - 2023 (Coordenador)

    Fazer Presente – teatro participativo intergeracional /Criação – Formação – Investigação

    valências de Criação – Formação – Investigação
    PARTIS & ARTS FOR CHANGE /FCGulbenkian  e fundação “la caixa”. 
    Coordenação pedagógica e de investigação. 
    Promotor: ADSL. Parceiros: Universidade do Minho, CEHUM, CMGuimarães. A Oficina. RUM
    https://gulbenkian.pt/partisartforchange/projetos-apoiados-1a-edicao/
  • 2021 - 2022 (Coordenador)

    Teatro e Medicina - formação/investigação

    Com Eduardo Silva coordena a área do teatro neste projeto de formação/investigação. 
    Financiamento da Escola de Medicina. Universidade do Minho.
  • 2020 - ... (Coordenador)

    Pobreza, Performance e Educação

    Projeto de investigação desenvolvido no quadro da Rede Internacional de Estudos da Presença (Coordenação Geral: Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação). Seis países envolvidos (Angola, Argentina, Brasil, França, Moçambique e Portugal). Coordenador do Núcleo Português.
    Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil. 
    https://www.ufrgs.br/getepe/fase-iii-2020-em-andamento/
  • 2020 - ... (Membro)

    “O discurso teatral em perspectiva dialógica: Potencialidades, urgências e demandas”

    Coordenação - Prof. Drº Jean Carlos Gonçalves. 
    Projeto aprovado na Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ2 (Processo: 310808/2020-0) e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Brasil.
  • 2019 - 2010 (Membro)

    “Ator permanente”

    Direcção do Projecto: Ana Tamen; Eugénia Vasques; Polina Klimovistkaya; Tiago Porteiro; Miguel Abreu; António Branco 
    Professores convidados: Polina KLIMOVITSKAYA (Univ. Yale, EUA), Deb MARGOLIN (Univ. Yale, EUA), e Renato FERRACINI (LUME – Univ. Campinas, Brasil). Organização: Centros de Investigação CHAIA/CIAC/CITECI e CIT-Cassefaz;
    Apoio: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • 2016 - 2019 (Membro)

    Estudos da presença: práticas (per) formativas na formação em Artes Cênicas.

    Projeto de investigação desenvolvido no quadro da Rede Internacional de Estudos da Presença (Coordenação Geral: Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação). Quatro países envolvidos (Brasil, Argentina, Portugal e França). Coordenador do Núcleo Português.
    Projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação do Brasil. https://www.ufrgs.br/getepe/fase-ii-2016-2019/
  • 2009 - 2009 (Coordenador)

    “Acção Física e organicidade

    Sobre o trabalho desenvolvido no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME - Universidade de Campinas (UNICAMP) – Brasil. 28/01 a 4/03. Bolseiro do Governo Federal Brasileiro.

Publications

Books

  • Porteiro, T. (2010). “Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário – LUME. Lisboa: Escola Superior de Teatro e Cinema.
    Publicado também na Revista Eletrônica do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais  da Universidade de Campinas (UNICAMP), ILINX, Nº 1, ilinx.lumeteatro.com.br, 2012

Articles

  • Porteiro, T. & Lemos, V. (2022). A.part.tir da Residência de criação. Entoar o corpo sensível: diálogo epistolar entre Vitor Lemos e Tiago Porteiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cénicas, v. 1, n. 43, p.1-35
    https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/846; http:/dx.doi.org/10.5965/1414573101432022e0103

    Indexed on: Web of Science

  • O’Hanlon, Barney; Porteiro, T. (2021). Em torno dos Viewpoints e a partir da SITI-Company. Urdimento–Revista de Estudos em Artes Cénicas, 3(42), 1-24.

    Indexed on: Web of Science

  • Porteiro, T. (2021). Comunidade(s) e formação artística: exercício de interseção. Guimarães C Visível, Nº 1 Abr/Dez 2021. (pp.130-135). ISBN – 978-972-8050-66-5. Depósito legal – 483299/21. Diretor. Adelina Pinto; Editor: Paulo Lopes Silva; Município de Guimarães. Bairro C.
  • Porteiro, T.  (2020). Ao virar da esquina. In F. Rayner (Org.), Corpos em confinamento (pp. 26-28). Revista Performatus, 8(21).
  • Gonçalves, J., Brand, A., & Porteiro, T. (2020). Artes do corpo e educação. Contrapontos, 20(2), 255-258.
  • Porteiro, T. (2019). Um diálogo sobre a investigação artística em meio académico. Entre projeto, processo e concretização. Diacrítica, 33(1), 223-229
  • Porteiro, T. (2018). Um pedagogo em viagem. SITI-Conservatory – Formação e intercâmbio artístico em artes cénicas. Educar em Revista, 34(67), 21-37.  
    http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.56083
    revista indexada, peer review

    Indexed on: SCIELO

  • Porteiro, T., & Rayner, F. (2016). Investigação artística em contexto universitário em Portugal. Repertório: Teatro & Dança, 27, 104-116. 
    http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i0.20617 (versão eletrônica) 
    104-116, ISSN 2175-8131

    RepositóriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/browse?type=rights&value=openAccess&value_lang=por

  • Kampf, A., Meyler, S., & Porteiro, T. (2012). Cartografar a identidade corporal. Diálogo entre arte, pedagogia e ciência. Ferramentas audiovisuais (primeiro passo). Urdimento  – Revista de Estudos em Artes Cénicas, 2(19), 33-38. 
    http://dx.doi.org/10.5965/1414573102192012033
  • Porteiro, T. (2012). “Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário – LUME. ILINX - Revista do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP, 2(1),  1-32. 
    Disponível em https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/126/125
  • Porteiro, T. (2007). Um incompreensível esquecimento. Sinais de Cena, 7, 73-75.
  • Porteiro, T. (2007). Naufrage sur l’île de Faial. Théâtre/public, 186/187, 117-119.
  • Porteiro, T. (2004). L’acrobatie selon Alexandre del Perugia. Arts de la Piste, 31, 24.

Book chapters

  • Porteiro, T. (2023). Encompassing the ‘Fazer Presente’ projet. In P. Pinto, A. Pinto, S. Vicente (Editores), Cross Media Arts. Social and Collaboration (pp. 185-196). Edição: Caleidoscópio. ISBN 978-989-658-793-2 / 
    DOI 10.30618/978-989-658-793-2. 
    https://www.chaia.uevora.pt/uploads/pdfs/0f0060531b1586857a940ee7cca8d026d25a3464.pdf
  • Porteiro, T. (2022). Aquistas – performance num espaço termal/spa. Em torno da intimidade. In Silva, José Eduardo; Mora, Teresa; Louro, Filomena & Porteiro, Tiago (Eds.) (em curso). "Intimidade e Artes performativas” [Coleção Olhares]. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra [Parceria CEHUM/Ceis20/INOVA].
  • Bonfitto, M., & Porteiro, T. (2021). Conversas sobre o intangível. In G. Icle (Org.), Formação e processo de criação: Pesquisa, pedagogia e práticas performativas (pp. 228-268). São Paulo: Max Limonad.
  • Porteiro, T. (2020). Performance "Auto das Máscaras: uma ação de mediação no museu CIAJG/Guimarães". In C. Cruz, H. Cruz, I. Bezelga, M. Falcão, R. Aguiar (coord.), A Busca do Comum - Práticas Artísticas para Outros Futuros Possíveis (pp. 81-91). Edição: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS. ISBN - 978-989-54417-9-2
  • Porteiro, T. (2019). Diálogos com o Território: cidade e espaço público em três projetos performativos Pedagógico-Artísticos. (Couros/Guimarães. Estudo de caso). In H. Cruz, I. Bezelga, R. Aguiar (Coord.), Práticas artísticas: Participação e comunidade (pp. 231-249). Edição: CHAIA/UE Centro de História de Arte e Investigação Artística - Universidade de Évora
  • Rayner, F., Porteiro, T., & Silva, J. E. (Eds.). (2019). Introdução. Diacrítica, 33(1), 1
  • Porteiro, T., & Providência, B. (2018). EmCaixa / Projeto de Artes Performativas e Design. In A. G. Pinto, P. R. Pinto, & T. V. Furtado (Eds.), Cross media arts – Artes sociais e transdisciplinaridade (pp. 382-407). Casal de Cambra: Caleidoscópio.
     ISBN – 978-989-658-511-2
  • Ferreira, M., & Porteiro, T. (2017). 3 processos de criação para o Cale/Festival de Artes de Rua do Fundão. Relato dos criadores. In H. Cruz, I. Bezelga, & P. S. Rodrigues (Coord.), Práticas artísticas comunitárias (pp. 447-461). Porto: Edição CHAIA/UÉ e PELE. 
     ISBN: 978-989-8550-42-2, Livro digital
  • Porteiro, T. (2015). “Clown” [verbete]. In I. Koudela & J. Simões (Coord.), Léxico de pedagogia do teatro (pp. 30-31). São Paulo: Perspectiva.
  • Porteiro, T. (2015). “Educação pelo movimento” [verbete]. In I. Koudela & J. Simões (Coord.), Léxico de pedagogia do teatro (pp. 52-53). São Paulo: Perspectiva.
  • Porteiro, T. (2014). Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal. In C. Zurbach & J. A. Ferreira (Coord.), Investigação e(m) artes: Perspectivas – Encontro/Debate (pp. 117-128). Évora: Universidade de Évora, Escola de Artes.  
    ISBN – 978–989–96532–3–8
  • Porteiro, T. (2014). Vision – À deux vitesses – Sur la formation institutionnelle pour le cirque au Portugal. In R. Etienne, J. Vinet, & J. Vitali (Org.), Quelles formations professionnelle supérieure pour les arts du cirque? (pp. 123-129). Paris: L’Harmattan. 
     ISBN : 978-2-343-03-03427-0, EAN : 9782343034270
  • Meyler, S., Porteiro, T., & Mainen, Z. (2013). Biological motion: A quantification tool for actors? A brief experiment and commentary. In J. C. Carvalho (Coord.), Arte e ciência em diálogo (pp. 275-280). Coimbra: Grácio Editora.
     ISBN: 978-989-8377-51-0.

Proceedings papers

  • . Porteiro, T. (2012). Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência. In M. J. Brilhante & P. Magalhães & F. Figueiredo, (Org.), Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem. Actas – Colóquio Internacional. 2ª Encontro OPSIS, (pp. 151-164). Lisboa: Colibri e Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
    ISBN: 978-989 689 185-5.
  • . Porteiro, T. (2004). Cirque et médecine: Changer de modèle?. In P. Goudard & D. Barrault (Coord.), Médecine du cirque : vingt siècles après Galien.  Actes du colloque du cirque, Paris La Villette – 21 novembre, ( pp.133-135). Vic la Gardiole: Ed. Entretemps.
     ISBN : 2-912877-39-3

Artistic works

  • Carvalho, Inês, Ferreira, Manuela, Porteiro (co-curador). Exposição (Re)Fazendo 
    Encontro Fazer Presente - Modos de Agir e Pensar.  
    Garagem Avenida | 28/11 - 2/12 (Guimarães)
  • Porteiro, T. Ferreira, M. Diálogos com o coração na Boca. Corealização. 
    Rádio Universitária do Minho (RUM), o programa “Diálogos com o Coração na Boca”
  • Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (2020). Percurso sonoro – Uma Aldeia.  Direção artística e correalização. Produção: Município do Fundão; Aldeias Históricas de Portugal / 12 em Rede – Aldeias em Festa
  • Porteiro, Tiago (Locução). (2020). Audiowalk Em torno. Direção artística: Manuela Ferreira; Financiamento e Produção: Programa “Desconfinar”, Município de Guimarães.
  • Eva Ângelo, Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (2020). Correalização. Filme Uma Aldeia. Produção: Município do Fundão; 12 Em Rede – Festival “A Fonte da Gardunha”. / RTP – Palco
  • Porteiro, T. - Ator/performer
    
    . 2019 - Do Avesso - visita performativa aos lugares secretos do CCVF (Guimarães). Encenação de Manuela Ferreira.
  • Porteiro, T. - Ator/performer
    
    . 2018 - Do Avesso - visita performativa aos lugares secretos do CCVF (Guimarães). Encenação de Manuela Ferreira. 
    	. performer em Blá, Blá, Blá, rapsódia à beira rio Splash!!!, encenação de Manuela Ferreira. Lavadouro de São Gualter. Integrado o projeto Magic Carpetes/Contextil. Produção ideias Emergentes.
  • Porteiro, T., Ator/performer
     
    . 2017 – participação no espetáculo participativo - “Auto das Máscaras”, encenação de João Pedro Vaz. Teatro Oficina, Guimarães. 
    - projeto teatral “Adam and Evie” de Charles Mee, Projeto final do Siti Conservatory, Nova York, Dixon Theater; 
    - performer no espetáculo “Auto das Máscaras, direção de João Pedro Vaz, Teatro Oficina, Guimarães;
  • Porteiro, T., ator/performer e encenação
    
    . 2014 – projecto performativa Excursão: vais ou não? Festival CALE/ Fundão.
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 2013 – Laboratório de criação - Corpo, voz e composição cénica, dirigido por Jorge Parente (21 artistas envolvidos de 7 nacionalidades diferentes), a partir do texto de Shakespeare, Macbeth – (100h) e com apresentação pública
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2012 – Performer na Oficina-Performance Esquecidos, com a direcção de Manuela Ferreira. Integra o projecto Casa de Bonecas; Festival CALE/ Fundão 
    
    Encenações
    . 2012 - Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto Performativo Críticos; Guimarães NOC NOC/Associação cultural Ó da casa /CEC
  • Porteiro, T., 2010/11 – ator/contador/co-criador no projecto “Estórias de engraxar”; Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR) – Palmela; Festas da cidade/Guarda; IIª Aniversário da Casa das Histórias Paula Rego (Cascais) ; Biblioteca Pública de Montemor-o-Novo
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2009 – “Misantropo”, de Molière, encenação de Ana Tamen; Produção CASSEFAZ;
    Palácio Marques de Tancos, Lisboa
  • Porteiro, T., Ator/performer
    
    . 2008 – “Retrato de Família”, encenação de Patrick Murys, Silvares, Fundão
    – “Molière, Molière. Modos de usar”, de Ana Tamen, Teatro Municipal de São Luís
    
    Encenação
    . 2008 – “E nós aqui no meio de não saber nada”, (espectáculo comemorativo dos 50 anos do Vulcão dos Capelinhos);Teatro de Giz; Horta
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2007 – « Constelações », Festival Escrita na Paisagem, Lages do Pico, Fundão, Évora.
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 2006 – “Sobreviver” de Lúcia Sigalho a partir de textos de Gonçalo M.
    Tavares, Teatro Municipal de São Luís
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2001 – “Ovo + 5 = Ionesco?” (6 textos curtos de Ionesco); Teatro de Giz, Horta
  • Porteiro, T., Encenação
    . 2000 – “Dort Doucement”, de João Tuna (dramaturgias emergentes - DRAMAT); Festival Luso- Francês, Paris
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1999 – « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; apresentações em Portugal e França
    
    Encenação
    . 1999 –  “Actores de Boa Fé” de Marivaux, GATUE, Univ. Évora
    - « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; Lisboa, Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa, Paris
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1998 - « Sortida de Caretos »  de Filipe Crawford, EXPO 98 
    Encenação
    . 1998 – “Tramóias em “Meninos com estrelas”, C. Cultural de Belém, Lisboa;
  • Porteiro, T., Encenação
    . 1997 – “Auto dos Físicos” de Gil Vicente, CENDREV, Évora
  • Porteiro, T., Encenação
    . 1996	 – “Aonde? Aonde?” , Adapt. do romance “Jacques le Fataliste” de Diderot ; GATUE, Univ. Évora
    – « Será já noite ?», de J. P. Sarazac, GATUE, Univ. Évora
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1994 - « Le Triomphe de l'amour»  de Marivaux. Encenação: Marc Zammit ;
    Opéra de Metz, Colombes, Théâtre d'Arras, Scène Nationale d'Angoulême
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1993	- integra o grupo de teatro Papa - Léguas 
    - «A Festa», direcção de Madalena Vitorino 
    - «Diário de um desaparecido», ópera de Leos Janacek com coreografia de Madalena Vitorino, RTP Canal 2  
    - Interprete num projecto de vídeo-instalação « Água», direcção de Ricardo Rezende e Alberto Blumenschein, "Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994"
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1990/1991 - na adaptação televisiva do romance « Mau tempo no Canal » de Vitorino Nemésio. Realização de José Medeiros; RTP Açores
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1989	- Convidado por Georgio Barberio Corsetti para participar no terceiro espectáculo da trilogia sobre Kafka: "A Construção da muralha Chinesa”; Sommertheater Hambourg, Wiener Festwochen – Viena; Festival de Tardor,Barcelona ; Szene Theater Festival – Salzbourg ; "Encontros Acarte » – Lisboa
    "Pierrot e Arlequin" Texto de Almada Negreiros. Encenação de Filipe La Féria (mais de 120 representações)
  • Porteiro, T., Ator/performer
    . 1988 - "De noite - Uma saída inesperada" a partir de Kafka. Encenação de Georgio Barberio Corsetti ; "Encontros Acarte » Lisboa 
    ."À procura do presente", texto e encenação de Adolfo Gutkin

Cinematographic

  • Eva Ângelo, Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (2020). Correalização. Filme Uma Aldeia.

Performative

  • Bonfitto, M., Porteiro, T. (2023) (coencenação). Convocatória. 
    Performers: Estudantes do 2º ano da Licenciatura em Teatro. 
    Largo do Paço/Braga.
  • Bonfitto, M., Ferreira, M., Porteiro, T. (2023) (coencenação). Des-lo-car-mo-nos.
    The Walking Body 4 /Compassar - comunidades caminhantes.
  • Porteiro, T. - Ator/performer
    2021 - In(comum) – jogo para artistas e espetadores. Encenação: Manuela Ferreira. Apresentação - Centro Cultural Vila Flor – CCVF
  • Tiago Porteiro (2021). Intérprete. 
    Espetáculo In(comum) – jogo para artistas e espetadores. Encenação: Manuela Ferreira. 
    Centro Cultural Vila Flor – CCVF
  • Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (2021). (Encenação e direção artística).  À MESA - jantares performativos.
  • Manuela Ferreira & Tiago Porteiro (2020). Percurso sonoro – Uma Aldeia.  
    Direção artística e correalização.
  • Porteiro, Tiago (Locução). (2020). Audiowalk Em torno. Direção artística: Manuela Ferreira;

Other publications

  • Porteiro, T. 2022. Desenho e coordenação das ações de formação e investigação (em Guimarães), orientadas por Renato Ferracini (www.renato.lumeteatro.com.br): Oficina Corpo como Fronteira (15h); Conversa e demonstração de trabalho (3h) – Lic. Teatro - Um Ator-pesquisador em ação no LUME; Mesa redonda -  ARTICULAÇÕES - Formação da atriz-ator-performer e investigação enquanto prática. Oradores convidados: Renato Ferracini (diretor do Lume/UNICAMP), Sara Barros Leitão (atual diretora do Teatro Oficina), Rui Donas (Academia de Bailado de Guimarães) e Eduardo Silva (docente da Lic. em Teatro da UM). Moderação: Tiago Porteiro (docentes da Licenciatura em Teatro da UM). 
    Organização: Em articulação com a Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho e CEHUM/GIAtes/NIEP.
  • Porteiro, T., Silva, E. (2022). Cocoordenador e orientação da formação – Falar em Público. Bases de técnica vocal e expressividade comunicacional. Técnica (12). Programa doutoral de Engenharia Eletrónica e de Computadores
  • Porteiro, T. (2019). Prefácio. A atitude de escutar os fundamentos da(s) voz(es). In E. T. Pereira, Aquecimento vocal na prática cênica: Múltiplas vozes. Rio de Janeiro: Synergia Editora.

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Porteiro, Tiago. Orador na mesa redonda Fazer Presente – Traços e Percursos. Seminário Configurações II - práticas Artísticas Participativas. Org. CEHUM/NIEP. Coorganizadores. ADCL, A Oficina e CM Guimarães. Pequeno Auditório do CCVF | 29 novembro (Guimarães) https://fazerpresente.wixsite.com/modosdeagirepensar/seminario

  • Seminário (Por convite)

    Porteiro, Tiago. Orador na Roda de conversa_ Perspectivas para a atuação: agir na vida, agir na cena, agir no mundo. Encontro Internacional em Artes Performativas - agir na vida/ agir na cena/agir no mundo. https://atuarnomundo.wixsite.com/atuar-no-mundo Org.: Centro de Estudos de Teatro/ULisboa; Centro de História de Arte e Investigação Artística/UÉvora; Centro de Estudos Humanísticos/UMinho. https://atuarnomundo.wixsite.com/atuar-no-mundo/events/atividades-programadas-para-evora

  • Seminário (Por convite)

    Orador no Mesa redonda - Perspectivar modos de atuação. Encontro Internacional em Artes Performativas - agir na vida/ agir na cena/agir no mundo. https://atuarnomundo.wixsite.com/atuar-no-mundo Org.: Centro de Estudos de Teatro/ULisboa; Centro de História de Arte e Investigação Artística/UÉvora; Centro de Estudos Humanísticos/UMinho. https://atuarnomundo.wixsite.com/atuar-no-mundo/events/atividades-programadas-para-guimaraes

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, Tiago, Mora, Teresa - Artesãs da terra: reversos e ressonâncias de situações de pobreza. Com Teresa Mora (CICS.NOVA.UM). XII Congresso de Português de Sociologia - Painel Territórios: Cidades e Campo. Mesa 3: Territorialidades Polarizadas?

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, Tiago. FAZER PRESENTE (GIVING PRESENCE) project – Participatory Intergenerational Theatre. Ways of understanding collaboration Case Study. Cross media arts - International Conférence ‘Social Arts and Organização: CHAIA/UÉ; UNICOM/IADE ; CIEBA/UL. Local: Faculdade de Belas-Artes – Lisboa / https://www.xma23.uevora.pt/programme.html

  • Seminário (Por convite)

    Moderador do Painel – 5 – Modos de Investigar e de Avaliar – Processos e Resultados. Seminário Configurações. Intervenção Social e Práticas Artísticas. Org. ADCL. Coorganizadores. CEHUM/NIEP; CM Guimarães. Auditório Teatro Jordão | 24 e 25 novembro (Guimarães)

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, T..(Iin)common – a game for artists and spectators – a case study. Assigning new meanings to the foyer as a scenic space Roundtable: Theatre and Society Fourthe International Conference on Architecture Theatre and Culture Org. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 25-29/junho, 2022 http://www.unirio.br/espacoteatral/evento-extensao

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, T., Lemos, v. Re.par.ar & a.par.tir. Entoar o corpo sensível – residência orientada por Simioni (LUME) e Brodt (Amok). Conversa performativa entre os participantes Tiago Porteiro e Vítor Lemos XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas – LUME/- UNICAMP (Brasil)

  • Seminário (Por convite)

    Moderador na mesa redonda no lançamento do livro: O outro de nós: O espectáculo e o processo. Org.: Teatro do Frio, Outra Voz e CEHUM

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Porteiro, Tiago. Moderador da mesa 4 – A cidade e as práticas Artísticas. VI JORNADA NACIONAL ARQUITETURA, TEATRO e CULTURA Organização: UNIRIO / laboratório de Estudos do espaço Teatral e Memória Urbana.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Porteiro, T. Trajetórias pelo Caminhar enquanto expressão Artística – Aproximações interdisciplinares do acto de caminhar. Conferência - Aproximações interdisciplinares ao acto de caminhar. Faculdade de Motricidade Humana – Univ. Lisboa. Doutoramento em Motricidade Humana – especialidade dança.

  • Seminário

    Porteiro, T. Aquistas – projeto em artes performativas desenvolvido num espaço termal. Configurações do encontro entre performers e público-participante. II Seminário Internacional Artes da Cena e Práticas contemplativas: Contemplação, artes performativas e resistência. Org. Dep. de Artes Cênicas, Univ. F. Santa Maria – Pesquisa Tradere (CNPQ-UFSM). Parceiros: grupos CRIA (UFMG), NUPAC, ReCePP (University of Huddersfield-UK), UNIRIO, UNICAMP e University of Southern Mississippi (USA). – 17 a 21/05

  • Seminário (Por convite)

    Porteiro, t. ANDANDO (edições/2014, 15, 16) - Universidade (Artes) e a cidade. Como continuar? Ciclo de conferências - “A Arte o Ensino e a Cidade” – Bairro C – Câmara Municipal de Guimarães, 28/11/2020 – (plataforma digital).

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, T. Caminhar em companhia dos Viewpoints (Walkshop). Drifting Bodies / Fluente Spaces. International Meeting / Conference em Walking Arts (Guimarães) – 22-24/07. Org. Lab2PT, Made of Walking, Câmara Municipal de Guimarães. https://walk.lab2pt.net/pt/program/

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Porteiro, T. « Viewpoints : un aperçu à partir d’un vécu ». Colloque Sciences cognitives et Spectacle Vivant 2019-3ème édition, « Interactions/intégrations : acteurs-spectateurs en répétition, sur scène et dans la salle », Universidade de Montpellier, Paul Valery III, RIRRA XXI

  • Colóquio/Congresso

    Ferreira, M. & Porteiro, T. “Arquivo Público - memórias de espetadores tornadas matéria poética de um espetáculo teatral”, com Manuela Ferreira, II EASTAP CONFERENCE (European Association for the study oh Theatre and Performance, Shared memory(ies)/Creation, research and politics in the Eurpean contemporary stage, Centro de Estudos de teatro. Universidade de Lisboa

  • Colóquio/Congresso

    Ferreira, M. & Porteiro, T. Arquivo Público - memórias de espetadores tornadas matéria poética de um espetáculo teatral. II EASTAP CONFERENCE (European Association for the study oh Theatre and Performance, Shared memory(ies)/Creation, research and politics in the Eurpean contemporary stage. Universidade de Lisboa - Centro de Estudos de teatro - 23-25/09

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Porteiro, T.. Auto das Máscaras – Espetáculo de artes performativas no museu CIAJG/Guimarães. Análise crítica de um observador-participante”, no III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum. Contributos das práticas artísticas para outros futuros possíveis. Co-organização: IELT//FCSH/NOVA; CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, CIIE/FPCEUP, CICANT/ULP, FCH-UCPL, IPL, i2ADS/FBAUP, PELE, Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Moderador da mesa, Diálogos com o território: cidade e espaço público» no III Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. A Busca do Comum. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 16-18/9.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Porteiro, T.. “Puxar a fita atrás (estudo de caso). Um projeto de teatro com/para comunidades”, no III Simpósio Internacional de Investigação em Arte – Evento coorganizado pela MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura, pela Federação das Coletividades do Distrito do Porto em parceria com a UTAD – Grupo Missão Cultura. Porto, 30/03/2019

  • Colóquio/Congresso

    Ferreira, M. & Porteiro, T. AQUISTAS – In Situ Performance – a Case Study”, Theatre Symposium Brno. Tendencies in Contemporary Theatre Directing and Theatre Directing and Education”, com Manuela Ferreira, 23-24/11, Républica Checa, Brno

  • Colóquio/Congresso

    Porteiro, T. “Espaços de paz e de liberdade num campo de refugiados de guerra (Jordânia). Projeto de Teatro Aplicado”, XX Colóquio de Outono, Paz e Liberdade. Visões, Discursos, Manipulações. 12-13/11. Universidade do Minho, Braga.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Moderador no Painel: Relire l’histoire, no 1º Congresso da European Association for the Study of Theater and Performance, Décentrer notre vision de L’Europe: l’émergence de nouvelles formes, 25-27/10, Paris.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Ferreira,M. & Porteiro, T. “Aquistas”. Congresso Internacional Performance e Intimidade. CEHUM/ Grupo de Investigação em Estudos Performativos. Guimarães, 4-6/10. Parceiros: A Oficina; Festival Noc Noc, Reitoria da Universidade do Minho

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    – Moderador do Painel: Intimidade Site-Specific + Sensorialidades, congresso Internacional Performance e Intimidade. CEHUM/ Grupo de Investigação em Estudos Performativos. Guimarães, 4-6/10. Parceiros: A Oficina; Festival Noc Noc, Reitoria da Universidade do Minho.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Auto das Máscaras” – espetáculo de artes performativas. Análise crítica de um observador-participante”, 56º Congresso Internacional de Americanistas, 15-20/07, 3/18, Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, "Estudo de caso – 3 projetos performativos (Couros/Guimarães)”, no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas Colaborativas/ Participativas e Comunidades. Co-organização: IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto, 19-21/9

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Moderador com Teresa Furtado da Roda 3: entre o colaborativo e o participativo: que diferenças e o que implicam? Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária. Práticas artísticas colaborativas/ Participativas e Comunidades. Co-organização: IELT/FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto, 19-21/9

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro,Bernardo Providência, “Case Study – EmCAIXA / Projet of Performing Arts and Design”, 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity, 24-25/06, Évora

  • Seminário (Por convite)

    Orador na mesa redonda “Formação, Teatro e Sociedade”, inserida no colóquio “20 anos de Teatragal”, Encontros de Teatro na Galiza e no Norte de Portugal, Org. Companhia de teatro de Braga e Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Maio

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Francesca Ryaner, Tiago Porteiro, “Panoramas and paradigms of curation in the Portuguese context”, com Francesca Rayner, no Simpósio Internacional “Expanded Practice: Curation as Creative Process”, 26/27-02, Cheshire Contempory Arts Studio 1-45 and Oponspace, MMU CHESHIRE

  • Colóquio/Congresso

    Manuela Ferreira, Tiago Porteiro, Uma trilogia | Três processos de criação para o Cale – Festival de Rua do Fundão”, comunicação com Manuela Ferreira no Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitária – 9-10/9/2015 IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição FCSH/NOVA. CHAIA/UÉ; ESMAE-IPP, ESTC, CIAC, Pele. Porto

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Retrato de um projecto + outras reflexões”, Encontro/Debate, Investigação e(m) Artes: perspectivas, Universidade de Évora, Escola de Artes, Évora, 19 Junho.

  • Seminário

    Tiago Porteiro, “Estudo de caso - Fotografia ao serviço do performer; um meio de prolongar vivências do corpo em cena”, Seminário Internacional - DESCOBRIR A DANÇA / DESCOBRINDO ATRAVÉS DA DANÇA, Faculdade de Motricidade Humana – 10-13 /Nov. 2011. Versão adaptada da comunicação apresentada sobre o mesmo tema no colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro. Samuel Meyler, “Using biological motion perception as a pedagogical tool for performance artists”, Colóquio Internacional Artes e Ciências em Diálogo, Faro, Universidade do Algarve 17 – 18 Janeiro 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência”, Colóquio Internacional - Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem, Centro de Estudos de Teatro (CET)/ 2º Encontro OPSIS – Base Iconográfica de Teatro em Portugal. Fev. (16-18)

  • Seminário (Por convite)

    Moderador do 3º Painel – Arte na Comunidade nos encontros “InArte – Encontros Internacionais Inclusão pela Arte”. Oradores: Madalena Vitorino, Gizella Mendoza, Paulo Maria Rodrigues, Letícia Martins. 13-14/12. Organização: VO’ARTE – Teatro São Luís.

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Investigar em Artes: Interrogações a partir da narrativa pessoal de um percurso”, Seminário «SABEReseARTES como Investigação”, Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES),12 e 13 de Julho.

  • Seminário (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Images du cirque Contemporain au Portugal 2000-2010”, Journée d’Études « Les images du cirque », Centre de recherche, RIRRA XXI, Université de Montpellier III, Paul Valéry (Dezembro).

  • Aula aberta (Por convite)

    Tiago Porteiro,“Estudos sobre o movimento cénico”, comunicação/curso de pós-graduação Artes do Espectáculo da UNICAMP e orador na mesa redonda intitulada – Relações possíveis: América Latina e Europa – Brasil e Portugal. Universidade de Campinas (UNICAMP), Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil

  • Colóquio/Congresso

    Tiago Porteiro, “Alexandre del Perugia. Captação áudio da “matéria” verbal em situação de aprendizagem do movimento: exposição da metodologia”. Conferência Internacional TeDance, technologically expanded dance, Faculdade de Motricidade Humana, Culturgest, Lisboa, Novembro 2007

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Tiago Porteiro, “Conception et approche pédagogique d’Alexandre del Perugia sur l’Acrobatie”, 6º Colloque International de Association Française de Recherches en Activités Gymniques et Acrobatiques (AFRAGA) – Performance, Performer, oui, mais comment ? – Barcelona, 2, 3, 4 Mai 2007, AFRAGA, Université de Rennes 2, Université Paris 12, Val-de-Marne.

Redes

  • 2017 - EASTAP (European Association for the Study of Theatre and Performance)

    Desde a sua fundação em outubro de 2017 é membro da EASTAP e entre 2017 e 2019 integra o grupo de trabalho Theory & Pratice.

    https://www.eastap.com/

  • 2017 - Rede internacional de Estudos da Presença

    20 grupos de pesquisa envolvidos de seis países (Angola, Argentina, Brasil, França, Moçambique e Portugal). 
    Coordenação Geral: Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
    https://www.ufrgs.br/getepe/rede-internacional-de-estudos-da-presenca/
    Coordenador do grupo Português 
    https://www.ufrgs.br/getepe/grupos-em-rede/
    https://www.ufrgs.br/getepe/projetos-de-pesquisa-em-andamento/

    https://www.ufrgs.br/getepe/rede-internacional-de-estudos-da-presenca/

  • 2017 - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil

    Desde Setembro 2017 é pesquisador colaborador estrangeiro no Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNp/Brasil)
  • 2014 - IGesto (Associação Investigação do Gesto - FUP/Centro Linguístico da Universidade do Porto)

    Desde 2016 é membro da Associação IGesto. 
    Desde outubro de 2017 integra os órgãos sociais da associação.

    https://igesto.wordpress.com/author/igesto/

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2019 - 2019 | Co-orientador

    LEVI LEONIDO FERNANDES DA SILVA

    O TEATRO MUSICAL EM PORTUGAL Proposta de formação avançada

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Doutor Eugénio Tadeu Pereira (UFMG),

    “O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos”.

    CEHUM, Universidade do Minho

PhD

  • 2020 - (...) | Co-orientador

    Luciano Sales

    As relações interpessoais em processos de criação teatral

  • 2019 - (...) | Co-orientador

    LUCIANO INÁCIO DA SILVA SALES

    AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO TEATRAL

    CIÊNCIAS DA CULTURA, ILCH

  • 2012 - 2014 | Co-orientador

    Cláudia Petrina Leite da Silva

    “Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação”.

  • 2008 - 2013 | Orientador

    Alejandro César Grosso Laguna

    Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza”.

    Programa de Doutoramento em Estudos Teatrais da Universidade de Évora.

Master

  • 2019 - (...) | Orientador

    Miguel Ângelo Gonçalves Rodrigues Loureiro

    A História do Castelo e do Paço dos Duques de Guimarães. O património da cidade refletido nestes monumentos

  • 2014 - 2014 | Orientador

    Maria da Luz Lopes

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

  • 2010 - 2010 | Orientador

    Andreia Macedo

    projeto

    Mestrado em Teatro - Universidade de Évora

Editorial boards

Scientific commitee

Other information

  • 2020 – Avaliador – Artes/arts – Concurso para Atribuição de Bolsas de. Investigação para Doutoramento –. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT).

  • 2020 - 2023 - Avaliador – Artes/arts – Comissões de Avaliação (CAs) de Relatórios Científicos Finais (RCFs) de Projetos IC&DT. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT).

  • Membro da Comissão de Apreciação (Especialista efetivo) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) – 2020-21 – Criação e outros domínios - Cruzamentos Disciplinares 
    https://www.dgartes.gov.pt/pt/sel-curso/2196
    
    
    Membro da Comissão de Apreciação (Especialista suplente) do Concurso Bianual de Apoio Sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) – 2020-21 - Criação e outros domínios - Circo contemporâneo e Artes de Rua
    https://www.dgartes.gov.pt/pt/node/2201