Investigadores

Joana Filipa da Silva de Melo Vilela Passos

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: jpassos@elach.uminho.pt

Telefone: 965837422

CIÊNCIA ID: D513-E2C9-EE1E

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4357-1068

SCOPUS: 56027893700

GOOGLE SCHOLAR URL

Morada institucional:

Centro de Estudos Humanísticos
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

Nota biográfica:

Joana Passos é investigadora no CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Tem cerca de 70 artigos publicados, em português ou inglês, co-editou 6 volumes de artigos académicos e publicou um livro sobre a literatura de Goa de língua portuguesa (séculos XIX e XX). Doutorou-se em 2003, na Universidade de Utrecht, Holanda, e foi membro dos seguintes projetos de investigação: 

2019-2022 - Womanart: Mulheres, artes e ditadura – os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa. (PTDC/ART-OUT/28051/2017, projeto coordenado pela professora Ana Gabriela Macedo), CEHUM – Universidade do Minho; 
2016-2019 - membro da equipe do Projeto NILUS – Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono (PTDC/CPC-ELT/4868/2014) - CEsA Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento – Universidade de Lisboa, projeto coordenado pela professora Ana Mafalda Leite; 
2014-2017- membro da equipe do Projeto Pensando Goa – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, Brasil, coordenada pelo professor Helder Garmes, projecto FAPESP (proc. 2014/15657-8); 
2014 – Membro da equipe do projeto O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder - Prémios Literários de Língua Portuguesa, (Bolsa Projeto Incentivo/ELT/UI0305/2014), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

É docente no Programa Doutoral em Modernidades Comparadas. Fluente em português, inglês e espanhol. Lê e compreende fluentemente francês, e é funcional em termos orais. Os seus interesses de investigação centram-se em literaturas de língua portuguesa e de língua inglesa, literatura comparada, estudos feministas e de género, estudos pós-coloniais, poesia contemporânea e artes visuais.

Interesses de investigação:

Estudos pós-coloniais; Estudos feministas e de género; Literaturas africanas de língua portuguesa e inglesa; literaturas indianas; Estudos do Oceano Índico; artes e escritas durante o Estado Novo..

Formação:

Pós-doutoramento: 2003 a 2009. Projeto: Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX: Perspectivas Pós-coloniais e Revisão Crítica

Doutoramento:Universidade de Utrecht, Holanda, de 1 de Outubro 1998 a 20 de Fevereiro de 2003. Título da tese: Micro-universes and Situated Critical Theory: Postcolonial and Feminist Dialogues in a Comparative Study of Indo-English and Lusophone Women Writers. Bolsa: Praxis XXI/ BD/ 15781/ 98

Mestrado em Literatura Inglesa, Universidade do Minho (três semestres letivos, 1993-1996). Dissertação: Angela Carter e a Reescrita de Mitos e Contos de Fadas.

Licenciatura em Ensino de Português e Inglês, Universidade do Minho – ILCH, 1985-1990

Experiência profissional:

Investigadora auxiliar no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho de Julho 2009 a 2014, investigadora Projecto Ciência.

Docente da disciplina Cartografias Pós-coloniais no programa doutoral Modernidades Comparadas – Literaturas, Artes e Culturas. 2019-2021

Investigadora doutorada do projeto Womanart - CEHUM

Cargos:

Investigadora no projeto WomanArt

Investigadora CEHUM

Docente no Programa Doutoral em Modernidades Comparadas

Projetos

  • 2018 - ... (Membro)

    WomanArt - Mulheres, artes e ditadura – os casos de Portugal, Brasil e dos países africanos de língua portuguesa - CEHUM

    Este projecto pretende fazer uma análise do trabalho produzido por mulheres artistas nos países de língua portuguesa na segunda metade do século XX que, de diferentes modos, abordam aspectos da ditadura. Pretende-se dar visibilidade à presença das mulheres enquanto criadoras nos cânones literários e artísticos e contribuir através de estudos de caso situados para uma história das histórias da arte e da literatura. Numa perspectiva comparativa e transversal, o projecto incide sobre as seguintes áreas: artes visuais,literatura, cinema, documentário, teatro e performance. Analisaremos o trabalho produzido por mulheres artistas de diferentes perfis e de distintas gerações que abordam na sua prática artística os regimes autoritários/ditadura, quer como reflexo, quer como resistência aos mesmos.
  • 2016 - ... (Membro)

    Projecto NILUS, Universidade de Lisboa, Project: PTDC/CPC-ELT/4868/2014. CesA – Ulisboa.

    coordenado pela professora Ana Mafalda Leite, Universidade de Lisboa (aprovado em 2015, com início em 2016).
    Na sequência das produções teóricas que pautam a reflexão crítica e cultural sobre os espaços líquidos da contemporaneidade – do Black Atlantic (Gilroy, 1993) ao Atlântico sul (Santos, 2001; Vale de Almeida, 2000; Stam e Shoat, 2012) – O Projecto Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono fundamenta-se numa articulação teórica e disciplinar entre os Estudos do Oceano Índico – Indian Ocean Studies – e os Estudos Literários, Visuais e Culturais Lusófonos.
    
    Pretende-se deste modo colmatar uma lacuna disciplinar significativa motivada pela quase total ausência de um diálogo crítico entre estas duas áreas de estudos, sobretudo nos contextos de língua portuguesa.
  • 2014 - ... (Membro)

    Pensando Goa – Projecto da USP, São Paulo, BRASIL, projecto FAPESP (proc. 2014/15657-8).

    O presente projeto visa a reescrever a história da literatura de língua portuguesa de Goa, antiga colônia do império português na Índia, privilegiando, por um lado, suas relações com as demais manifestações culturais, intelectuais e artísticas daquela sociedade e, por outro, as relações que hoje podemos estabelecer entre essa literatura e outras (aquelas de língua portuguesa ou mesmo a literatura indiana de língua inglesa, entre outras).
  • 2014 - 2019 (Membro)

    O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder: Prémios Literários de Língua Portuguesa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (2014).

    Este Projecto de Investigação visOU mapear os prémios literários de língua portuguesa e analisar criticamente os parâmetros por que se rege a sua atribuição com o objectivo de explicitar as dinâmicas que determinam a canonização académica, as práticas editoriais e a visibilidade pública, bem como o posterior ajustamento do Plano Nacional de Leitura e curricula (do ensino secundário e superior) através da inclusão/exclusão de autores premiados. Serão objecto de análise alguns dos mais significativos prémios literários do universo da língua portuguesa, tais como: Prémio Camões, Prémio Saramago, Prémio Leya, Prémio Portugal Telecom, Prémio Craveirinha, Prémios APE, Prémio PEN Club, Prémio Casino da Povoa/Correntes d’Escritas, Prémio DST, Prémio de Poesia Luís Miguel Nava, Prémio Jabuti, entre outros.

Publicações

Livros

  • Macedo, AG.; Oliveira, M.; Pereira, M.; Passos, J. (Eds.) (2024) Women, Arts and Dictatorship in the Portuguese Speaking Context. Tensions, Disputes and Post-memory Heritage, Berlin: De Gruyter.https://doi.org/10.1515/9783110783421
  • (coord.) Macedo, A. G.: Oliveira, Márcia; Esteves, M.I.; Passos, Joana e Natalino, Laís (2022), Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos interartísticos e narrativas da memória, Ribeirão: Húmus.
  • (eds.) Macedo, A.G.; Pereira, Margarida; Passos, Joana e Oliveira, Márcia, WOMANART – Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa, Dossier Diacrítica 34/2, 2020.

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

  • (autor) Passos, Joana (2012), Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX: Perspectivas Pós-coloniais e Revisão Crítica, Ribeirão, Editora Húmus.
  • (co-coord.) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva (2012), Itinerâncias, Percursos e Representações da Pós-colonialidade / Journeys: Postcolonial Trajectories and Representations, Ribeirão, Editora Húmus.
  • (co-coord.) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva (2010), Áfricas Contemporâneas/ Contemporary Africas, Ribeirão, Húmus.
  • (autor) Passos, Joana (2003, PhD dissertation), Micro-universes and Situated Critical Theory: Postcolonial and Feminist Dialogues in a Comparative Study of Indo-english and Lusophone Women Writers, Phd. Dissertation, University of Utrecht: Printpartners Ipskamp. ISBN 90-9016-660-2

Livros de atas

  • Passos, Joana “António Jacinto, a Escrita e a História”, CLEPUL, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,  António Jacinto e sua época. A modernidade nas literaturas africanas em língua portuguesa. Dezembro 2015: pp.  241-262.
  • Passos, Joana (2013), “Alda Lara, figura fundadora na poesia das mulheres angolanas”, in Humanidades: novos paradigmas do conhecimento e da Investigação, (org.) Macedo, Ana Gabriela, Carlos Sousa e Vítor Moura; Ribeirão, Húmus, pp: 71-85.
  • Passos, Joana (2012), “Goa, o mundo e as artes nas caricaturas de Mário de Miranda”, in Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos (org.) Macedo, Ana Gabriela; Sousa, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura; Ribeirão: Húmus, pp: 241-251.
  • Passos, Joana (2012), “O ‘indianismo’ do princípio do século XX – o movimento de redescoberta da identidade indiana dos goeses” in Goa Passado e Presente, Lisboa: CEP, Universidade Católica, pp: 255-271.
  • Passos, Joana (2011), “Ethical Lessons from South Africa: the legacy of the Nobel Peace Award Speeches”, Vozes, Discursos e Identidades em Conflito, (org.) Macedo, Ana Gabriela, Carlos Sousa e Victor Moura, Ribeirão, Húmus, pp: 173-183.
  • Passos, Joana (2011), “Literatura com glossário: o bilinguismo como provocação ao leitor” in Múltiplos Olhares sobre o Bilinguismo, (org.) Cristina Flores, Ribeirão: Húmus, pp: 183-190.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62717

  • Passos, Joana (2006), “Fatais Enganos: a Entropia dos Discursos Coloniais e seus Preconceitos Paralisantes”, 2007, in Colóquios de Outono 2005-2006, O Poder das narrativas, as narrativas do poder, (org.) Ana Gabriela Macedo e Eduarda Keating, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp: 258-273.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61899

Artigos

  • From Archipelago to Western Metropolis Migrants’ Stories by Orlanda Amarílis and Jamaica Kincaid, pp. 158-181.
    Joana Passos
    Luso-Brazilian Review, January 2024, 60 (2), 158-181; DOI: https://doi.org/10.3368/lbr.60.2.158
  • Interview with Sérgio Tréfaut, ‘Documentary Film as Committed Art: Interview with Sérgio Tréfaut’, Portuguese Studies, 39.2 (2023): 210-220.
    DOI: https://doi.org/10.1353/port.2023.a918436

    Indexado em: SCOPUS

  • Passos, Joana (2023), 'Héritages littéraires: traduction et littérature comparée, l'exemple de Goa', in LES LANGUES NÉO-LATINES, 117e année III, nº 406, Monts: Présence Graphique.

    Indexado em: Web of Science

  • Ana Mafalda Leite and Joana Passos, 'Literature in Transit between Goa and Mozambique: Campos Oliveira as a Pioneering Figure', Portuguese Studies, 37.2 (2021), 193-209.
    doi:10.5699/portstudies.37.2.0193
    http://dx.doi.org/10.5699/portstudies.37.2.0193

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

  • Passos, Joana (2020), “The House for the Students of Empire (CEI), African Women Poets and Sarah Maldoror’s Films”, in (eds.) Macedo, A.G.; Pereira, Margarida; Passos, Joana e Oliveira, Márcia, WOMANART – Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa, Dossier Diacrítica vol. 34, nº2, 2020, pp. 148-166.

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

  • Passos, Joana, 2019,“As Políticas do cânone: quem se marginaliza e por quê? O caso de Vimala Devi / Politics of Canonisation: who is marginalized and why? Vimala Devi: a Case Study, VIA ATLÂNTICA, 2019, Universidade de S. Paulo, pp: 43-62.
    http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/159656/158490

    Indexado em: Web of Science

  • Passos, Joana “O racismo, a moda, e a diversificação dos padrões de beleza: o exemplo de Iman, top model Somali dos anos 70/80” in  REVISTA DE ESTUDOS FEMINISTAS, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, vol. 27, nº 1, Abril 2019.
    Acessível em: 
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2019000100705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
  • Passos, Joana F. V. (2018) “Os estudos sobre Goa no âmbito do Oceano Índico”. Dossiê “Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico”, REMATE DE MALES, 38 (1), jan./jun., Campinas (SP), Brasil, (E-ISSN:2316-5758) doi>  10.20396/remate.v38i1.8651255
  • Passos, Joana, “Goan Migrant Literature”, Special Issue: Goans on the Move, INTERDISCIPLINARY  JOURNAL OF PORTUGUESE DIASPORA STUDIES, Vol 7 (2018), pp: 213-223.
  • Passos, Joana, “Mariano Gracias: Romantic Aesthetics and Indian Heritage” (including a translation of three poems by Mariano Gracias), in MUSE INDIA,  Issue 70, Nov-Dec 2016. Available at: http://www.museindia.com/
  • Passos, Joana, “Goa na diáspora e na literatura indiana em língua inglesa”, in VIA ATLÂNTICA , USP, S. Paulo, 2016, nº 30, pp. 85-98.
  • Passos, Joana (2014), “Creole Europe and Committed Art: Changing nationalist perspectives” in EJWS - EUROPEAN JOURNAL OF WOMEN’S STUDIES, vol. 21 (1), pp: 103-116.
  • Passos, Joana (2013), “The Revisionary and the Assertive Modes in Indian Ocean Studies”, in DIACRÍTICA, 27/3, Braga: CEHUM – Húmus, 2013, pp: 9-15.
  • Passos, Lobo, Xavier e Braga (co-autores) (2013), “Inside/ outside Lusofonia: the case of Goa”, PORTUGUESE LITERARY & CULTURAL STUDIES Nº 25, Lusofonia and its Futures, editor João Cezar Rocha, pp. 117-123.
  • Passos, Joana (2011), “A voz literária de Vera Duarte” in DIACRÍTICA, DOSSIER LITERATURA E RELIGIÃO, 25/3 Revista do Centro de Estudos Humanísticos, Série Ciências da Literatura, Húmus, pp: 223-228.
  • Passos, Joana (2011), “Nomâde de olhar atento e traço certo: Mário de Miranda, a arte da caricatura e os desencontros entre o mundo indiano e o olhar ocidental”, in Via Atlântica, nº 19, São Paulo, Brasil, pp: 57-74.
  • Passos, Joana (2010) “Resistência e Assimilação Colonial na Prosa Goesa do século XIX”, in Parts of Asia, PORTUGUESE LITERARY AND CULTURAL STUDIES 17/18, (ed.) Cristiana Bastos, University of Massachussets Dartmouth, pp: 99-117.
  • Passos, Joana (2008), “Literatura de Intervenção e Representações do Corpo na Poesia de Autoras Africanas”, Dossier Estudos de Género, DIACRÍTICA. Ciências da Literatura, nº22/3 pp: 39-48.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62272

  • Passos, Joana (2008), “Lusophone Literatures: Tales from Cape Verde and Mozambican Memories of the Apocalipse”, WASAFIRI, issue nº 54 Summer, pp: 65-71.

Capítulos em livros

  • Passos, Joana (2024), “O legado de Craveirinha: das lutas da geração de 50 aos leitores do século XXI” in (ed.) Francisco Topa, Na Madrugada dos meus olhos pardos, José Craveirinha sem anos/ amos (1922-2022), Porto: Cátedra Agostinho Neto, pp. 113-132.
  • Passos, Joana (2023), ‘Memória, Cabo Verde e a ditadura: a escrita inter/dita de Orlanda Amarílis’, in Escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo, (coord.) José Manuel da Costa Esteves, Isabel Henriques de Jesus, Teresa Sousa de Almeida, Bruxelles, Peter Lang, p. 65- 79. 
    ISBN 978-2-87574-478-4
  • Passos, Joana (2023), ‘Worldly Politics and Cultural Magazines: Subtle Forms of Communal Self-assertion in Colonial Goa (1910s/ 1920s)’, in The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions, (ed.) Lobo, Sandra Ataíde; Falconi, Jessica; Dias, Remy; Smith, D.A., London: Routledge. Pp. 58-78.
  • Passos, Joana (2023),“A ‘Voz’ de Mulheres Afrodescendentes e africanas: empoderamento e renovação”, in (org.) Silva, J. G.; Zandoná, J.; Brandão, A. S.; Gasparetto, V.F., Falas, percursos, práticas e modos de (R)ex(s)istir, São Paulo: Pimenta Cultural, pp. 120-140. 
    DOI 10.31560/pimentacultural/2023.96375.5
  • Passos, Joana (2023), ‘Orlanda Amarílis: Cape Verdean Immigrants, Imperial Memories and Gender Dynamics’, in Women’s Perspectives on (Post)Migration, Between Literature, Arts and Activism – Between Africa and Europe, Julia Borst, Stephanie Neu-Wendel & Juliane Tauchnitz (eds.), Baden-Baden: Olms Verlag, pp. 179-203.
    doi.org/10.5771/9783487423555
    ISBN print: 978-3-487-16351-2
    ISBN online: 978-3-487-42355-5
    https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/9783487423555/women-s-perspectives-on-post-migration
  • Passos, Joana (2019) "Women's Worlds in Women's Words: Poetry and Memory in Vimala Devi and Eunice de Souza" in (ed.) Paul Melo e Castro, Colonial and Postcolonial Goan Literature, University of Wales Press, pp. 166-178.
  • Passos, Joana (2019), 'Flora Gomes, Resilient Hope on Scant Chances'(translation of previous version in Portuguese), in Postcolonial Nation and Narrative III: Literature and Cinema, (eds.) Leite, Ana Mafalda; Hilary Owen, Ellen W. Sapega and Carmen Tindó Secco, Oxford: Peter Lang. pp.  123-145. (Also available as ebook).
  • Passos, Joana, “Flora Gomes – A insistência na esperança do incerto”, (ed.) Ana Mafalda Leite, projecto Nevis, Lisboa.
  • Passos, Joana (2017), “Mariano Gracias: Romantic Aesthetics and Indian heritage”, in A House of Many Mansions: Goan Literature in Portuguese,  Castro, Paul Melo and Cielo  Festino (eds.), Margao: Under the Peepal Tree, pp:  121-136 (included the translation to English of three poems by Mariano Gracias).
  • Passos, Joana (2016), “Exile, Displacement and the Literature of 'Returned Settlers' by Portuguese Women Writers”, in Continental  Shifts, Shifts in Perception: Black Cultures and Identities in Europe, (ed.) Beezmohun, Sharmilla, Cambridge Scholars Publishing, pp: 33-45.
  • Passos, Joana (2016) “O pós-colonial e pós-colonialismos: repensar a Europa à luz do impacto do Sul Global” in Pós-colonial e pós-colonialismo: propriedades e apropriações de sentido, orgs. Flávio Garcia; Inocência Mata, Dialogarts, Rio de Janeiro, pp: 107-118.
  • Passos, Joana (2015), “Postmodern Gothic: Teen Vampire” in Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts, (ed.) Ermida, Isabel, Leiden/Boston: Rodopi, pp. 221-233.
  • Passos, Joana (2015), “Luuanda, A Libertação de Angola e a geração de 50/60”, in De Luuanda a Luandino: Veredas, (coord.), Topa, Francisco e Elsa Pereira, Porto, Afrontamento, pp: 55-65.
  • Passos, Joana (2014), “Poesia Goesa em português e o tema das bailadeiras: projecções e preconceitos nas metamorfoses do romantismo”, in Goa Portuguesa e Pós-Colonial: Literatura, Cultura e Sociedade, (orgs.) Machado, Everton V. e Duarte D. Braga; Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, ACT 27, Ribeirão: Húmus, pp: 179-197.
  • Passos, Joana (2012), “Heart of Violence and Healing words: Europe, Decolonization and Mobility" in Intercultural Crossings, (ed.) Sofia Biscaia, Oxford and New York: Peter Lang, pp: 151-161.
  • Passos, Joana (2011), “Vimala Devi: espaços, voz e línguas” in Literatura, Espaço, Cartografias, Lourenço, António e Silvestre, Osvaldo (coord.), Coimbra: CEP, Abril pp: 105-122.
  • Passos, Joana (2011), “Liminality as critical empowerment: second generation immigrants, ‘guerrilheiro’ memories and nomad women poets” in Afroeuropean Configurations: Readings and Projects, (ed.) Sabrina Brancato, Newcastle, Cambridge Scholars Publishing, pp: 140-157.
  • Passos, Joana (2011), “Dói-me que a folha em branco não exija nada’ – A voz das mulheres na literatura de Cabo Verde” in Literaturas insulares: leituras de Cabo Verde e S. Tomé e Principe, (Org.) Ribeiro, Margarida Calafate e Sílvio Renato Jorge, Porto: Afrontamento, pp: 139-153.
  • Passos, Joana (2010), “Eunice de Souza’s poetry: creating a public persona as feminist performance” in Estudos Performativos, Global Performance, Political Performance, (org.) Macedo, Ana Gabriela, Carlos Souza e Vítor Moura, Ribeirão, Edições Húmus, pp: 85-96.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62337

  • Passos, Joana (2008), “Talk Back and Think Beyond: The Reception of African Literatures in Portugal and the Self-definition of Post-colonial Nations through Literature – Afroeurope@ns Cultures and Identities, (ed.) Marta Sofia López, Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, pp: 65-78.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62269

  • Passos, Joana (2008), “A ambivalência de Goa como imagem do império português e as representações da sociedade colonial na literatura luso-indiana ‘de recreio”, e-cadernos CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 1, pp: 34-52. Disponível em:  http://eces.revues.org/100

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/62270

  • Passos, Joana (2007), “Schizophrenic Conditions, Difficult Transitions”, in Global Heritage: Tradition and Innovation, (ed.) Lorenza Coray-Dapretto, Cologne: Rudiger Koppe Verlag, pp: 18-34.
  • Passos, Joana (2005), “Cartografias Pós-coloniais: Mapas Teóricos para uma Investigação Nómada”, in Estudos de Tradução/Estudos Pós-coloniais, V Colóquio de Outono, (org.) Ana Gabriela Macedo e Maria Eduarda Keating, Porto: Ed. Afrontamento, pp: 239-250.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/61807

  • Passos, Joana (2000), “Fragmented Identities, Tentative Gods” - in Reading Multiculturalism: Contemporary Postcolonial Literatures (org.) López, Ana Bringas e Belén Martín Lucas, Vigo: Universidade de Vigo, 2000: 41-48.

Outras publicações

  • Diacrítica (recensão do livro WOMEN WRITING PORTUGUESE COLONIALISM IN AFRICA, Liverpool University Press, 2020, 224 pp., de Ana Paula Ferreira) Vol. 35, n.º 2, 2021, pp. 172–175. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.706

    Indexado em: SCOPUS Web of Science SCIELO

    RepositóriUM: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/15

  • Passos, Joana (2012), “Paixão, política e cinema: entrevista com Luís Carlos Patraquim”, in Itinerâncias, Percursos e Representações da Pós-colonialidade, (coord.) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva; Ribeirão,  Húmus,  pp: 451-462.
  • Passos, Joana (2010), “Entrevista com Luandino Vieira” in Áfricas Contemporâneas/ Contemporary Africas, (coord) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva; Ribeirão, Editora Húmus, pp: 186-197.
  • Passos, Joana (2005) - Série de verbetes realizados para o Dicionário da Crítica Feminista, (coord.) Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral, Porto: Edições Afrontamento. 
    VERBETES REALIZADOS: Antígona (p: 6), bruxa/ bruxaria (p: 10-13), contos de fadas (p: 22), Electra (p: 50), estudos masculinos (p: 59), feminismo e pós-colonialismo (p: 70), feminismo e raça (p: 74), feminização da pobreza (p. 78), hegemonia (p: 91), loucura (p: 116), Medeia (p: 127), Medusa (p: 128), Mito (p:130), Mulher-fatal (p: 135), patriarcado (p: 145), vampiro (p: 193).

Organização de eventos

  • 2021/11/18 - 2021/11/19 | Universidade do Minho

    Conferência internacional Womanart: Mulheres, artes e ditadura. Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=218

  • 2021/02/06 - 2021/02/27 | (evento online)

    Curso breve Womanart

    http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=200

  • 2020/11/27 | CEHUM

    II Ciclo de seminários Womanart - sessão com Prof. Melo e Castro

  • 2015/11/13 - 2015/11/15 | Braga

    Membro da Comissão Organizadora do XVII Colóquio de Outono, Outros Mapas: Linguagem, Migração, Diáspora, 13-15 Novembro 2015.

  • 2015/07/02 - 2015/07/03 | Braga

    Co-organização da Conferência Internacional “O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder: Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da Língua Portuguesa. Universidade do Minho, 2 a 3 de Julho 2015.

  • 2014/11/13 - 2014/11/15 | Braga

    Membro da Comissão Organizadora do XVI Colóquio de Outono, Trauma e Conflito, 13-15 Novembro 2014.

  • 2014/06/26 - 2014/06/27 | Braga

    Co-organização do TransCEHUM II, jornadas de jovens investigadores, 26-27 de Junho 2014, Mosteiro de Tibães.

  • 2013/11/22 | Braga

    Co-organização da Mesa Redonda que celebrou os 50 anos da obra Luuanda de Luandino Vieira, com a presença do autor, Ana Mafalda Leite e Inocência Mata, actividade desenvolvida no âmbito do XV Colóquio de Outono, “As Humanidades e as Ciências, Disjunções e Confluências”, 21 e 23 de Novembro 2013.

  • 2013/10/01 - 2013/10/04 | London

    Membro da comissão organizadora da International Conference, Afroeurope@ns IV: Black Cultures and Identities in Europe: Continental Shifts, Shifts in Perception, 1-4 October 2013, Institute of English Studies, University of London, and the Postcolonial Literatures Research Group, Department of English at The Open University, in association with The George Padmore Institute, New Beacon Books, Wasafiri, Arts Council England and Speaking Volumes - Live Literature Productions.

  • 2013/07/08 - 2013/07/10 | Braga

    Co-organização da III Escola de Verão CEHUM – Modernidades Comparadas, 8-10 de Julho 2013.

  • 2012/07/01 - 2012/07/04 | Braga

    Co-organização da II Escola de Verão CEHUM “Narrando o Índico – Rotas e Percursos”, Centro de Estudos Humanísticos, 1–4 de Julho 2012.

  • 2011/09/30 - 2012/06/01 | Braga

    Co-organização do ciclo de conferências Itinerâncias Críticas, ano 2011/2012, CEHUM- Universidade do Minho (oradores convidados: Omar Ribeiro Thomaz – Universidade de Campinas, Brasil; Sofia Biscaia – Universidade de Aveiro; o escritor cubano Pedro Sarduy; Professora Cristiana Bastos ISCTE, Lisboa; Professora Rosa Perez, ISCTE, Lisboa; Chris Weedon, University of Cardiff, UK).

  • 2012/01/07 - 2012/03/03 | Braga

    Co-Criação do curso breve ITINERÂNCIAS CRÍTICAS, Estudos Pós-coloniais, Género e Política de Localização na Arte e Literatura Contemporâneas, que decorreu de 7 de Janeiro a 3 de Março 2012.

  • 2011/04/29 | Braga

    Membro da comissão organizadora do TransCEHUM – Jornadas dos jovens investigadores CEHUM, 29 de Abril 2011.

  • 2010/09/07 - 2010/09/10 | Braga

    Colaboração na organização da I Escola de Verão Contaminations, Dis-locations and Transfers , 7-10 Setembro 2010, CEHUM, Universidade do Minho.

  • 2010/07/01 - 2010/07/03 | Braga

    Co-Organização da Conferência LUPOR III - Lusophone Postcolonial Research Network - Teorias Itinerantes_Travelling Theories, realizada na Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, 1, 2 e 3 Julho 2010 (este evento foi organizado em parceria com as colegas de investigação do GruPocLi).

  • 2009/05/14 - 2009/05/15 | Braga

    Co-Organização da Conferência Internacional Contemporary África(s): Current Artistic Interventions after the “Post”, 14 – 15 Maio 2009, CEHUM, Universidade do Minho. O evento incluiu sessões plenárias, workshops para alunos de pós-graduação e mesas redondas com escritores convidados (este evento foi organizado em parceria com as colegas de investigação do GruPocLi).

  • 2009/02/04 - 2009/02/07 | Braga

    Membro da comissão organizadora do X Congresso Luso-afro-brasileiro das Ciências Sociais: Universidade do Minho (parceria entre diversos institutos), 4 a 7 de Fevereiro 2009.

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Passos, Joana, “Afro-Portuguese music in digital platforms. Controversies and current debates” Participação no Congresso Internacional - Writing Diaspora in the 21st Century: Medial Transitions in Postdigital Times -, 30-31 de maio 2024, Universidade Complutense de Madrid2024-04.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    ‘Reflexões Pós-coloniais sobre a coleção do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian: Antonio Ole, Grada KiLomba, Kiluanji Kia Henda e Mónica de Miranda, Encontro Internacional TRANSMAT – IN2PAST, Documentar coleções não europeias, Museu Nacional de Etnologia, 22 e 23 Junho 2023, Lisboa.

  • Colóquio/Congresso

    ‘A tradução como base de internacionalização e de afinidades literárias regionais’, Colóquio Internacional AFROLAB 2023: Tradução e Circulação, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 11 e 12 de Maio de 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    (Por convite) ‘Patrimoine Littéraire du XXIe siècle: traduction et littérature comparée de Goa’, conference Lire l’Asie en langue portugaise: regards contemporains, Université Paris Nanterre, 30 Março 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    (Por convite) ‘A importância das histórias - Voz, visibilidade, formação crítica, ou propaganda e censura?’ Sessão 8M – Formação Feminista em Movimento – Marcha Mundial das Mulheres, 13 Março 2023.

  • Colóquio/Congresso

    'Cultural Transit between Goa and Mozambique (since the 1960s)' - International Conference Crossings in the Indian Ocean: Memory and Heritage, 8-9 November 2022, The State University of Zanzibar (SUZA), Vuga building, Stone Town.

  • Colóquio/Congresso

    Comunicação ‘Reading the colonial archive ironically: visual artists Kiluanji Kia Henda, Gonçalo Mabunda, António Ole and Manuela Sambo’ apresentada na Leverhulme Trust Conference - Post-colonial Heritage in the Present: Museums, Archives, Art and Activism; 12-13 Outubro 2022, Roma, Istituto di Scienze del Patrimonio Culturale-Consiglio Nazionale delle Ricerche & British School at Rome.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos e Ana Ribeiro‘A disciplina de Português em Portugal: que lugar para os escritores brasileiros e africanos no nível secundário?’, 7th World Curriculum Studies Conference of the IAACS, Universidade do Minho, Braga – 20-22 de Junho 2022.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Passos, Joana ‘O legado de Craveirinha: das lutas da geração de 50 aos leitores do século XXI’, comunicação apresentada no congresso Na madrugada dos meus olhos pardos: José Craveirinha sem anos/amos (1922-2022), 27 de maio 2022, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

  • Colóquio/Congresso

    Passos, Joana From Archipelago to Western Metropolis: Emigrants’ Stories by Orlanda Amarílis and Jamaica Kincaid’ in Humanities on the Move, 27-29 de Abril 2022, University of Minho.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Passos, Joana “As Mulheres nas literaturas africanas de língua portuguesa: da resistência ao projeto colonial do Estado Novo, à auto-afirmação cultural e às literaturas migrantes” in Retiro de Fim do Verão CEHUM, 6 e 7 de Setembro 2021 – Mosteiro de Tibães.

  • Colóquio/Congresso

    “Voz das mulheres: Cidadania e memória pós-colonial em contos de língua português”, Seminário Internacional Fazendo Género 12, 19-30 Julho 2021, UFCS – Florianópolis, Brasil.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “Um currículo inclusivo para uma língua partilhada”, ciclo de vídeo-conferências A última flor de Lácio, organizado pelo Agrupamento das Escolas de Sé, Lamego, 7 a 18 de junho 2021. (13 de junho, Domingo, às 21.30h)

  • Colóquio/Congresso

    “Memória, Cabo Verde e a Ditadura: a escrita inter/dita de Orlanda Amarílis”, Colóquio internacional Ver/Rever a Escrita de Mulheres (1926-1974), Universidade Nova de Lisboa, 5 e 6 de Março 2020.

  • Colóquio/Congresso

    “From the milieu of “Casa dos Estudantes do Império” and the poetry of the 1950s generation to the representations of Estado Novo in Sarah Maldoror’s films.”- MLA International Symposium, Lisboa, Universidade Católica, 23-25 de Julho 2019.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos, “Noémia de Sousa – a primeira mulher na literatura moçambicana” – Seminário WomanArt, CEHUM, 2 de Novembro 2018

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos (com Ana Mafalda Leite) “Trânsitos Culturais entre Goa e Moçambique: a figura fundadora de Campos Oliveira”, congresso internacional “Insularidades e Enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séc. XV-XXI), 6-7 de Dezembro 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “Vimala Devi: a pintura e a poesia”, III Simpósio Internacional Goa: Culturas, Línguas e Literaturas”, Edição de S. Paulo, 1 a 3 de Outubro 2018. Faculdade de Letras e Ciências Humanas, Universidade de S. Paulo, Brasil.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “O papel das traduções na recuperação dos arquivos coloniais”, Seminário do Projecto NILUS-Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono, 6 e 7 de Julho de 2017, CEsA/ISEG, Universidade de Lisboa.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “A Double Frame of Mind in Colonial Goa: Between Revival and Appropriation”, Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial, 22 a 25 de maio 2017, Universidade Nova de Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “As Mulheres e a Guerra Colonial”, Colóquio de Outono 2015: Outros Mapas. Linguagem, Migração, Diáspora, CEHUM, 26 a 27 novembro 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Goa nos Estudos do Oceano Índico” Encontro Temático Pensando Goa, Universidade S.Paulo, 31 de agosto a 2 de setembro 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos, “Literature as a weapon of resistance: the 1950s/1960s generation in Angolan Literature” University of Bayreuth, LHCALA conference African Futures and Beyond. Vision in Transition, 3-6 Junho 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Chinua Achebe and his generation: writing historical transitions, recovering marginalized legacies”, Celebrating Chinua Achebe’s Legacy: Arrow of God at 50, Institute of English Studies, Senate House, University of London, 24 e 25 October 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Passos, Joana “Goan Identity Politics in the Universe of the Indian Ocean: Undoing the status of the Exotic Insider”, Colloquium The Indian Ocean – Terrains of Meaning and Materiality: Technology and Cultural Commerce, 8 May 2014, University of Nottingham, Malasya Campus, Kuala Lumpur.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Passos, Joana “Socio-Political Issues in Contemporary Goan Literature in English”, International Conference Enclaves North and South, organized by the International Consortium for the Study of Post-Conflict Reconstruction and Reconciliation, 23 Março 2014, Nottingham University, UK.

  • Seminário (Por convite)

    Passos, Joana, Participação no seminário do projecto NEVIS, com a comunicação “Flora Gomes e o cinema da Guiné-Bissau”, no CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, Instituto Superior de Economia e Gestão/UL, Lisboa, 17 de Janeiro 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Passos, Joana, “António Jacinto, a Escrita e a História”, Participação no Colóquio internacional A Modernidade nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: António Jacinto e a sua Época, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 27 e 28 de Novembro 2013.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “Exile, Displacement and the Literature of ‘returned settlers’ by Portuguese women writers” – International Conference, Afroeurope@ns IV: Black Cultures and Identities in Europe: Continental Shifts, Shifts in Perception, 1-4 October 2013, Institute of English Studies, University of London, and the Postcolonial Literatures Research Group, Department of English at The Open University, in association with The George Padmore Institute, New Beacon Books, Wasafiri, Arts Council England and Speaking Volumes Live Literature Productions.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “O Estudo da literatura oral como performance”- Colóquio internacional Lusofonia Pós-colonial: Línguas Literaturas e Identidades”, Ilusófona – Instituto de Línguas da Universidade Lusófona, 24 de setembro 2013. Neste colóquio também foi lançado o livro da autora Literatura Goesa em Português nos Séculos XIX e XX (2012).

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos (com Rui Miranda) “Salazar, Goa and the Goans: Imperial Images and Goan Voices”, ECSAS 22nd European Conference on South Asian Studies, Lisbon, ISCTE – IUL, 25 – 28 Julho 2012.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “Literature as meta-discourse on historical memory: Mario Vargas Llosa’s El Sueño del Celta”, IV LUPOR Conference, In and Out of (Postcolonial) Europe: Portugal and Ireland, Queen’s University Belfast, 6 e 7 Julho 2012.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Goa na Índia e no Índico: rotas e influências”, 2nd Summer School CEHUM, Narrando o Índico: Rotas e Percursos, Narrating the Indian Ocean: Mappings and Itineraries, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1-4 de Julho 2012.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Celebrar a poesia de Alda Lara – Porta XIII, Associação Poética de Todas as Artes”, 2 de Junho 2012, Vila Nova de Cerveira.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Intersecting agendas: Feminist Issues and postcolonial perspectives in contemporary literature”, Strand 10, panel 01, 8th European Feminist research Conference, organized by Atgender- European Feminist Research Network in Budapest, Hungary, 17-20 Maio 2012.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Goan literature in Portuguese: consolidation, resistance, activism and contaminations”, Goa: 1961 and Beyond, Indian Institute of Advanced Study, Shimla, Goa University, Goa, Centro de Estudos Socias (CES, Coimbra) at Goa University, 18-20 December, 2011.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Entre ausentes e estranhos: a paisagem de movimentos migratórios nas literaturas de Goa e Moçambique”, Nos e Leurs Afriques, Áfricas de uns e outros, Olhares cruzados e imagens identitárias, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 12 e 13 de Dezembro 2011.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “Afro-europeans: Recognition, oblivion and the correction of Eurocentric archives”, at Afroeurope@s: culturas e Identidades. Universidade de Cádiz, Espanha, 28-30 Setembro 2011.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “A Literatura goesa nos séculos XIX e XX”, International Colloquium Lusofonias Verticais e Horizontes/ Lusophone Worlds: East-West/ North-South, 29-31 May 2011, University of Nottingham.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “XXI century Goan Literature: hybrid heritage, cultural translation, language shifts”, International Colloquium Pen-insularities: Writing East and West in Portuguese, 15 and 16 April 2011, University of Bristol, UK.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos AtGENDER – Spring Conference 2011: Feminist Legacies, Feminist Futures – Connecting Research, Teaching and Gender Equality in Europe. 8-9-10 April 2011, Utrecht University. Participei na Workshop 2: “Postcolonial Europe”.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Colonialism, Rebel Daughters and Nonconformist Notes”, Jornada sobre Estudos de Género, "Material Girls Revisited: Gender and Cultural Criticism" 18 de Março 2011. Ciclo de Conferências sobre Estudos Culturais do Centro de Estudos Humanísticos.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Vimala Devi and her Goan poetry in Portuguese: problematizing notions of orientalism and territorialization”, 18 de Junho 2010, Ciclo de conferências Os Estudos Culturais em Debate, Universidade do Minho.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos (Com Elena Brugioni) “Deconstructing Race and Gender Stereotypes: the Fragmentation of binary categories in Mia Couto’s Writing”, International Conference “Métissages” / Mixing Cultures, UCT, Cape Town, South Africa – 18, 19 Fevereiro 2010.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Joana Passos “Indo-Portuguese literature: the short story tradition”, Universidade Autónoma de Barcelona, Congresso “Hybridity in Indian Ocean Literature”, 23-25 April 2009.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Os despojos de uma história indo-portuguesa: o último olhar de Manu Miranda”. Sessão de apresentação do GruPocLi, X Colóquio de Outono, Universidade do Minho, 4 a 7 de Fevereiro 2009.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Da cozinha à crítica literária: o percurso das letras indo-portuguesas no feminino”, Conference Lupor II - Lusophone Postcolonial Research Network, Department of Spanish and Portuguese, University of Wisconsin-Madison, September 4-6, 2008.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos (Com Elena Brugioni) “Mis/representing Race Stereotypes: Mia Couto’s Irony and the Fragmentation of Anthitetical Thought” – II ABIL conference: Race and Representation in Lusophone Cultures, University of Bristol, 11, 12 Janeiro 2008.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos, Simpósio NIGEF: “Lugares-Fronteira na Performance Académica: Género, Feminismo e Identidade” - 5 º Sopcom, Comunicação e Cidadania – 6-8 Setembro 2007, Universidade do Minho.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Joana Passos “El estudio de las literaturas poscoloniales en Portugal: geografias, generaciones y principales cuestiones teóricas”. Universidade Autónoma de Barcelona, Departamento de Filologia Inglesa e Germanística, 1 de Junho de 2007.

  • Colóquio/Congresso

    (com Thereza Ferreira), “Murais da História, Histórias da Imaginação” Universidade de Évora, Primeiras Conferências no Alentejo Sobre Literatura, 21 e 22 de Abril de 2006.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos (com Thereza Ferreira), “Murais da História, Histórias da Imaginação” Universidade de Évora, Primeiras Conferências no Alentejo Sobre Literatura, 21 e 22 de Abril de 2006.

  • Seminário (Por convite)

    Joana Passos “Teoria e literaturas pós-coloniais: roturas e continuidades”, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a 10 de Março de 2005.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “May you be the Mother of a Thousand Sons’…The Ambiguous Bond Between Mothers and Daughters in Contemporary Indian Fiction”, - 4th European Feminist Research Conference, 28th September/1st October Bologna 2000.

  • Curso breve/Workshop

    Joana Passos “Transmission of Values in a Changing World: Generation Gaps in Indian Women’s Narratives”, International Workshop Gender and the Transmission of Values and Cultural Heritage(s) in South and Southeast Asia, Belle van Zuylen Instituut, Universiteit van Amsterdam, May 23-24, 2000.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “Differences of Identity in the Writing of the Nation” - International Congress on Contemporary Lusophone Women Writers, 19th-21st May, 1999, Utrecht University.

  • Colóquio/Congresso

    Joana Passos “The Gothic Element in Angela Carter’s Short Stories”, ESSE 4, Debrecen, 5th to 9th September 1997.

Redes

  • 2023 - International Group for Studies of Colonial Periodical Press of the Portuguese Empire (IGSCP-PE)

    Studies on the Colonial Periodical Press

    https://giepcip.wordpress.com/

  • 2008 - Afroeuropeus

    Membro da rede Afroeuropeus: Culturas e identidades negras na Europa – rede coordenada pela professora Marta Sofia Lopez da Universidade de Léon, Espanha, financiada pelo Ministério da Educação de Espanha (desde 2008 até 2014).
  • 2007 - Lupor

    Participação no Ciclo de conferências Lupor – Lusophone Postcolonial Research Network. - A primeira conferência Lupor teve lugar na Universidade de Manchester, em 2007, sob a organização da professora Hilary Owen; a segunda conferência Lupor foi em 2008 na Universidade de Madison, Wisconsin, EUA, acolhida pela professora Ellen Sapega; por fim, a terceira Reunião, a Lupor III, foi acolhida pela Universidade do Minho, 1, 2 e 3 de Julho 2010 (co-organizada por mim com as colegas do GruPocLi). A última reunião Lupor ocorreu em Belfast, em Julho 2012. Rede sem mais actividade posterior.

Orientação de teses

Doutoramentos

  • 2024 - (...) | Co-orientador

    Tania Ardito

    Aqui não é o Paraíso: a demanda da identidade e o significado de ‘ser uma escritora negra feminista’; diálogos entre Buchi Emecheta e Djaimilia Pereira de Almeida, em contraponto com a literatura negra brasileira contemporânea

    DMC - Doutoramento em Modernidades Comparadas

  • 2015 - 2017 | Co-orientador

    Fernanda Benedito

    Literatura pós-colonial e Mapeamento de Espaços transculturais: um olhar sobre o contexto africano

    DMC - Doutoramento em Modernidades Comparadas

Mestrados

  • 2005 - 2007 | Orientador

    Thereza Christina Vianna Ferreira

    Rupturas e Continuidades na Representação de Género, Nação e Cidadania: Exemplos de Literatura Infanto-juvenil Portuguesa

    IEC - Estudos da Criança

Editor

  • 2022 - (...)

    Mulheres, Artes e Ditadura, diálogos interartísticos e narrativas da memória

  • 2020 - (...)

    WOMANART – Mulheres, Artes e Ditadura: Os casos de Portugal, Brasil e Países Africanos de Língua Portuguesa, Diacrítica 34/2

  • 2016 - 2016/1

    (co-org.) Macedo, Ana Gabriela, Elena Brugioni e Joana Passos (2016), Prémios Literários, O Poder das Narrativas As Narrativas do Poder, Porto, Afrontamento.

  • 2014 - 2014/1

    (co-org.) Passos, Joana and Elena Brugioni, Os 50 Anos de Luuanda, Dossier Diacrítica, série estudos literários, 28.3, 2014.

  • 2013 - 2013/1

    (co-org.) Passos, Joana and Elena Brugioni, Narrando o Índico, Dossier Diacrítica – série estudos literárias, 27-3, 2013.

  • 2012 - 2012/1

    (co-coord.) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva (2012), Itinerâncias, Percursos e Representações da Pós-colonialidade, Ribeirão, Editora Húmus.

  • 2010 - 2010/1

    (co-coord.) Brugioni, Passos, Sarabando e Silva (2010), Áfricas Contemporâneas/ Contemporary Africas, Ribeirão, Húmus.

Outros dados

  • Tradução de um texto de Amitav Ghosh, “De ‘fanás’ e castelos de proa: o Oceano Índico e algumas línguas perdidas da era dos veleiros” in Estudos sobre o oceano Índico, antologia de textos teóricos, eds. Leite, Ana Mafalda, Elena Brugioni e Jessica Falconi, Lisboa: Colibri (2019).

  • Entrevista a Diana Andringa (com Márcia Oliveira) -http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=166&lang=en

  • Entrevista com Luandino Vieira -http://ceh.ilch.uminho.pt/womanart/?cat=172&lang=en

  • Tradução de um texto original de Rosi Braidotti, intitulado “A Diferença como Projecto Político Nómada” publicado na antologia crítica Género, Identidade e Desejo: Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo, (org.) Ana Gabriela Macedo, Cotovia, Lisboa (2002), pp: 143-160.

  • Tradução: in Género, Cultura Visual e Performance (2011), (org.) Ana Gabriela Macedo e Francesca Rayner, colecção Antologias, 02, Universidade do Minho, Braga, Húmus. - Revisão (em parceria com Ana Chaves e Márcia Oliveira) da tradução dos doze ensaios teóricos que compõem a antologia crítica (Autores traduzidos: Griselda Pollock, Andreas Huyssen, Judith Butler, James Clifford, Rosemary Betterton, Elin Diamond, Elizabeth Grosz, Janet Wolff, Marvin Carlson, Laura Mulvey and Carol Duncan).

  • Tradução de um texto de Edward Said (“The Changing Bases of Humanistic Study and Critique, 2004),“A transformação das bases e práticas de estudo nas humanidades”, in Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo, Pós-colonialidade, tradução, arte e género (2018), (org.) Ana Gabriela Macedo, CEHUM: Edições Húmus, pp: 101-121.

  • Traduçao de um conto de Damodar Mauzo“Estes são os meus filhos”, (These are my Children), in INTERDISCIPLINARY JOURNAL OF PORTUGUESE DIASPORA STUDIES,  Vol 7 (2018), pp:  549-557. Available at:
     https://portuguese-diaspora-studies.com/index.php/ijpds/issue/view/23