Investigadores

Maria Clara Faria Costa Oliveira

Grau académico: Agregação

Categoria profissional: Prof. Associado com agregação

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: claracol@ie.uminho.pt

Telefone: 253604279

CIÊNCIA ID: D71D-77A7-1AD7

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4153-6787

Morada institucional:

Instituto de Educação
UMINHO
4700 Braga

Interesses de investigação:

Educação não formal de Refugiados Epistemologia Ética Bioética Antropologia Filosófica Filosofia e Medicina Filosofia e Biologia Humanidades em Saúde Educação para a saúde Educação em Saúde Promoção da Saúde Educação comunitária Formação de cuidadores (formais, não formias e informais) de saúde Sofrimento, educação e saúde.

Formação:

Licenciada em Filosofia; Mestre em Epistemologia; Doutora em Filosofia da Educação; Associada em Pedagogia; Agregada em Educação para a Saúde

Experiência profissional:

Docente do ensino básico e secundário; Docente e investigadora da UMINHO desde 1990; Formadora em ONGs, e outras instituições de carácter social e de saúde; Professora vistinate me várias universidades estrangeiras; Livros, capítulos de livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro

Cargos:

Investigadora do CEHUM; Investigadora em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade- UNISC (Brasil); Membro de Conselho de Departamento de DTEEAF-IE

Projetos

  • 2020 - 2020 (Membro)

    Tabela Periódica em crochet

  • 2017 - ... (Membro)

    Membro integrado do CEHUM no grupo EHum2M - Estudos Humanísticos em Migração & Marginalização.

  • 2016 - ... (Membro)

    EH2M

  • 2015 - ... (Membro)

    Projeto Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade - UNISC (Brasil)

  • 2014 - 2017 (Coordenador)

    GRI Educação em Saúde- Doenças crónicas

  • 2013 - 2017 (Membro)

    GAIA

  • 2013 - ... (Membro)

    Investigadora de pesquisa em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade

  • 2013 - 2018 (Membro)

    Oficinando em rede

  • 2012 - 2020 (Membro)

    STOL

Publicações

Livros

  • Oliveira, CC (2023). Meu pai. In JE Costa-Oliveira. Monsul de outros tempos. Ed. José Abílio Coelho. Amares: Gráficamares.
  • Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN: 978-972-697-257-0. ebook 
    
    Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN:978-972-697-256-3. livro em papel
  • Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli (2016). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas (em 2 volumes). S. Tirso,
    DEFACTO.

Livros de atas

  • Oliveira, C. C. (2022). EDUCAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA COM IDOSOS: Educação não formal com idosos, e não para idosos. In Atas do II Congresso da Misericórdia de Braga. Coord. Carlos Valério , Bernardo Reis, Maria Marta Lobo de Araújo. Braga. Edição Santa Casa da Misericórdia de Braga.
    http://www.rncci.minsaude.pt/
  • Fernandes, D., Oliveira, C. C. (2018).Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior. AGEING CONGRESS 2018. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO
  • Delboni, M., Oliveira, C. C. etalli (2017). A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017) Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional:Perspectivas e Desafios.Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Delboni, M., Areosa, S., Remoaldo, P., Oliveira, C.C., Santos, M.C. (2016). Estudo documental das políticas públicas e participação em saúde direcionadas para o idoso de Portugal e Brasil. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde//Investigación Cualitativa en Salud. V. 2. 1208-1224
  • Gomes, A., Oliveira, C. C. (2015). Musicoterapia e educação em saúde: momentos históricos . Atas de Congresso SPCE 2014 (pp.754-759). Vila Real, UTAD.

Artigos

  • Oliveira, CC (2023).  Revista Misericórdia de Braga. Intervenção, comunidade, bondade: Dr. Bernardo Reis, um poeta forte. Braga: SCMB.
  • Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2021). AMBIENTE URBANO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADEREDUZIDA NOS MUNICÍPIOS DE SANTA MARIA E SANTA CRUZ DO SUL/BRASIL. Humanidades e Inovação.8 (42), 366-375.
  • Oliveira, C. C. (2021). « Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal». Riscos e proteção psicossocial: trabalho, saúde mental epráticas sociais.PSI UNISC, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 4-8, jul. 2021.
  • Saavedra, I., Oliveira, C. C. (2020). Filosofia da Educação não formal complexa e interventiva.
    Filosofia e Educação, 1(3), p. 509-53.
  • Faria, MJ; Oliveira, C. C. (2019). Integração não-formal de migrantes e refugiados em portugal - projeto IntegrArte. Revista Reflexão e Ação (em avaliação). https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

    Indexado em: SCIELO

  • Encarnação, P. Oliveira, C. C., Martins, T. Article: Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ). Journal: Scandinavian Journal of Caring Sciences, 32(4), p. 1279-1287.
  • Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences
  • Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ).Journal Scandinavian Journal of Caring Sciences
  • Silva, A., Oliveira, C. C. Semear para colher. Boletim da Saúde, vol. 25, nº 2
  • Delboni, M. C. C., Areosa, S. V. C., Remoaldo, P. C. A. C., Oliveira, M. C. C. de, & Ponte, A. S. (2017). Serviços de Apoio Social às pessoas idosas em Braga, Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20 (Número Especial 23, “Diversidades e Velhices”), 81-100. Print ISSN 1516-2567. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP. DOI: 10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p81-100
  • Martins. E., Oliveira, C.C., Bandeira, T, Nobre, A.(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 08 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2395
  • Nobre, A., Oliveira, C. C. et alli (2017). EAEA. Grundig Award – Engaging new learners. STOL – Science Trough Our Lives - Non formal scientific education reaches nwe learners. Bruxelas (CE): EAEA.
  • Oliveira, C. C. Gomes, A. (2017). Educação Salutogênica de Cidadãos Doentes Mentais: A Appacdm De Braga – Portugal. Reflexão E Ação, v. 25(1), 5-21.
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C., Martins, T. (2017). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promot Int (2017) 32 (3): 577-580. DOI:https://doi.org/10.1093/heapro/dav1
    
    Oliveira, C. C. e Encarnação, P: (2017). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences.(no prelo).
    
    Simões, C., Oliveira, C. C., Nobre. A et al. (2017). Non-formal scientific education reaches new learners. EAEA. 11.8.2017
  • Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
    
    Encarnação, P, . Martins, T., Oliveira, C. A nanopartícula da fé na intervenção dos enfermeiros. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 24-39.
    
    Simães, C., Oliveira, C. C. (2016). Dimensão do corpo na Antropologia clínica. Boletim da Saúde. 25(1), 75- 85.
    
    Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa. Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118. SCOPUS
    
    Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em SaúdeConceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2)
  • Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros.
    Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31.
  • Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa.Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118.
  • Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde
    Conceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2), 703-715.
  • Oliveira, C. C., Pena, L. & Silva, M. (2015) Aging, Memory and Cognitive Stimulus. Journal of Aging & Inovation, 4 (2), 21 - 31;
    .
    Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415. ISSN 1981-2256. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055 ; 
    
    Rodrigues, S., Oliveira, C. C. & Silva, P. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de
    Enfermagem Referência, Série IV( 6), 87-95. Indexada em SciELO Citation Index, Web of Science, Thomson Reuters; facto deimpacto: 0.0917
  • Moreira, C., Oliveira, C. C. (2015). Aprender a ser - a importância dos métodos pedagógicos. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 6, 167-169. DOI:
    10.17979/reipe.2015.0.06.43 - indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
    
    Silva, M., Oliveira, C. C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 2015, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 8., 44-47. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.240; indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promotion International. Dec 17. pii: dav114. [Epub ahead of print]doi: 10.1093/heapro/dav114 - factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index.
    
    Oliveira, C (2015). Suffering and salutogenesis. Health Promotion Journal, 30 (2):222-227 . factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index®
  • Pena, L., Oliveira, C. C. (2015).Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas. Psicologia Clínica, 27(1), 245-265; factor de impacto: 0,15. Indexada em SCOPUS, entre outras.
    
    Feio, A., Oliveira, C. C. (2015). Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde. Saúde e sociedade. 24 (2), 704-715. Thomsom Reuters: Social Sciences Citation Index, Social Scisearch, Journal Citation Reports/Social. SCOPUS.factor de impacto: 0,04.
  • Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415.

Capítulos em livros

  • Oliveira, C. C. (2021). «Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal». In S. Areosa; S. Marcon (org.). Riscos e proteção psicossocial:trabalho, saúde mental e práticas sociais. Porto Alegre: edi PUCRS, pp. 31-63.
  • Oliveira, C.C. (2018). Cared for mourning- related suffering. Demoly, K., Lima, F. et allli (2018). Redes de cuidado e de aprendizagem na saúde mental e na educação. UFERSA: UNIJUI
  • Oliveira, C.C. (2018). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à
    educação não formal e informal. Barros, Eliana et alli (2018). Educação para a Paz.Práticas educativas. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf?fbclid=IwAR0pNENyyvCzAblKUARFjcERkYrpp3rM29We0-dQENnoMm7phBkjiwrtLAk
  • Oliveira, C. C. (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidados e aprendizagem na saúde mental e na educação. Org. Karla Demoly, Mª Fontenelle, Mª Fátima Lima. Ijui: Edujui. ISBN: 978-85-419-02244-1.
    
    Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: Contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. In Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs.
    Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz.
    https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
  • Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal E Da Universidade De Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), pp. 31-46. 
    
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC.
    
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettcher e Maura Pinto). E-book A4
    ISBN: 978-85-7578-455-6
  • Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE:
    construindo tessituras para a paz.
    https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
    Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal e ad Universidade de Santa Cruz Do Sul/Brasil
    Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), Santa Cruz do Sul.
    EDUNISC, pp. 31-46.
    Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão;
    Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do
    Sul. EDUNISC
  • Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Práticas educativas e
    Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS :
    Educs.
    Oliveira, Clara, Costa (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação.
    organizadoras Karla Rosane do Amaral Demoly, Maria Aridenise.Macena Fontenelle, Maria de Fátima de Lima das Chagas. – Ijuí:
    Ed.Unijuí, 2017. – 352 p. –ISBN : 978-85-419-0244-1
    1.1.4
  • Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    
    Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001
    
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
  • Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
    
    Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS.
    
    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non-formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
    
    Simões, Clara; Oliveira, Clara Costa (2016). Respeitar no corpo a dignidade da Pessoa: perspectiva dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Bioética, 23, 111-123.
  • Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa,
    Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
    Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa,
    Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001
    Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO
    LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
  • Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO
    LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
    Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et
    alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
  • Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e
    Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do
    Sul, RS.
    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non‐formal adult education using experimental
    science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
  • Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
  • Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros.
    Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31. 
    Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
    
    Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I., Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
    
    Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40 Porto, UCP.
    http://
  • Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga-Sul.  http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
  • Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I.,Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
  • Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40) .Porto, UCP. http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/ics/ISNR/ISNR_EBook_2015Final.pdf

Artigos em livros de atas

  • Oliveira, C. C. (2020). Um estudo de caso interrompido de intervenção com refugiados em portugal: o caso em estudo em forma de relato de investigação-acção. Anais do IV seminário internacional de políticas públicas, intersetorialidade e família. Porto Alegre: UPRS. ISBN 978-65-5623-002-3.
  • Oliveira, C. C. (2020). Refugiados em Portugal: aproximações e conclusões de um estudo de caso interrompido.  Anais do IV seminário internacional de políticas públicas, intersetorialidade e família. Porto Alegre: UPRS SBN 978-65-5623-002-3.
  • Muller, A., Oliveira, C. C. (2015). Emocionar:experiências enquanto acontecimentos utilizando as tecnologias digitaisde informação e comunicação.Livro de actas Atas CIAIQ2015 (congresso internacional de avaliação e investigação
    qualitativa), vol. 2, 114-118. Aracajú (ebook). Ludopedia.

Outras publicações

  • Oliveira, C.C. et allii (2022). BRINCAR COM CIÊNCIA: UMA FERRAMENTA DE COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS?. Biblioteca virtual em saúde. Scielo. Pre-print.

    Indexado em: SCIELO

  • Oliveira, C. C. (2021). Editorial. Riscos e proteção psicossocial: trabalho, saúde mental e práticas sociais. PSI UNISC, [S.l.], v. 5, n. 2, p.4-8, jul. 2021.
  • Oliveira, C. C., Ribeiro, C. (2020). http://pracadasredes.caixademitos.com/2020/07/30/a-dancarina-que-foge-a-policia/?fbclid=IwAR3FU1KZZo0ljNWTUm3-XsufQkFAN5chWL_TCtc45RJj2mp_tjCXqtQD-2Q
  • Oliveira, C. C . (2019). um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal.http://pracadasredes.caixademitos.com/2019/10/07/um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal/?fbclid=IwAR36_-wYWTou9eUuJjG4a58GUZw3nKf1dCCNAmMij8eZEGZydmBsGbVo9QA
  • Encarnação, P, Oliveira, C. C. (2019).A Fé pode diminuir o sofrimento em pessoas com Esclerose Múltipla. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1027531570771499&set=a.541675932690401&type=3&theater. Jornal Uminho. 1 de abril. âmbito nacional.
  • Oliveira, C. C. et allii. A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos.  7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT- Lisboa. Ambito internacional.
  • Oliveira, C. C. (2019). Um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal.  Academia.edu. https://www.academia.edu/
  • Oliveira, CC (2016). Book Review - Valter Hugo Mãe – A desumanização. Porto: Porto Editora, 2013, 238 p.,” Revista Portuguesa de Filosofia 72(1), 239–242, DOI 10.17990/RPF/2016_72_1_0239
  • Oliveira, C. C. (2015). Recensão de When these things begin. Conversations with Michel Treguer, 2014, de RénéGirard . Revista Portuguesa de Filosofia, 7 (1), 229-232. DOI 10.17990/RPF/2015_71_1_0229

Organização de eventos

Participação em eventos

  • Seminário (Por convite)

    Portugal. À conversa com...Clara Costa Oliveira. Educação não formal de Refugiados e Migrantes. Palestra e roda de conversa. APCEP. ON LINE.27 de setembro

  • Aula aberta (Por convite)

    Os pilares da Educação. Uma perspectiva filosófica. univ. UFERSA - Campus de Angicos (Brasil)

  • Seminário (Por convite)

    Coordenação de mesa 1 em XI Simpósio Luso Galaico de Filosofia

  • Aula aberta (Por convite)

    Aula da uc Educação de Adultos no curso de Educação Social no ISEG.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Internacional, CONGRESSO LUSO-GALAICO. XI Simpósio Luso-Galaico de Filosofia, Coordenaçáo de mesa, por convite Pensamento, Filosofia e Cultura Galega, 19 de Junho.

  • Seminário (Por convite)

    Portugal. Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso.Migraçóes. Quo vadis? Conferència, por convite, CMPLanhoso, 17 de Maio.

  • Aula aberta (Por convite)

    Internacional. https://www.youtube.com/watch?v=XZm-l2Yx0e4- Oliveira, CC. O papel do cuidador; entrevista pública realizada por Escola de Direito; Centro de Estudos Jean Monet.

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, C.C et alli(co-autoria). Palestra. Integração de refugiados. Ao vivo e a cores: de pessoas para pessoas. Congresso InternacionalHumanity/ies on the move.

  • Colóquio/Congresso

    Oliveira, C.C., Sara de Paula Martins (co-autoria). Palestra Integration is more than providing accomodation. Congresso InternacionalHumanity/ies on the move. UMINHO. CEHUM.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Coordenação de mesa OTHER’S CARE WORLD’S CARE. Congresso Internacional Humanity/ies on the move. 27-29 de abril de 2022

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Oliveira, C.C. (2022). Manter a actividade. Danças circulares e comunitárias. Jornadas Nacionais da ANGE- Envelhecer...e depois? Longevidade com dignidade. ANGE. PORTUGAL (on line).

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social. workshop Dançar com cadeirantes. In Longevidade dom dignidade. DimensãoNacional.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Comunicação oral Educação em Intervenção Comunitária com Idosos. SCMB. II Congresso da Misericórdia de Braga. Repensar e revitalizar o envelhecimento. 22 de outubro. Por convite

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Participação na mesa redonda sobre Diferentes perspectivas do envelhecimento no Congresso Internacional de Representações Sociais.Congresso Internacional on line. https://www.youtube.com/watch?v=mClRDwrW1NQ. Por convite

  • Seminário (Por convite)

    participação em mesa redonda IV FOrum Aberto do Forum Refúgio. 20 de Junho. On line. https://www.facebook.com/photo/?fbid=10208797751538423&set=a.1033259289042 IV Fórum Aberto em Comemoração do Dia Mundial dos Refugiados 2021. Uma Compreensão profunda sobre a integração para uma perspetiva mais ampla Aqui e Além. Por convite

  • Seminário (Por convite)

    UTAD, Seminário em Dout. em CE- Educaçaão para a Saúde- 'Salutogenia versus Doença?'- 2 h

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Formação sobre Luto on line. Formadora. Empresa Fujitsu. 3h

  • Seminário (Por convite)

    Participação Evento on line da Equalis. Facilitadores da Inovação social. Equalis (org. CarlosRibeiro). https://www.facebook.com/groups/equali s. Por convite. 29 de Março.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    APAV de Braga. 'LUTO DE VIVOS'. Formadora- 6 h- 2h/sessão

  • Aula aberta (Por convite)

    UNISC, BRASIL- 'Luto e espiritualidade' - curso a distância de Psicologia, 3h.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Oliveira, C. C. (2020). A Enfermagem como um cuidado transcultural. 2020 - Que desafios para o Ano Internacional do Enfermeiro? Federação Nacional de Estudantes em Enfermagem https://zoom.us/j/91994580204, âmbito nacional.

  • Seminário (Por convite)

    Oliveira, C. C. (2020). Viver a doença e a partida de quem amamos e cuidamos. Café Memória. https://zoom.us/j/7872063580

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    C. C. (2020). Sofrimento e integração de refugiados em Portugal. I Congresso Internacional de Saúde Mental e Práticas Profissionais), âmbito internacional.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Desafios dos cuidadores informais.por convite da organização. comunicação livre. XXVII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. universidade do Porto. 14 de novembro. ambito nacional

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    O luto de si próprio nas doenças cronicas. por convite da organização. Workshop. Jornada educação para a morte. Seminário Maior deViseu. 25 de outubro. ambito nacional

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Pré-conceitos e inovação em cuidados humano. por convite da organização. Conferência. Congresso nacional da Santa Casa da Misericordia Braga. 28 de Setembro. âmbito nacional.

  • Aula aberta (Por convite)

    Felicidade: é para hoje ou para amanha? por convite da organização. Conf. Inaugural da univ senior da 3ª idade da povoa de varzim. 24 de setembro. ambito regional

  • Colóquio/Congresso

    Faria, MJ, Oliveira, C. C. Projeto IntegrARTE. comunicação livre por aceitação de proposta, Co-autoria; participante. Conferences on Humanitarian Action and Cooperation for Development. 18 de Junho- Ambito internacional

  • Seminário (Por convite)

    Palestra Ser Idoso na Era Digital- Dia Mundial da Sociedade da Informação. por convite da organização."O Indivíduo na Sociedade da Informação". Vila Verde-Braga. 17 de Maio. ambito regional.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Gestão de emoções: entre a compaixão e a indiferença. workshop por convite. Centro social.Trofa. 2 abril. 3 h

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Comunicação não verbal. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. Maio 12 h. Ambito nacional

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Luto de mortos e de vivos. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. 7, 14; 21 de setembro. Ambito nacional

  • Colóquio/Congresso

    Póster - "A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos". por aceitação de proposta, co-autoria. 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT- Lisboa. Ambito internacional.

  • Colóquio/Congresso

    Comunicação oral. "Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!". 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT. por aceitação de proposta, co-autoria. Ambito internacional.

  • Seminário (Por convite)

    Solidao versus isolamento social. A outra face do envelhecimento. Famalicao

  • Aula aberta (Por convite)

    O que une as principais religiões - Dia Internacional do Refugiado. Colégio Luso-Internacional de Braga

  • Seminário (Por convite)

    EPALE discussao on line integraçao de refugiados

  • Aula aberta (Por convite)

    dor e sofrimento utad. comunicação oral em Espiritualidade e Multiculturalidade

  • Seminário (Por convite)

    Palestra «Luto de si e doentes que de nós se esquecem», no CAFÉ MEMÓRIA: guimaraes

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira, Aprendizagem Autopoiética e Cibernética. Universidade Federal do Ceará. 19 de maio 2017, POR CONVITE

  • Seminário (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Perspectiva da auto-organização: percursos de vida e conhecimento. Encontro. Pesquisa e Vida no PPGCTI UFERS. 15 de Maio de 2017. POR CONVITE

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Roda de conversa com pré-internos de Medicina e com funcionários do mesmo Hospital sobre luto , a convite de Hospital de Santa Cruz de Sul, RS, 13 de maio 2017. POR CONVITE

  • Aula aberta (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Epistemologia da complexidade e investigação. GAIA, UNISC. 10 maio 2017. Epistemologia da complexidade e investigação.

  • Seminário (Por convite)

    Clara Costa Oliveira. Luto. Painel lidar com a morte, in A outra face do envelhecimento. CESPU de Famalicão. 2 junho 2017. POR CONVITE

  • Colóquio/Congresso

    -Delboni, M., Areosa, S., Oliveira, C. C., Santos, M.C. Congresso Envelhecimento demográfico e a necessidade de cuidados de longa permanência no município de Santa Cruz do Sul/RS (Brasil). Poster, Maio 2016.

  • Colóquio/Congresso

    Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. Non‐formal adult education using experimental science activities. Congresso LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing (Inglaterra). Abril 2016.

  • Seminário (Por convite)

    - Oliveira, C. C. Palestra «Evolution of Critical and Scientific Thinking in Biology – XXth century». 1st JOINT WORKSHOP OF THE PhD PROGRAMS in APPLIED AND ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY (DP_AEM) MOLECULAR AND ENVIRONMENTAL BIOLOGY (PDBMA)- CBMA-ECUM- UMINHO. Setembro 2016.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Oliveira, Clara Costa .Congresso Internacional Rede Unida: «Atenção Primária e formação de profissionais de saúde em Portugal», por convite, Fortaleza, Abril 2014.

Redes

  • 2021 - Ajudaris

    Revisão de textos escritos por jovens em idade escolar sobre um tema
  • 2021 - UREP (União de Refugiados em Portugal)

  • 2021 - Equalis

Orientação de teses

Pós-Doutoramentos

  • 2018 - 2019 | Orientador

    Karla Demoly

    PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.

Doutoramentos

  • 2013 - 2017 | Orientador

    Paula Encarnação

    Sofrimento e fé em doenças crónicas.

    ICBAS PORTO

  • 2012 - 2015 | Orientador

    Clara Oliveira Simões

    Respeito da Integridade da Pessoa Doente: uma virtude indispensável na Enfermagem

    UCP Porto

Mestrados

  • 2023 - (...) | Orientador

    João Pedro Costa

    A Educação Estética na Hipermodernidade.

    MEnsino- Ensino de Filosofia

  • 2023 - (...) | Orientador

    Rui Sá

    Como Pensar Criticamente A Religião? - Uma abordagem socrática aplicada ao ensino da Filosofia

    MEnsino- Ensino de Filosofia

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Marisa Rodrigues

    Memórias com vida.

    ME-EAIC

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Alexandra Salgado

    Urge! Práticas Educativas Artísticas na Comunidade

    ME-EAIC

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Mariana Fernandes

    Competências Socioemocionais e Inclusão Social em contexto educativo escolar de adultos

    ME-EAIC

  • 2021 - 2023 | Orientador

    Teresa Isabel Cerqueira Ribeiro.

    Demência na educação ao longo da vida: inclusão de todo o tipo de idosos

  • 2021 - (...) | Orientador

    Carina Fernandes

    Identidade de Género e Orientação Sexual

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2021 - (...) | Orientador

    Daniela Azevedo

    Eu, tu, e a Nossa Cultura

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2021 - (...) | Orientador

    Sara de Paula Martins

    Integração de refugiados

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2021 - 2021 | Orientador

    Sara Martins

    Integração de migrantes

    ME-EAIC

  • 2020 - (...) | Orientador

    Diana Azevedo

    A animação socioeducativa com idosos institucionalizados

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Luísa Brito

    A Intervenção Comunitária como fator fundamental na vida de uma criança

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2020 - (...) | Orientador

    Marília Tavares

    Intervir para Superar

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2019 - 2021 | Orientador

    UMINHO. ME-EAIC. Teresa Leite e Castro Gonçalves

    UMINHO. ME-EAIC. Teresa Lei(Re)Acreditar no futuro: um olhar voltado para cidadãos beneficiários do R.S.I.

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2019 - (...) | Orientador

    Vania Gomes

    A violência nas pessoas idosas: Prevenção, Proteção e Assistência

    ME-EAIC (IE-UMINHO)

  • 2019 - 2022 | Orientador

    Luísa Carvalho de Brito

    . A Intervenção Comunitária e a sua importância no contexto escolar.

    ME-EAIC- UMINHO

  • 2019 - 2022 | Orientador

    Diana Isabel de Barros Azevedo.

    A animação socioeducativa com idosos institucionalizados.

    ME-EAIC- UMINHO

  • 2017 - 2019 | Orientador

    Elvira Raquel Silva

    PHOTOVOICE APPLIED TO THE HOUSING FIRST PROGRAMME: GIVING VOICE TO (EX)HOMELESS PEOPLE

    ME-EAIC

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Maria João Faria

    IntegrArte: um projecto comunitário com famílias refugiadas

    ME-EAIC. UMINHO

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Inês Saavedra Mota

    Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2017 - 2018 | Orientador

    Daniela do Rosário Fernandes

    Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior

    ME-EAIC. UMINHO

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Elizabete Martins

    (Vi)Ver Mais: A realidade silenciada pela dependência

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Marcos Freitas

    (Re)Aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior. Joana Martins. ME-EAIC. UMINHO. “Rumo à inclusão social dos idosos

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Joana Martins

    Rumo à inclusão social dos idosos:projeto educativo com idosos institucionalizados

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Eduarda Macedo

    Aprender a ser com música e ciência.

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2016 - 2018 | Orientador

    Susana Gomes

    Re)Construindo vidas: integração de refugiados em Portugal

    ME-EAIC. UMINHO.

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Sílvia Coelho

    (Re)Aprender a ser e a conhecer: desenvolvimento de competências com toxicodependentes.

  • 2015 - 2017 | Orientador

    Chisoka Simões

    A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra,

  • 2015 - (...) | Orientador

    Kezia Spiller.

    Educação em Saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do centro de atenção psicossocial- álcool e outras drogas (CAPS-AD) de Natal/RN.

    2016-01-01

  • 2014 - 2016 | Orientador

    HUGO MESQUITA

    'Núcleo de apoio comunitário: criação e desenvolvimento (NAC)',

  • 2014 - 2016 | Orientador

    EUGENIA SILVA

    'Vive Mais a Terceira Idade: Uma Iniciativa de Educação Ao Longo da Vida',

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ALICE ALVES

    Educação para a saúde na terceira idade: uma questão de hábitos

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ANA CATARINA DO ROSÁRIO

    COMBATER A SOLIDÃO: o contributo da animação

  • 2014 - 2016 | Orientador

    ALEXANDRA SILVA

    Semar para Educar,

  • 2013 - 2016 | Orientador

    Liliana Gomes

    Renovar o espaço em busca do rejuvenescimento: Um projeto de intervenção/animação nm Centro de Convívio para idosos,

Editor

  • 2015 - 2017/1

    Membro do Conselho editorial da revista Boletim da saúde

  • 2011 - (...)

    Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Filosofia

  • 2010 - (...)

    Membro do Comitê Científico da Revista Reflexão e Ação

Comissões científicas

  • 2022 - ... (Revista)

    História, Educação e Ensino na Educação do Campo

  • 2021 - ... (Revista)

    evista Dialetke, Parana, Brasil

  • 2018 - 2018 (Congresso)

    23 maio- Seminario Educação de Adultos e Intervenção comunitária

  • 2018 - ... (Congresso)

    Humanities on the move

  • 2014 - ... (Revista)

    Onco News

  • 2010 - ... (Revista)

    Revista Portuguesa de Filosofia;

  • 2010 - ... (Revista)

    Revista Portuguesa de Filosofia-

  • 2006 - ... (Revista)

    Revista Reflexão e Ação

  • 2006 - ... (Revista)

    Reflexão e Ação

Outros dados

  • Revisáo de texto.
     Histórias da Ajudaris!  Associação Ajudaris

  • avaliadora de artigos científicos:
    Artigo com peer review. SCOPUS. Formar poetas e soldados. A confiança como elemento chave da filosofia educacional de Agostinho da Silva. Revista Portuguesa de Humanidades.
    Artigo com peer review. SCOPUS. Amamentar Interrompido em tempos de pandemia: tomada de decisão e dilemas éticos dos Enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem.
    Artigo com peer review. SCOPUS .Spatiotemporal Analysis of Injury Events against Doctors in Guangdong Province. Geographic Information System. Journal: Frontiers in Public Health, section Injury prevention and control.
    Artigo com peer review SCOPUS. Editorial Assignment Client violence towards social workers: Assessment based on Chappell and Di Martino's Interactive Model.Journal: Frontiers in Psychology, section Organizational Psychology.

  • avaliadora de 3 artigos para revistas com índice de impacto, uma nacional e duas internacional.
    avaliadora de 8 propostas de comunicação para Congresso Internacional

  • Luto: saúde ou doença?. âmbito internacional. Página de rede social com 821 seeguidores. https://www.facebook.com/Luto.processodevida

  • Mentora do Alto Comissariado para as Migrações.

  • Entrevista em projecto europeu Juniors2 Seniors da Escola de Direito da Uminho. Quem cuida de quem cuida? Plataforma UNIO. Coord.Alessandra Silveira. Casa do Conhecimento.

  • Inserção de artigo de actas na rede nacional de cuidados continuados do Ministério da Saúde.

  • Consultora da Santa Casa da Misericórdia de Braga (valência ERPI)

  • Membro voluntário da UREP (União de Refugiados em Portugal), onde coordena grupo não formal de integração de migrantes de refugiados

  • Membro voluntário da UREP (União de Refugiados em Portugal), onde coordena grupo não formal de integração de migrantes de refugiados

  • Mentora do Alto Comissariado para as Migrações (ACM)

  • Consultora da Santa Casa da Misericórdia de Braga (valência ERPI)

  • Pareceres para revistas/congressos COM peer review:
    1- RevisttaFrontiers of psychology. "Workplace violence against doctors in Bangladesh: A content analysis". SCOPUS
    2-Revista de Bioética. 'Attitudes towards Euthanasia of Portuguese Medical Students'.SCOPUS
    3- Revista Portuguesa de Humanidades. 'RIZOMA E PLURALIDADE ONTOLÓGICA NO
    LIVRO DO DESASSOSSEGO'. SCOPUS
    4-Revista Portuguesa de Educação. 'Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática.SCOPUS
    5- Revista Health Promotion International. 'Exploring Protective Factors through Positive Psychology and Salutogenesis in Danish Families with Type 2 Diabetes'. SCOPUS
    Artigo peer review para
    Atas de Congresso Internacional Humanities on the move
     'Alternatives à la rétention ou forme alternative derétention? Une revue de la littérature'.

  • 5 pareceres de propostas peara congresso Humanity on the move, a realizar em abril de 2020. CEHUM. peer review.
    Parecer artigo científico. LEARNING CITIES- Participatory-focused Community Development in Adult and Lifelong
    Education. Revista OMNIA; peer review.

  • Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O
    processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários.
    Janeiro.

  • Portugal, UMINHO. Membro e arguente de Júri de ME. EAIC, 23 Jan. Maria do Rosário Cardoso. Corpo e mente em ação: desafios e
    horizontes.

  • Nacional. ACM/CLIB. Familia do lado - animadora -4 h 5 de Maio. Membro.
    
    Nacional. ACM/CLIB/SPEAK. Familia do lado - animadora -4 h 8 de dezembro. Membro
    
     Pôr a mao na massa CLIB/HABITAT- abril, 8h
    
    Regional. CLIB. Summer fete – 29 de Junho, Dinamizadora
    
     Regional. Univ. senior 3ª idade Vieira do Minho, 6 de julho, Encontro intergeracional. Animadora
    
    Regional. Habitat for Humanity de Braga- Danças circulares. desde Abril, formadora.
    
    Regional. COM ALMA, Danças circulares. de Janeiro a Abril, formadora.
    
    Regional. Habitat for Humanity de Braga- Yoga e Meditação. desde Setembro, formadora.
    
    Regional. Habitat for Humanity de Braga, Dança contemporânea expressionista +20, formadora, de Abril a Outubro.

  • CLIB- SPEAK -ACM.  A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora)
    
    CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora)
    
    Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.

  • ACM - Mentora de educação formal e não formal a refugiados -3 h semanais desde Maio
    
    SPEAK - Braga -Mentora de português , inglês e francês a migrantes e refugiados desde Outubro
    
    CLIB/PAR - Língua portuguesa –clib 2h semanais – 4 crianças, desde Abril
    
    CLIB/PAR- educação não formal de adultos em
    
    historia das religioes -2 h
    
    Linguagem não verbal da cultura portuguesa -2 h
    
    Como se formou a língua portuguesa - 1h
    
    As grandes religiões do mundo-2 h
    
    Os povos que habitaram Portugal -1 h
    
    As línguas que formaram o português actual -1 h
    
    Aconselhamento legal de migrantes e refugiados – 1h semanalmente, desde Maio
    
    CLIB/PAR- Danças circulares de todo o mundo. de Janeiro a Dezembro, semanal -1.30 h
    
    ACM - Danças circulares de todo o mundo, desde novembro, semanal -1.30 h

  • SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

  • CLIB- SPEAK -ACM.  A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora)
    
    CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora)
    
    Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.

  • Curso sobre luto. Âmbito nacional. 14h. Formadora em HOUSE OF LEARNING (Braga)

  • PRESENÇA EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS
    
    Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários.
    Janeiro.
    
    Portugal, Mestrado. ME-EAIC.UMINHO.  Ângela Margarida da Silva Fernandes. A Importância do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade.
    
    Brasil, Doutoramento. UTAD. ELIANE SILVA FERREIRA ALMEIDA. Arguente principal
    
    Brasil, Doutoramento. UTAD. MICHELLE ALVES VASCONCELOS PONTE 
    
     Portugal, Doutoramento. UMINHO. Glenon Dutra. 30 janeiro

  • Emissão de pareceres científicos para várias revistas; exemplos: Social Epistemology, Saúde e Sociedade,Revista Portuguesa de Educação, Revista Pedagogia,Revista Portuguesa de Filosofia,Revista Brasileira de História da Educação.

  • PRÉMIOS E DISTINÇÕES
     1- projectos de intervenção com adultos, decorrente da parceria entre ME-EAIC e a Science ThrOUGH oUR lIVES; 2- COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla , co-autoria, 2016	3- A Associação Inglesa de Educação e Envelhecimento/Sociedade Britânica de Gerontologia e a plataforma europeia de Educação ao longo da vida ForAgeII 2- Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla (com comunicação), co-autoria