Investigadores

Elisa Maria Maia da Silva Lessa

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: elisalessa@elach.uminho.pt

Telefone: 253601341

Website(s):

CIÊNCIA ID: 2F13-AF4F-9732

ORCID: 0000-0003-3718-1629

Morada institucional:

Departamento de Música
Ed. dos Congregados, Av. Central, 100
Universidade do Minho
4710-229 Braga

Nota biográfica:

Elisa Lessa estudou piano nos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova.
De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Actualmente é  Presidente da Associação Cultural Suonart.
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. 
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da Orquestra de Câmara do Minho. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado tendo sido sua Directora Pedagógica, em regime de voluntariado, cerca de 30 anos. Em 2020 recebeu a Medalha de Grau Prata da Câmara Municipal de Braga.

Interesses de investigação:

História da Música em Portugal ( séc. XVII a XX), Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais., Estudos Musicais Luso-Brasileiros, Questões de Género em Música, História do Ensino e Pedagogia Musical, Património Musical.

Formação:

Doutoramento em Ciências Musicais Históricas . Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1998)

Mestrado em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra.(1992)

Licenciatura Licenciatura em Ciências Musicais Históricas Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa (1987)

Experiência profissional:

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.

Cargos:

Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança

Directora do Departamento de Música ( 2007 a 2011)

Directora do Curso de Licenciatura em Música ( 2007 a 2011)

Vogal da direção da Casa-Museu de Monção Unidade Cultural da Universidade do Minho

Projetos

  • 2023 - ... (Coordenador)

    Projeto ANDANTE

    Projeto ANDANTE Percursos do músico- intelectual na primeira
    metade do século XX em Portugal. Os Thomaz de Lima. ( CEHUM-
    Candidatura FCT)
  • 2023 - 2023 (Coordenador)

    História Global das Utopias - Música e Utopia

    Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta, Portugal. Coord. Gianfranco Ferraro / José Eduardo Franco
  • 2021 - 2023 (Membro)

    Confrasound The Contribution of Confraternities and Guilds to the Urban Soundscape in the Iberian Peninsula, c.1400–c.1700

    The main objective of the CONFRASOUND project is to research and analyse the devotional and musical activities of confraternities and guilds in the Iberian world from a multidisciplinary and holistic perspective. 
    Data from archival sources and other written evidence (of all kinds) will be studied through a discrete analytical database (CONFRASOUND) that will be linked to the open digital platform Historical Soundscapes / Paisajes Sonoros Históricos and the Urbanmusics web page. 
    Coordinator
    	Tess Knighton. ( Cambridge University / ICREA / Universitat 	Autònoma de Barcelona)
    Investigators
    	Jaume Ayats (UAB / Museu de la Música, Barcelona)
    	Noel’Regan (Edinburgh University). 
    	Working group: Ferrán Escrivà (Universidad Internacional de 	Valencia)
    	Erika Honisch (Stony Brook University, NY [SUNY])
    	Elisa Lessa (Universidade do Minho, Braga)
     	Ascensión Mazuela-Anguita (Universidad de Granada)
    	Juan Ruiz Jiménez (Real Academia de Bellas Artes de Granada) 
    Research assistant
     	Sergi González ([UAB])
  • 2021 - 2023 (Coordenador)

    Património Musical do Concelho de Braga

    Projeto ''Património Musical do Concelho de Braga'', financiado pela
    Câmara Municipal de Braga (2021- 2022-2023)
  • 2020 - 2023 (Coordenador)

    Eurico Thomaz de Lima (1908-1989). Pianista, Compositor e Pedagogo

    Eurico Thomaz de Lima (1908-1989). Pianista, Compositor e Pedagogo.  Universidade do Minho- CEHUM.
  • 2020 - 2023 (Membro)

    ORFEUS – A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris (2013-2016)

    Investigadora. ORFEUS – A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris (2013-2016); The Contribution of Confraternities and Guilds to the Urban Soundscape in the Iberian Peninsula, c.1400 - c.1700.
  • 2020 - 2023 (Membro)

    Listening to confraternities

    Investigadora. ICREA / Catalan Institution for Research and Advanced Studies. UAB / Universitat Autònoma de Barcelona
  • 2016 - ... (Coordenador)

    Património Musical do Concelho de Braga

    Preservar e divulgar o património musical do Concelho 
    Projeto financiado pela Câmara Municipal de Braga
  • 2013 - 2016 (Membro)

    Projecto concluído: ORFEUS A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

    ORFEUS - A reforma tridentina e a música no silêncio claustral: o mosteiro de S. Bento de Cástris
    
    EXPL/EPH-PAT/2253/2013
    
    Área Científica Principal
        Estudo do Passado Humano - Património Cultural 
    Palavras Chave
        Monaquismo cisterciense feminino 
        Reforma Tridentina 
        Música e Contra-reforma 
        S. Bento de Cástris (Évora) 
    Financiamento
        € 43 044,00 
    Projecto cofinanciado pelo COMPETE
    Universidade de Évora (UE) 
    CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedade
    cidehus@uevora.pt
    
    www.orfeus.pt

Publicações

Livros

  • Lessa, Elisa, Alte da Veiga, Diogo (2022) A Música na Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana. Esplendor e Dignidade. Braga: Basílica dos Congregados.
  • Lessa, Elisa, Coord.Paisagens e Património. O Som, a Música e a Arquitetura. Universidade do Minho, 2022.
  • Lessa, Elisa (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multidisciplinares. (coedição) Braga: CEHUM/ Câmara Municipal de Braga.

    CEHUM

  • Lessa, Elisa, Moreira, Pedro, De Paula, Rodrigo ( Edit.). (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multudisciplinares. CEHUM / Câmara Municipal de Braga.
  • Lessa, Elisa (2019) De Créditos firmados: as bandas de música em Braga nos séculos XIX e XX. Braga: Câmara Municipal de Braga.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science SCIELO

  • Lessa, Elisa (2019) Património Musical do Bom Jesus do Monte.Braga: Confraria do Bom Jesus do Monte.

Livros de atas

  • Lessa, Elisa (2023) “A Banda do regimento de infantaria 9 de Braga: contributos para a sua História” In Actas do ENCONTRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DA MÚSICA E MILITAR (12 a 14 de outubro de 2017).
  • Lessa, Elisa (2020) " A casa grande de S. Miguel de Refojos nos séculos XVII e XVIII: A Música e os seus Músicos" Seminário Internacional Ora et Labora. Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pp. 125-132.
  • Lessa, Elisa (2015)“Práticas musicais nos Mosteiros de Clarissas da Ilha da Madeira nos séculos XVII e XVIII: aspetos litúrgicos, culturais e lúdicos da vida conventual feminina”, Diocese do Funchal – a primeira diocese global. História Cultura e Espiritualidades, dir. José Eduardo Franco e João Paulo Oliveira e Costa, ed . 500 anos da Diocese do Funchal em parceria com a Esfera do Caos, Lisboa, 2015, 2 volumes.  vol. II, pp. 369-384.
  • Lessa, Elisa (2014) “Representações musicais do velho mundo nos relatos de viagens pelo Brasil do século XVIII e princípios do século XIX” Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico http://www.caravelas.com.pt/atas_do_congresso_internacional_a_musica_no_espaco_luso_brasileiro.

Artigos

  • Lessa, Elisa (2021) Livro do XIV Encontro Cultural de S. Cristóvão
    de Lafões. Arte musical e espiritualidade no monaquismo cisterciense“A
    palavra sagrada e o canto litúrgico no Mosteiro de São Cristóvão de
    Lafões”
  • Lessa, Elisa (2023) " Apem- Memórias e afectos" Separata da Revista Portuguesa de Educação Musical. Jan/Dez nº148. Lisboa: APEM, pp.33-35.
  • Lessa, Elisa (2023). “Introdução” Revista Diacrítica Vol. 37 N.º 1 (2023) Tradição e Modernidade. A música em Portugal no tempo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989)
    Editores Elisa Lessa (CEHUM); David Cranmer (CESEM)
  • Elisa Lessa, David Cranmer (2023) Introdução. Diacrítica, vol.37 nº1.
  • Lessa, Elisa (2022) " Apem- Memórias e afectos" Separata da Revista Portuguesa de Educação Musical. Jan/Dez nº148. Lisboa: APEM, pp.33-35.
  • Lessa, Elisa & Alanda, Margarida (2022) "Quão valiosa era a música para freiras de clausura? Um estudo de caso em S. Bento de Cástris" Revista Mátria XXI, nº11,  Santarém,Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão pp.271-286.
  • Lessa, Elisa (2022) "“The Confraternal Movement in Braga (Portugal) in the Sixteenth and
    Seventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power".  Confraternitas, vol.31nº2
    Toronto: University of Toronto, pp.63-85.
  • Lessa,Elisa (2021) "The Confraternal Movement in Braga ( Portugal) in the Sixteenth and Sventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power" CONFRATERNITAS, special issue guest edited by Tess Knighton. Editor Konrad Eisenbichler. University of Toronto. Volume31, Nº2, Fall 2020, pp. 63-85.
  • Lessa, Elisa (2020) “The Confraternal Movement in Braga (Portugal) in the Sixteenth and Seventeenth Centuries: Devotion, Music, and Power“ Iberian Confraternities and Urban Soudscapes, Confraternitas, ed. Konrad Eisenbichler, Vol. 31 No. 2 , pp. 63-85.
  • LESSA, Elisa; LALANDA, Margarida Sá Nogueira,
    «How valuable was Music for cloistered nuns? A study case in S. Bento de Cástris (Évora, Portugal)». IN European Scientific Journal, edição especial de Agosto de 2015 (ESJ AUGUST 2015 /SPECIAL/ EDITION), pp. 369 – 381; disponível em http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/6161/5946 . ISSN: 1857 – 7881 (em papel), e 1857 – 7431 (em linha).
  • Lessa, Elisa (2015) “ A prática musical nos mosteiros femininos na segunda metade do século XVIII e princípios do século XIX: obras de compositors portugueses e italianos no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) e no convento de Avé Maria (Porto)”, pp. 61-88. Revista Mátria XXI. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão
  • Lessa, Elisa (2014) “Conventos de Religiosas Franciscanas em Braga: Pompa, Cerimonial e actividade musical quotidiana (séculos XVII a XIX)” Revista Itinerarium nº209. Lisboa: Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
  • Lessa, Elisa (2013)  “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a Infância. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp.11-16.Lisboa : Associação portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2013)“Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho”. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp. 67-72. Lisboa: Associação Portuguesa de Educação Musical.
  • Lessa, Elisa (2007)“Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12
  • Lessa, Elisa (1999)"A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia, pp. 47-58.Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais. pp. 47-58.

Capítulos em livros

  • Lessa, Elisa (2021) Utopia Global do Espírito Santo – Vol. III:
    Santidade, Instituições e Património intitulado “A música no contexto da
    ação e do papel social da Misericórdia de Braga” Imprensa da
    Universidade de Coimbra.
  • Lessa, Elisa (2023) “The musical legacy of black confraternities in Portugal in the sixteenth and seventeen centuries: a review of historical sources” In Listening to confraternities: Spaces for Performance, Patronage and Urban Musical Experience. BRILL EDITIONS.
  • Lessa, Elisa (2023) “Prosas entre música e poesia ” In Le souvenir d’une certaine
    image. Pour Maria do Rosário Girão dos Santos. Paris: Éditions Le Manuscrit.
  • 4.Lessa, Elisa (2023) “Os primeiros anos de encantamento e formação musical” In
    Helena Sá e Costa Fotobiografia. Porto: Edições Afrontamento, pp. 33-58.
  • Lessa, Elisa (2023) "Mulheres artistas em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX". Universidade dos Açores. TRABALHO (NO) FEMININO – HISTÓRIAS DE MULHERES (SÉCULOS XVIII A XX) Edição: Letras Lavadas edições, pp.478-491.
  • Lessa, Elisa (2023) “Prosas entre música e poesia ” In Le souvenir d’une certaine image. Pour Maria do Rosário Girão dos Santos. Paris: Éditions Le Manuscrit.
  • Lessa, Elisa (2023) “Os primeiros anos de encantamento e formação musical” In Helena Sá e Costa Fotobiografia.   Porto: Edições Afrontamento, pp. 33-58.
  • Lessa, Elisa (2022) "Uma presença na paisagem sonora histórica lisbonense. Música e músicos beneditinos no Mosteiro de S. Bento da Saúde de Lisboa ( séculos XVII a XIX)" in Paisagens e Património. O Som, a Música e a Arquitetura. Braga: CEHUM, pp. 199-236.
  • 3.Lessa, Elisa (2022) “ Uma presença na paisagem sonora lisbonense.
    Música e músicos beneditinos no Mosteiro de S. Bento da Saúde de
    Lisboa( séc. XVII a XIX)”. Paisagens e Património. O Som, a Música ea
    Arquitetura. Universidade do Minho, 2022.
  • Lessa, Elisa, Brandão, Helena (2021)"The Sounds of the Baroque Tiles.
    An Iconographic Itinerary of St. Victor’s Church, Braga, Portugal" "Perspectives on Music, Sound and MusicologyResearch, Education and Practice. Switzerland  Springer, pp.49-59
  • Lessa, Elisa (2020) "Calar a a voz dos sinos:uma (nova) Paisagem Sonora em Braga ao Tempo da I República? Ouvir e escrever paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e (multi)disciplinares. Braga, Cehum/ Câmara Municipal de Braga, pp.239-256
  • Lessa, Elisa (2018)"Louvores ao Divino : O Património Musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga." Património e Devoção, pp.85-106. Braga: Santa Casa da Misericórdia de Braga, 2018.
  • Lessa, Elisa (2017) “A Música no Mosteiro de Tibães nos séculos XVII e XVIII”, Conhecer o Mosteiro de Tibães. Revista Bracara Augusta, vol. LXII, pp.29-48. Braga: Câmara Municipal.
  • Lessa, Elisa (2016) Guardar o silêncio, cantar louvores ao Divino: a vida intramuros das monjas de Cister publicado no e-book: Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz: I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014)
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/.
  • Lessa, Elisa (2016)“ Evidências Pós-Tridentinas na Prática Musical Bracarense nos arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) e D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609)” Concilio de Trento Innovar en la tradición, pp. 719-730.Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.
  • Lessa, Elisa (2016)“Manuel Faria, os concertos do círculo de cultura muscal e as crónicas no Diário do Minho” in Manuel Faria-centenário do seu nascimento. pp.30-37. Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda.
  • Lessa, Elisa (2016) “ A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo”, in Gil de Azevedo Abreu, Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Ecos do Centenário do seu nascimento. pp.22-28. Edição do autor.
  • Lessa, Elisa (2016) “ Memórias Musicais do Theatro Circo” in O theatro e a memória, pp.149-168.Braga: Caleidoscópio.
  • Lessa, Elisa (2015) “Musical Life in Portuguese Benedictine and Clarisse Convents through the study of the reports of Visits from the seventeeth and eighteenth centuries” Celesti Sirene II. Italy, Barletta: Cafagna Editore.
  • Lessa, Elisa (2014) “Os Monges Beneditinos no Alto Minho: a actividade musical no Mosteiro de Ganfei (Séc. XVII e XVIII)” pp. 165178. Monção, entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos. Casa Museu de Monção: Universidade do Minho
  • Lessa, Elisa (2013)“Musical life in portuguese benedictine and clarisse convents through the study of the reports of “Visits” from the seventeenth and eighteenth centuries” Celesti Sirene. Musica e monachesimo dal Medioevo all’Ottocento. Itália: Pubblicazione dell’ Archivio Storico Diocesano di San Severo.Claudio Grenzi Editore.
  • Lessa, Elisa (2013) “Contributos para o conhecimento da História Musical Portuguesa no feminino: marcas de cultura e identidade das monjas músicas dos séculos XVII e XVIII.” Mulheres: Feminino, Plural, pp.271-280.Funchal: Nova Delphi.
  • Lessa, Elisa (2012) "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações, pp. 455-469. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),pp. 155-163. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura", pp. 373-384. Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português.
  • Lessa, Elisa (2011) "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain,pp. 61-66. Portugal and the Americas. Almeria: FINTE.
  • Lessa, Elisa ( 2001)”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em livros de atas

  • Lessa, Elisa (2022) "A Música no contexto da Ação. e Papel Social da Misericórdia de Braga"Utopia global do Espírito Santo. Coimbra: Imprensa Nacional de Coimbra.
  • Lessa, Elisa (2020) “Arte Musical e Espiritualidade no Monaquismo Cisterciense. A Palavra Sagrada e o canto Litúrgico no Mosteiro de S. Cristovão de Lafões”.
  • Lessa, Elisa (2017) “ Cantochão ou Polifonia? Música e Devoção nos Mosteiros Femininos Portugueses no Período Moderno.” João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade e Tiago Pires Marques (coord.) – Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas, pp. 159-168. Lisboa: CEHR-UCP.
  • Lessa, Elisa (2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp. 112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/showToc
  • Lessa, Elisa (2013) “As Livrarias dos mosteiros beneditinos: nobres oficinas de Arte e Cultura monástica” As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais. Actas do III Encontro Nacional. (2013), pp. 162-169 Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
  • Lessa, Elisa ( 2012)“Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos,pp. 329-338. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos,

Organização de eventos

  • 2024/10/01 - 2024/10/31 | Braga

    Temporada de Música de Câmara I (2021)

  • 2023/12/02 | Câmara Municipal de Braga / Universidade do Minho

    Concertos Didácticos para Famílias

  • 2023/12/01 | Universidade do Minho

    Colóquio Eurico Thomaz de Lima

  • 2023/10/01 - 2023/10/31 | Braga

    Temporada de Música de Câmara III (2023)

  • 2023/09/26 | Braga

    Concerto / Conferência Música na Irmandade de Nossa Senhora das Dores. Conferência pré concerto e concerto pelo Coro de Câmara do Minho

  • 2023/09/26 | Basílica dos Congregados

    Música na Irmandade de Nossa Senhora das Dores. Conferência pré concerto pelo Coro de Câmara do Minho

  • 2023/07/26 | Museu Nogueira da Silva

    Seminário de Formação para Professores de Português da Galiza. “Popular e Erudito. A arte azulejar. Ver e "escutar" dois painéis de azulejos

  • 2023/07/26 | Universidade do Minho - Edifício dos Congregados

    Seminário de Formação para Professores de Português da Galiza. “O sino património da humanidade”

  • 2023/05/01 - 2023/06/30 | Universidade do Minho

    Seminários de Doutorandos CICLO DE SEMINÁRIOS online GIARTES – NIM. Investigação em Artes nas Ciências da Cultura - temas, processos, metodologias

  • 2023/01/26 - 2023/06/29 | Aspa/Museu Nogueira da Silva

    Serões Musicais - Conferências-Recitais

  • 2023/05/01 | Universidade do Minho - Departamento de Música

    Aula aberta- Ciências Musicais. Concurso Local para a Matrícula e Inscrição no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Música pela Universidade do Minho

  • 2021/04/01 - 2023/04/28 | Universidade do Minho

    3 Aulas abertas- Ciências Musicais. Concurso Local para a Matrícula e Inscrição no Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Música pela Universidade do Minho “Abril 2021-2022-2023

  • 2023/03/31 - 2023/04/01 | Universidade do Minho - Departamento de Música

    Jornadas de Musicologia (2023)

  • 2022/12/15 | Universidade do Minho

    Jornada de Musicologia . Eurico Thomaz de Lima

  • 2022/10/01 - 2022/10/31 | Braga

    Temporada de Música de Câmara II (2022)

  • 2022/03/17 | Universidade do Minho

    Jornadas de Musicologia

  • 2021/12/10 | Universidade do Minho - Congregados

    Seminário de Investigação, Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) Pianista, Pedagogo e Compositor. Projeto de catalogação e estudo do seu espólio.

  • 2021/09/02 - 2021/09/04 | Universidade do Minho (Largo do Paço e Congregados))

    II Congresso Internacional Paisagens Sonoras,

  • 2021/09/02 - 2021/09/04 | Universidade do Minho o Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)

    II Congresso Internacional Paisagens sonoraso Som, a Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769)

    www.paisagensonoras.pt

  • 2021/02/01 - 2021/06/30 | Universidade do Minho

    Seminário de Investigação – Fórum de Doutorandos em Ciências da Cultura – GIArtes

  • 2020/12/17 | Universidade do Minho

    Conferência - Recital

    dm.ich.uminho.pt

  • 2020/09/01 - 2020/01/01 | Universidade do Minho

    VI Jornadas de Musicologia

    dm.ich.uminho.pt

  • 2019/05/23 - 2019/05/25 | Universidade do Minho

    I congresso Internacional "paisagens Sonoras: património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora".

    www.paisagensonoras.pt

  • 2018/12/05 | Universidade do Minho

    Masterclasses de Jazz Jacinta Ramos Jazz vocal/ Interpretação estilística e improvisação Paulo Dantas / O baixo eléctrico (contrabaixo) / funções no repertório musical brasileiro e standarts de jazz

  • 2018/11/22 | Universidade do Minho

    Jornadas de Musicologia 2018- Dia de Santa Cecília. Padroeira dos Músicos

  • 2018/04/21 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Comemorações dos 300 anos da Trasladação das Relíquias de S. João Marcos. Colóquio A Devoção a S. João Marcos.

  • 2017/01/01 | Santa Casa da Misericórdia de Braga

    Património Cultural Religioso: Memória e Identidade

    http://cehum.ilch.uminho.pt/pcr

  • 2015/03/20 - 2015/03/21 | Casa Museu de Monção

    Seminário Internacional "Arte, Música e Devoção nos mosteiros da Ordem de Cister" -

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “ÓPERAS, OPERETAS E ZARZUELAS: OS CONCERTOS NO PASSEIO PÚBLICO BRACARENSE NOS FINAIS DO SÉCULO IX E PRINCÍPIOS DO SÉCULO XX”. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Dezembro 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “As mulheres e a música no Minho oitocentista”. Colóquio de Musicologia. Lisboa: Universidade Nova. 9 de Novembro

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “Para a História do Teatro Jordão: Eurico Thomaz de Lima (1908-1986), os cursos de piano de Guimarães e os concertos da Sociedade Musical”. Congresso Internacional - "Cidades na História". Guimarães: Centro Cultural Vila Flor.

  • Seminário

    Itinerarium ‘Património Musical Bracarense: Igreja da Penha de França. Visita e Palestra. Outubro de 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Conferência “Camilo e a Música” no âmbito do Festival de órgão. Casa de Camilo – 16 de Setembro de 2023

  • Curso breve/Workshop

    “The musical legacy of black confraternities in Portugal in the sixteenth and seventeen centuries: a review of historical sources. Retiro de Investigadores - MNS 7 e 8 de setembro 2023.

  • Seminário

    Lessa, Elisa (2023) “Iconografia Musical em Braga. Serão Musical III. Braga: Aspa/ Museu Nogueira da Silva. 29 de Junho.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “O repertório das bandas filarmónicas nos finais do século XIX e princípios do século XX: os concertos no jardim-público de Braga.” III Jornadas de Musicologia do Conservatório de Vila Real. Vila Real: 23 Junho.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “Mulheres artistas em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX" In Açores: Universidade dos Açores, Ponta Delgada, ilha de S. Miguel

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    III jornadas de Musicologia Conservatório de Vila Real.” O repertório das bandas filarmónicas nos finais do século XIX e princípios do século XX: os concertos no jardim-público de Braga. Junho de 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “Práticas musicais de religiosidade monástica cisterciense em Portugal nos séculos XVII a XIX. II Colóquio 800 anos da Abadia de Santa Maria de Celas (Coimbra). Coimbra: Centro de Estudos Arqueológicos da Universidades de Coimbra.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Colóquio 100 anos da Abadia de Santa Maria de Celas. “Práticas musicais de religiosidade monástica feminina cisterciense em Portugal ( séc. XVII a XIX).Coimbra, Maio de 2023.

  • Seminário

    “Entre Teatros e Coretos: práticas e repertórios para banda no longo século XIX” Universidade do Minho abril 2023

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2023). O Curso de Licenciatura em Música na Universidade do Minho – especialização em Ciências Musicais. Jornadas de Musicologia 2023. Braga: Universidade do Minho

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2023) “"Os Sinos em Braga: expressão visual e sonora"-. Universidade do Minho: Jornadas de Musicologia 2023. 31 de Março/1 de Abril.

  • Seminário

    Lessa, Elisa (2023) “Os sons brônzeos de Braga. Dos finais do século XIX à primeira República”. Serão Musical II. Braga: Aspa/ Museu Nogueira da Silva. 30 Março.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) ENTRE TEATROS E CORETOS: PRÁTICAS E REPERTÓRIOS PARA BANDA NO LONGO SÉCULO XIX 20 e 21 de março de 2023 | Colégio Almada Negreiros, NOVA FCSH. Seminário Internacional.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) ENTRE TEATROS E CORETOS: PRÁTICAS E REPERTÓRIOS PARA BANDA NO LONGO SÉCULO XIX 20 e 21 de março de 2023 | Colégio Almada Negreiros, NOVA FCSH. Seminário Internacional.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2023) “Os concertos no Passeio Público bracarense nos finais do século XIX e princípios do século XX”. Colóquio Internacional ENTRE TEATROS E CORETOS: PRÁTICAS E REPERTÓRIOS PARA BANDA NO LONGO SÉCULO XIX 20 e 21 de março de 2023 | Colégio Almada Negreiros, NOVA FCSH

  • Seminário

    Lessa, Elisa (2023) “Mulheres e pianistas em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX”. Serão Musical I. Braga: Aspa/ Museu Nogueira da Silva. 26 de Janeiro.

  • Seminário (Por convite)

    Serões Aspa “ Mulheres e pianistas em Braga,séc. XIX e XX. Museu Nogueira da Silva Janeiro de 2023.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    O património musical da Freguesia de S. Vitor. Acção pedagógica com os alunos na Escola Básica de S. Vítor. (2023) - Divulgação

  • Seminário

    Lessa, Elisa "“Porque não terá sido Eurico Thomaz de Lima professor no Conservatório do Porto?” Jornada de Musicologia Eurico Thomaz de Lima 15 de Dezembro de 2022. Universidade do Minho, CEHUM-GIARTES_NIM.

  • Seminário (Por convite)

    Identidades e Comunidades Musicais | 2022. Braga | Universidade do Minho | Edifício dos Congregados 5 de dezembro de 2022 Sobre o músico que se faz professor

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa "SOBREOMÚSICOQUESEFAZPROFESSOR " Identidades e Comunidades Musicais. 5 de Dezembro de 2022. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Encontro Nacional da APEM . “ memórias da Presidência da Apem”A 28 de outubro, XVI Encontro Nacional da APEM 2022, Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa "The musical legacy of black confraternities in Portugal in the sixteenth and seventeenth centuries: a review of historical sources"Listening to confraternities.‘The Contribution of Confraternities and Guilds to the Urban Soundscape in the Iberian Peninsula, 1400-1700’ (MINECO, PID-2019-109422GB-100) . 29 de Setembro. Barcelona :Casa dels Entremesos.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    International Conference Confrasound Project Elisa Lessa (Universidade do Minho, Braga) Black Dancers and Musicians Performing Afro-Christian Identity in Early Modern Sources. Barcelona, Setembro de 2022

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Congresso Internacional “A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)“ realizado nos dias 30 de Junho a 2 de Julho de 2022 na Universidade Nova, em Lisboa. Apresentou a seguinte comunicação: “Uma rede de músicos em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX”.

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2022) "Mulheres artistas em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX" Colóquio Internacional Trabalho (no) Feminino: percursos e geografias / Female Work: career paths and geographies . 20 a 22 de junho de 2022. Açores: Universidade dos Açores, Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2022)Encontro 30 anos Associação wuytack de Pedagogia Musical.2 de Abril de 2022 . “ O Pedagogo Wuytack, figura de relevo na História da Pedagogia Musical em Portugal.

  • Seminário (Por convite)

    Webinário O Património sineiro português. Universidade de Évora “Sob o soar dos sinos: Braga entre o passado e o presente. Abril de 2022

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Curso de História, Património e Turismo. Amigos do Solar Condes de Resende-Confraria Queirosiana. Conferência. “4 ROTEIROS TURÍSTICO- MUSICAIS EM VILA NOVA DE GAIA” 

  • Seminário

    Exposição e concerto “Património Musical Religioso da Freguesia de S. Vicente”

  • Seminário

    Seminário de Investigação . Cehum “Eurico Thomaz de Lima e José Neves: evidências de uma colaboração entre dois Músicos” 10 Dezembro de 2021

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2021) “Saber tocar é uma arte – saber ensinar é uma ciência? Piano ESART2122 REM Talk castelo Branco: ESART

  • Seminário (Por convite)

    SPIMmusica. Encontro. Universidade de Coimbra. “Helena Sá e Costa, os proimeiros anos de encantamento musical”. 12 Novembro de 2021.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    XI Simpósio Internacional de Musicologia. Goiâna, Brasil “Música e práticas de sociabilidade em Braga nos finais se. XIX e princípios do séc. XX: um estudo de caso”.

  • Seminário (Por convite)

    Lessa, Elisa (2021) Encontro Cultural de S. Cristóvão de Lafões. Arte musical e espiritualidade no monaquismo cisterciense“A palavra sagrada e o canto litúrgico no Mosteiro de São Cristóvão de Lafões”

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Elisa Lessa (5 de Julho de 2021) MedRen 2021 49th Medieval and Renaissance Music Conference ”The confraternal movement in Braga in the 16th and 17th centuries: Devotion, music and power”

  • Seminário

    Exposição e concerto “O Património Musical da Freguesia de S. Victor”

  • Seminário

    Exposição e concerto “O Património Musical de Merelim São Pedro e Frossos”

  • Seminário (Por convite)

    “Os órgãos ibéricos: instrumentos, textos e contextos no noroeste português” Curso livre Música e Músicos. Aspectos do Património Musical Português. Associação Queirosiana. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    “ A música no Coreto da Avenida Central nos séculos XIX e princípios do século XX”. Braga à Lupa: O pavilhão acústico da Avenida Central 1868-2018. Braga, no Coreto da Avenida Central.

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2018) David Dias de Paiva: actividade musical em Braga e no Rio de Janeiro nos finais do século XIX e primeira metade do século XX Universidade Nova. Congresso Internacional. "Musicologia Transatlântica": um momento para reflexão. Setembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    “Arte Musical e Espiritualidade no Monaquismo Cisterciense. A Palavra Sagrada e o Canto Litúrgico no Mosteiro de S. Cristovão de Lafões”. Em Torno do património Cultural Religioso. XIV Encontro Cultural S. Cristovão de Lafões. Mosteiro de S. Cristovão de Lafões, 18 e 19 Maio de 2018.

  • Seminário

    “O Curso de Licenciatura em Música – especialização em Ciências Musicais: uma opção com futuro “ Jornadas de Musicologia 2018. Universidade do Minho, 13 e 14 de Abril de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Lessa, Elisa (2018) “Imaginários Sacros e poética musical. O canto litúrgico medieval, S. Francisco e O. Messiaen”. Ler a Idade Média Hoje. Fontes, Texto e Tradução. Universidade do Minho: CEHUM

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "A poesia da Geração de Orpheu na música portuguesa dos séculos XX e XXI."Colóquio Internacional INSULA, um encontro académico multidisciplinar , subordinado ao tema: Discursos Periféricos da(s) Modernidade(s)

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa & Lalanda, Margaria (2015) How valuable was Music for cloistered nuns ? A case study in S.Bento de Cástris (Évora, Portugal)»,3rd Annual International Interdisciplinary Conference AIIC 2015 08-11 July, Azores, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Lessa, Elisa (2015) "Cantochão ou polifonia? Música e devoção nos mosteiros femininos portugueses no período moderno"Jornadas de Estudo Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, 3 e 4 de julho de 2015

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Congresso Internacional “A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo (séculos XVIII-XX)“ realizado nos dias 30 de Junho a 2 de Julho de 2022 na Universidade Nova, em Lisboa. Apresentou a seguinte comunicação: “Uma rede de músicos em Braga nos finais do século XIX e princípios do século XX”.

  • Seminário (Por convite)

    Fr. Domingos de S. José Varella: Um Senhor Músico em Tibães e o seu familiar, o guitarrista Reinaldo Varella Festival Música da Ponte. 8 de Outubro 2023.

  • Seminário (Por convite)

    Serões ASPA “Escutar” imagens do património bracarense. Junho 2023.

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Suely Franco

    "A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. "

Doutoramentos

  • 2023 - (...) | Orientador

    Dora Rodrigues

    )“D. Mécia, novela lírica de Óscar da Silva [1870 - 1958]: texto (s) e contextos. Edição crítica e registo fonográfico”

  • 2023 - (...) | Orientador

    Rui Gama

    "Práticas e processos de criação artística e interpretação musical. A Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho e o L’Effecto ensemble”

  • 2023 - (...) | Orientador

    Clara Coelho

    “Uma Antologia de música portuguesa para coro misto a capella sobre textos de autor, 1910-1974."

  • 2023 - (...) | Orientador

    Cláudio Mappa

    “Cultura Artística e Ensino Musical no Brasil (1940-1955), um Ambiente de Experimentação e Inovação: O Caso do Músico Luso-Brasileiro David Dias de Paiva (1883-1964)”

  • 2023 - (...) | Orientador

    Nuno Mimoso

    “Dom Francisco António Solha, mestre organeiro: vida e obra”

  • 2010 - 2012 | Co-orientador

    Sérgio Azevedo

    História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar: a criação de música para crianças como parte de uma ética artística e social

  • 2009 - 2012 | Orientador

    Sandra Isabel Pires Barroso

    O conto musical narrado na história da literatura musical portuguesa para a infância [1959-2009] : estudo das relações entre texto literário e musical

  • 2004 - 2007 | Co-orientador

    Helena Maria Gonçalves Vieira.

    O Ensino da Música em Portugal no Início do Século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular .

Mestrados

  • 2023 - (...) | Orientador

    Nuno Mendes

    “As paisagens sonoras como roteiro pedagógico”

  • 2023 - (...) | Orientador

    Nuno Mendes

    “As paisagens sonoras como roteiro pedagógico”

    Mestrado em Ensino-Ciências Musicais

  • 2023 - (...) | Orientador

    Ana Leonardo

    “Repertório extraeuropeu no ensino das Ciências Musicais”

    Mestrado em Ensino-Ciências Musicais

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Inês Cruz

    “Pedagogia do Olhar: a Fotografia como Ferramenta Pedagógica no Ensino das Ciências Musicais”

    Mestrado em Ensino-Ciências Musicais

  • 2020 - 2021 | Orientador

    Fábio Emanuel Duarte Oliveira

    O método expositivo no processo de ensino aprendizagem das ciências musicais: tradição ou inovação?

    Mestrado em Ensino de Música

  • 2016 - 2017 | Orientador

    Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas

    “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais e da Formação Musical”

    mestrado em Música - especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Leandro Vieira Monteiro

    “A imagem como Recurso Pedagógico para o Ensino das Ciências Musicais”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    David Emanuel Guedes Rodrigues

    O Repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: o caso do bandolim.

    “Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Victor Thadeu Reis Oliveira

    “O Cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Ivânia Esteves

    “Música e Património no contexto da Aprendizagem das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Mónica Teixeira

    “A importância dos materiais pedagógicos no ensino das Ciências Musicais

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Adriano Macedo

    Teoria e Prática nas Aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes.

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Paulo Araújo

    O ensino das Ciências Musicais e a Retórica. Discurso Musical no período do Barroco

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

  • 2014 - 2016 | Orientador

    José Manuel Oliveira Marques

    “Estratégias de motivação e aprendizagem no ensino da História da Música: o papel da iconografia musical.”

    Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais

Editor

  • 2023 - (...)

    Revista Diacrítica – vol. 37 nº1

  • 2022 - (...)

    Lessa, Elisa (2022) Paisagens e Património. O Som, a Música e a Arquitetura. Braga: CEHUM.

  • 2021 - (...)

    Lessa, Elisa (2020) Ouvir e Escrever Paisagens Sonoras. Abordagens teóricas e multidisciplinares. (coedição) Braga: CEHUM/ Câmara Municipal de Braga.

    www.cehum.pt

  • 2021 - (...)

    Diacrítica Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004) - vol. 35nº2

  • 2018 - 2018/1

    Património e Devoção

  • 2012 - 2012/1

    Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

Comissões científicas

  • 2023 - ... (Congresso)

    Coleção OLHARES I ESTUDOS ARTÍSTICOS

  • 2023 - 2023 (Revista)

    Revista Diacrítica Vol. 37 N.º 1 . Tradição e Modernidade. A música em Portugal no tempo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989)

  • 2018 - 2019 (Congresso)

    Congresso Internacional Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas.

    http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/histport/pdfUSjZUopVNY.pdf

Outros dados

  • Coordenadora do sub grupo NIM - Núcleo de Investigação em Música (2021-2022-2023)

  • Coordenadora da área de Ciências Musicais (2021, 2022, 2023)

  • Diretora do Centro Documental Eurico Thomaz de Lima (2021,2022,2023)

  • Membro da Comissão de Curso de Doutoramento em Ciências da Cultura (2021-2022-2023)

  • Coordenadora do GIArtes / CEHUM (2022-2023)

  • . Material e-learning
    
    - Património material e imaterial. Os sinos: música, poesia e matemática
    - Luigi Nono – música comprometida
    - Iánnis Xenákis, (1922 -2001). Os Encontros de música contemporânea
    na FCG em Lisboa.
    - “Do Músico que se faz Professor. Saber tocar é uma arte, saber ensinar
    é uma ciência?”

  • . Criação material inovador
    
    - Produção de conteúdos e guião para espectáculo . Concertos didácticos.
    Projecto ATLAS - Mediação Cultural Outubro a dezembro 2023.
    
        - Um Natal na casa dos Bach
        - O papá Leopoldo e dois manos muito amigos
        - Férias para os músicos do Palácio dos Príncipes Esterházy

  • Material de Apoio à UC 
    
    - Património Musical do Museu Nogueira da Silva. Visita guiada.
    - Iconografia musical na Casa de Vale Flores / Casa de Infias
    - Beethoven e a influência da Revolução Francesa.
    - Planificação didáctica de 5 aulas de Cultura das Artes / História da Música

  • Atividade letiva - 1º Semestre do ano letivo 2023-2024
    
    - Metodologia de Ensino de Ciências Musicais
    - Estágio Profissional
    - Seminário de Musicologia III
    - História da Música em Portugal I

  • Atividade Letiva - 2º Semestre do ano letivo 2022-2023
    - Estágio Profissional
    - História da Música em Portugal II
    - Projeto de Musicologia
    - Ciências Musicais II

  • Atividade Letiva - 1º Semestre do ano letivo 2022-2023
    
    - Estágio profissional
    - Seminário Estudos Musicológicos III
    - Metodologia de Ensino de Ciências Musicais
    - História da Música em Portugal I
    - Introdução aos Estudos Musicológicos

  • Atividade Letiva - 2º semestre do ano letivo de 2021-2022
    
    - Estágio Profissional
    - História da Música em Portugal II
    - Projeto de Musicologia
    - Investigação em Musicologia
    - História da Música e Análise IV

  • Atividade letiva - 1ºsemestre do ano letivo 2021-2022
    
    - Estágio Profissional
    - Metodologia de ensino de Ciências Musicais
    - Seminário de Musicologia II
    - Introdução aos Estudos Musicológicos
    - História da Música em Portugal I

  • Atividade Letiva 2º Semestre do ano letivo 2020-2021
    
    - Estágio Profissional
    - História da Música e Análise IV
    - Projecto de Musicologia
    - História da Música em Portugal II

  • Lessa, Elisa (Desde 2018). Presidente da Suonart- Associação Cultural

  • Lessa, Elisa (2023) Serões Musicais – Conferências-Recitais. Braga: Aspa/ Museu Nogueira da Silva. Janeiro a Junho (6). - Direção Artística

  • Lessa, Elisa (2023) Comentários pré concerto” Um Requiem para Santa Clara”. Dir. Magna Ferreira. Porto: Igreja de Santa Clara, 11 de Agosto.

  • Lessa, Elisa (2022) Conferência " A Música nas Confrarias de S. Vicente, Braga ( séculos XVIII e XIX) Igreja de S. Vicente, 12 de Novembro de 2022.

  • Lessa, Elisa (2022) Curadoria  Exposição “Património Musical Religioso da Freguesia de São Vicente”, 
    JUnta de Freguesia de S. Vicente, Novembro de 2022. Evento inserido no Projecto " Património Musical do Concelho de Braga" financiado pela Câmara Municipal de Braga

  • Revisor do artigo "A produção musicalde Pedro Vaz Rego na Catedral de Évora: Aspetos de continuidade e inovação nas primeiras décadas do século XVIII," 
    Revista de Historia Moderna. Anales de la Universidad de Alicante.

  • Conferência :A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Centro paroquiaç de Forjães, 7 de fevereiro.Org. Câmara Municipal de Esposende.

  • Lessa & et all, Proposta de restruturação do Curso de Licenciatura em Música. 
    Elaboração dos programas das seguintes Unidades Curriculares: Teoria e Formação Musical I; Teoria e Formação Musical II; Introdução ao Estudos Musicológicos; Seminário de Estudos Musicológicos I; Seminário de Estudos Musicológicos II; Seminário de Estudos Musicológicos III; Investigação em Musicologia; Projecto de Musicologia.

  • Exposições - Curadora 
    O Património Musical do Concelho de Braga 
    (.) Património Musical da Freguesia de Figueiredo
    (.) Património Musical das Freguesias de Ferreiros e Gondizalves 
    (.) Património Musical da Freguesia de Tadim
    (.) Património Musical das Freguesias de Vilaça e Fradelos 
    (.) Património Musical da Igreja de Adaúfe.

  • Exposição - Curadora  
    O Património Musical da Igreja de S. João do Souto com a colaboração da Biblioteca Pública de Braga. Reitoria da Universidade do Minho, Junho de 2018

  • Organização e Direcção Artística  
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.

  • Organização e Direcção Artística 
    Concerto Braga Barroca. Homenagem a Carlos Paredes (Estações) e obras de música Barroca 
    Com.Cordas Ensemble. Braga, Igreja de S. Paulo. 23 de Setembro de 2018.

  • Organização e Direcção artística 
    
    Concerto Roteiro dos Quatro Arcebispos Santos 
    Coro Viana vocale Dir. Vitor Lima
    Com.cordas – Ensemble Orquestral. Dir. Toby Hoffman
    Braga, Igreja de S. Paulo, 22 de Outubro de 2018

  • Organização e direcção artística
    
    Recital de Música de Câmara com Miguel Simões (violino), Matilde Loureiro (violino), Sofia Sousa (viola de arco), Fernando Costa (violoncelo) e Sander Sitiig (piano). Obras de Álvaro Carneiro (1909-1986), musicólogo, violinista e compositor bracarense (cujo espólio se encontra depositado na Biblioteca Pública), Robert Schumann (1810 - 1856) e Antonín Dvořák (1841 - 1904). Abril de 2018. Reitoria da Universidade do Minho

  • Organização e Direcção Artística de Concertos 
    Concerto na Junta de Freguesia de Figueiredo. Quarteto de Clarinetes de Jovens Músicos da UM. 20 de  Julho de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Gondizalves. Quarteto de cordas op.18 -Jovens músicos da UM.14 de Abril de 2018.
    Concerto na Igreja Paroquial de Tadim. Com.cordas Ensemble e Nuno Peixoto, guitarra. 5 de  Maio de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Fradelos. Opus Fun. 27 de Outubro de 2018.
    Concerto na Junta de Freguesia de Adaúfe. Lúcia Ribeiro, Canto e Rui Gama, guitarra. 4 de Fevereiro de 2018.