Investigadores

Maria Aldina Marques

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Prof. Associado com agregação

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: mamarques@elach.uminho.pt

Telefone: 253604192

CIÊNCIA ID: 7814-B0FD-1C66

ORCID: https://0000-0003-3263-1977

SCOPUS: 57200108664

Morada institucional:

Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos
Campus de Gualtar
Universidade do Minho
4710-057 Braga

Nota biográfica:

Maria Aldina de Bessa Ferreira Rodrigues Marques
Domínio Científico: Humanidades /Ciências da Linguagem
Endereço profissional: 
Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas, Campus Universitário de Gualtar. 4710-057 BRAGA
e-mail: mamarques@elach.uminho.pt
Graus Académicos:
- Provas de Agregação em Análise do Discurso, realizadas na Universidade do Minho, com a classificação de Aprovada por unanimidade(4 e 5 de julho de 2019).
– Doutoramento em Ciências da Linguagem, ramo de Linguística Portuguesa, pela Universidade do Minho, com a tese intitulada Aspectos do Funcionamento do Discurso Político Parlamentar – a organização enunciativa no Debate da Interpelação ao Governo, classificação final de Aprovada, por unanimidade. Orientador: Professor Doutor Joaquim Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (27 de julho de 2000).
– Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade do Minho, com a tese intitulada Os conectivos internos – contributo para a análise do seu funcionamento no texto escrito, classificação de Muito Bom, por unanimidade. Orientador: Professor Doutor Amadeu Torres, da Universidade do Minho/Universidade Católica (polo de Braga) (23 de maio de 1990). 
- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Português-Francês), com classificação final de Bom com Distinção (16 valores), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (23 de julho de 1980).

Interesses de investigação:

- Análise Linguística dos Discursos - Pragmática Linguística - Argumentação nos discursos - Oralidade.

Formação:

Doutoramento em Ciências da Linguagem

Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Ensino da Língua Portuguesa

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Português-Francês)

Experiência profissional:

13 de fevereiro de 2019 – Atual: Professora Associada, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

27 de julho de 2005 – 12 de fevereiro 2019: Professora Auxiliar de nomeação por tempo indeterminado, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

27 de julho de 2000 – a 26 de julho 2005: Professora Auxiliar, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

1 de outubro de 1998 a 26 de julho de 2000: assistente convidada a 100%, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

1 de outubro de 1990 a 30 de setembro de 1998: assistente, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho.

- Profissionalização em Exercício, concluída com média final de 17 valores, na Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra (1981-1983).

Cargos:

Diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos

Diretora do Doutoramento em Ciências da Linuagem

Membro da Comissão de curso do Mestrado em Ciências da Linguagem

Membro do grupo de investigação Pragmática. Discursos. Cognição (PraDiC) do CEHUM

Membro do Conselho de Departamento do DEPL

Projetos

  • 2022 - 2024 (Membro)

    Discourse approaches to an emerging age of populist politics

    Project: (an edited book) with the editorial Springer about “Discourse approaches to an emerging age of populist politics. 
    Coordenadoras: Isabel Iñigo-Mora e  Cristina Lastres Lopez. 
    Universidade de Sevilha.
  • 2021 - ... (Membro)

    RECEB - Programa educação acelerada

    RECEB - Program Basic Education Curriculum Reform in Guinea-Bissau (RECEB): Complimentary Programs Membro da equipa, coordenada na Universidade do Minho pela Professora Doutora Laurinda Leite (IE)
    - Equipa de elaboração dos Programas complementares de Língua Portuguesa (Programa Educação Acelerada), Maria Aldina Marques (coordenadora).
    Financiamento: Banco Mundial e Fundação Calouste Gulbenkian. Início: 2021
  • 2018 - ... (Membro)

    MEDULISM. Media, Education and Populism: From re-coding media populist discourse to training the politician of tomorrow.

    Projeto internacional MEDULISM. Media, Education and Populism: From re-coding media populist discourse to training the politician of tomorrow.
    Coordenação: grupo de investigadoras hispanistas da Universidade de  
    Palermo - Floriana Di Gesù, Assunta Polizzi, Carla Prestigiacomo e  Chiara Sinatra. 
    Colaboradores: Universidades de Itália, Espanha, Reino, Unido, França, Alemanha, Polónia e Ucrânia.
    Portugal: Universidade do Porto /CLUP. Investigadoras Isabel Margarida Duarte, CLUP (coordenadora); Maria Alexandra Pinto
    Universidade do Minho: Maria Aldina Marques, CEHUM/CLUP, (coordenadora); Sérgio G. Sousa, CEHUM.
    - Sem financiamento
  • 2017 - ... (Membro)

    RECEB – Reforma curricular do ensino básico na Guiné-Bissau

    Projeto de apoio à melhoria da qualidade e eficácia do ensino básico. Inclui a reforma curricular dos programas de Língua Portuguesa (5º e 6º anos), no âmbito do projeto RECEB – Reforma curricular do ensino básico na Guiné-Bissau, integrado no projeto “Quality Education for All”, financiado por FCG e UNICEF.
    É uma parceria entre o Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau e o apoio técnico da Universidade do Minho.
  • 2015 - ... (Coordenador)

    O Discurso do Presidente. Cem anos de discursos presidenciais em Portugal

    O Discurso do Presidente. Cem anos de discursos presidenciais em Portugal
    É um projeto que assenta no pressuposto de que os discursos não são transparentes, e que os discursos presidenciais são o lugar de legitimação e credibilização dos poderes dos presidentes. O estudo do modo como são construídos os discursos presidenciais, para além da importância para o conhecimento da língua portuguesa nos seus diferentes usos, é um contributo central para o conhecimento da História da República e da sociedade portuguesa no último século.
    Universidades participantes no projeto: Universidade do Minho, Universidade do Porto (e colaboração individual de investigadores da UAberta e CLUNL)
    Investigadores: Maria Aldina Marques (UM); Rui Ramos (UM), Isabel Margarida Duarte (UP), Alexandra Pinto (UP); Isabel Seara (UAberta); Rosalice Pinto (CLUL)
    Doutorandas: Miacela Aguiar (tese concluída); Katia Lopes (tese em curso)
  • 2013 - 2015 (Membro)

    Estudos sobre os discursos dos media na Universidade de São Paulo e na Universidade do Porto: implicações teóricas e práticas.

    Projeto internacional Estudos sobre os discursos dos media na Universidade de São Paulo e na Universidade do Porto: implicações teóricas e práticas.
    Programa USP/UP. Programa de cooperação Universidade de São Paulo / Universidade do Porto, edital de 2013 
    Parceiro(s): Universidade do Porto; Universidade de São Paulo. 
    Referência do projeto: 
    Código: 66049   Referência: 63IT41G0   
     Projeto financiado pela CAPES.

Publicações

Livros

  • Marques, M. A. & Sousa, S. (orgs). (2019). Linguagens de Poder. Braga: CEHUM/Húmus.
  • Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (eds.) (2019). Estudos atuais de linguística galego-portuguesa. Corunha: Laiovento.
  • Momesso, M. R., Campato Jr, J., Marques, M. A. & Corsi, F. (2018). Leitura e Escrita. Experiências e perspectivas a luz de uma abordagem discursiva. Porto Alegre: CirKula
  • Sánchez Rei, X. M. & Marques, M. A. (Orgs) (2016). As Ciências da Linguagem no espaço galego-português – diversidade e convergência. Braga: Universidade do Minho/CEHUM/Húmus.
  • Marques, M. A & Sánchez Rei, X. M. (Orgs) (2015). Novas perspetivas linguísticas no espaço galego-português (monografia). Corunha: Universidade da Corunha.
  • Marques, M. A., Koller, E., Teixeira, J. & Lemos, A. (Orgs) (2005). Ciências da Linguagem: 30 anos de investigação e ensino. Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Head, B., Marques, M. A. & Lemos, A. (Orgs) (2001). José de Azevedo Ferreira. Estudos de história da língua portuguesa: Obra dispersa, Livro de Homenagem. Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Marques, M. A. (2000). Funcionamento do Discurso Político Parlamentar – a organização enunciativa no Debate da Interpelação ao Governo. Braga: Universidade do Minho/CEHUM.

Livros de atas

  • Marques, M. A., Sousa, S. G., Teixeira, J., Varela, M. C., Ramos, R., Seara, I. & Aguiar, M. (orgs). (2022). Populismo(s) e suas linguagens. XXII Colóquio de Outono (selected papers) Universidade do Minho: CEHUM-Humus.

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/81320

  • Marques, M. A., Ramos, R., Teixeira, J., Pereira, M. E., & Ermida, I. (Orgs) (2006). Processos Discursivos de Modalização. Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Marques, M. A., Pereira, M. E., Ramos, R. & Ermida, I. (Orgs) (2004). Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho/CEHUM.

Artigos

  • Marques, M. A. (2023). Marcas de subjetividade enunciativa e ensino de PLE. Orientes do Português, vol.5, 63-76.

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/88106

  • Marques, M. A. & Aguiar, M. (2023). Multifunctionality of discourse marker portanto in Braga’s speech. Studia UBB Philologia, LXVIII, 4, 99 - 119. 
    https://doi.org/10.24193/subbphilo.2023.4.05

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/88064.

  • Marques, M. A. (2022). Discursos de celebração e estratégias de apagamento enunciativo. Uso e Sistema. Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 17, in Honorem Maria de Fátima Oliveira, pp. 13-30.

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/80912

  • Marques, M. A. (2021). Contextos de uso do marcador discursivo pronto e ethos discursivo. Revista de Filoloxía Galega. Monografia 13, Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas, 205-219.
    ISBN: 978-84-9749-819-7

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/81319

  • Marques, M. A. & Ramos, R. (2020) Discursos Migrantes: estratégias de construção de Nós e Os Outros em discursos jornalísticos de opinião / Migrant speeches: Strategies for representing Us and Them in opinion journalistic discourse. Comunicação e Sociedade, vol. 38, 17-39.

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

  • Marques, M. A. (2020) Os géneros das provas académicas. Entre discurso académico e discurso científico. Matraga, v. 27, nº50, 469-486.

    Indexado em: Web of Science SCIELO

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69137

  • Gentileza e agressão no espetáculo político contemporâneo. Entrevista com Maria Aldina Marques. Revista Heterotópica. Diálogos Transversais: Discurso, política e verdade, vol. 2, nº 1,  61-69 (2020).

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69140

  • Duarte, I. M. & Marques, M. A. (2019). Expréssions métadiscursives comprenant le verbe portugais dizer. Studii de Lingvistica, 113-130.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63548

  • Marques, M. A.(2019). Discursos políticos presidenciais de Ano Novo. Gerir a incerteza. Gragoatá Niterói, vol.24 nº50, 717-736.

    Indexado em: SCIELO

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63406

  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2019). Formas de tratamento e preservação da face em interações verbais online. Revista da APL, 5, 236-249
    Doi 10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a17

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63321

  • Marques, A., Duarte, I. M., Pinto, A. & C. (2019). A construção da identidade da mulher em revistas do Estado Novo. Ex-aequo nº 39, 71-88.

    Indexado em: SCOPUS Web of Science SCIELO

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63322 √√

  • Marques, M. A., Duarte, I. & Seara, I. (2019). Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, vol.8, 122-138.
    DOI 10.21747/21833958/red8a5

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63324

  • Marques, M. A. (2018). Enunciação e referenciação. Os discursos de celebração de Abril. REDIS: Revista de Estudos do Discurso 7, 122 – 143. Doi 10.21747/21833958/red7a5

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63337

  • Marques, M. A. (2018). Les expressions déictiques aí et praí. Registre colloquial, approximation et responsabilisation énonciative. STUDIA UBB PHILOLOGIA, LXIII, 2, 2018, p. 253 – 266. DOI:10.24193/subbphilo.2018.2.16.

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63336

  • Marques, M. A. (2017). Debate eleitoral português: presidencialização e estratégias de atenuação linguística em situação de confronto político. Linha d’Água, v. 30, nº1, 9-33. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i1p%25p

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53321

  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2017). Lá, atenuador em interações informais do português europeu. Studia Universitatis Babes-Bolyai, 4, (series Philologia) 17-34.

    Indexado em: Web of Science

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53258

  • Duarte, I. M., Marques, M. A. & Pinto, A. (2017). O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 6, 97-116.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53295

  • Marques, M. A. (2016). Discours présidentiels au Portugal. Un regard pluridisciplinaire. Mots. Les langages du politique, 112 (Discours présidentiels et de présidentielles), 125- 132. http://mots.revues.org/22534.
  • Ramos, R. & Marques, M. A. (2016). Traços de didaticidade em artigos de divulgação científica mediática. O caso de uma edição especial “verde” da revista Visão. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 5, 144-168.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/43866

  • Marques, M. A. (2015). Argumentar em tempos de crise no Parlamento português. Revista Portuguesa de Humanidades | Estudos Linguísticos, 19-1, 99-120.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53315

  • Marques, M. A. (2015). Para uma análise linguística dos discursos. A heterogeneidade enunciativa como princípio ordenador da investigação. Revista de Filoloxía Galega, 16, 107-121.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53259

  • Marques, M. A. & Ramos, R. (2015). Marcas deíticas da presença do locutor no discurso cientí¬fico. Dissertações de mestrado apresentados na Universidade do Minho. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 4, 144-168.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/52983

  • Marques, M. A. (2014). Palavra de Presidente: construção da autoridade nos discursos de Abril. forma breve, 11, 297-311.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/64858

  • Marques, M. A. (2014). Linguagem coloquial e modalização. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 3, 94-106.
    http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id05id1446id2682&sum=sim
  • Duarte, I. M. & Marques, M. A. (2014). As formas pronominais EU/TU – valor genérico e distanciação. Revista Galega de Filoloxía, 15, 69-85.
  • Marques, M. A. (2013). Politique, humour et campagne électorale. Les enjeux d’une politique-spectacle. Mots. Les langages du Politique, 101, 61-75. http://mots.revues.org/21146
  • Marques, M. A. (2013). Construir a responsabilidade enunciativa no discurso jornalístico. REDIS: Revista de Estudos do Discurso, 2, 139-165. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12760.pdf
  • Marques, M. A. (2012). Géneros do oral - Pregões e Chamamentos. REDIS: Revista de Estudos do Discurso,1, 99-117.
    http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12718.pdf
  • Marques, M. A. (2011). La reprise dissensuelle dans le discours politique parlementaire – du dialogal au dialogique. Cahiers de Praxématique, 57, 133-146. http://praxematique.revues.org/1763
  • Marques, M. A. (2010). Circulation et fonction de la médisance en campagne électorale. Çédille, revista de estudios franceses. Monografias 1, 65-79. 
    http://cedille.webs.ull.es

    Indexado em: SCOPUS

  • Marques, M. A. (2010). Formas de tratamento e construção da relação interpessoal em Contos da Montanha de Miguel Torga. Revista Galega de Filoloxía, 11, 61-78.
  • Marques, M. A. (2007). Discordar no Parlamento: estratégias de argumentação. Revista Galega de Filoloxía, 8, 99-124.
  • Marques, M. A. (2007). Comentário jornalístico político: interpretação de outros discursos e argumentação. Diacrítica, 21.1 (série Ciências da Linguagem), 127-142.
  • Braga, D. & Marques, M. A. (2007). Desambiguador de Homógrafos Heterófonos para Sistemas de Conversão Texto-Fala em Português. Diacrítica, 21.1 (série Ciências da Linguagem), 25-49.
  • Marques, M. A. (2005). Debate, argumentação e organização enunciativa. Comunicação e Sociedade 8 (Comunicação Estratégica), 47-62.
  • Marques, M. A. (2003). Renovação dos discursos – Novas formas de interacção e legitimação dos Interlocutores. Diacrítica, 17.1 (série Ciências da Linguagem), 189-219.
  • Marques, M. A. (2002). Percursos da Análise do Discurso. Diacrítica, 16, 279-287.

Capítulos em livros

  • Marques, M. A. (2024) The Simple and Contagious Language of Populism: Portuguese Parliamentary Debates. In Iñigo, I. & C. (eds), Discourse Approaches to an Emerging Age of Populist Politics (pp.103-120). Springer

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/91765

  • Marques, M. A. (2024). Objetivar o discurso? Modos e estratégias de apagamento enunciativo. In Pereira, R., Pinto, A. & Aguilera, M. C. (eds), Estudos do campo discursivo na Contemporaneidade/Estudios contemporáneos en el ámbito del discurso (pp.331-366). Editora Pedro & João. (e-book).

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/91245

  • Marques, M. A. (2023) ¿Sabe, señor ministro? Usos argumentativos del verbo saber en el parlamento portugués. In Fuentes Rodríguez, C. & Brenes Peña, E. (Ed.). Macrosintaxis y pragmática del discurso persuasivo (pp. 51-69). Navarra: EUNSA

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/88230

  • Duarte, I. M. & Marques, M. A. (2023).Referring to discourse participants in European Portuguese: The form of address o senhor. In Posio, P. Herbeck, P. (eds), Referring to discourse participants in Ibero-Romance languages. (Open Romance Linguistics). Berlin: Language Science Press. 
    DOI: 10.5281/zenodo.8123675

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/86705

  • Duarte, I. M. & Marques, M. A. (2023). Vós and other pronominal forms of address (tu, você, vocês): Speakers perceptions of Brazilian and European Portuguese. In Baumgarten, N. & Vismans, R. (eds), It’s different with you: contrastive perspectives on address research (pp. 272–293) John Benjamins.

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/86556

  • Marques, M. A. (2023). Pragmatic functions and contexts of use of TIPO in European Portuguese. In Mihatsch, Wiltrud, Hennecke, Inga, Kisiel, Anna, Kolyaseva, Alena, Davidse, Kristin and Brems, Lieselotte (eds), Type Noun Constructions in Slavic, Germanic and Romance Languages: Semantics and Pragmatics on the Move (pp.393-414), Berlin, Boston: De Gruyter Mouton

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/84761

  • Marques, M. A. (2023). Discurso Académico e Discurso Científico: Aproximações, diferenças e ensino. In Paulo Nunes da Silva, Alexandra Guedes Pinto e Carla Marques (orgs), Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática (pp. 227 – 237). FLUC: Grácio Editor.
  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2022). Imágenes femeninas en los debates parlamentarios en tiempo de pandemia. In Fuentes Rodríguez, C. & Brenes, E. (Orgs.), Comunicación estratégica para el ejercicio del liderazgo femenino (pp. 122-134). London: Routledge.
    DOI: 10.4324/9781003305224-12

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/81318

  • Marques, M. A. (2021). Particularidades da dêixis temporal em interações verbais orais do Português. In Ciama, A. & Teletin, A. (orgs.), Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 Anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas (pp.344-354). București: Editura Universității din București.
  • Marques, M. A. (2021). Humour and Politics. Linguistic Features of Humour Construction. In Vanderheiden, E. & Mayer, C. H. (eds), The Palgrave Handbook of Humour Research (pp.205-225). Palgrave Macmillan. (2ª ed. 2024, pp. 319-339).

    Indexado em: SCOPUS

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/74370

  • Marques, M. A. (2021). A verdade dos outros. Questões de responsabilidade enunciativa. In Luzmara Curcino, Vanice Sargentini, Carlos Piovezani (eds), Discurso e (pós)verdade (pp. 135-153). Editora: Parábola Editorial.
  • Marques, M. A. & Sanchez Rei, X. M. (2020). De ora e ora bem a ahora e ahora bien: especificidades dos marcadores discursivos e ensino da língua. In Messias Nogueira, A., Fuentes Rodríguez, C. & Martí Sánchez, M. (coords), Aportaciones desde el español y el portugués a los marcadores discursivos (treinta años después de Martín Zorraquino y Portolés). Sevilla. Editorial Universidad de Sevilla.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69139

  • Sousa, T. & Marques, M. A. (2020). Marcadores do discurso e plano de texto. A estruturação discursiva em artigos científicos publicados na Revista Principia. In Duarte, I. M. & Ponce de Léon, R. (eds), Marcadores Discursivos (pp.365-379) : Peter Lang.
  • Marques, M. A. (2020). Vozes da ciência. Discurso científico e enunciação. In Nascimento, J. & Ferreira, A. (orgs.), Discursos Constituintes (pp.11-33). S. Paulo: Blucher

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/68996

  • Marques, M. A. (2020). Escritos de Guerra. Narrar a guerra na 1ª pessoa. In Di Gesù, F. (ed.), La Grande Guerra nella stampa mondiale (pp.15-32). Palermo: UniPapress.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69138

  • Marques, M. A. (2019). O modalizador se calhar. Efeitos de sentido. In Seara, I., Sebastião, I. & Marques, I. (orgs), Discurso(s) de cumplicidade. Homenagem a Fernanda Menéndez (pp. 171-190). CLUNL: Húmus.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63330

  • Marques, M. A. (2019). Référentiation et conflit. À propos de la signification du terme “geringonça”. In Seara, I. & Marques, I. (orgs), L’implicite dans les langues romanes: Langues, Textes et Discours. (pp. 55-65). Universidade Aberta. E.book
    https://repositorioaberto.uab.pt

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63328

  • Marques, M. A. (2019). Especificidades do discurso político parlamentar em A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco. In Braga, J., Oliveira, J. & Sousa, S. (orgs), Encontros Camilianos 3 (pp. 125-146). Famalicão: Casa de Camilo-Centro de Estudos.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63331

  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2019). Lá em sequências narrativas orais. In Sánchez Rei, X. M. & Marques, M. A. (eds). Estudos atuais de linguística galego-portuguesa (pp. 211-238). Corunha: Laiovento.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63326

  • Marques, M. A. (2018). Práticas discursivas em contexto universitário: da leitura a escrita. In Momesso, M. R., Campato Jr, J., Marques, M. A. & Corsi, F. (Orgs). Leitura e Escrita. Experiencias e perspectivas a luz de uma abordagem discursiva (pp.103-122). Porto Alegre: CirKula.

    RepositóriUM: hdl.handle.net/1822/58011

  • Duarte, I. M., Marques, M. A. & Ramos, R. (2018). Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo, Portugal colonial. In Di Gesù, F., Pinto, A. & Polizzi, A. (eds),  Media, power and identity: discursive strategies in ideologically-oriented discourses (pp. 17-34). Palermo: UniPa Press (Palermo University Press).

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/55620

  • Marques, M. A. 2017. Approximation, force argumentative et deixis personnelle dans les discours politiques de commémoration. In Carreira, M. H. & Teletin, A. (Ed.), Travaux et documents 62 (La déixis et son expression dans les langues romanes) (pp.67-80). Paris: Université Paris 8

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/75136

  • Duarte, I. M., Marques, M. A. & Pinto, M. A. (2016). La seconda guerra mondiale e la costruzione dell’identità portoghese nelle riviste dell’Estado Novo. In Prestigiacomo, C. (Org), Identità, totalitarismi e stampa. Ricodifica linguistico-culturale dei media di regime (pp.83-100). Palermo: UniPa Press (Palermo University Press).

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53327

  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2016). Dêixis e valores enunciativo-pragmáticos dos predicados verbais no discurso académico. In Sánchez Rei, X. M. & Marques, M. A. (Orgs), As Ciências da Linguagem no espaço galego-português – diversidade e convergência (pp.179-208). Braga: Universidade do Minho /CEHUM/Húmus.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53697

  • Marques, M. A. (2016). Todos os rios vão dar a março. O movimento dos indignados e a construção de um ethos coletivo. In Aquino, Z. & Gonçalves-Segundo, P. R. (Eds), Estudos do discurso: caminhos e tendências (pp.7-24). S. Paulo: Ed. Paulistana.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/53326

  • Ramos, R., Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2015). Hiperestrutura em textos mediáticos de divulgação científica para crianças. In Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (Orgs), Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia) (pp.133-149). Corunha: Universidade da Corunha.
  • Marques, M. A. (2015). O Discurso Direto em interações orais coloquiais. In Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (Orgs), Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia) (pp.89-109). Corunha: Universidade da Corunha.
  • Marques, M. A. (2015). «Tipo». Référentiation et modalisation dans des interactions verbales orales. In Carreira, M. H. (Ed.), Travaux et documents 60 (Faits de langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes) (pp.249-260). Paris: Université Paris 8.
  • Pinto, R. & Marques, M. A. (2014). L´Affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss Kahn: argumentation et émotion dans les journaux portugais et brésiliens. In  Rabatel, A., Monte, M. & Rodrigues, M. G. (Eds), Comment les médias parlent des émotions. L’affaire Nafissatou Diallo contre Dominique Strauss-Khan (pp.271-290). Limoges: Lambert-Lucas.
  • Marques, M. A. (2014). Como é que uma voz tão crítica dos políticos resolve ir parar à política? Ler os políticos na mediatização jornalística. In Momesso, M. R., Assolini, F., Curcino, L., Burlamaque, F. & Palma, G. (Orgs), Das Práticas do Ler e Escrever: ao universo das linguagens, códigos e tecnologias (pp.171-189). Porto Alegre: Cirkula
  • Marques, M. A. (2014). Cortesia, formas de tratamento e géneros discursivos - condições de ocorrência e de uso. In Seara, I. (Org.), Cortesia: Olhares e reinvenções (pp.145-172). Lisboa: Chiado Editora
  • Marques, M. A. (2013). Imagens (entre)vistas. A construção de identidades na entrevista política televisiva. In Silva, A., Martins, J., Magalhães, L., & Gonçalves, M. (Orgs), Comunicação Política e Económica. Dimensões cognitivas e discursivas (pp.249-260). Braga: UCP/Publicações da Faculdade de Filosofia.
  • Marques, M. A. (2011). Expressions idiomatiques et valeurs argumentatives dans le discours parlementaire portugais. In Carreira, M. H. (Ed.), Travaux et Documents XX (L’idiomaticité dans les langues romanes) (pp. 263-272). Paris: Université Paris 8.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69685

  • Marques, M. A. (2012). Emotions and Argumentation in the Portuguese Parliament. In Ionescu-Ruxandoiu, L. (Ed.) in collaboration with M. Roibu and M.-V. Constantinescu, Parliamentary Discourses across Cultures: Interdisciplinary Approaches (pp.117-132). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/69579

  • Marques, M. A. (2012). Discours de la vie quotidienne – des cris de marchands aux slogans. In Carreira, M. H. (Ed.), Travaux et Documents XXI (Les Rapports entre l’oral et l’écrit dans les langues romanes) (pp. 203-223). Paris: Université Paris 8.
  • Marques, M. A. & Ribeiro, A. (2011). ‘Dire’ ou ‘bruire’: les introducteurs de discours rapporté dans Aventuras de João Sem Medo. In Jaubert, A., López Muñoz, J. M., Marnette, S., Rosier, L. & Stolz, C., (Orgs), Citations I. Citer à travers les formes intersémiotiques de la citation (coll. Au cœur des textes) (pp.79-94). Louvain-la Neuve: Academia-L'Harmattan.
  • Marques, M. A. (2011). Argumentação e(m) Discursos. In Duarte, I. M. & Figueiredo, O. (Orgs), Português, Língua e Ensino (pp. 287-310). Porto: Universidade do Porto.
  • Marques, M. A. (2010). The public and private sphere in parliamentary debate: the construction of the addresser in the Portuguese Parliament. In Ilie, C. (Ed.), European Parliaments under Scrutiny: Discourse Strategies and Interaction Practices. (pp.79-107). Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.

    Indexado em: Web of Science

  • Marques, M. A. (2010). O Podcast no Ensino Superior – uma estratégia de complementação lectiva. In Carvalho, A. A. & Aguiar, C. (Eds), Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto (pp.250-264). Santo Tirso: De Facto.
  • Marques, M. A. (2009). Quando a cortesia é agressiva. Expressão de cortesia e imagem do Outro. In Oliveira, F. & Duarte, I. M. (Org), O fascínio da linguagem (pp. 277-296). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • Marques, M. A. & Lemos, A. (2007). O “Tratado das meditações e pensamentos de San Bernardo”: dimensões da construção discursiva. In Murakawa, C. & Gonçalves, F. (Org.), Novas contribuições para o estudo da história e da historiografia da língua portuguesa (pp.75-100). S. Paulo: Cultura Académica Ed.
  • Marques, M. A. (2006). Novas perspectivas nas Ciências da Linguagem: a análise linguística do discurso. In Azevedo, F. (Org), Língua Materna e Literatura Infantil (pp.161-192). Lisboa: Lidel.
  • Marques, M. A. (2006). The perspective on gender in the Portuguese Word Thesaurus. In Thüne, E., Bazzanella, C. & Leonardi, S. (Eds), Gender, Language and New Literacy: a multilingual analysis (pp.139-152). London: Continuum Inter Pub.
  • Marques, M. A. (2005). Os apartes no discurso político parlamentar: vozes ‘off’. In Marques, M. A., Koller, E., Teixeira, J. & Lemos, A. (Eds), Ciências da Linguagem: 30 anos de investigação e ensino (pp.193-216). Braga: Universidade do Minho/ ILCH/CEHUM.
  • Marques, M. A. (2004). Outras Vozes. Outros Discursos. In Oliveira, F. & Duarte, I. M. (Eds), Da Língua e Do Discurso (pp.431-450). Porto: Campo da Linguística.
  • Marques, M. A. (2004). Procédés discursifs d’intensification en portugais – prétérition et relation interactionnelle. In Carreira, M. H. (Ed.), Travaux et Documents 24. (Plus ou moins !? L’atténuation et l’intensification dans les langues romanes) (pp.205-224). Paris: Université Paris 8.

Artigos em livros de atas

  • Marques, M. A. (2022). Marcadores discursivos e tradução. Quanto contexto é suficiente contexto? In Plag, C., Carapinha, C. & Loureiro, A. P. (coords), Marcadores discursivos (e)m tradução III (p.17-36). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/82006

  • Duarte, I. M. & Marques, M. A. (2018). Funções discursivas das construções com a partícula LÁ. In Veloso, J., Guimarães, J., Silvano, P. & Sousa-Silva, R. (eds), A Linguística em Diálogo. Volume Comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Porto: Centro de Linguística Universidade do Porto, 195-211. ISBN: 978-989-54104-3-9

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/63335

  • Marques, M. A. (2014). Formas de tratamento em Português e discurso televisivo: usos de você. In  Andreeva, Y.  (Ed), Horizontes do Saber Filológico (pp.62-73). Sófia: Editora Universitária Sveti Kliment Ohridski.
  • Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2015). Cá e Lá: atenuação, reforço e outros valores modais em PE. In Batista, M. F. (Org), Anais do Congresso Internacional de Semiótica e Cultura (pp.380-393). Brasil: Universidade Federal da Paraíba 
    http://www.cchla.ufpb.br/semicult/arquivos/ANAIS%20VER_PAGINADA_08_04_2015
  • Marques, M. A. & Aguiar, M. (2014). Usos de portanto no falar bracarense. Textos Selecionados, XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. (pp. 321-331). Lisboa: APL.
  • Marques, M. A. (2010). A voz dos Outros no Parlamento. In Actas do XXXIX Congreso de la Sociedad Española de Lingüística [CD-Rom] (pp. 1-12). Santiago de Compostela.
  • Carvalho, A. A., Aguiar, C., Santos, H., Oliveira, L., Marques, M. A. & Maciel, R. (2009). Podcasts in Higher Education: Students’ and Lecturers’ Perspectives”. In Proceedings Education and Technology for a Better World 9th IFIP TC 3 World Conference on Computers in Education, WCCE 2009, Bento Gonçalves, Brazil, July 27-31 (pp. 417-426). Springer Boston.

    Indexado em: SCOPUS

  • Marques, M. A. (2009). Formas de reforçar a imagem áudio e captar a atenção do ouvinte. In Amorim, A. A. (Org), Actas do Encontro sobre podcasts [CD-ROM] (pp. 124-132). Braga: CIED/Universidade do Minho.
  • Marques, Maria A. (2008). Arrogância e Construção do Ethos no Discurso Político Português. Actas do III Simpósio Internacional de Análise do Discurso [CD-ROM] (pp. 1-10). Belo Horizonte: UFMG.
  • Braga, D., Marques, M. A. & Resende Jr, F. (2008). Leitor de estrangeirismos para sistemas de conversão Texto-Fala em PE. Textos Seleccionados. XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 61-76). Lisboa: APL.
  • Marques, M. A. (2007). O ‘povo português’ nos discursos políticos parlamentares: um papel comunicativo complexo. In Cano López, P. (Org), Actas del VI Congreso de Linguística General, Tomo 3 (pp.3121-3132). Santiago de Compostela.
  • Marques, M. A. (2007). Formas de tratamento e 3ª pessoa de (des)cortesia. III Encontro Leituras em Português. Braga: CIEUM, Instituto de Educação da Universidade do Minho.
  • Marques, M. A. (2007). Narrativa e discurso político: Estratégias argumentativas. In Macedo, A. G. & Keating, M. E. (Orgs). O poder das narrativas. As narrativas do poder (pp.303-316). Braga: Universidade do Minho/CEHUM,
  • Marques, M. A. (2007). Gramática e Pragmática – questões de cortesia. In Silva L. M. (org), II Encontro Leituras em Português (pp.62-72). CD-ROM.
  • Marques, M. A. (2006). Modalização/modalidade: (in)definições da área. In Marques, M. A., Ramos, R., Teixeira, J., Pereira, M. E. & Ermida, I. (Eds), Processos Discursivos de Modalização. Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso (pp.149-162). Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Marques, M. A. (2006). El análisis del discurso en Portugal: estado de la cuestión. In Villayandre Llamazares, M. (Org), Actas del XXXV Simposio Internacional de la Sociedad Española de Lingüística (pp.177-1195). Léon: Universidad de Léon, http://www3.unileon.es/dp/dfh/SEL/actas.htm,
  • Marques, M. A. (2006). Debate político e discurso relatado – dimensões de uma ficção. Actas do VII Congrés de Linguística General [CD-ROM] (pp.1-15) Barcelona: Universidade de Barcelona.
  • Marques, M. A. (2005). Discurso Político Parlamentar: esferas pública e privada na construção do locutor. In Gonçalves, M., Silva, A., Coutinho, J., Martins, J. C. & Ferreira, M. J. (Eds), Gramática e Humanismo. Actas do colóquio de homenagem ao Professor Amadeu Torres (pp.487-497). Braga: Publicações da Fac. Filosofia da U. Católica Portuguesa.
  • Braga, D. & Marques, M. A. (2004). The Pragmatics of the prosodic features in the political debate. Proceedings of the International Conference of Speech Prosody (pp. 321-324). Nara: Japan.
  • Braga, D., Freitas, D., Teixeira, J. P. & Marques, M. A. (2003). On the Use of Prosodic Labelling in corpus-Based Linguistic Studies of Spontaneous Speech. Proceedings of Text, Speech and Dialogue (pp.388-393). Ceske Budejovice, Czech Republic.

    Indexado em: SCOPUS

  • Marques, M. A. (2002). Conectores fáticos e construção da relação interlocutiva. In Actas do Encontro Comemorativo do Centro de Linguística da Universidade do Porto (Vol. 2) (pp.31-39). Porto: CLUP/Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
  • Marques, M. A. (2001). Construção da relação de interlocução no debate político parlamentar. In Abreu, L. & Miranda, A. (Eds), O Discurso em Análise – Actas do 7º Encontro de estudos Portugueses (pp.55-63). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Outras publicações

  • Marques, M. A. (2023). Rabatel, A. La confrontation des points de vue dans la dynamique figurale des discours. Énonciation et interprétation Lambert-Lucas, 2021, 655pp. Recensão. Revista Diacrítica 36 nº3, 237-241

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

    RepositóriUM: https://hdl.handle.net/1822/85478

  • Marques, M. A. & Sousa, S. (2022). Apresentação. In Marques, M. A., Sousa, S. Teixeira, J.,Varela, M.C., Ramos, R., Seara, I. & Aguiar, M. (orgs), Populismo(s) e suas linguagens (pp. 7-11). Braga: CEHUM/Húmus.
  • Martins, M. Marques, M. A. & Ramos, R. (2020). Discursos sobre migrantes, refugiados e minorias na esfera pública: o século XXI em debate / Discourses on migrants, refugees and minorities in the public sphere: the 2st century under debate). Comunicação e Sociedade, vol. 38, 9-14.

    Indexado em: SCOPUS SCIELO

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/68794

  • Marques, M. A. (2019). Análise Linguística do Discurso (Programa, conteúdos programáticos, métodos e avaliação). Universidade do Minho. (Relatório das provas de agregação, ed. policopiada).

    RepositóriUM: http://hdl.handle.net/1822/76483

  • Marques, M. A. & Sousa, S. (2019). Introdução. In Marques, M. A. & Sousa, S. (orgs), Linguagens de Poder (pp. 7-9). Braga: CEHUM/Húmus.
  • Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (2019). Introdução. In Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (eds). Estudos atuais de Linguística galego-portuguesa (pp. 7-14). Santiago de Compostela: Edicións Laiovento
  • Marques, M. A. (2017). Plantin, Ch. Dictionnaire de l’argumentation. Une introduction aux études d’argumentation. Lyon: ENS éditions Myriades, vol 3, 101-103.
  • Sánchez Rei, X. M. & Marques, M. A. (2016). Introdução. In Sánchez Rei, X.M. & Marques, M. A. (Orgs). As Ciências da Linguagem no espaço galego-português - diversidade e convergência. (pp.7-13). Braga: Universidade do Minho/ CEHUM/Húmus.
  • Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (2015). Introdução. In Marques, M. A. & Sánchez Rei, X. M. (Orgs). Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia) (pp. 7-10). Corunha: Universidade da Corunha.
  • Bacot, P., Marques, M.-A. & Monte, M. (2013). Un discours politique européen. Mots. Les langages du Politique, 101, 5-11.
  • Marques, M. A. (2013). Sánchez Rei, X. M. Lingua galega e variación dialectal. Coruña: Edicións Laiovento. Diacrítica 27/1 (série Ciências da Linguagem), 321-323.
  • Carvalho, A. A, Aguiar, C., Carvalho, C. J., Oliveira, L. R., Cabecinhas, R., Marques, M. A., Santos, H. & Maciel, R. (2008). Taxonomia de Podcasts. http://www.ie.uminho.pt/podcast/Taxonomia_Podcasts.pdf
  • Marques, M. A. (2006). Apresentação. In Marques, M. A., Ramos, R., Teixeira, J., Pereira, M. E. & Ermida, I. (Eds), Processos Discursivos de Modalização. Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso (pp.9-11). Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Marques, M. A., Koller, E., Teixeira, J. & Sampaio A. (2005). Apresentação. In Marques, M. A., Koller, E., Teixeira, J., & Sampaio, A. (Eds). Ciências da Linguagem: 30 anos de investigação e ensino. Braga: ILCH-CEHUM, p. 7-10.
  • Marques, M. A. (2004). Apresentação: Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. In Marques, M. A., Pereira, M. E, Ramos, R. & Ermida, I., (Org). Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso (pp.9-14). Braga: Universidade do Minho/CEHUM.
  • Marques, M. A. (2002). Pragmática. In Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, (vol. 23). Lisboa: Edição século XXI.

Organização de eventos

  • 2024/06/17 | Universidade do Minho

    Jornadas DCL

    https://cehum.elach.uminho.pt/events/594

  • 2024/05/07 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. pela investigadora do CEHUM Doutora Eva Roessler, O projeto ADOP: documentando o continuum linguístico Aché – Guaraní – Guaraché

  • 2024/03/07 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. É possível treinar o cérebro para ouvir melhor? efeitos do treino percetivo na aprendizagem da fala L2, pela Prof. Anabela Rato, da Universidade de Toronto, Canadá

  • 2023/05/18 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. Agressividade e violência verbal: recensão das teorias linguísticas. A construção discursiva de um ethos belicoso, pela Prof. Isabel Roboredo Seara, da Universidade Aberta

  • 2023/04/20 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. Questões de interface entre a sintaxe e outros componentes da gramática, pela Prof. Pilar Barbosa

  • 2022/07/01 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. Sinestesia, metáfora e fenómenos linguístico-cognitivos: para uma visão de enquadramento global, pelo Prof. José Teixeira

  • 2022/03/28 | Universidade do Minho

    Seminário Doutoral. Já não sonho em alemão! Um estudo experimental sobre alterações de dominância linguística em falantes bilingues, pela Profª Doutora Cristina Flores,

  • 2020/11/05 - 2020/11/06 | Universidade do Minho

    XXII Colóquio de Outono. Populismos e suas linguagens

    http://cehum.ilch.uminho.pt/xxiico

  • 2019/10/09 - 2019/10/11 | Universidade do Minho

    XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística

    http://enapl2019v2.apl.pt/?fbclid=IwAR3X_emOSBUo6H7H0RSVzb8FCl7axWOSc6Jcq5NP_HhGTmcPCin7WxNdFR4

  • 2018/07/12 - 2018/07/13 | Universidade do Minho

    Linguagens de Poder

    http://cehum.ilch.uminho.pt/

  • 2013/06/06 | Universidade do Minho

    Voix, locuteur, énonciateur, sujet modal

  • 2013/05/31 | Universidade do Minho

    A crise sociolinguística da Galiza e os mercados linguísticos

  • 2005/11/10 - 2005/11/11 | Universidade do Minho

    III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso

  • 2003/10/16 - 2003/10/17 | Universidade do Minho

    II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso

  • 2002/05/21 - 2002/05/08 | Universidade do Minho

    Jornada sobre Edição de Textos

  • 2001/06/08 | Universidade do Minho

    Jornada sobre Análise Linguística do Discurso

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Quadros teóricos e modos de estudar as línguas. A teoria do ponto de vista (PDV). In Jornadas DCL. Doutoramento em Ciências da Linguagem, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, 17 de junho de 2024, Universidade do Minho, Braga, Portugal

  • Seminário (Por convite)

    Maria Aldina Marques, "Implicações da responsabilidade enunciativa na construção do ethos do locutor em discursos públicos mediáticos e políticos”. In Grupo de Discussão Entre Textos: Diálogos transatlânticos em Linguística do Texto e do Discurso. CLUNL, Universidade Nova de Lisboa, e Universidade Federal do Ceará. Seminário realizado online: https://forms.gle/WkAkZtr5nsSb2Ssx5

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A., Marcas de subjetividade enunciativa e ensino de PLE, Do saber ao ensinar: contributos teóricos para o ensino do Português Língua Estrangeira. Universidade Politécnica de Macau, em 6 de julho de 2023.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Ways of being impolite in Portuguese parliament / Modos de ser descortês no parlamento português. The 14th Symposium on Politeness (SymPol 2023 (Im)Politeness studies: new frontiers, synergies and perspectives University of Madeira, Funchal, Portugal 3-5 July 2023.

  • Escola de Verão (Por convite)

    Marques, M. A. Relações discursivas em torno de pontos de vista. In Lisbon Summer School in Linguistics, realizada na Universidade Nova de Lisboa (15 horas, entre segunda-feira, 3 de julho, e sexta-feira, 7 de julho.de 2023).

  • Colóquio/Congresso

    Pinto, A., Duarte, I. M., Marques, M. A. & Rodrigues, S., Implicar a Linguística: enunciação e construção dos sentidos em "A palavra mágica" de Vergílio Ferreira. GRATO 2023, 28, 29 e 30 de junho de 2023, FCSH, Universidade Nova de Lisboa

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A & Duarte, I. M., Formas de tratamento e papéis sociodiscursivos em debates políticos televisivos Portugal: 1975-2022, IV CFFT, na Universidade de Cádis, de 7 a 9 de junho de 2023.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. “Sabe, sr. ministro?” Usos argumentativo-pragmáticos da forma alocutiva do verbo saber no parlamento português,Congreso Macrosintaxis y pragmática del discurso persuasivo. Universidade de Sevilha, Espanha, em 19-20 de outubro de 2022.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, Maria Aldina, Da análise dos discursos ao humor. Uma questão de Ponto de Vista, JADIS IX-CIED IV Passado, presente e futuro: discutindo a relevância dos Estudos do Discurso, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 12-14 de outubro de 2022 (workshop).

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    L’humour politique. Une autre façon de faire de la politique. Colloque international LE POUVOIR DU RIRE - RIRE DU POUVOIR, Universidade de Craiova, Roménia, 19 e 20 de maio de 2022.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. & Duarte, I. M. Il lessico nella costruzione dell'immagine della donna nei discorsi politici parlamentari, Jornadas Internacionales Estrategias comunicativas, proyección de imagen y género, na Universidade de Palermo, em 21-22 de abril de 2022

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Construindo o ethos de moderador em debates políticos eleitorais, I Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise de Discurso (SIIAD), 5 a 8 de abril de 2022, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados, e Universidade Federal do Maranhão – campus de São Bernardo, Brasil.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A., "Marcadores Discursivos e Tradução. Quanto contexto é suficiente contexto?". In MarDist 7, 26 de novembro de 2021, CELGA-ILTEC, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal .

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A., "Particularidades dos Marcadores Discursivos em Mensagens de Ano Novo dos Presidentes da República Portuguesa", em 22 de novembro de 2021, CLUP, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. & Duarte, I. M., Imagens femininas nos debates parlamentares em tempos de pandemia, Congresso internacional Mujer y discurso: liderazgo, imagen y sociedad, Universidade de Sevilha, 25, 26 e 27 de outubro de 2021.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A., "Sintaxe e Textos. Estratégias de apagamento enunciativo". In Sintaxe e Texto(s), em 7 de outubro de 2021, grupo ILLA, Universidade da Corunha, Corunha, Espanha.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Discurso académico e discurso científico: aproximações, diferenças e ensino. Mesa redonda Desenvolvimento da competência em escrita académica no ensino superior. ENDA 2, Universidade de Coimbra, em 9 e 10 de setembro de 2021.

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A. Marcadores Discursivos: um desafio para linguistas e tradutores. In Ciclo de conferências sobre Marcadores Discursivos, 9 de abril de 2021, CELGA/ILTEC, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A., "Discurso político, imagem e populismo. Contributos de uma análise linguística dos discursos". In Seminarios Formativos: Análisis del discurso, ideologías lingüísticas y contacto de lenguas, 10 de fevereiro de 2021, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compoatela, Espanha.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Agora não me lembro qual é o filme, mas pronto”. Contextes d’usages du marqueur discursif pronto. De la grammaire de la phrase à la grammaire du discours dans les langues romanes, Saragossa, Institución Fernando el Católico. Diputación de Zaragoza, em 11 e 12 de dezembro de 2019. https://tiendaifc.dpz.es/Sites/dpz/Imagenes/Articulos/00010087.pdf

  • Colóquio/Congresso

    Duarte, I. M. & Marques, M. A. The address pronoun vós: differences between Brazilian and European Portuguese, Congresso internacional Languages, Nations, Cultures: Pluricentric Languages in context(s), na universidade de Estocolmo, de 23 a 24 de maio de 2019.

  • Colóquio/Congresso

    Sousa T. & Marques, M. A., Marcadores do discurso e plano de texto. A estruturação discursiva em artigos científicos publicados na Revista Principia, Colóquio Internacional Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva, Universidade do Porto, em 13 e 14 de dezembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Escritos de Guerra. Narrar a guerra na 1ª pessoa, nas Giornate di Studio Internazionale MEMITÁ, International Research Network, Cent’anni fa. La Grande Guerra nella stampa mondiale, Universidade de Palermo, 5 e 6 de novembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A., Duarte, I. M. & Seara, I., Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto político. Oitavas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e no Terceiro Congresso Internacional de Estudos do Discurso – JADIS VIII – CIED III, Universidade do Porto, em 18 e 19 de outubro de 2018.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. & Duarte, I. M. Formas de tratamento e preservação da face. XXXIV ENAPL, Universidade Aberta, de 26 a 29 de setembro de 2018

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A., A verdade dos outros. Questões de responsabilidade enunciativa. V CIAD, Universidade Federal de S. Carlos, de 12 a 14 de setembro de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Participação na mesa redonda Discurso e sociedade no século XXI - chaves e desafios, no II Seminário Internacional EDiSo, Vigo, em 12 de junho de 2018.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Référenciation et conflit. À propos de la signification du terme « geringonça », no Colloque L’implicite dans les langues romanes: langue, discours, texte, Universidade Aberta Lisboa, 4 e 5 de dezembro de 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A., VÓS, um travo de anacronismo? Simpósio Próximos ou distantes? Formas de tratamento nas diferentes variedades do português, no VI SIMELP. Instituto Politécnico de Santarém, de 24 a 27 de outubro de 2017. http://simelp.ese.ipsantarem.pt/

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Enunciação e referenciação. Os discursos de celebração de Abril, nas VII Jornadas de Estudos do Discurso (JADIS)/ MEMITÁ, Universidade do Porto, 19 e 20 de outubro de 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Duarte, I., Marques, M. A. & Ramos, R., Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo, Portugal Colonial, JADIS VII/MEMITÁ, Universidade do Porto/CLUP, em 19 e 20 de outubro de 2017.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Formas de tratamento: da estabilidade dos parâmetros sociais à instabilidade dos usos discursivos, realizada na Universidade de S. Paulo (USP), Brasil, em 18 de setembro de 2017.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Discursos Políticos Presidenciais de Ano Novo. Gerir a incerteza. Mesa-redonda Interações em contextos institucionais e Políticos: questões teóricas e analíticas, no 7º Seminário Internacional de Linguística – 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e II Simpósio de Linguística Textual Discurso e Interdisciplinaridade, Universidade Cruzeiro do Sul, de 12 a 15 de setembro de 2017.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Discursos do quotidiano na cidade. Interações verbais em situação de comércio. XVIII Colóquios de Outono, ILCH, Universidade do Minho, 17 e 18 de novembro de 2016.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Especificidades do discurso político parlamentar em A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco. 3ºs Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, Casa de Camilo, Vila Nova de Famalicão, em 7 e 8 de outubro de 2016.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Foi praí em dezembro [C’était p’t-être en décembre]. Registre coloquial, approximation et responsabilisation énonciative. Congresso internacional Oral 2016: langues romanes. Universidade Babeş-Bolyai, de Cluj-Napoca, Roménia, em 13-14 de maio de 2016.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    9. Marques, M. A. Ah, pois... oralidade, marcadores discursivos e ensino do Português. Projeto FADO, follow-up. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ CLUP, em 17 e 18 de fevereiro de 2016.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Approximation, force argumentative et deixis personnelle dans les discours politiques de commémoration. Colloque La déixis et son expression dans les langues romanes. Universidade de Paris 8, 3 e 4 de dezembro de 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Political street protests and address forms. Impoliteness as a norm. Congresso internacional Im/Politeness and Globalisation, Kapodistrian University of Athens, Grécia, 1, 2 e 3 de julho de 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Argumentar em tempos de crise no Parlamento Português. Jornadas Discurso e Cognição. Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Braga, em 16 de junho de 2015.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Para uma análise linguística dos discursos. A heterogeneidade enunciativa como princípio ordenador da investigação. Novas tendencias na investigación linguística no espazo galego-portugués. Universidade da Corunha (Grupo de Investigación Lingüística e Literaria Galega (ILLA)), em 8 de maio de 2015.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. “Se Calhar”. Segunda Jornada sobre Marcadores Discursivos. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CLUP, em 20 de abril de 2015.

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A. Palavra de Presidente: construção da autoridade presidencial nos discursos de Abril. Discursos de Liberdade. Universidade de Aveiro (programa comemorativo “40 anos de Abril”), em 25 de novembro de 2014.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Debate eleitoral português: estratégias de atenuação linguística. International workshop: “Political discourse in the Romance speaking countries: new perspectives at the crossroads of linguistics and social sciences”, realizada na Universidade de Estocolmo, em 10 de outubro de 2014

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Oralidade, Coloquialidade e Relato de Discurso. IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste. Universidade Carolina, Praga, em 26 e 27 de Setembro de 2014

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Todos os rios vão dar a março. O movimento dos indignados e a construção de um ethos coletivo. I Congresso Internacional de Estudos do Discurso (I CIED), realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de S. Paulo, Brasil, em 8 de agosto de 2014

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Discurso Direto e coloquialidade na fala bracarense. Discurso(s) de Cumplicidade(s): Colóquio de Homenagem a Fernanda Menéndez. Universidade Nova de Lisboa, a 6 de junho em 2014.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Political instability, economic crisis and linguistic aggressivity in Portuguese Parliament. Simpósio EPICS VI. Universidade de Sevilha, Espanha, de 12 a 14 de maio de 2014.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Particularidades da dêixis temporal em interações verbais orais do português. Colóquio Internacional “Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: Desafios e Perspetivas, Universidade de Bucareste, Roménia, em 11 e 12 de abril de 2014

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. ‘Tipo’. Référentiation et modalisation dans des interactions verbales orales. Colloque International Faits de Langue et de discours pour l’expression des modalités dans les langues romanes, Universidade Paris 8, em 5 e 6 de dezembro de 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Linguagem coloquial e modalização. JADIS III. Faculdade de Letras da Universidade do Porto /CLUP, em 28 e 29 de novembro de 2013.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Formas de tratamento em Português e discurso televisivo: usos de você. Colóquio Horizontes do Saber Filológico. Universidade de Sófia Sveti Kliment Ohridski, Bulgária, em 16 e 17 de novembro de 2012.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Marques, M. A. Discurso jornalístico e responsabilidade enunciativa. JADIS II. Realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 5 de novembro de 2012

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. Imagens (entre)vistas. A construção de identidades na entrevista política televisiva. II Congresso Internacional CICOM, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, Braga, em 19 e 21 de setembro de 2012.

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A. Le discours parlementaire portugais : construction des images des interlocuteurs. Realizada no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris, em 14 de dezembro de 2009.

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A. As vozes no Parlamento – construção da imagem e argumentação. Realizada no Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística, da Universidade da Corunha, em 28 de maio de 2009.

  • Seminário (Por convite)

    Marques, M. A. A argumentação no discurso político português – uma perspetiva da argumentação no discurso. Realizada no Departamento de Galego-Português, Francês e Linguística, da Universidade da Corunha, em 26 de maio de 2009.

  • Colóquio/Congresso

    Marques, M. A. A Análise Linguística do Discurso na Universidade Portuguesa. Jornada de Análise Linguística do Discurso (mesa redonda). Universidade do Minho, a 8 de junho de 2001.

Redes

  • 2022 - Persuasive discourse in public communication (PERDICOM)

    Coordenadora: Carla Prestigiacomo, Universidade de Palermo
    Membros da equipa: Maria Aldina Marques, universidade do Minho, Isabel Margarida Duarte, universidade do Porto, Catalina Fuentes Rodríguez, universidade de Sevilha, Ester Brennes, universidade de Córdova.
    PERDICOM nasce con il proposito di investigare le diverse strategie persuasive rintracciabili nelle varie realizzazioni del discorso pubblico, inteso, nel senso più amplio, come quel tipo di produzione discorsiva, fondamentalmente di tipo unidirezionale , concepita per raggiungere un target più amplio possibile. Sulla base delle competenze e le esperienze pregresse dei componenti del gruppo, le linee di ricerca si articoleranno su diversi ambiti: (s)cortesia verbale strategica, discorso politico, sintassi discorsiva, discriminazione e linguaggio, enunciazione e modalità, genere e discorso, immagine sociale e identità,…
    La cornice teorica in cui si inserisce la metodologia di analisi, oltre alle più tradizionali, teoria dell’argomentazione, analisi del discorso e analisi critica del discorso (con i risvolti dello studio della manipolazione), si avvarrà degli strumenti più innovativi per lo studio dell’immagine o della pragmatica 2.0.
  • 2015 - MEMITÀ – Memoria, identità e integrazione: per un’individuazione di modelli di analisi della comunicazione mediatica.

    Memoria, identità e integrazione: per un’individuazione di modelli di analisi della comunicazione mediatica. 
    Universidade responsável: l’Università degli Studi di Palermo.
    Universidades participantes: Universidade de Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität (Bonn), Universidade Hassan II - Aïn Chock – Casablanca, Complutense (Madrid), Uniwersidade Łódzki (Łódź), Sevilla; Universidade de Roma; Universidade do Porto; Universidade do Minho. (desde 2015).

    http://www.memita-net.com/who_we_are

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2015 - 2015 | Orientador

    Xosé Manuel Sánchez Rey

    Marcadores discursivos na oralidade do galego e do português: aproximação contrastiva

    Pós-Doutoramento em Ciências da Linguagem

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Zilda Aquino

    Discurso Político e Discurso da Mídia: identidade, legitimidade e relações de Poder

    Pós-Doutoramento em Ciências da Linguagem

Doutoramentos

  • 2023 - (...) | Orientador

    Jinjin Zhang

    2. Análise comparativa das formas de tratamentos de parentesco em Chinês (Mandarim) e Português Europeu

  • 2018 - 2024 | Orientador

    Katia Solange Fraifer Palhano Lopes.

    Discursos de tomada de posse presidencial e construção dos objetos discursivos. Brasil e Portugal nos tempos da democracia

    Doutoramento em Ciências da Linguagem

  • 2015 - 2015 | Co-orientador

    Anderson Ferreira

    A leitura como prática discursiva e a função-leitor na criação e produção de efeitos de sentido na pós-modernidade. Texto e discurso nas modalidades oral e escrita

    Doutoramento em Ciências da Linguagem (Estágios de doutoramento CAPES)

  • 2014 - 2015 | Co-orientador

    Fabrícia Aparecida Migliorato Corsi

    Representações das práticas de leituras no Ensino Médio: o que dizem os alunos de escolas públicas de Minas Gerais sobre si, como leitores

    Doutoramento em Ciências da Linguagem (Estágios de doutoramento CAPES)

  • 2014 - 2014 | Co-orientador

    Sueli Regina de Oliveira

    A aula enquanto acontecimento discursivo: efeitos de sentido do projeto cambira para alunos da comunidade pesqueira da barra do sul

    Doutoramento em Ciências da Linguagem (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior)

  • 2014 - 2021 | Orientador

    Micaela Maria Assis de Aguiar

    Imagens presidenciais nos discursos de tomada de posse nos 100 anos da República Portuguesa

    Doutoramento em Ciências da Linguagem

  • 2013 - 2017 | Co-orientador

    Ana Cristina Pereira Braz

    L’ironie dans le discours politique portugais: indices linguistiques et stratégies discursives

    doctorat en Études Portugaises, Brésiliennes et Afrique Lusophone, cotutela Universidade Paris 8 e Universidade do Minho

  • 2008 - 2019 | Co-orientador

    Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil

    Discurso, conflito e argumentação. Das emoções no(s) discurso(s) em contexto referendário,

    Doutoramento em Linguística. Polo de Braga, da UCP

  • 2005 - 2010 | Co-orientador

    Paula Margarida G. B. Miranda Brás

    A importância do grupo-turma e do círculo de amigos no sucesso ou insucesso escolar

    Doutoramento em Sociologia, especialidade de sociologia da educação

  • 2004 - 2008 | Co-orientador

    Daniela Braga da Silva

    Algoritmos de Processamento da Linguagem Natural para Sistemas de Conversão Texto-Fala em Português

    Doutoramento em Linguística, Universidade da Corunha

  • 2003 - 2013 | Orientador

    Maria da Conceição Varela

    Le droit communautaire et la traduction juridique en français et en portugais – De la subjectivité des temps verbaux dans des traités communautaires

    Doutoramento em Ciências da Linguagem, da niversidade do Minho

  • 2002 - 2008 | Orientador

    Sílvia Araújo

    Le passif en Français et en Portugais: une approche contrastive

    Doutoramento em Ciências da Linguagem

Mestrados

  • 2023 - (...) | Orientador

    Bruna Mariana Martins Macedo

    1. Marcadores Discursivos Interacionais na Fala Bracarense

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2022 - (...) | Orientador

    Laysse Rodrigues dos Santos

    O Ethos Discursivo nas cartas de Clarisse Lispector.

  • 2022 - (...) | Orientador

    Carlos Artur Guardado Gonçalves

    Pedir Desculpa – O pedido de desculpa como estratégia discursiva

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Carlos Portilha Leite

    A construção do ethos em entrevistas televisivas, em tempo de pandemia

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Ana Martins Iriarte

    O discurso de ódio em comunicação mediada por computador. Deteção e identificação de marcadores textuais

    Mestrado em Humanidades Digitais

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Guilherme Vinevala Calala

    Currículo da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

    Mestrado em Metodologia de Ensino de Línguas

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Lucrécia José Cavaleiro dos Santos Paca

    Currículo da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

    Mestrado em Metodologia de Ensino de Línguas

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Constantino Cambambe Catira

    Currículo e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

    Mestrado em Metodologia de Ensino de Línguas

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Jakson Castisio Joaquim Costa da Silva

    Currículo da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

    Mestrado em Metodologia de Ensino de Línguas

  • 2021 - 2022 | Co-orientador

    Tomé Arlindo Sungo Sábala

    Currículo da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Manual da Unidade Curricular de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa

    Mestrado em Metodologia de Ensino de Línguas

  • 2020 - 2021 | Co-orientador

    Patrícia Teixeira

    Desresponsabilização enunciativa nos jornais Público e Correio da Manhã: mecanismos linguísticos e discursivos extraídos de corpora

    Mestrado em Humanidades Digitais

  • 2019 - (...) | Orientador

    Cristiane Torloni

    O humor nos manuais de Língua Portuguesa do ensino básico

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Maria Fernanda de Faria

    O Discurso académico de validação de conhecimento no Ensino Superior brasileiro. A construção dos atos diretivos

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Tamires Ramalho de Sousa

    Marcadores Discursivos e plano de texto. A estruturação discursiva em artigos científicos publicados na Revista Principia

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2016 - 2017 | Co-orientador

    Martina Coin

    Il si passivante nella língua portoghese: analisi per un confronto con la lingua italiana

    Corso di Laurea Magistrale in Lingua e Cultuta Italiane per Stranieri

  • 2015 - 2016 | Orientador

    Mónica Sofia Louro Peixoto

    A Construção Linguística da Atenuação em Contexto Pré-escolar

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Cláudia Sousa Dias

    A construção do Eu no conto de autoria feminina Portuguesa e Anglófona – o diálogo intertextual numa perspetiva linguística

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2014 - 2015 | Orientador

    Vera Lúcia Caetano Mendes Alves Barbosa

    O texto polémico nos meios de comunicação social: criação de um espaço de conflitualidade em torno dos novos programas de Português

    Mestrado em Ciências da Linguagem

  • 2012 - 2013 | Orientador

    Micaela Maria Assis de Aguiar

    A construção do ethos em L’étranger de Albert Camus - uma análise linguística

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2010 - 2011 | Orientador

    Elvira Salgueiro Rodrigues Fernandes

    A escola como lugar de discursos. As relações de cortesia nas interacções verbais formais entre professores

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2007 - 2009 | Orientador

    Ana Paula Nogueira Faria de Matos

    Polifonia e modalização no debate radiofónico

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2007 - 2009 | Co-orientador

    Ana Mécia Aleixo

    Variação da vibrante múltipla no Português Europeu – um estudo sociolinguístico

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2007 - 2009 | Orientador

    Zlata Putnik

    Os conectores como elementos discursivos. O caso de “porém”,

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2005 - 2007 | Orientador

    Teresa da Conceição Mendes de Castro

    Texto e Fragmento Textual – Processos de Re(con)textualização

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

  • 2003 - 2005 | Orientador

    Daniela Braga

    Estratégias de Argumentação e Construção da Imagem Pessoal no Debate Político Televisivo

    Mestrado em Linguística Portuguesa e Comparada

Editor

Comissões científicas

Outros dados

  • Organização da apresentação do livro Populismo(s) e suas linguagens. Apresentação a cargo da prof. Doutora Maria das Graças Rodrigues, da UFRN

  • Roitman, Malin/ Bernal, María/ Premat, Christoph, Sullet-Nylander, Françoise (eds.): The New Challenges of Populist Discourses in Romance Speaking Countries (Stockholm Studies in Romance Languages; 8). Stockholm: Stockholm University Press. (2023) (peer-reviewer)

  • Membro do júri do Prémio de Investigação APL/Maria Helena Mira Mateus, 2021.

  • Membro do júri do Prémio de Investigação APL/Maria Helena Mira Mateus

  • Moderadora da sessão plenária Cultura, Comunicação e Ativismo, no VIII Congresso Internacional sobre Culturas "Culturas de Resistência", realizada no ICS, na universidade do Minho, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022.

  • Participação no programa 90 Segundos de Ciência. Ep. Antena 1

  • Apresentação do livro "O portugués esquecido. O galego e os dialectos portugueses setentrionais", (2021), da autoria de Xosé Manuel Sánchez Rei e publicado pela editora Laiovento. Foi organizado pelo Centro de Estudos Galegos, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, da Universidade do Minho,

  • Membro do painel de avaliadores de Linguística do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento (FCT, 2021).