Investigadores

Elisa Maria Maia da Silva Lessa

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: elisalessa@elach.uminho.pt

Telefone: 253601341

Website(s):

CIÊNCIA ID: 0

ORCID: cehum@ilch.uminho.pt

Morada institucional:

Departamento de Música
Ed. dos Congregados, Av. Central, 100
Universidade do Minho
4710-229 Braga

Nota biográfica:

Elisa Lessa estudou piano nos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova.
De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Actualmente é  Presidente da Associação Cultural Suonart.
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. 
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da Orquestra de Câmara do Minho. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado tendo sido sua Directora Pedagógica, em regime de voluntariado, cerca de 30 anos. Em 2020 recebeu a Medalha de Grau Prata da Câmara Municipal de Braga.

Interesses de investigação:

História da Música em Portugal ( séc. XVII a XX), Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais., Estudos Musicais Luso-Brasileiros, Questões de Género em Música, História do Ensino e Pedagogia Musical, Património Musical.

Formação:

Doutoramento em Ciências Musicais Históricas . Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1998)

Mestrado em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra.(1992)

Licenciatura Licenciatura em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1987)

Experiência profissional:

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.

Cargos:

Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança

Directora do Departamento de Música ( 2007 a 2011)

Directora do Curso de Licenciatura em Música ( 2007 a 2011)

Vogal da direção da Casa-Museu de Monção Unidade Cultural da Universidade do Minho

Projetos

  • 2020 - ... (Membro)

    Confrasound The Contribution of Confraternities and Guilds to the Urban Soundscape in the Iberian Peninsula, c.1400–c.1700

    The main objective of the CONFRASOUND project is to research and analyse the devotional and musical activities of confraternities and guilds in the Iberian world from a multidisciplinary and holistic perspective. 
    Data from archival sources and other written evidence (of all kinds) will be studied through a discrete analytical database (CONFRASOUND) that will be linked to the open digital platform Historical Soundscapes / Paisajes Sonoros Históricos and the Urbanmusics web page. 
    Coordinator
    	Tess Knighton. ( Cambridge University / ICREA / Universitat 	Autònoma de Barcelona)
    Investigators
    	Jaume Ayats (UAB / Museu de la Música, Barcelona)
    	Noel’Regan (Edinburgh University). 
    	Working group: Ferrán Escrivà (Universidad Internacional de 	Valencia)
    	Erika Honisch (Stony Brook University, NY [SUNY])
    	Elisa Lessa (Universidade do Minho, Braga)
     	Ascensión Mazuela-Anguita (Universidad de Granada)
    	Juan Ruiz Jiménez (Real Academia de Bellas Artes de Granada) 
    Research assistant
     	Sergi González ([UAB])
  • 2016 - ... (Coordenador)

    Património Musical do Concelho de Braga

    Preservar e divulgar o património musical do Concelho 
    Projeto financiado pela Câmara Municipal de Braga
  • 2013 - 2016 (Membro)

    Projecto concluído: ORFEUS A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

    ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
    
    EXPL/EPH-PAT/2253/2013
    
    Área Científica Principal
        Estudo do Passado Humano - Património Cultural 
    Palavras Chave
        Monaquismo cisterciense feminino 
        Reforma Tridentina 
        Música e Contra-reforma 
        S. Bento de Cástris (Évora) 
    Financiamento
        € 43 044,00 
    Projecto cofinanciado pelo COMPETE
    Universidade de Évora (UE) 
    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade
    cidehus@uevora.pt
    
    www.orfeus.pt

Publicações

Livros

  • Lessa, Elisa, Alte da Veiga, Diogo (2022) A Música na Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana. Esplendor e Dignidade. Braga: Basílica dos Congregados.
  • Lessa, Elisa (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multidisciplinares. (coedição) Braga: CEHUM/ Câmara Municipal de Braga.

    CEHUM

  • Lessa, Elisa, Moreira, Pedro, De Paula, Rodrigo ( Edit.). (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multudisciplinares. CEHUM / Câmara Municipal de Braga.
  • Lessa, Elisa (2019) De Créditos firmados: as bandas de música em Braga nos séculos XIX e XX. Braga: Câmara Municipal de Braga.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science SCIELO

  • Lessa, Elisa (2019) Património Musical do Bom Jesus do Monte.Braga: Confraria do Bom Jesus do Monte.

Livros de atas

  • Lessa, Elisa (2020) " A casa grande de S. Miguel de Refojos nos séculos XVII e XVIII: A Música e os seus Músicos" Seminário Internacional Ora et Labora. Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pp. 125-132.
  • Lessa, Elisa (2015)“Práticas musicais nos Mosteiros de Clarissas da Ilha da Madeira nos séculos XVII e XVIII: aspetos litúrgicos, culturais e lúdicos da vida conventual feminina”, Diocese do Funchal – a primeira diocese global. História Cultura e Espiritualidades, dir. José Eduardo Franco e João Paulo Oliveira e Costa, ed . 500 anos da Diocese do Funchal em parceria com a Esfera do Caos, Lisboa, 2015, 2 volumes.  vol. II, pp. 369-384.
  • Lessa, Elisa (2014) “Representações musicais do velho mundo nos relatos de viagens pelo Brasil do século XVIII e princípios do século XIX” Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico http://www.caravelas.com.pt/atas_do_congresso_internacional_a_musica_no_espaco_luso_brasileiro.

Artigos

  • Lessa, Elisa (2022) " Apem- Memórias e afectos" Separata da Revista Portuguesa de Educação Musical. Jan/Dez nº148. Lisboa: APEM, pp.33-35.
  • Lessa, Elisa & Alanda, Margarida (2022) "Quão valiosa era a música para freiras de clausura? Um estudo de caso em S. Bento de Cástris" Revista Mátria XXI, nº11,  Santarém,Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão pp.271-286.
  • Lessa, Elisa (2022) "“The Confraternal Movement in Braga (Portugal) in the Sixteenth and
    Seventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power".  Confraternitas, vol.31nº2
    Toronto: University of Toronto, pp.63-85.
  • Lessa,Elisa (2021) "The Confraternal Movement in Braga ( Portugal) in the Sixteenth and Sventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power" CONFRATERNITAS, special issue guest edited by Tess Knighton. Editor Konrad Eisenbichler. University of Toronto. Volume31, Nº2, Fall 2020, pp. 63-85.
  • Lessa, Elisa (2020) “The Confraternal Movement in Braga (Portugal) in the Sixteenth and Seventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power“ Iberian Confraternities and Urban Soudscapes, Confraternitas, ed. Konrad Eisenbichler, Vol. 31 No. 2 , pp. 63-85.
  • LESSA, Elisa; LALANDA, Margarida Sá Nogueira,
    «How valuable was Music for cloistered nuns? A study case in S. Bento de Cástris (Évora, Portugal)». IN European Scientific Journal, edição especial de Agosto de 2015 (ESJ AUGUST 2015 /SPECIAL/ EDITION), pp. 369 – 381; disponível em http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/6161/5946 . ISSN: 1857 – 7881 (em papel), e 1857 – 7431 (em linha).
  • Lessa, Elisa (2015) “ A prática musical nos mosteiros femininos na segunda metade do século XVIII e princípios do século XIX: obras de compositors portugueses e italianos no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) e no convento de Avé Maria (Porto)”, pp. 61-88. Revista Mátria XXI. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
  • Lessa, Elisa (2014) “Conventos de Religiosas Franciscanas em Braga: Pompa, Cerimonial e actividade musical quotidiana (séculos XVII a XIX)” Revista Itinerarium nº209. Lisboa: Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
  • Lessa, Elisa (2013)  “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a Infância. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp.11-16.Lisboa : Associação portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2013)“Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho”. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp. 67-72. Lisboa: Associação Portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2007)“Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12
  • Lessa, Elisa (1999)"A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia, pp. 47-58.Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais. pp. 47-58.

Capítulos em livros

  • Lessa, Elisa (2022) "Uma presença na paisagem sonora histórica lisbonense. Música e músicos beneditinos no Mosteiro de S. Bento da Saúde de Lisboa ( séculos XVII a XIX)" in Paisagens e Património. O Som, a Música e a Arquitetura. Braga: CEHUM, pp. 199-236.
  • Lessa, Elisa, Brandão, Helena (2021)"The Sounds of the Baroque Tiles.
    An Iconographic Itinerary of St. Victor’s Church, Braga, Portugal" "Perspectives on Music, Sound and MusicologyResearch, Education and Practice. Switzerland  Springer, pp.49-59
  • Lessa, Elisa (2020) "Calar a a voz dos sinos:uma (nova) Paisagem Sonora em Braga ao Tempo da I República? Ouvir e escrever paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e (multi)disciplinares. Braga, Cehum/ Câmara Municipal de Braga, pp.239-256
  • Lessa, Elisa (2018)"Louvores ao Divino : O Património Musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga." Património e Devoção, pp.85-106. Braga: Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2018.
  • Lessa, Elisa (2017) “A Música no Mosteiro de Tibães nos séculos XVII e XVIII”, Conhecer o Mosteiro de Tibães. Revista Bracara Augusta, vol. LXII, pp.29-48. Braga: Câmara Municipal.
  • Lessa, Elisa (2016) Guardar o silêncio, cantar louvores ao Divino: a vida intramuros das monjas de Cister publicado no e-book: Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz: I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014)
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/.
  • Lessa, Elisa (2016)“ Evidências Pós-Tridentinas na Prática Musical Bracarense nos arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) e D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609)” Concilio de Trento Innovar en la tradición, pp. 719-730.Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.
  • Lessa, Elisa (2016)“Manuel Faria, os concertos do círculo de cultura muscal e as crónicas no Diário do Minho” in Manuel Faria-centenário do seu nascimento. pp.30-37. Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda.
  • Lessa, Elisa (2016) “ A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo”, in Gil de Azevedo Abreu, Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Ecos do Centenário do seu nascimento. pp.22-28. Edição do autor.
  • Lessa, Elisa (2016) “ Memórias Musicais do Theatro Circo” in O theatro e a memória, pp.149-168.Braga: Caleidoscópio.
  • Lessa, Elisa (2015) “Musical Life in Portuguese Benedictine and Clarisse Convents through the study of the reports of Visits from the seventeeth and eighteenth centuries” Celesti Sirene II. Italy, Barletta: Cafagna Editore.
  • Lessa, Elisa (2014) “Os Monges Beneditinos no Alto Minho: a actividade musical no Mosteiro de Ganfei (Séc. XVII e XVIII)” pp. 165178. Monção, entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos. Casa Museu de Monção: Universidade do Minho
  • Lessa, Elisa (2013)“Musical life in portuguese benedictine and clarisse convents through the study of the reports of “Visits” from the seventeenth and eighteenth centuries” Celesti Sirene. Musica e monachesimo dal Medioevo all’Ottocento. Itália: Pubblicazione dell’ Archivio Storico Diocesano di San Severo.Claudio Grenzi Editore.
  • Lessa, Elisa (2013) “Contributos para o conhecimento da História Musical Portuguesa no feminino: marcas de cultura e identidade das monjas músicas dos séculos XVII e XVIII.” Mulheres: Feminino, Plural, pp.271-280.Funchal: Nova Delphi.
  • Lessa, Elisa (2012) "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações, pp. 455-469. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),pp. 155-163. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura", pp. 373-384. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain,pp. 61-66. Portugal and the Americas. Almeria: FINTE.
  • Lessa, Elisa ( 2001)”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em livros de atas

  • Lessa, Elisa (2022) "A Música no contexto da Ação. e Papel Social da Misericórdia de Braga"Utopia global do Espírito Santo. Coimbra: Imprensa Nacional de Coimbra.
  • Lessa, Elisa (2020) “Arte Musical e Espiritualidade no Monaquismo Cisterciense. A Palavra Sagrada e o canto Litúrgico no Mosteiro de S. Cristovão de Lafões”.
  • Lessa, Elisa (2017) “ Cantochão ou Polifonia? Música e Devoção nos Mosteiros Femininos Portugueses no Período Moderno.” João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade e Tiago Pires Marques (coord.) – Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas, pp. 159-168. Lisboa: CEHR-UCP.
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/showToc
  • Lessa, Elisa (2013) “As Livrarias dos mosteiros beneditinos: nobres oficinas de Arte e Cultura monástica” As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais. Actas do III Encontro Nacional. (2013), pp. 162-169 Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
  • Lessa, Elisa ( 2012)“Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos,pp. 329-338. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos,

Organização de eventos

  • 2022/12/15 | Universidade do Minho

    Jornada de Musicologia . Eurico Thomaz de Lima

  • 2022/03/17 | Universidade do Minho

    Jornadas de Musicologia

  • 2021/09/02 - 2021/09/04 | Universidade do Minho o Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)

    II Congresso Internacional Paisagens sonoraso Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)

    www.paisagensonoras.pt

  • 2020/12/17 | Universidade do Minho

    Conferência - Recital

    dm.ich.uminho.pt

  • 2020/09/01 - 2020/01/01 | Universidade do Minho

    VI Jornadas de Musicologia

    dm.ich.uminho.pt

  • 2019/05/23 - 2019/05/25 | Universidade do Minho

    I congresso Internacional "paisagens Sonoras: património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora".

    www.paisagensonoras.pt

  • 2018/12/05 | Universidade do Minho

    Masterclasses de Jazz Jacinta Ramos Jazz vocal/ Interpretação estilística e improvisação Paulo Dantas / O baixo eléctrico (contrabaixo) / funções no repertório musical brasileiro e standarts de jazz

  • 2018/11/22 | Universidade do Minho

    Jornadas de Musicologia 2018- Dia de Santa Cecília. Padroeira dos Músicos

  • 2018/04/21 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Comemorações dos 300 anos da Trasladação das Relíquias de S. João Marcos. Colóquio A Devoção a S. João Marcos.

  • 2017/01/01 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Património Cultural Religioso: Memória e Identidade

    http://cehum.ilch.uminho.pt/pcr

  • 2015/03/20 - 2015/03/21 | Casa Museu de Monção

    Seminário Internacional "Arte, Música e Devoção nos mosteiros da Ordem de Cister" -

Participação em eventos

  • Seminário

    Lessa, Elisa "“Porque não terá sido Eurico Thomaz de Lima professor no Conservatório do Porto?” Jornada de Musicologia Eurico Thomaz de Lima 15 de Dezembro de 2022. Universidade do Minho, CEHUM-GIARTES_NIM.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa "SOBREOMÚSICOQUESEFAZPROFESSOR " Identidades e Comunidades Musicais. 5 de Dezembro de 2022. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa "The musical legacy of black confraternities in Portugal in the sixteenth and seventeenth centuries: a review of historical sources"Listening to confraternities.‘The Contribution of Confraternities and Guilds to the Urban Soundscape in the Iberian Peninsula, 1400-1700’ (MINECO, PID-2019-109422GB-100) . 29 de Setembro. Barcelona :Casa dels Entremesos.

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2022) "Mulheres artistas em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX" Colóquio Internacional Trabalho (no) Feminino: percursos e geografias / Female Work: career paths and geographies . 20 a 22 de junho de 2022. Açores: Universidade dos Açores, Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2021) “Saber tocar é uma arte – saber ensinar é uma ciência? Piano ESART2122 REM Talk castelo Branco: ESART

  • Seminário (Por convite)

    “Os órgãos ibéricos: instrumentos, textos e contextos no noroeste português” Curso livre Música e Músicos. Aspectos do Património Musical Português. Associação Queirosiana. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    “ A música no Coreto da Avenida Central nos séculos XIX e princípios do século XX”. Braga à Lupa: O pavilhão acústico da Avenida Central 1868-2018. Braga, no Coreto da Avenida Central.

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2018) David Dias de Paiva: actividade musical em Braga e no Rio de Janeiro nos finais do século XIX e primeira metade do século XX Universidade Nova. Congresso Internacional. "Musicologia Transatlântica": um momento para reflexão. Setembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “Arte Musical e Espiritualidade no Monaquismo Cisterciense. A Palavra Sagrada e o Canto Litúrgico no Mosteiro de S. Cristovão de Lafões”. Em Torno do património Cultural Religioso. XIV Encontro Cultural S. Cristovão de Lafões. Mosteiro de S. Cristovão de Lafões, 18 e 19 Maio de 2018.

  • Seminário

    “O Curso de Licenciatura em Música – especialização em Ciências Musicais: uma opção com futuro “ Jornadas de Musicologia 2018. Universidade do Minho, 13 e 14 de Abril de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2018) “Imaginários Sacros e poética musical. O canto litúrgico medieval, S. Francisco e O. Messiaen”. Ler a Idade Média Hoje. Fontes, Texto e Tradução. Universidade do Minho: CEHUM

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "A poesia da Geração de Orpheu na música portuguesa dos séculos XX e XXI."Colóquio Internacional INSULA, um encontro académico multidisciplinar , subordinado ao tema: Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s)

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa & Lalanda, Margaria (2015) How valuable was Music for cloistered nuns ? A case study in S.Bento de Cástris (Évora, Portugal)»,3rd Annual International Interdisciplinary Conference AIIC 2015 08-11 July, Azores, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "Cantochão ou polifonia? Música e devoção nos mosteiros femininos portugueses no período moderno"Jornadas de Estudo Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 3 e 4 de julho de 2015

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Suely Franco

    "A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. "

Doutoramentos

  • 2010 - 2012 | Co-orientador

    Sérgio Azevedo

    História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social

  • 2009 - 2012 | Orientador

    Sandra Isabel Pires Barroso

    O conto musical narrado na história da literatura musical portuguesa para a infância [1959-2009] : estudo das relações entre texto literário e musical

  • 2004 - 2007 | Co-orientador

    Helena Maria Gonçalves Vieira.

    O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular .

Mestrados

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas

    “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais e da Formação Musical”

    mestrado em Música - especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Leandro Vieira Monteiro

    “A imagem como Recurso Pedagógico para o Ensino das Ciências Musicais”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    David Emanuel Guedes Rodrigues

    O Repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: o caso do bandolim.

    “Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Victor Thadeu Reis Oliveira

    “O Cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Ivânia Esteves

    “Música e Património no contexto da Aprendizagem das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Mónica Teixeira

    “A importância dos materiais pedagógicos no ensino das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Adriano Macedo

    Teoria e Prática nas Aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes.

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Paulo Araújo

    O ensino das Ciências Musicais e a Retórica. Discurso Musical no período do Barroco

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2014 - 2016 | Orientador

    José Manuel Oliveira Marques

    “Estratégias de motivação e aprendizagem no ensino da História da Música: o papel da iconografia musical.”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

Editor

  • 2022 - (...)

    Lessa, Elisa (2022) Paisagens e Património. O Som, a Música e a Arquitetura. Braga: CEHUM.

  • 2021 - (...)

    Lessa, Elisa (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multidisciplinares. (coedição) Braga: CEHUM/ Câmara Municipal de Braga.

    www.cehum.pt

  • 2021 - (...)

    Diacrítica Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004)

  • 2018 - 2018/1

    Património e Devoção

  • 2012 - 2012/1

    Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

Comissões científicas

Outros dados

  • Lessa, Elisa (2022) Conferência " A Música nas Confrarias de S. Vicente, Braga ( séculos XVIII e XIX) Igreja de S. Vicente, 12 de Novembro de 2022.

  • Lessa, Elisa (2022) Curadoria  Exposição “Património Musical Religioso da Freguesia de São Vicente”, 
    JUnta de Freguesia de S. Vicente, Novembro de 2022. Evento inserido no Projecto " Património Musical do Concelho de Braga" financiado pela Câmara Municipal de Braga

  • Revisor do artigo "A produção musicalde Pedro Vaz Rego na Catedral de Évora: Aspetos de continuidade e inovação nas primeiras décadas do século XVIII," 
    Revista de Historia Moderna. Anales de la Universidad de Alicante.

  • Conferência :A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Centro paroquiaç de Forjães, 7 de fevereiro.Org. Câmara Municipal de Esposende.

  • Lessa & et all, Proposta de restruturação do Curso de Licenciatura em Música. 
    Elaboração dos programas das seguintes Unidades Curriculares: Teoria e Formação Musical I; Teoria e Formação Musical II; Introdução ao Estudos Musicológicos; Seminário de Estudos Musicológicos I; Seminário de Estudos Musicológicos II; Seminário de Estudos Musicológicos III; Investigação em Musicologia; Projecto de Musicologia.

  • Exposições - Curadora 
    O Património Musical do Concelho de Braga 
    (.) Património Musical da Freguesia de Figueiredo
    (.) Património Musical das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves 
    (.) Património Musical da Freguesia de Tadim
    (.) Património Musical das Freguesias de Vilaça e Fradelos 
    (.) Património Musical da Igreja de Adaúfe.

  • Exposição - Curadora  
    O Património Musical da Igreja de S. João do Souto com a colaboração da Biblioteca Pública de Braga. Reitoria da Universidade do Minho, Junho de 2018

  • Organização e Direcção Artística  
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.

  • Organização e Direcção Artística 
    Concerto Braga Barroca. Homenagem a Carlos Paredes (Estações) e obras de música Barroca 
    Com.Cordas Ensemble. Braga, Igreja de S. Paulo. 23 de Setembro de 2018.

  • Organização e Direcção artística 
    
    Concerto Roteiro dos Quatro Arcebispos Santos 
    Coro Viana vocale Dir. Vitor Lima
    Com.cordas – Ensemble Orquestral. Dir. Toby Hoffman
    Braga, Igreja de S. Paulo, 22 de Outubro de 2018

  • Organização e direcção artística
    
    Recital de Música de Câmara com Miguel Simões (violino), Matilde Loureiro (violino), Sofia Sousa (viola de arco), Fernando Costa (violoncelo) e Sander Sitiig (piano). Obras de Álvaro Carneiro (1909-1986), musicólogo, violinista e compositor bracarense (cujo espólio se encontra depositado na Biblioteca Pública), Robert Schumann (1810 - 1856) e Antonín Dvořák (1841 - 1904). Abril de 2018. Reitoria da Universidade do Minho

  • Organização e Direcção Artística de Concertos 
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.