Researchers

Orlando Grossegesse

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Associado com agregação

Research group(s):

E-mail: ogro@elach.uminho.pt

Phone: 253604190

Website(s):

CIÊNCIA ID: FF14-B031-961A

ORCID: 0000-0001-5466-285X

Institutional address:

ELACH - Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Short bionote:

* 1960, Rosenheim (South Bavaria). From 1981 to 1986, major in Romance Philology (Hispanic and Lusitanian Studies) and minor in Communication Science. 
1986: M.A., at Ludwig-Maximilians-Universität (LMU), Munich.
1989: PhD (additionally: Italian Studies), at Ludwig-Maximilians-Universität. 
Freelance translator and author. Literary translator (e.g. Mário Sá-Carneiro; Enrique Vila-Matas into German).
Since November 1990: scholar at the University of Minho (Universidade do Minho: UM), Campus Gualtar (Braga, Portugal). From 2004 onwards: associate professor (tenure)

Research interests:

Refugees / Migrations Studies in Humanities, Translation Studies, Comparative Literature and Culture (mainly German / Portuguese), German Literature and Culture Studies, Portuguese Literature and Culture Studies, Spanish Literature and Culture Studies.

Education:

1989: Doutoramento Filologias Românicas / Comunicação Social (LMU München)

1986: Mestrado Filologias Românicas / Comunicação Social (LMU München)

2022: Agregação em Ciências da Literatura, especialidade Literatura Alemã (UMinho)

Professional experience:

1990 - 1997: Leitor (UMinho)

1997 - 2000: Assistente Convidado (UMinho)

2000 - 2004: Professor auxiliar (UMinho)

2004 - : Professor associado (UMinho)

Institutional positions:

2021 - 2023: Diretor do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos (DEGE)

2019 - : Membro da Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Literatura (sem parte curricular)

2017 - 2023: Coordenador do Grupo de Investigação EHum2M (Migrações & Marginalização) no Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)

2016 - 2022: Editor responsável da «Diacrítica», Revista do CEHUM

2016 - : Fundador / Diretor do «CET-Tormes» (Centro de Estudos de Tradução) associado à Fundação Eça de Queiroz (FEQ)

2016 - 2019: Diretor do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM)

2015 - 2018: Diretor do Mestrado em Estudos Luso-Alemães (MELA), dupla titulação / double degree com Goethe-Universität Frankfurt / Main

2014 - 2016: Diretor do Doutoramento em Ciências da Literatura (sem parte curricular)

2013 - 2016: Coordenador dos Estudos Literários no Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)

2009 - 2015: Fundador / Diretor do «BabeliUM» (Centro de Línguas da Universidade do Minho) / Vice-Presidente do ILCH

2006 - 2010: Vice-Presidente da APEG (Ass. Portuguesa de Estudos Germanísticos)

2005 - 2008: Diretor do Mestrado em Estudos Luso-Alemães (MELA) / Deutsch-Portugiesische Studien

2004 - 2008: Vice-Presidente do ILCH / Coordenador da Reforma Bolonha das Licenciaturas do ILCH

2004 - 2008: Diretor do Departamento de Estudos Germanísticos (DEG)

2004 - 2008: Diretor do Curso Português-Alemão

2002 - 2003: Coordenador da Reestruturação das Licenciaturas em Ensino do ILCH

2000 - 2002: Presidente do Conselho de Cursos de Letras e Ciências Humanas (CC-LCH)

2000 - 2004: Diretor do Curso em Ensino Inglês-Alemão

1992 - 1993: Fundador / Diretor da Secção de Estudos Alemães (SEA; posterior DEG)

Projects

  • 2022 - ... (Membro)

    Literatur und Öffentlichkeit in differenten Gegenwartskulturen

    research training group (GRK) 2806 “Literature and the Public Sphere in Differentiated
    Contemporary Cultures” at Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), funded by the German Research Foundation (DFG). Coordinators: Prof. Dirk Niefanger, Prof. Antje Kley. 
    https://www.literaturundoeffentlichkeit.phil.fau.de/
    
    The interdisciplinary research training group analyzes contemporary literatures since 1945 in different public and cultural contexts. It adopts a broad conception of literature, including socio-cultural, political, and economic contexts, (inter-)mediality, institutional conditions, as well as literary life as subjects for enquiry. The research training group focuses on literatures in various languages (English, German, French, Spanish, Russian), including ‘small literatures’ and minority cultures on different continents. On the basis of comparative and transnational perspectives, the research training group takes praxeological, social, media related, material, ethical, and economic aspects into account.
  • 2019 - 2022 (Membro)

    Analogía, equivalencia, polivalencia y transferibilidad como fundamentos retórico-culturales e interdiscursivos del arte de lenguaje: literatura, retórica, discurso

    O projeto é coordenado pelo Prof. Doutor Tomás Albaladejo, Univ. Autónoma de Madrid (PGC2018-093852-B-I00 FLA LFL) "Agencia Estatal de Investigación del Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades" (Espanha)
  • 2019 - 2022 (Membro)

    Tradução, tradição e inovação: uma ponte entre as ciências e as humanidades

    Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PRINT/UFSC nº. 01/2018/PROPG/PROPESQ. Coordenadora: Prof.ª Andréia Guerini (PGET-UFSC, Brasil)
  • 2018 - 2022 (Membro)

    NetLang

    NETLANG is an academic project, entitled 'The Language of Cyberbullying: Forms and Mechanisms of Online Prejudice and Discrimination in Annotated Comparable Corpora of Portuguese and English'. It is based at the University of Minho (Principal Researcher: Isabel Ermida; Co-PR: Idalete Dias) and is sponsored by FCT  (PTDC/LLT-LIN/29304/2017)https://sites.google.com/site/projectnetlang/
  • 2011 - 2013 (Membro)

    The Power of Science. Ciência Alemã em Portugal (1933-45)

    Coord.: Prof. Fernando Clara, Univ. Nova de Lisboa, FCT: PTDC/HIS-HCT/111330/2009)
  • 2007 - 2010 (Coordenador)

    LanQua (Sub-project 4: Literature and Culture)

    Language network for quality assurance (coord. pela Universidade de Southampton). Coord. da participação UMinho no Sub-project 4. <https://www.lanqua.eu/theme/literature-and-culture/>
  • 2007 - 2011 (Coordenador)

    MOLAN (RES 1)

    Network for the exchange of information about good practices that serve to motivate language learners (coord. CEL/ELC). Coord. da participação UMinho: Regional Action Plan for the Promotion of Multilingualism <http://www.celelc.org/projects/Past_Projects/molan/index.html>
  • 2005 - 2007 (Coordenador)

    TNP 3-D

    TNP 3-D: Thematic Network Project 3 in the area of Languages – Dissemination. 
    Project Coord. Wolfgang Mackiewicz, Freie Universität Berlin CEL/ELC
    [http://web.fu-berlin.de/tnp3/]
    Coord. da participação Portugal: organisation of the International Conference «Multilingual Europe: A Challenge for Higher Education in Southern Europe», 18 June 2007.

Publications

Books

  • Brugioni, E., Grossegesse, O., & Medeiros, P. de (2020) (orgs). A Companion to João Paulo Borges Coelho. Rewriting the (Post)Colonial Remains, Oxford: Peter Lang (Reconfiguring Identities in the Portuguese-Speaking World. Vol. 14). 266 pp.
  • Decuble H.; Grossegesse, O.; Irod, M.; Sienerth, S. (2014) (orgs.) "Kultivierte Menschen haben Beruhigendes..." Festschrift für George Guţu. Vol. I - II. Ed. Universităţii din Bucureşti / Ed.  Paideia Bucureşti / Editura Pop Ludwigsburg. 681 pp.
  • Grossegesse, O. (2009). Saramago lesen. Werk - Leben - Bibliographie. Berlin: edition tranvía / Verlag Walter Frey, 183 pp. [reed. aumentada e atualizada]
  • Grossegesse, O. & Flores, C. (2007)(orgs.) Wildern in luso-austro-deutschen Textrevieren. Festschrift für Erwin Koller. V.N. Famalicão: Húmus / Braga: CEHUM (Col. Poliedro 20). 362 pp.
  • Grossegesse, O. (1999). Saramago lesen. Werk - Leben - Bibliographie. Berlin: edition tranvía / Walter Frey. 138 pp. [https://d-nb.info/954887301/04]
  • Grossegesse, O. (1991). Konversation und Roman. Untersuchungen zum Werk von Eça de Queiroz, (Diss. München 1988/89), Reihe Text und Kontext 7, Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 343 pp.

Proceedings books

  • Sousa, S., Aguiar, M., Grossegesse, O. & Ramon, M. (2019) (orgs.) "No princípio era a palavra" – O lugar das Humanidades. Atas do XIX Colóquio de Outono. Braga: CEHUM / V.N. Famalicão: Húmus, 196 pp.
  • Tavares, D.; Oliveira, D.; Pimenta Lopes, L.; Grossegesse, O.; Flores, C.; Ramon, M. (2017) (orgs.) Outros lugares. Utopias, Distopias, Heterotopias. Atas do XVIII Colóquio de Outono. CEHUM / Ed. Húmus.
  • Matos, M. & Grossegesse, O. (2012) (orgs.) Intercultural Mnemo-Graphies / Mnemo-Grafias Interculturais / Interkulturelle Mnemo-Graphien,V.N.Famalicão: Húmus / Braga: CEHUM. 353 pp.
  • Matos, M. & Grossegesse, O. (2011)(orgs.) Zonas de Contacto: Estado Novo / III Reich, Perafita: TDP, 217 pp.
  • Macedo, A.G., Keating, M.E., Sousa, C.M., Ribeiro, E., Grossegesse, O., Pereira, M., Passos, J., Brugioni, E., & Rato, A.(2010)(Orgs.) Cumplicidades Comparatistas: Origens/Influências/Resistências. Atas do X Colóquio de Outono CEHUM e do VI Congresso Nacional APLC, Braga: CEHUM http://ceh.ilch.uminho.pt/cehum_old/publicacoes_online_i1.php
  • Grossegesse, O. & Thorau, H. (2009; orgs) «Lisboa africana». Representações de uma realidade (sub)urbana nos media e na literatura. Braga: CEHUM (Col. Hespérides 24), 175 pp.
  • Grossegesse, O. & Koller, E. (2006) (orgs.). Schnee von gestern? Die historische Dimension im Studium der Germanistik / Águas passadas? A dimensão histórica no Ensino da Germanística, Braga: ILCH-DEG. Universidade do Minhon [Deutsch Kiosk Minho 1], 86 pp.
  • Grossegesse, O. & Macedo, A. G. (2006) (org). Interart Poétics: text to image, stage, screen and beyond / Poética Inter-Artes: do texto à imagem, ao palco, ao écran. Braga: CEHUM (Col. Hespérides 18), 138 pp.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/28427

  • Grossegesse, O. (2004) (ed.) «O estado do nosso futuro». Brasil e Portugal entre identidade e globalização, Berlin: edition tranvía / Verlag Walter Frey, 171 pp.
  • Koller, E., Grossegesse, O., Matos, M., Malheiro da Silva, A. (2003) (orgs) Portugal – Alemanha – Brasil. Actas do VI Encontro Luso-Alemão / 6. Deutsch-Portugiesisches Arbeitsgespräch. Braga: CEHUM (Col. Hespérides 14), 2 vols: 333 pp. / 377 pp.
  • Macedo, A. G. & Grossegesse, O. (2003) (eds.) Re-Presenting the Body / Re-presentações do Corpo. Braga: CEHUM (Col. Hespérides 15), 164 pp.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/27717

Articles

  • Grossegesse, O. (2022). Tornar os poemas possíveis: leituras de José Régio e Louis Aragon, O escritor, 8 (3ª série; Lisboa: APA), 181-190.
  • Grossegesse, O. (2022). A mão do pintor / A mão da morte: uma chave da poética saramaguiana. Colóquio/Letras, 210 (Maio 2022), 21-29.
  • Grossegesse, O. (2021). Jäger oder Jaguar: Ambivalente Perspektivität und hybride Versprachlichung. Zu der Erzählung Meu Tio o Iauaretê und ihrer Übersetzung Mein Onkel der Jaguar. Cadernos de Tradução (Florianópolis: UFSC), 41(3), 395–410. doi.org/10.5007/2175-7968.2021.e83979
  • Grossegesse, O. (2019). Arte / Resistência. A ‘Itália’ em Torga e Saramago. Diacrítica 33(3). 54–71. DOI: doi.org/10.21814/diacritica.640
  • Grossegesse, O. (2015). 'La literatura en el contexto del aprendizaje de lenguas extranjeras: Reflexiones sobre una propuesta de complemento al MCER', Lenguaje y Textos, SEDLL, nº 42 (Nov. 2015), 21-32.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/60525

  • Grossegesse, O. (2014). 'Jornais e high life. Sobre o papel dos media nos romances queirosianos', Eça de Queirós no contexto da História dos Media. Queirosiana, 23 / 24 (2013-14), 133-145.
  • Grossegesse, O. (2015). Identidades cruzadas: «História do Cerco de Lisboa» e «Geschichte der Belagerung von Lissabon», Cadernos de Tradução (Florianópolis: UFSC), vol. 35 (1), 109-145.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54510

  • Grossegesse, O. (2014). 'Espelhos e bifurcações' (Saramago / Borges), Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN)[Rio de Janeiro], 9 (101), 60-63.
  • Grossegesse, O. (2006). «Das Urwaldschiff» de Richard A. Bermann – um caso de recepção produtiva de «A Relíquia»?, A Obra Queirosiana no espaço da Língua Alemã. Queirosiana, 15 / 16 / 17 (2004-06), 87-100.
  • Grossegesse, O. (2010). A tragédia da impossibilidade do evento: «Os Maias», o Big Brother e a pedagogia dos media. IC – Revista Científica de Información y Comunicación, Nº. 7 / 2010 (Universidad de Sevilla), 105-118

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54914

  • Grossegesse, O. (2010). Curt Meyer-Clason: Verwandlungskünstler zwischen Deutschland und Brasilien, Tópicos 3 (Bonn), 48-49; reed. Website Lusitanistenverband (DLV)http://lusitanistenverband.de/wp-content/uploads/sites/9/CMC_100_Geburtstag.pdf
  • Grossegesse, O. (2009). '«Cidades que em nós se fazem». "Lisboa – Livro de bordo" de José Cardoso Pires como ‘entre-lugar’', FronteiraZ. Revista digital do grupo de pesquisa «O Narrador e as Fronteiras do Relato», nº 4 (Dezembro de 2009), São Paulo: PUC-SP.
  • Grossegesse, O. (2009). 'Torga em Saramago. Dos "Poemas Ibéricos" à "Jangada de Pedra", Veredas 11 (2009), Santiago de Compostela: AIL, 109-130 [Atas Colóquio Miguel Torga, Hamburg, 2007]
  • Grossegesse O. (2007). 'La heteronimia como narrativa en "Juegos de la edad tardía", de Luis Landero', Diacrítica. Literatura 22/3 (2008), 411-424
  • Grossegesse, O. (2005). 'Sobre a obra de José Saramago. A consagração e o panorama da crítica de 1998 até 2004', Iberoamericana V, 18 (2005), 181-195.
  • Grossegesse, O. (2004). «Ó boca tumular» – sobre a inscrição da morte na poesia regiana. Estudos Regianos, 12 / 13 (II série)[= Atas Colóquio Internacional José Régio 2001, (org.) Arnaldo Saraiva], Vila do Conde: Centro de Estudos Regianos, 71-82
  • Grossegesse, O. (2003). Borges em Saramago. «O ano da morte de Ricardo Reis» como romance policial sem enredo, Diacrítica, nº 17 / 3, Braga: CEHUM, 105-133.
  • Grossegesse, O. (2001). Journey to the Iberian God: Antonio Machado Revisited by Saramago. In: Klobucka, A. (org.). On Saramago, Portuguese Literary and Cultural Studies 6 (Spring 2001), Univ. of Mass. Dartmouth, 167-184.
  • Grossegesse, O. (2001). Memória e Leitura. Sobre a posteridade em Eça de Queirós, O Escritor, nº 15/16/17 (março de 2001), Lisboa: Ass. Portuguesa de Escritores, 110-122.
  • Grossegesse, O. (2000). 'O alfaiate filosófico e a morte do dândi. Sobre Carlyle em Eça de Queirós', Leituras. Revista da Biblioteca Nacional (Lisboa), nº 7 (2000), 65-76.
  • Grossegesse, O. (1999). O grito de São Bartolomeu ou Ensaio sobre o auto-nascimento em Saramago, Agália. Revista Internacional da Associaçom Galega da Língua, nº 60 (1999), Ourense, 407-417.
  • Grossegesse, O. (1998). Duplo romântico e ficção policial no Modernismo português: Memórias extraordinárias do Dr.Quaresma, Dr.Duque e Major Calafaia. In: Schmid, B. & Ollé, M. (orgs). La novela policíaca en la Península Ibérica, ARBA 10. Acta Romanica Basilensia, junho de 1998 (Universidade de Basileia, Roman. Seminar), 75-91.
  • Grossegesse, O. (1998). 'Noch ein Strich Senf oder: Anmerkungen zu Albert Vigoleis Thelens Napoleon-Übersetzung [Teixeira de Pascoaes]', Runa. Revista portuguesa de Estudos Germanísticos, 27 (1997-98), Porto, 115-124.
  • Grossegesse, O. (1997). 'Raul Brandão und die Tradition der Auto-nekro-graphie', Lusorama nº 32 (März 1997), Frankfurt /Main: TFM, 6-18.
  • Grossegesse, O. (1995). 'Erfundene Korrespondenz und Sprachkrise: Lord Chandos / Fradique Mendes', Runa. Revista portuguesa de Estudos Germanísticos, nº 23/24 (1995), Coimbra, 439-454.
  • Grossegesse, O. (1994). 'Das Deutsche und das Europäische im Werk José Saramagos', Testfall für Europa? Zu den Kulturbeziehungen zwischen Deutschland und Portugal (2. Teil), Zeitschrift für Kulturaustausch, nº 44 / 2 (1994), Stuttgart, 178-184.
  • Grossegesse, O. (1994). 'A Correspondência de Fradique Mendes – uma auto-necrografia'. Queirosiana, 6, 227-240. [Actas do II Encontro Internacional de Queirosianos, Coimbra 1992]
  • Grossegesse, O. (1991). O animal filosófico e a escrita autobiográfica. De E.T.A.Hoffmann a Eça de Queiroz, Runa. Revista portuguesa de Estudos Germanísticos, 15-16, Coimbra, 131-149.
  • Grossegesse, O. (1991). 'Sobre a re-carnavalização em «A Cidade e as Serras»', Queirosiana, 1, 47-61.

Book chapters

  • Grossegesse, O. (2024). De “Sir Galahad” a “Um poeta lírico”. Génese de uma poética de migrante. In Mariagrazia Russo, Maria Helena Santana, Ana Teresa Peixinho, & Maria Serena Felici (orgs.). Viagens e Diplomacia. Olhares de Eça de Queirós sobre o Mundo (pp. 213-230). Coimbra University Press.
  • Grossegesse, O. (2023). Do relincho louco ao uivar arrepiante. Sobre a evolução da estética em Saramago. In Micaela Ramon (org.). “Um ser que em palavras se defina”. Homenagem a Maria Paula Lago (pp. 149–166). V.N. Famalicão: Húmus.
  • Grossegesse, O. (2023). “Pergunto para que servem os olhos” – A arte e o mundo em A Cidade das Flores e Manual de Pintura e Caligrafia. In Carlos Nogueira (org.). José Saramago: a Lucidez da Escrita (pp. 387–407). Lisboa: Tinta da China.
  • Grossegesse, O. (2023). The Hidden Greek Odes in “Um poeta lírico” (1880) – Eça de Queiroz’s Self-reflexive Fiction about Migration and Writing. In Jana-Katharina Mende (org.). Hidden Multilingualism in 19th-Century European Literature. Traditions, Texts, Theories (pp. 169–184). Berlin / Boston: Walter de Gruyter.
  • Grossegesse, O. (2022). Saramago in Dialogue with Autonecrography. From Handbook of Painting and Calligraphy to Death at Intervals. In: Paulo de Medeiros & José Ornelas (eds). Saramago after the Nobel (pp. 189-210). Oxford: Peter Lang.
  • Grossegesse, O. (2021). O sentido político da educação estética – a lição de Saramago perante a fotografia de Alan Kurdi. In Carlos Nogueira, Burghard Baltrusch, & Jordi Cerdà (orgs.). José Saramago e os Desafios do Nosso Tempo (pp. 79–91). Barcelona: UAB.
  • Grossegesse, O. (2021). 'Os cadernos de Miquel Barceló: um 'escrepintor' maiorquino em Mali'. In Marília dos Santos Lopes & Luís Santos (eds.) À Volta da Viagem (pp. 131-150). Lisboa: CECC / Stolen Books.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/73010

  • Grossegesse, O. (2021). 'Was das <Deutsche> in Portugal hinterläßt. Von Schillerseife zu Segelflug und Schadenfreude'. In: Anna Ladilova, Dinah Leschzyk, Katharina Müller, Nicolas Schweitzer, Falk Seiler (orgs.), Bornistik. Sprach- und kulturwissenschaftliche Perspektiven auf die Romania und die Welt (pp. 385-405).  Giessen University Library Publications.
  • Grossegesse, O. (2020). 'A aprendizagem do ‘romance concentracionário’. D’ A Centelha da vida (1952) a Ensaio sobre a Cegueira (1995)' (pp. 335-353). In Oliveira Neto, Pedro Fernandes (Org.) Peças para um ensaio. Belo Horizonte: Editora Moinhos (Coleção Estudos Saramaguianos).
  • Grossegesse, O. (2020) 'A parody of final redemption – The uses of geopolitical fiction in O Olho de Hertzog, by João Paulo Borges Coelho'. In: Elena Brugioni, Orlando Grossegesse & Paulo de Medeiros (orgs) A Companion to João Paulo Borges Coelho. (Re)Writing the (Post)Colonial Remains (pp. 151-177). Oxford: Peter Lang.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/67070

  • Grossegesse, O. (2019). 'Aufhellen und Zurückdunkeln'. Vigoleis Thelen als Vermittler und Übersetzer von Teixeira de Pascoaes. In: Wagner,M. & Wieland, M. (eds.). Albert Vigoleis Thelen – ein moderner Tragelaph. Perspektiven auf ein vielgestaltiges Werk (pp. 115-134). Bielefeld: Aisthesis.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63312

  • Grossegesse, O. (2015) Unter fremden Himmeln – Ilse Losas Schreiben. In: Bernd Neumann & Andrzej Talarczyk (eds) 'Nicht von hier und doch nicht fremd'. Autobiographisches Schreiben über die Herkunft aus einem anderen Land (pp. 37-57). Aachen: Shaker.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/66120

  • Grossegesse, O. (2014). Morte em Lisboa. Mann / Visconti e a memória cinematográfica em O ano da morte de Ricardo Reis. In Carelli, F.; Bueno, F. & da Cunha. M.Z. (orgs.), Texto e tela: ensaios sobre literatura e cinema (pp. 119-151). São Paulo: FELCH-USP [e-book]. http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/185
  • Grossegesse, O. (2014). 'Nationalflaggen: Portugal und Deutschland'. In: Isabel Azevedo / Enrique Rodrigues-Moura (orgs.), Portugal. 40 Jahre Demokratie. Fado – Fátima – Fußball und darüber hinaus (pp. 46-51). Graz: Museum der Universität Graz. [versão ampliada 'F wie Fahne, Fussball und FMI' disponível em <https://www.academia.edu/32012181/F_wie_Fahne_Fussball_und_FMI>]
  • Grossegesse, O. (2013). A arte de errância pelo mar de pedra. De Walter Benjamin a José Cardoso Pires. In: Thorau, H., Sartingen, K. & de Medeiros, P. (eds). Aquele século teve muitas heroínas. Fs. Maria de Fátima Viegas Brauer-Figueiredo (pp. 105-119). Frankfurt/Main: Peter Lang.
  • Grossegesse, O. (2011). Marter, Verstümmelung und Deformation. Lektüren des Körpers bei José Saramago. In: Thorau, H. & Brandenberger, T. (orgs.) Corpo a corpo. Körper, Geschlecht und Sexualität in der Lusophonie (pp. 215-234), Berlin: ed. tranvía / Verlag Walter Frey.
  • Grossegesse, O. (2011) Kulturwalze oder Urwaldschiff. Brasilien-Projektionen in der Literatur der späten 20er Jahre. In: Clara, F. & Matos, M. (orgs.) Várias Viagens. Estudos oferecidos a Alfred Opitz (pp. 237-251), V.N.Famalicão: Húmus.
  • Grossegesse, O. (2011). 'Raça, Força e Coragem'. A questão da educação física nas relações luso-alemãs. In: Matos, M. & Grossegesse, O. (orgs.) Zonas de Contacto: Estado Novo / III Reich (pp. 51-62), Perafita: TDP.
  • Grossegesse, O. (2011) Vom Stechlin zum Ramalhete und zurück. Konversation und Ereignis bei Fontane und Eça de Queiroz. In: Maria Teresa Delgado Mingocho et al. (orgs) Miscelânea de Estudos em Homenagem à Maria Manuela Gouveia Delille (Vol. II, pp. 893-905), Coimbra: FLUC / CIEG.
  • Grossegesse O. & Silva, M.-M.C. (2011). Regional Action Plan for the Promotion of Multilingualism. In: Toudic, D. & Mackiewicz, W. (orgs.) Handbook on good practice that serves to motivate language learners, pp. 65-69. print version & on-line: [http://www.celelc.org/archive/Projects-and-Reports/999-molan/molan-doc/MOLAN_Handbook.pdf]
  • Grossegesse, O. (2011). «Um poeta lírico» revisitado. In: Petrov, P. & Oliveira, M.G. (orgs.) A Primazia do Texto. Ensaios em homenagem a Maria Lúcia Lepecki (pp. 45-55). Lisboa / Setúbal: Esfera do Caos.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/73745

  • Grossegesse, O. (2010) Kleine Bilder – Imagens pequenas. Um olhar alemão sobre Portugal? In: Delille, M.-M. G. (org.) Portugal / Alemanha: Memórias e Imaginários (pp. 231-254), Univ. de Coimbra: CIEG, vol. II [Séculos XIX e XX].
  • Grossegesse, O. (2007). 'Zur Verneinung in Saramagos «História do Cerco de Lisboa» als Problem der deutschen Übersetzung'. In: Orlando Grossegesse & Cristina Flores (orgs). Wildern in luso-austro-deutschen Sprach- und Textrevieren. Festschrift zum 60. Geburtstag von Erwin Koller (pp. 155-171). Braga: CEHUM (Col. Poliedro 20).
  • Grossegesse, O. (2006). About words, tears and screams. Dante and Borges revisited by Saramago. In: Adriana Martins & Mark Sabine (orgs). In Dialogue with Saramago. Essays in Comparative Literature (pp. 57-79) Manchester Portuguese & Spanish Studies 18, Manchester.
  • Grossegesse, O. (2003). Spanische Gegenwartsliteratur in Portugal. Das Beispiel des Verlages Assírio & Alvim. In Giula Eggeling & Silke Segler-Meßner(orgs.) Europäische Verlage und romanische Gegenwartsliteraturen. Profile, Tendenzen, Strategien (pp. 63-76). Tübingen: Gunter Narr.
  • Grossegesse, O. (2001). Leib-Wort in entleibender Schrift. Die Aktualität von Jean Pauls selbst-reflexivem Erzählen in biographischen Ruinen. In: Opitz, A. (org.). Erfahrung und Form. Zur kulturwissenschaftlichen Perspektivierung eines transdisziplinären Problemkomplexes (pp. 79-98), Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier (WVT).
  • Grossegesse, O. (1998). Sterben und Schreiben in der Matratzengruft. In: Opitz, A. (org). Differenz und Identität. Heinrich Heine (1797 - 1856). Europäische Perspektiven im 19.Jahrhundert (pp. 237-247), Trier: Wissenschaftlicher Verlag Trier (WVT).
  • Grossegesse, O. (1998). 'A máquina celibatária como modelo discursivo e a questão da auto-ginografia'. In Ana Gabriela Macedo (org.) A Mulher, o Louco e a Máquina – entre a margem e a norma (pp. 139-155) Braga: CEHUM (Colecção Hespérides / Literatura 4).
  • Grossegesse, O. (1997). Messianismo telúrico em "Levantado do Chão" de José Saramago. In: Brito, A.M.; Pires de Lima, I. et al (org.) 'Sentido que a vida faz' – Estudos para Óscar Lopes (pp. 207-215). Porto: Campo das Letras.
  • Grossegesse, O. (1997). 'Das leituras do Oriente à aventura da escrita'. In: Eça de Queiroz, Obra completa (org.) Beatriz Berrini, vol.I (pp. 767-779), Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar.
  • Grossegesse, O. (1997). José Saramago – Steinaugen oder Die irdische Prophezeiung des Vergangenen (pp. 407-427). In: Thorau, H.(org.) Portugiesische Literatur, Frankfurt / Main: Suhrkamp.
  • Grossegesse, O. (1997). Portugiesische Literatur nach der Nelkenrevolution: Dramatik. In: Briesemeister, D. & Schönberger, A. (orgs). Portugal heute (pp. 545-559),  Bibliotheca Ibero-Americana, Frankfurt / Main: Vervuert.
  • Grossegesse, O. (1997). 'O fantasma do chinês deschinesado'. In: Eça de Queirós, Chineses e Japoneses (pp. 7-26), Lisboa: Cotovia.
  • Grossegesse, O. (1993). 'José Saramago: O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991)'. In Rainer Hess (org.) Portugiesische Romane der Gegenwart; Neue Interpretationen (pp. 123-139). Frankfurt am Main: TFM/Domus Editoria Europaea (Beihefte zu Lusorama 2.Reihe / 10. Band).

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/67498

  • Grossegesse, O. (1992). 'José Saramago: Memorial do Convento'. In Rainer Hess (org.) Portugiesische Romane der Gegenwart (pp. 137-150). Frankfurt am Main: Vervuert (Bibliotheca Ibero-Americana 40).

Proceedings papers

  • Grossegesse, O. (2022). O sol é grande / Die Sonn’ ist groß – A tradução da poesia de Sá de Miranda para alemão. In Sérgio Guimarães & Luciana Braga (orgs.), Repensar Sá de Miranda e o Renascimento (pp. 103-117). Amares: Centro de Estudos Mirandinos.
  • Grossegesse, O. (2021). Reescrever a Europa em África: o caso de O Olho de Hertzog, de João Paulo Borges Coelho. In Ana Paula Coutinho, Gonçalo Vilas-Boas, Jorge Bastos da Silva, José Domingues de Almeida, & Teresa Martins de Oliveira (orgs.), Europa literária: criação e mediação (pp. 123–134) Porto: Cassiopeia / ILC-ML.
  • Grossegesse, O. (2020). O problema do diletantismo e a ‘tentação’ do romance histórico em Eça de Queiroz. In: Pavanelo, L.M. & Oliveira, P.M. (orgs.). A História portuguesa na narrativa oitocentista: de Herculano ao fin-de-siècle (pp. 123-149). Rio de Janeiro: Oficina Raquel.
  • Grossegesse, O. (2020). Wiedergeburt und Nachschöpfung. João Guimarães Rosa im Diskurs des ‘jagunço de Munique'. In: Ette, O. & Soethe, P.A. (eds.) Guimarães Rosa und Meyer-Clason: Literatur, Demokratie, ZusammenLebenswissen (pp. 97-117). Berlin: De Gruyter (mimesis. Romanische Literaturen der Welt 84)
  • Grossegesse, O. (2020). João Guimarães Rosa na escrita do ‘jagunço de Munique’: autoficção e recriação. In Ette, O. & Soethe, P. (eds.) Guimarães Rosa e Meyer-Clason: literatura, democracia, saber-conviver. Curitiba: Ed. UFPR. [in press]
  • Grossegesse, O. (2018). A crítica da comunicação midiática no romance: de Eça de Queirós a Saramago. In Morais, E.de; Legroski, M.C.; Salah, P. B de O., Carlos, V.G. (orgs.). Linguagem, identidade e subjetividade: vertigem das ciências humanas (pp. 193-214). Ponta Grossa: Texto e Contexto [e-book e impresso].

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/59230

  • Grossegesse, O. (2017). 'A memória dos refugiados em Ilse Losa e Daniel Blaufuks: entre línguas e imagens'. In: Ana Paula Vilela et al. (orgs.), Leituras cruzadas para o futuro: movimentos, correntes e diversidades linguísticas e culturais [I Jornadas Nacionais dos Professores de Línguas – PIAFE] (pp. 30-48), Braga: CFAE Braga/Sul. [e-book]
  • Grossegesse, O. (2015). Uma estética da pós-memória. Sob céus estranhos: uma história de exílio de Daniel Blaufuks. In Schmuck, L. & Corrêa, M. (orgs.), Europa im Spiegel von Migration und Exil (pp. 37-59). Berlin: Frank & Timme.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/66120

  • Grossegesse, O. (2014). Livro e jardim. Novos horizontes para os passeios do jovem Werther. In: Pires, H., Mora, T., de Azevedo A.F. & Bandeira, M. S. (eds.)
    Jardins / Jardineiros / Jardinagem (pp. 16-27). Braga: CECS / UMinho. [e-book]
  • Grossegesse, O. (2013). Crítica do dandismo e carnavalização. «A Cidade e as Serras» no contexto europeu. In: Lourenço, A.A.,  Santana, M.H., Simões M.J. (orgs.) O Século do Romance. Realismo e Naturalismo na Ficção Oitocentista (pp. 369-382). Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa.
  • Grossegesse, O. (2012) Mnemographie des Lauschens und Zuschauens. Die NS-Judenverfolgung in Texten von Joaquim Paço d'Arcos. In: Matos, M. & Grossegesse, O. (orgs.) Intercultural Mnemo-Graphies / Mnemo-Grafias Interculturais / Interkulturelle Mnemo-Graphien (pp. 201-224), V.N.Famalicão: Húmus / Braga: CEHUM.
  • Grossegesse, O. (2011). Bichos, velhos e estátuas – a Lisboa carnavalizada: de Alexandre O’Neill a José Cardoso Pires. In: Volker Jaeckel (org.), Olhares lítero-artísticos sobre a cidade moderna (pp. 47-64). München: Martin Meidenbauer.
  • Grossegesse, O. (2009). 'Os «textos» de "Lisboa africana" de Elza Rocha, José Eduardo Agualusa e Fernando Semedo'. In: Orlando Grossegesse & Henry Thorau (orgs) «Lisboa africana». Representações de uma realidade (sub)urbana nos media e na literatura (pp. 51-65). Braga: CEHUM (Col. Hespérides 24).
  • Grossegesse, O. (2009) Antropofagia e 'Infância perdida'. Sobre a arte de metamorfose em Paul Zech e Curt Meyer-Clason. In: Clara, F. (org.) Outros Horizontes. Encontros luso-alemães em contextos coloniais (pp. 173-200). Lisboa: Colibri.
  • Grossegesse, O. (2007). 'Loquacidade, silêncio e grito. Para uma poética saramaguiana'. In: Paulo de Medeiros & José N.Ornelas (orgs) Da Possibilidade do Impossível: Leituras de Saramago (pp. 119-133). Univ. Utrecht [Utrecht Portuguese Studies Series 2].
  • Grossegesse, O. (2005). Analisar, conversar ou filosofar? – Sobre a evolução da escrita queirosiana na imprensa. In: Berrini, B. (org.). Eça & Machado. Conferências e textos das mesas redondas do Simpósio Internacional, Setembro de 2003 (pp. 133-154). São Paulo: EDUC 2005.
  • Grossegesse, O. (2004). 'Paisagem, frutos e corpos. Sobre o voyeurismo de Werther'. In: Buescu, H.C. et al. (orgs) Corpo e Paisagem Românticos. Actas do ACT 9 (pp. 223-233), Lisboa: Colibri.
  • Grossegesse, O. (2004). 'Narrar sob os fumos do Holocausto. Relendo "Memórias duma Nota de Banco" de Paço d’Arcos'. In: Marinho, M. F. (org.). Literatura e Historia. Actas do Colóquio Internacional (pp. 295-307). Porto: Faculdade de Letras da Univ. do Porto.
  • Grossegesse, O. (2003) O «descobrimento» do Brasil no romance Äquator de Curt Meyer-Clason. In: Koller, E., Grossegesse, O., Matos, M., Malheiro da Silva, A. (orgs) Portugal – Alemanha – Brasil. Actas do VI Encontro Luso-Alemão / 6. Deutsch-Portugiesisches Arbeitsgespräch (Vol. II, pp. 311-337), Braga: CEHUM (Col. Hespérides 14).
  • Grossegesse, O. (2003). Ao menos, juntos morremos... – A construção da identidade individual e nacional em Camões de Almeida Garrett. In Ofélia Paiva Monteiro & Maria Helena Santana (orgs.), Almeida Garrett: um Romântico, um Moderno. Actas do Congresso Internacional Comemorativo do Bicentenário do Nascimento 1999, vol. I (pp. 303-314), Lisboa: IN – Casa da Moeda.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/75188

  • Grossegesse, O. (2003). Fernando Pessoa’s way to heteronymity: Towards the aesthetics of denaveling and knotting. In Macedo, A.G. & Grossegesse,  O. (eds.) Re-presenting the body / Re-presentações do Corpo (pp. 145-164), Braga: CEHUM (Col. Hespérides 15).
  • Grossegesse, O. (2002). Uma aprendizagem do ‘ser português’ em Portugiesische Tagebücher de Curt Meyer-Clason. In: Fernandes, Ana (ed.) Visão de Portugal por Estrangeiros (pp. 81-98). Viseu: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira da Universidade Católica.
  • Grossegesse, O. (2001). Die Schöpfung aus dem Tod – Thanatologie und Diskurstheorie. In: Grossegesse, O. & Koller, E. (orgs). Literaturtheorie am Ende? 50 Jahre Wolfgang Kaysers “Sprachliches Kunstwerk” (pp. 93-112). Tübingen: Francke, 2001.
  • Grossegesse, O. (2001). Eines Nachts wurde es April... Historisierungen der Nelkenrevolution. In Wolf-Dieter Lange & Andrea-Eva Smolka (orgs.), 25 Jahre nachrevolutionäre Literatur in Portugal. Nationale Mythen und kulturelle Identitätssuche (pp. 43-61), Baden-Baden: Nomos (ZEI – Zentrum für Europäische Integrationsforschung, vol. 26)
  • Grossegesse, O. (1999). Alfonso Rodríguez Castelao, Un ollo de vidro: uma renovação galega da autonecrografia. In: Kremer, D. (org). A imaxe e o concepto de galego fóra e dentro de Galicia. Actas do V Congreso Internacional de Estudos Galegos (vol. II, pp. 1007-1018), Trier: Ediciós do Castro.
  • Grossegesse, O. (1999). Los dramas de la hiperidentidad nacional. El teatro histórico portugués entre revolución y restauración. In: Romera Castillo, J. & Gutiérrez Carbajo, F. (orgs). Teatro histórico (1975-1998). Textos y representaciones (pp. 645-753). Madrid: Visor Libros.
  • Grossegesse, O. (1998). Der Mythos der spanischen Invasion. In:  Briesemeister, D. & Schönberger, A. (orgs.). Moderne Mythen in den Literaturen Portugals, Brasiliens und des portugiesischsprachigen Afrikas (pp. 15-40). Frankfurt am Main: TFM (Biblioteca Luso-Brasileira 5).
  • Grossegesse, O. (1998). Os Suevos no Romantismo português. Sobre um poema nacional de José Maria da Costa e Silva. In: Koller, E. & Laitenberger, H. (orgs). Suevos – Schwaben. Das Königreich der Sueben auf der Iberischen Halbinsel (411-585), Internationales Kolloquium Braga 1996 (pp. 199-211). Tübingen: Gunter Narr.
  • Grossegesse, O. (1998). '«Zwei Früchte». Rilkes Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge als todgebärende Schrift'. In: Maria Teresa Dias Furtado et al. (orgs.) Actas do Colóquio Interdisciplinar no 80º aniversário da morte de R.M.Rilke (pp. 63-74), Lisboa: Colibri.
  • Grossegesse, O. (1997). Narrar/vivir en la red. Construcciones (auto)biográficas en Die Quoten-maschine de Norman Ohler. In José Romera Castillo et al. (orgs.), Literatura y multimedia (pp. 241-248), Madrid: Visor Libros.
  • Grossegesse, O. (1996). Para uma teoria da autonecrografia. In: Margarida L.Losa, Isménia de Sousa & Gonçalo Vilas-Boas (orgs.) Literatura Comparada: Os Novos Paradigmas (pp. 449-456). Porto: Ed. Afrontamento (Atas 2º Congresso da APLC 1995).
  • Grossegesse, O. (1996) La actualiad del ‘desnarrar’. José Saramago ante la Historia. In: J.M.Pozuelos Yvancos & Francisco Vicente Gomez (orgs) Mundos de Ficción. Investigaciones Semióticas VI (vol. II, pp. 805-812), Univ. Murcia (Actas del VIº Congreso Internacional de la AES 1994).
  • Grossegesse, O. (1996) A «lição alemã» na Mocidade Portuguesa. In: A.H.de Oliveira Marques et al. (orgs) Portugal – Alemanha – África; Actas do IV Encontro Luso-Alemão (pp. 185-197) Lisboa: Colibri.
  • Grossegesse, O. (1995). 'El problema de la recarnavalización. El caso de la novela realista y finisecular en la Península Ibérica'. In: José Romera Castillo et al. (orgs.) Bajtín y la literatura (pp. 301-308). Madrid: Visor Libros.
  • Grossegesse, O. (1995). «La caravana de Tabucchi» - La poética heteronímica y la novela española contemporánea. In: Hans Felten & Ulrich Prill (orgs.) Juegos de la Interdiscursividad (pp. 155-168) Bonn: Romanistischer Verlag.
  • Grossegesse, O. (1995) 'A propensão dialógica na obra queirosiana'. In: Fátima Brauer-Figueiredo et al. (orgs.) Actas do 4º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (Hamburg 1993) (pp. 537-543), Lisboa: Lidel.
  • Grossegesse, O. (1995). 'Das Deutsche und das Europäische im Werk José Saramagos'. In: Marília dos Santos Lopes, Ulrich Knefelkamp & Peter Hanenberg (orgs). Portugal und Deutschland auf dem Weg nach Europa (pp. 221-231). Pfaffenweiler: Centaurus [Weltbild und Kulturbegegnung 5].

Other publications

  • Grossegesse O. (2018). Antigermanismo. In: José Eduardo Franco (Dir.) Dicionário dos Antis: A Cultura Portuguesa em Negativo (vol. I., pp. 872-877) Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63314

  • Grossegesse, O. (2018). Elementos do trágico em Eça de Queirós. «A Tragédia da Rua dos Flores» e «Os Maias» de Luciana Ferreira Leal, Queirosiana 25/26 (2014-15), 111-114.
  • Grossegesse, O. (2018). «Genealogical Fictions. Cultural Periphery and Historical Change in the Modern Novel» de Jobst Welge [Recensão], Queirosiana 25 / 26 (2014-2015), 105-109.
  • Grossegesse, O. (2017). Other places: Utopias, dystopias, heterotopias. In Tavares, D.; Oliveira, D.; Pimenta Lopes, L.; Grossegesse, O.; Flores, C.; Ramon, M. (orgs.), Outros lugares. Utopias, Distopias, Heterotopias. Atas do XVIII Colóquio de Outono (pp. 9-11). V.N. Famalicão: Húmus / Braga: CEHUM.
  • Grossegesse, O. (2016). «Mito y Literatura» de Eduardo Subirats. Recensão aceite para Cadernos de Literatura Comparada, n. 32 (2015); publ. em Poligramas (UniValle), 43, 149-155.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/54540

  • Grossegesse, O. (2004). Letras e Humanidades numa Sociedade do Conhecimento. I - Licenciaturas reestruturadas [Editorial], UM boletim (Universidade do Minho), 121, 2-3
  • Grossegesse, O. (2004). '«Esta comédia do mundo continuará…» ou: meta-comédia em dois desastres e meio', Thomas Bernhard, O fazedor de teatro (encenação: Joaquim Benite), Textos d’Almada, 20, 23-26.
  • Grossegesse, O. (1998) [5 verbetes: narrativa; obra lírica] J. Gil de Biedma, Das lyrische Werk. J.A. Goytisolo, Das lyrische Werk. J. Goytisolo, Coto vedado. J. Saramago, História do Cerco de Lisboa; O Evangelho segundo Jesus Cristo. In Kindlers Neues Literatur Lexikon (KNLL), München: Kindler, 2 vols. de suplemento
  • Grossegesse, O. (1993) [7 verbetes] Animais, pp. 86-89; Paul Bourget, pp. 138-139; Carnavalização, pp. 160-162; Clarín (Leopoldo Alas), pp. 209-211; Dandismo, pp. 252-253; Diálogo, pp. 267-269; Hippolyte Taine (II), p. 888, in: A. Campos Matos (org.) Dicionário de Eça de Queiroz, 2ª edição corrigida e ampliada, Lisboa: Caminho.
  • Grossegesse, O. (1988-92) [27 verbetes: narrativa; ensaio] A.L. Antunes, Os cus de Judas. C.J. Cela, La Familia de Pascual Duarte; San Camilo, 1936; Mazurca para dos muertos. Á. Cunqueiro, Un hombre que se parecía a Orestes. J. Goytisolo, Señas de identidad; Reivindicación del Conde Don Julián; Juan sin tierra; Makbara; Disidencias. L. Goytisolo, Antagonía (Recuento; Los verdes de mayo hasta el mar; La cólera de Aquiles; Teoría del conocimiento). J. Marías, Todas las almas; J.J. Millás, El desorden de tu nombre; L.de Sttau Monteiro, Angústia para o jantar. J.M. Eça de Queiroz, A cidade e as serras; A correspondência de Fradique Mendes; Os Maias; Prosas Bárbaras; A relíquia. J. Saramago, O ano da morte de Ricardo Reis; Levantado do chão; Memorial do Convento. R.J. Sender, Criaturas saturnianas; Crónica del alba; Mr.Witt en el Cantón; Tánit. E. Vila-Matas, Una casa para siempre.
    In Kindlers Neues Literatur Lexikon (KNLL), 
    München: Kindler, 20 vols.
  • Grossegesse, O. (1988-92) [5 verbetes: obra lírica] M.M.B. Bocage, Das lyrische Werk. L. de Camões, Das lyrische Werk. M. de Sá-Carneiro, Das lyrische Werk. J. de Sena, Das lyrische Werk; C. Verde, Das lyrische Werk. In Kindlers Neues Literatur Lexikon (KNLL), München: Kindler, 20 vols.
  • Grossegesse, O. (1988-92) [3 verbetes: teatro] L. de Sttau Monteiro, Felizmente há luar!; Todos os anos, pela primavera. J. de Sena, O Indesejado. In Kindlers Neues Literatur Lexikon (KNLL), München: Kindler, 20 vols.

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O., 'A subversão da mitologia nacional no ‘pós-25 Abril’. Eduardo Lourenço e Portuguex de Armando Silva Carvalho'. In 'Cravos para todos? Memórias da Revolução dos Cravos no século XXI', 25 a 28 de setembro de 2024, Technische Universität Chemnitz (Alemanha) [https://www.tu-chemnitz.de/phil/iesg/professuren/swandel/forschung/tagungen/nelken/]

  • Aula aberta (Por convite)

    O. Grossegesse, 'José Saramago: La reivindicación del homber ibero'. In 'Ciclo 100 años del nacimiento de José Saramago', 17/11/2022, Palacio de la Madraza (Cátedra Federico García Lorca, Universidad de Granada, Espanha) [https://lamadraza.ugr.es/evento/jose-saramago-la-reivindicacion-del-hombre-ibero/]

  • Aula aberta (Por convite)

    O. Grossegesse, 'Arte / Resistência – a outra educação estética em Saramago'. Discurso de abertura do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL), dia 18 de agosto de 2022, UEPG, Ponta Grossa, Brasil

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'The Emergence of Hate Speech from the Economy of Attention. A Conversation Analysis of Portuguese Comments on Newspaper Articles'. In 'International Conference on Online Hate Speech', 7 a 9 de julho de 2022, UMinho (CEHUM / ELACH), Braga <https://sites.google.com/view/hate-speech-conference/programme>

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. 'Um poeta lírico (1880) - subtexto de uma poética de migrante'. In 'Eça de Queirós: Viagens e Diplomacia. Um Olhar sobre o Mundo', 4 a 5 de novembro de 2021, UNINT - Cátedra Vásco da Gama (Roma, Itália) [https://www.unint.eu/calendario-eventi/eca-de-queiros.html]

  • Colóquio/Congresso

    O. Grossegesse, 'Eça de Queirós’ “Um poeta lírico” (1880) as self-reflexive fiction about literary writing as translating'. In 'Le multilinguisme évité, contourné et caché : Le monolinguisme, le multilinguisme et la (non-)traduction au 19e siècle', 6/05 - 7/05/2021, Université Liège, Bélgica. [https://www.cirti.uliege.be/cms/c_6464612/fr/avoiding-evading-and-hiding-multilingualism]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    O. Grossegesse, 'A receção e tradução de Sá de Miranda nos países de língua alemã'. In Colóquio Internacional 'Repensar Sá de Miranda e o Renascimento', 30 de abril de 2021 (Centro de Estudos Mirandinos, Amares, Portugal) [https://biblioamares.pt/2021/03/01/coloquio-internacional-repensar-sa-de-miranda-e-o-renascimento/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Reescrever a Europa em África: o caso de <O olho de Hertzog>, de João Paulo Borges Coelho', In 'Literary Europe: Creation & Mediation', 12-13 nov 2020 (ILC-ML, FLUP, Porto) [https://literary-europe.ilcml.com/en/]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. 'Vorhang auf: Mit Pathé-Baby unterwegs in Europa. Das modernistische Reisebuch der Brasilianer António de Alcântara Machado und Paim (1926)'. In 'Die Literatur zwischen den Medien', 14 de janeiro de 2020 (Romanist. Institut, Johann Wolfgang Goethe-Universität, Frankfurt/Main, Alemanha) [https://www.uni-frankfurt.de/82619223/Plakat_Ringvorlesung_WS_2019_20.pdf]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. 'A finalidade política da educação estética – a lição de Saramago'. In 'IV Jornadas Internacionais José Saramago', 2-4 de dezembro de 2019, Casa das Campás, Vicerreitoría da Universidade de Vigo, Pontevedra, Galiza - Espanha [https://catedrasaramago.webs.uvigo.gal/pt/blog/iv-jornadas-internacionais-jose-saramago-da-universidade-de-vigo-saramago-e-os-desafios-do-nosso-tem-251/]

  • Colóquio/Congresso

    O. Grossegesse, 'Jorge de Sena: tradutor e comentador de poesia do século XX em língua alemã'. In 'Sena hoje: Colóquio comemorativo do nascimento de Jorge de Sena. XXI Colóquio de Outono', 21 e 22 de novembro de 2019, UMinho, Campus de Gualtar [http://cehum.ilch.uminho.pt/sena]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O, 'Rehacer / reescribir la circunnavegación: reflexiones a partir de "Pigafetta" (1999), de Felicitas Hoppe'. In XIII Seminario Internacional 'La Corte en Europa': 'Fernando Magallanes y Juan Sebstián Elcano', 23-25 de out. de 2019 (Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Autónoma de Madrid, Espanha)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. '«weiter leben» de Ruth Klüger – a tradução brasileira no polissistema da memória e pós-memória do Holocausto no Brasil'. In 'Espaços limiares do Holocausto: a memória no mundo lusófono' (Secção 7 do 13° Congresso Internacional da Associação Alemã de Lusitanistas), 11 a 14 de setembro de 2019 (Universidade de Augsburg, Alemanha) [https://www.philhist.uni-augsburg.de/lehrstuehle/romanistik/angewandte/Lusitanistentag2019/Sektionen/Literaturwissenschaft/Grenzraeume-des-Holocausts_-Gedaechtnis-in-der-portugiesischsprachigen-Welt/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Reframing Curt Meyer-Clason’s birth as a translator'. In 'Translation as reframing', 27-28 de Junho de 2019, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores [http://cec.letras.ulisboa.pt/en/events/international-conference-translation-as-reframing/]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. 'A Humanidade em processos migratórios – um desafio para as Humanidades'. In 'V Jornadas de Direitos Humanos', 22 de maio de 2019, Auditório Nobre da Escola de Direito (Universidade do Minho, Braga, Portugal) [http://www.jusgov.uminho.pt/pt-pt/event/v-jornadas-de-direitos-humanos-22-de-maio-de-2019/]

  • Seminário

    Grossegesse, O. 'Hate Speech against Germans in the Portuguese Context'. In NetLang Project Open Seminar II, 25-03-2019, ILCH / UMinho, Braga, Portugal [https://sites.google.com/site/projectnetlang/eventos]

  • Aula aberta (Por convite)

    Grossegesse, Orlando. Lektüren von José Saramagos 'O ano da morte de Ricardo Reis' (1984): 1) Deutsch-Portugiesische Beziehungen um 1936; 2) Die Re-interpretation von Ricardo Reis / Fernando Pessoa. In Erasmus+ Mobilität-Dozentur, 16. Januar 2019 Goethe-Universität Frankfurt / Main, Campus Westend, Alemanha.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando. Entre medialidade e materialidade: o amor, a paixão, o sofrimento. In “toda eu sou actividade—obras, relações, sentimentos”: Conhecer Agustina Bessa-Luís e a sua obra, 22 e 23 de novembro 2018, Biblioteca da UTAD, Vila Real, Portugal https://www.utad.pt/gform/event/coloquio-toda-eu-sou-atividade-obras-relacoes-sentimentos-conhecer-agustina-bessa-luis-e-a-sua-obra/

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Jenseits von Nietzsche. Postmoderne Parodie des ‘neuen Menschen’ in Christian Krachts Roman «Imperium». In Congresso APEG '1918: Die kurze Zeit des Neuen Menschen', 15-16 de novembro de 1918, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal [https://apeg1918.wordpress.com/apeg/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando. Death at Intervals in dialogue with (auto)necrography. In 'Saramago and Beyond. From the Land of Sin to the Fields of Blood', 29 a 31 de outubro de 2018, Strand Campus, King's College, London, UK https://www.kcl.ac.uk/artshums/ahri/centres/camoes/documents/programme-saramago-and-beyond-kingscollegelondon-oct-2018.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando. A questão da personagem no ‘romance concentracionário’. D' A Centelha da vida (1952) ao Ensaio sobre a cegueira (1995). In 'José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel', 8 a 10 de outubro de 2018, Convento S. Francisco, Coimbra, Portugal https://www.uc.pt/fluc/clp/cijs

  • Aula aberta (Por convite)

    Grossegesse, O. '1918 / 2018: die Deutschen - Feind oder Freund der Portugiesen?'. In Erasmus+ Mobildozentur, 7 de junho de 2018, Ludwig-Maximilians-Universität, München, Alemanha

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, João Guimarães Rosa na escrita do ‘jagunço de Munique’: autoficção e transcriação. In 'Guimarães Rosa e Meyer-Clason: literatura, democracia, saber-conviver', 16 a 18 de novembro de 2017, Instituto Ibero-americano (IAI - PK), Berlim, Alemanha [https://www.uni-potsdam.de/fileadmin01/projects/romanistik-ette/Rosa_Programm_port.pdf]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, 'Carlos Drummond de Andrade em Curt Meyer-Clason: a lição de con-viver e a autoficção do tradutor'. In 'Poesia, Memória e Arquivo: Carlos Drummond de Andrade', 30 de outubro a 1 de novembro de 2017, Florianópolis (NELIC, Centro de Comunicação e Expressão, UFSC), Brasil [http://eventodrummond.blogspot.com/]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, 'A crítica da comunicação mediática através do romance: de Eça de Queiroz a Saramago'. In 'Linguagem, identidade e subjetividade: Vertigem das ciências humanas. IX Ciclo e II CIEL (Congresso Internacional de Estudos de Linguagem), 24 e 26 de outubro de 2017, UEPG, Ponta Grossa, Brasil [http://sites.uepg.br/ciel/2017/]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O., 'A estética do mal e a evolução literária de Eça de Queiroz'. In XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP, 5 de outubro de 2017, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, O problema do diletantismo e a ‘tentação’ do romance histórico em Eça de Queiroz. In 'O Romance Histórico em Língua Portuguesa: repensando o século XIX', 25 a 29 de setembro de 2017, São Paulo (USP) e São José do Rio Preto (UNESP) [http://celp.fflch.usp.br/romancehistorico]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Equatorial Baptism and the Transatlantic Translator Reborn – The case of Curt Meyer-Clason'. In 'Itinerâncias: textos, mediações e transculturações', 12-14 July 2017 (Univ. Aveiro, Portugal) [http://cllc.web.ua.pt/pm/?q=pt-pt/cii]

  • Aula aberta

    Grossegesse, O., 'Histórias quase esquecidas - memória & pós-memória de refugiados em Portugal: Ilse Losa / Daniel Blaufuks'. In 'Estudos luso-alemães' [Ciclo de Conferências], 8 de junho de 2016, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLÇS) (CEHUM-UMinho, Braga, Portugal. [http://cehum.ilch.uminho.pt/events/84]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, «Verbum Obscurum» - Vigoleis Thelen and Teixeira de Pascoaes: Translation in Exile and the Darkness. In 'Translation in Exile', 9 - 11 December 2015, Vrije Universiteit Brussel, Belgium [http://www.cliv.be/en/translationinexile/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Travelling Feelings. Reflexões a partir de Nachtzug nach Lissabon / Night Train to Lisbon / Comboio nocturno para Lisboa'. In 'Viagens e outros labirintos. Homenagem a Gonçalo Vilas-Boas', 3 a 5 de dezembro de 2015 (FLUP, Porto, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    O. Grossegesse, 'Verbalizar a violência do campo de concentração. De <A centelha da vida> ao <Ensaio sobre a cegueira>'. In 'Criação, repressão política e censura no âmbito ibérico e iberoamericano', 28 a 30 de outubro de 2015, Fundação José Saramago (CEC-FLUL, Lisboa) [https://www.josesaramago.org/536039-2/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. '«Amamos odiar os alemães» – Antigermanismo 1914 / 2014'. In 'Cultura(s) em Negativo', 1 a 3 de outubro de 2015, Campus de Gualtar (Universidade do Minho, Braga, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'O romance "A Segunda Pátria" de Miguel Sanches Neto: apresentação e conversa com o autor', In 'Cultura(s) em Negativo', 1 a 3 de outubro de 2015, Livraria Almedina, Campus de Gualtar (Universidade do Minho, Braga, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando. 'Parodierte Heilssuche. Geopolitische Geschichtsfiktion in João Paulo Borges Coelhos O Olho de Hertzog (2010)'. In: 11º Congresso da Associação Alemã de Lusitanistas (DLV)(Secção 9), 16 a 19 de setembro de 2015, Universidade Técnica de Aachen / Aquisgrão, Alemanha [http://lusitanistenverband.de/pt/lusitanistentage/aachen-2015/]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, Traduzir a «Vanitas Mundi» – tradição e afirmação da linguagem poética. In 'I Colóquio Poesia e Tradução', 25 e 26 de junho de 2015,POET, Universidade Federal de Ceará, Fortaleza, Brasil

  • Colóquio/Congresso

    Massagli, Sérgio R. & Grossegesse, O., 'Amnesia and Transformations of Messianism – About «O bruxo do Contestado» (1996), by Godofredo de Oliveira Neto', In 'Transcultural Amnesia. Mapping displaced memories', 16 to 18 April 2015 (University of Minho, Campus Gualtar, Braga, Portugal) [http://cehum.ilch.uminho.pt/transculturalamnesia]

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando. 'Equatorial Baptism and the Transatlantic Translator Reborn – The case of Curt Meyer-Clason'. In 'Trans-Oceanic Cultural Commerce', 27-28 March 2015, Machicado Suite, Willoughby Hall, University of Nottingham, UK

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. & Alves, Fernando F. 'A Demanda do Santo Graal? – Qualidade, Gestão de Projetos e Dinâmicas Organizacionais no Contexto de um Centro de Línguas'. In Languages and the Market. Competitiveness and Employability, 27 a 28 de Outubro de 2014 (ESHTE, Estoril, Portugal) [http://paol.iscap.ipp.pt/recles/index.php/programme]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Jornais e high life. O papel dos media nos romances queirosianos'. In: 'Eça de Queirós no contexto da História dos media', 4 a 6 de dezembro de 2013, Università degli Studi Roma Tre / Università della Tuscia di Viterbo, Itália

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Uma estética da pós-memória. «Sob céus estranhos : uma história de exílio» (2007) de Daniel Blaufuks'. In: 'Europa im Spiegel von Migration und Exil' [Sec. 8], 10º Congresso da Associação Alemã de Lusitanistas (DLV), 11 a 14 de setembro de 2013, Hamburgo, Alemanha.

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Os cadernos de Miquel Barceló: um ‘escrepintor’ maiorquino em Mali'. In 'In itinere: mobilidade, viagens, migrações?', seção do VII Congresso APLC 'Pensar o Comparatismo: Percursos, Impasses e Perspetivas' (25 anos APLC), 5 a 7 de dezembro de 2012, Aveiro (Universidade de Aveiro)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Wrong expectations? António Almeida Costa studying Mathematics and Physics in Berlin (1937-39)', In 'German Science in Southern Europe, 1933-45', 11 a 13 de outubro de 2012, FCSH / Universidade Nova de Lisboa, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Frauen in Berlin – Urbane Vertextung bei Irmgard Keun, Emine Sevgi Özdamar und Inka Parei'. In 4º Congresso Internacional da Ass. Port. estudos Germanísticos „Philologie nach der Philologie. Die Germanistik im 21. Jahrhundert“, 28 a 30 de junho de 2012 (FLUC, Coimbra, Portugal)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, Braucht die Großstadt Berlin den großen Roman? Antworten auf eine Frage der Literatur- und Kulturgeschichte. In 'IX. Internationaler Kongress der Germanisten Rumäniens', 4 a 7 de junho de 2012, Universität Bucureşti / Bucareste, Roménia. [http://www.ggr.ro/Congres_9_Portal.htm]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, Im Garten der Lüste und Texte. Bedeutungspotential des Werther-Romans als Problem der Übersetzungspraxis. In 'IX. Internationaler Kongress der Germanisten Rumäniens', 4 a 7 de junho de 2012, Universität Bucureşti / Bukarest, Roménia. [http://www.ggr.ro/Congres_9_Portal.htm]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando. «Navigare necesse» - o Amazonas como metáfora existencial no romance de Richard A. Bermann e no filme de Werner Herzog. In 'Elos Alemanha-Portugal-Brasil', 27 de fevereiro de 2012, Biblioteca Municipal, Fafe, Portugal. http://museudasmigracoes.blogspot.com/2012/02/xiii-jornadas-de-cultura-alema.html

  • Seminário (Por convite)

    O. Grossegesse, “Cidades visíveis e invisíveis” – De Walter Benjamin e Italo Calvino a José Cardoso Pires. Colegiados – IEL, Prof. Fátima Bueno, 02 / 09 / 2011 (UNICAMP, Brasil) [https://www.iel.unicamp.br/destaques/arquivos/PalestraOrlandoAlfred.pdf]

  • Seminário (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, Construções discursivas da «Grande Cidade» entre Modernidade e Pós-Modernidade – paradigmas e tradições europeias, 'Programa de Pós-graduação em Estudos Literários', 16/08/11 a 03/09/11 (Disciplina concentrada de 6 unidades), UNESP, Araraquara, Brasil

  • Aula aberta (Por convite)

    O. Grossegesse, 'Revisitando <A Relíquia>: as crises e o <descarado heroísmo de afirmar>'. In 'Feira do Livro', 2 de junho de 2011, Vila Nova de Cerveira (Biblioteca Municipal, CM Vila Nova de Cerveira, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'A ‘Itália’ em Torga, Abelaira e Saramago. Entre a Arte e a Política'. In 'II Congresso Internacional de Estudos Interculturais', 25 a 27 de maio de 2011 (ISCAP, Porto, Portugal) [https://www.iscap.pt/cei/paginas_secundarias/eventos20102011/iiinterculturalconference.html]

  • Aula aberta (Por convite)

    Mendes, José Manuel / Grossegesse, O., 'Diálogos em torno de José Saramago'. In 'Festival de Outono', 30 de setembro de 2010, Velha-a-Branca (Conselho Cultural da Universidade do Minho, Braga).

  • Aula aberta (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, À procura da Lisboa africana. Abordagens de uma identidade problemática. In '2010 Spring Series – Portugal, the Atlantic and Africa', 13 de abril 2010, Department of Portuguese and Brazilian Studies, Brown University, Providence, EUA.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, Orlando, Will saudade survive? A comparative view of feelings in Night Express to Lisbon. In '12th Annual Conference on Hispanic and Luso-Brazilian Literatures, Cultures, and Linguistics', 10 de abril de 2010, Department of Spanish and Portuguese, University of California Santa Barbara, EUA

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. 'Super-civilização e Barbárie. A escrita queirosiana perante a «era da grande indústria»'. In 'Os Estudos Queirosianos - Desafios actuais', 3 a 5 de dezembro de 2009, Tormes (Fundação Eça de Queiroz), Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Fingimento e miniaturização. Sobre «Historia abreviada de la literatura portátil» de Enrique Vila-Matas'. In 'VI Congresso APLC / X Colóqio de Outono', 6 a 8 de novembro de 2008, Campus de Gualtar (CEHUM / Universidade do Minho, Braga)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, Teoria, crítica e criação em «Lisboa – livro de bordo» (1997) de José Cardoso Pires. In 'XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interações, Convergências', 13 a 17 de julho de 2008, USP, São Paulo, Brasil.

  • Colóquio/Congresso

    O. Grossegesse. 'Relectura de Doña Perfecta para una definición del Realismo ibérico'. In III Congreso sobre la Enseñanza del Español en Portugal, 26-27 de junho de 2008, Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, Cruz Quebrada / Lisboa.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O., 'A tragédia da impossibilidade do evento – «Os Maias» e a pedagogia dos media'. In II Encontro 'Leituras em Português', 25 de setembro de 2006, Campus de Gualtar (Centro de Investigação em Educação - UMinho, Braga)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, Sobre a peça feminina na engrenagem da «máquina teatral» bernhardiana. In 'Einfach kompliziert / Simplesmente complicado. IIIº encontro Texto & Teatro: Thomas Bernhard', 24 de março de 2006, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Konstruktionen verlorener Kindheit in Südamerika: zum Diskurs der Verwandlungskünstler Paul Zech und Curt Meyer-Clason'. In '6. Deutscher Lusitanistentag / 6. Congresso da Associação dos Lusitanistas Alemães', 15.-18.09.2005 (Universidade de Leipzig, Alemanha) [http://lusitanistenverband.de/lusitanistentage/tagungsakten/6-deutscher-lusitanistentag/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Portugal, Holanda, Brasil, Áustria – o embrião petrificado ou a perda/procura do lugar em «Vertreibung aus der Hölle» de Robert Menasse'. In 'Heimat in der Fremde – terra em pátria alheia' (Diálogo Luso-Alemão), 9 a 13 de março de 2005 (Universität Trier, Alemanha)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando. 'About money, trains and Holocaust. From the memories of a Portuguese bank note to the memories of a Spanish railway station'. In 'Memory, Haunting, Discourse', 17-19 June 2004, Karlstad University, Sweden.

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Narrar sob a sombra do Holocausto. Relendo «Memórias duma Nota de Banco» de Paço D'Arcos', In 'Literatura e História', 13 a 15 de novembro de 2003, FLUP, Porto, Portugal

  • Aula aberta

    Grossegesse, O., 'Glatteis [Regie Michael Gutmann] - Vom Buch zum Film'. In 'Jornadas de Letras: Crime na Universidade', 3 de novembro de 2003, Campus de Gualtar (Universidade do Minho, Braga, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, Paisagem, frutos e corpos. Sobre o voyeurismo de Werther. In 'ACT 9: Corpo e Paisagem Românticos / Romantic Body and Landscape', 11 a 12 de março de 2003, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal [http://cec.letras.ulisboa.pt/eventos/arquivo/2003-2006/act-9-corpo-e-paisagem-romanticosromantic-body-and-landscape/]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. 'Zwischen Wonaym und Kit Kat Club - Berlin im «peripheren Blick». Zu Texten von Emine Sevgi Özdamar, Marko Martin und José Riço Direitinho'. In 'Germanística: Olhares de Dentro e de Fora' 2. Internationaler Kongress der Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG), 30. Jan.-1. Feb. 2003 (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O., 'Uma aprendizagem do ‘ser português’ em «Portugiesische Tagebücher» de Curt Meyer-Clason'. In 'Visão de Portugal por Estrangeiros', 4 de março de 2002, Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira (Fac. Letras da Universidade Católica Portuguesa, Viseu)

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Grossegesse, O. part. na mesa redonda 'El autor y sus traductores. Enrique Vila-Matas dialogará con sus traductores al francés, italiano y alemán'. In 'IX Jornadas en torno a la traducción literaria', 19 a 21 de outubro de 2001 (ACE-Traductores / Casa del Traductor, Tarazona, Espanha) [trans. com lacunas e errores:] Vasos comunicantes 21 (Invierno de 2001), 96-103. [https://vasoscomunicantes.ace-traductores.org/wp-content/uploads/2019/09/Vasos-21.pdf]

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, Orlando, A escrita como lugar da cidade. Lisboa em «Livro de Bordo» de José Cardoso Pires, IV Congresso Internacional da APLC: Estudos Literários/Estudos Culturais, 9-12 de maio de 2001, Universidade de Évora, Portugal

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Grossegesse, O., 'Borges em Saramago'. In 'Jorge Luis Borges' (Ciclo transdepartamental CEHUM; org. Ana Gabriela Macedo), 22 de março de 2000, Campus de Gualtar (Universidade do Minho, Braga).

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Morrer e escrever no Fim do Século. Acerca dos contos de Arthur Schnitzler'. In 'Fim de Século / Fim de Milénio. Homenagem a Ian Fletcher', 21 a 23 de outubro de 1999 (CEHUM - UMinho, Braga)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Die Schrift über den eigenen Tod. Thomas Bernhard und die romantische Texttradition'. In 'thomas bernhard, eine einschärfung. Thomas Bernhard und die Weltliteratur. Intertextualität, internationale Rezeption und kulturelle Perspektiven', 16.-20. September 1998, Literaturhaus Berlin, Alemanha

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Los <dramas> de la (hiper)identidad. Sobre el teatro histórico portugués entre revolución y restauración'. In 'Teatro gistórico (1975-1998). Textos y Representaciones'. VIII Seminario Internacional de Literatura y Semiótica, 25 a 28 de junho de 1998, Cuenca (Instituto de Semiótica Literaria, Teatro y Nuevas Tecnologías de la Facultad de Filología de la UNED, Madrid, Espanha)

  • Colóquio/Congresso

    O. Grossegesse, 'Alfonso Rodríguez Castelao, «Un ollo de vidro»: uma renovação galega da autonecrografia'. In: 'V Congreso Internacional de Estudios Galegos', 8 a 11 de outubro de 1997 (Univ. Trier, Alemanha)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Der Mythos der spanischen Invasion'. In 'Moderne Mythen in den Literaturen Brasiliens, Portugals und des portugiesischsprachigen Afrikas', 6.-9. 10. 1997, Ibero-Amerikanisches Institut (IAI, Berlin, Alemanha)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O. Para uma teoria da autonecrografia. In 'Literatura Comparada: Os Novos Paradigmas'. 2º Congresso da APLC, 3-6 Maio de 1995 (FLUP, Porto, Portugal)

  • Colóquio/Congresso

    Grossegesse, O., 'Visualisierungen von Textstrukturen. Ein Gewinn für die «Lyrikarbeit» im DaF-Unterricht', In Germanistentag / Congreso de Germanistas y Profesores de Alemán, 16 / 12 / 1994 (UNED, Madrid, España)

  • Aula aberta (Por convite)

    Grossegesse, O., 'Von Camões zu Saramago: Epos, Anti-Epos, Nicht-Epos', Lição pública, 13 de janeiro de 1993, Johann Wolfgang Goethe-Universität, Frankfurt / Main, Alemanha

  • Aula aberta (Por convite)

    O. Grossegesse, 'Kritik der brasilianischen Salonwelt. Machado de Assis, Quincas Borba'. Encontro Literário do Centro Cultural Latinoamericano, 23/04/1987, La Botica / Hispano-América, Munique. Alemanha.

Redes

  • 2020 - Grupo Eça

    Coord.: Helder Garmes, USP, Brasil
    
    Diretório de Grupos da Capes: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1959316289108165

    http://ge.fflch.usp.br/

  • 2017 - Cenáculo: fluxos e afluxos da Geração de 70

    Colaborador externo (internacional) do Grupo de Pesquisa (DGP / CNPq) 'Cenáculo: fluxos e afluxos da Geração de 70' do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador: Prof. Silvio César dos Santos Alves
  • 2017 - Agenda Temática de Investigação e Inovação - Inclusão Social e Cidadania, FCT

    Membro do grupo de peritos

    https://www.fct.pt/agendastematicas/incsoccid.phtml.pt

  • 2008 - Estudos de Tradução / Pós-graduação: Portugal / Brasil

    Rede de colaboração ao nível da pós-graduação (mestrado,  doutoramento) com PGET (UFSC, Florianópolis) e com POET (UFC, Fortaleza).

    http://ppget.posgrad.ufsc.br/

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Miguel Sanches Neto

    Identidades em Trânsito. Eça de Queirós e Graciliano Ramos – o sentido de mão dupla na circulação estética

    CAPES (estágio sénior)

PhD

  • 2019 - (...) | Orientador

    Jorge Gonzalo Fabara Espín

    La corrupción como transdiscurso de poder en democracia: perspectivas desde la literatura latinoamericana del siglo XXI

    Modernidades Comparadas

  • 2019 - (...) | Orientador

    Adriana Isabel Gomes Costa

    Transformação através da Tradução: a tradu-ficção e as suas recriações no caso de Nachtzug nach Lissabon de Pascal Mercier

    Modernidades Comparadas

  • 2017 - (...) | Co-orientador

    Andréia Márcia de Castro Galvão

    A gênese discursiva e midiática de um ‘Eça de Queiroz brasileiro’ : luso-brasilidade e modernismo (1878-1922)

    Modernidades Comparadas

  • 2016 - (...) | Orientador

    Luís Pimenta Lopes

    A Recepção do Holocausto em Portugal: mediação e debate intelectual do pós-guerra até 1974

    Modernidades Comparadas

  • 2009 - 2012 | Co-orientador

    Marilda Beijo

    O viés ensaístico na ficção de José Saramago

    Estudos Literários (Conceito CAPES 6). UNESP-FCLAS (Assis), Brasil, com período sanduíche na Universidade do Minho

  • 2008 - 2010 | Co-orientador

    Sérgio Roberto Massagli

    A desmaterialização do espaço: um estudo ds inteface entre a produção ficcional e as teorias pós-modernas

    Estudos Literários (Conceito CAPES 6). UNESP (Araraquara), Brasil, com período sanduíche na Universidade do Minho

  • 2004 - 2009 | Orientador

    Delfina de Araújo Madureira

    Sehnsucht e Saudade. Para uma história comparada do «pathos»

    Literatura Comparada

Master

  • 2020 - 2021 | Orientador

    Sofia Miguel da Rocha Campos

    A Schauerballade “Lenore” e A Noite do Castelo – um caso de transferência literária luso-alemã no início do século XIX

    Deutsch-Portugiesische Studien/Estudos Luso-Alemães (MA DPS)

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Maria Augusta da Rocha Soares

    O trágico na obra saramaguiana: Memorial do Convento à luz de O Evangelho segundo Jesus Cristo

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas

  • 2014 - 2015 | Co-orientador

    Ánxela Lema París

    O poder da linguagem e a heteronormatividade inconsciente. Uma leitura comparada entre Lupe Gómez e Adília Lopes

    Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas UMinho / UCorunha

  • 2010 - 2012 | Orientador

    Ricardo Xavier Fonseca

    O Novo Fado – Uma Leitura Transcultural

    Mestrado em Literatura e Cultura Comparadas

  • 2006 - 2009 | Orientador

    Ana Sofia Maria Marques de Almeida Unkart

    Entre marginalização e migração. Construções cinematográficas de espaços urbanos «periféricos»

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

  • 2003 - 2007 | Orientador

    Maria Miguel Machado Cruz Rodrigues Teixeira

    A construção discursiva de Lisboa nos anos 40. Uma comparação de textos alemães e portugueses

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

  • 2002 - 2004 | Orientador

    Paulo Miguel Carvalho Oliveira

    Die Tagebücher des Pedro de Queiroz Gaivão. Vom Text zum Kontext.” / “Os diários de Pedro de Queiroz Gaivão – do texto ao contexto

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

  • 2002 - 2004 | Orientador

    António Augusto Pacheco Santos

    Povos sem humor? – O discurso sobre o humor dos Alemães e dos Portugueses

    Mestrado em Estudos Luso-Alemães

Editorial boards

Scientific commitee