Grau académico: Agregação
Categoria profissional: Prof. Associado com agregação
Grupo(s) de Investigação:
E-mail: claracol@ie.uminho.pt
Telefone: 253604279
CIÊNCIA ID: D71D-77A7-1AD7
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4153-6787
Morada institucional:
Instituto de Educação UMINHO 4700 Braga
Interesses de investigação:
Educação não formal de Refugiados Epistemologia Ética Bioética Antropologia Filosófica Filosofia e Medicina Filosofia e Biologia Humanidades em Saúde Educação para a saúde Educação em Saúde Promoção da Saúde Educação comunitária Formação de cuidadores (formais, não formias e informais) de saúde Sofrimento, educação e saúde.
Formação:
Licenciada em Filosofia; Mestre em Epistemologia; Doutora em Filosofia da Educação; Associada em Pedagogia; Agregada em Educação para a Saúde
Experiência profissional:
Docente do ensino básico e secundário; Docente e investigadora da UMINHO desde 1990; Formadora em ONGs, e outras instituições de carácter social e de saúde; Professora vistinate me várias universidades estrangeiras; Livros, capítulos de livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro
Cargos:
Investigadora do CEHUM; Investigadora em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade- UNISC (Brasil); Membro de Conselho de Departamento de DTEEAF-IE
2020 - 2020 (Membro)
Tabela Periódica em crochet
2017 - ... (Membro)
Membro integrado do CEHUM no grupo EHum2M - Estudos Humanísticos em Migração & Marginalização.
2016 - ... (Membro)
EH2M
2015 - ... (Membro)
Projeto Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade - UNISC (Brasil)
2014 - 2017 (Coordenador)
GRI Educação em Saúde- Doenças crónicas
2013 - 2017 (Membro)
GAIA
2013 - ... (Membro)
Investigadora de pesquisa em Realidade, exclusão e cidadania na Terceira Idade
2013 - 2018 (Membro)
Oficinando em rede
2012 - 2020 (Membro)
STOL
Oliveira, CC (2023). Meu pai. In JE Costa-Oliveira. Monsul de outros tempos. Ed. José Abílio Coelho. Amares: Gráficamares.
Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN: 978-972-697-257-0. ebook Oliveira, C. C.; Jesuíno, J. C. (2016) (org.). Do Luto. Lisboa. Aletheia. Axioma. ISBN:978-972-697-256-3. livro em papel
Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli (2016). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas (em 2 volumes). S. Tirso, DEFACTO.
Oliveira, C. C. (2022). EDUCAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA COM IDOSOS: Educação não formal com idosos, e não para idosos. In Atas do II Congresso da Misericórdia de Braga. Coord. Carlos Valério , Bernardo Reis, Maria Marta Lobo de Araújo. Braga. Edição Santa Casa da Misericórdia de Braga. http://www.rncci.minsaude.pt/
Fernandes, D., Oliveira, C. C. (2018).Aprender a Envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior. AGEING CONGRESS 2018. CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ENVELHECIMENTO
Delboni, M., Oliveira, C. C. etalli (2017). A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017) Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional:Perspectivas e Desafios.Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Delboni, M., Areosa, S., Remoaldo, P., Oliveira, C.C., Santos, M.C. (2016). Estudo documental das políticas públicas e participação em saúde direcionadas para o idoso de Portugal e Brasil. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde//Investigación Cualitativa en Salud. V. 2. 1208-1224
Gomes, A., Oliveira, C. C. (2015). Musicoterapia e educação em saúde: momentos históricos . Atas de Congresso SPCE 2014 (pp.754-759). Vila Real, UTAD.
Oliveira, CC (2023). Revista Misericórdia de Braga. Intervenção, comunidade, bondade: Dr. Bernardo Reis, um poeta forte. Braga: SCMB.
Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2021). AMBIENTE URBANO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADEREDUZIDA NOS MUNICÍPIOS DE SANTA MARIA E SANTA CRUZ DO SUL/BRASIL. Humanidades e Inovação.8 (42), 366-375.
Oliveira, C. C. (2021). « Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal». Riscos e proteção psicossocial: trabalho, saúde mental epráticas sociais.PSI UNISC, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 4-8, jul. 2021.
Saavedra, I., Oliveira, C. C. (2020). Filosofia da Educação não formal complexa e interventiva. Filosofia e Educação, 1(3), p. 509-53.
Faria, MJ; Oliveira, C. C. (2019). Integração não-formal de migrantes e refugiados em portugal - projeto IntegrArte. Revista Reflexão e Ação (em avaliação). https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
Indexado em: SCIELO
Encarnação, P. Oliveira, C. C., Martins, T. Article: Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ). Journal: Scandinavian Journal of Caring Sciences, 32(4), p. 1279-1287.
Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences
Encarnação, P. Martins, T, Oliveira, C.C. (2018). Psychometric Properties of the Suffering Assessment Questionnaire in Adults with Chronic Diseases or Life-Threatening Illness (SAQ).Journal Scandinavian Journal of Caring Sciences
Silva, A., Oliveira, C. C. Semear para colher. Boletim da Saúde, vol. 25, nº 2
Delboni, M. C. C., Areosa, S. V. C., Remoaldo, P. C. A. C., Oliveira, M. C. C. de, & Ponte, A. S. (2017). Serviços de Apoio Social às pessoas idosas em Braga, Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20 (Número Especial 23, “Diversidades e Velhices”), 81-100. Print ISSN 1516-2567. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: FACHS/NEPE/PEPGG/PUC-SP. DOI: 10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p81-100
Martins. E., Oliveira, C.C., Bandeira, T, Nobre, A.(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência – projeto de intervenção comunitária REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 08 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2395
Nobre, A., Oliveira, C. C. et alli (2017). EAEA. Grundig Award – Engaging new learners. STOL – Science Trough Our Lives - Non formal scientific education reaches nwe learners. Bruxelas (CE): EAEA.
Oliveira, C. C. Gomes, A. (2017). Educação Salutogênica de Cidadãos Doentes Mentais: A Appacdm De Braga – Portugal. Reflexão E Ação, v. 25(1), 5-21.
Encarnação, P., Oliveira, C. C., Martins, T. (2017). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promot Int (2017) 32 (3): 577-580. DOI:https://doi.org/10.1093/heapro/dav1 Oliveira, C. C. e Encarnação, P: (2017). Suffering, a Concept Present in Non-Cancer Patients: Multiple Sclerosis Patients. International Journal of Caring Sciences.(no prelo). Simões, C., Oliveira, C. C., Nobre. A et al. (2017). Non-formal scientific education reaches new learners. EAEA. 11.8.2017
Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34. Encarnação, P, . Martins, T., Oliveira, C. A nanopartícula da fé na intervenção dos enfermeiros. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 24-39. Simães, C., Oliveira, C. C. (2016). Dimensão do corpo na Antropologia clínica. Boletim da Saúde. 25(1), 75- 85. Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa. Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118. SCOPUS Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em SaúdeConceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2)
Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros. Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31.
Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa.Trans/Form/Ação, 39(1), 93-118.
Oliveira, C. C., Feio, A. (2016).Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde Conceptual convergences and divergences in Health Education. Revista Saúde e Sociedade. 24(2), 703-715.
Oliveira, C. C., Pena, L. & Silva, M. (2015) Aging, Memory and Cognitive Stimulus. Journal of Aging & Inovation, 4 (2), 21 - 31; . Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415. ISSN 1981-2256. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055 ; Rodrigues, S., Oliveira, C. C. & Silva, P. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de Enfermagem Referência, Série IV( 6), 87-95. Indexada em SciELO Citation Index, Web of Science, Thomson Reuters; facto deimpacto: 0.0917
Moreira, C., Oliveira, C. C. (2015). Aprender a ser - a importância dos métodos pedagógicos. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 6, 167-169. DOI: 10.17979/reipe.2015.0.06.43 - indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC Silva, M., Oliveira, C. C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 2015, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 8., 44-47. DOI:10.17979/reipe.2015.0.08.240; indicação de índice de impacto em fase de cálculo; indexada em latindex e ISOC
Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promotion International. Dec 17. pii: dav114. [Epub ahead of print]doi: 10.1093/heapro/dav114 - factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index. Oliveira, C (2015). Suffering and salutogenesis. Health Promotion Journal, 30 (2):222-227 . factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index®
Pena, L., Oliveira, C. C. (2015).Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas. Psicologia Clínica, 27(1), 245-265; factor de impacto: 0,15. Indexada em SCOPUS, entre outras. Feio, A., Oliveira, C. C. (2015). Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde. Saúde e sociedade. 24 (2), 704-715. Thomsom Reuters: Social Sciences Citation Index, Social Scisearch, Journal Citation Reports/Social. SCOPUS.factor de impacto: 0,04.
Sousa, E., Oliveira, C. C. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, 18(2), 405-415.
Oliveira, C. C. (2021). «Sofrimento e inclusão de refugiados em Portugal». In S. Areosa; S. Marcon (org.). Riscos e proteção psicossocial:trabalho, saúde mental e práticas sociais. Porto Alegre: edi PUCRS, pp. 31-63.
Oliveira, C.C. (2018). Cared for mourning- related suffering. Demoly, K., Lima, F. et allli (2018). Redes de cuidado e de aprendizagem na saúde mental e na educação. UFERSA: UNIJUI
Oliveira, C.C. (2018). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Barros, Eliana et alli (2018). Educação para a Paz.Práticas educativas. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf?fbclid=IwAR0pNENyyvCzAblKUARFjcERkYrpp3rM29We0-dQENnoMm7phBkjiwrtLAk
Oliveira, C. C. (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidados e aprendizagem na saúde mental e na educação. Org. Karla Demoly, Mª Fontenelle, Mª Fátima Lima. Ijui: Edujui. ISBN: 978-85-419-02244-1. Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: Contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. In Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs. Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf
Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal E Da Universidade De Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), pp. 31-46. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettcher e Maura Pinto). E-book A4 ISBN: 978-85-7578-455-6
Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal e ad Universidade de Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), Santa Cruz do Sul. EDUNISC, pp. 31-46. Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC
Oliveira, C. C. (2017). Educação para a paz: contributos das Humanidades aliadas à educação não formal e informal. Práticas educativas e Cultura de Paz: articulando saberes e fazeres. Org. Eliana Maria do Sacramento Soares, Lezilda Maria Teixeira. Caxias do Sul, RS : Educs. Oliveira, Clara, Costa (2017). Caring for mourning-related suffering. Redes de cuidado e aprendizagem na saúde mental e na educação. organizadoras Karla Rosane do Amaral Demoly, Maria Aridenise.Macena Fontenelle, Maria de Fátima de Lima das Chagas. – Ijuí: Ed.Unijuí, 2017. – 352 p. –ISBN : 978-85-419-0244-1 1.1.4
Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001 Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143
Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139. Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS. Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non-formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing. Simões, Clara; Oliveira, Clara Costa (2016). Respeitar no corpo a dignidade da Pessoa: perspectiva dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Bioética, 23, 111-123.
Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel. Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001 Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.
Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143 Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.
Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS. Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non‐formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.
Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.
Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros. Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31. Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I., Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5 Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40 Porto, UCP. http://
Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga-Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber
Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I.,Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5
Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40) .Porto, UCP. http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/ics/ISNR/ISNR_EBook_2015Final.pdf
Oliveira, C. C. (2020). Um estudo de caso interrompido de intervenção com refugiados em portugal: o caso em estudo em forma de relato de investigação-acção. Anais do IV seminário internacional de políticas públicas, intersetorialidade e família. Porto Alegre: UPRS. ISBN 978-65-5623-002-3.
Oliveira, C. C. (2020). Refugiados em Portugal: aproximações e conclusões de um estudo de caso interrompido. Anais do IV seminário internacional de políticas públicas, intersetorialidade e família. Porto Alegre: UPRS SBN 978-65-5623-002-3.
Muller, A., Oliveira, C. C. (2015). Emocionar:experiências enquanto acontecimentos utilizando as tecnologias digitaisde informação e comunicação.Livro de actas Atas CIAIQ2015 (congresso internacional de avaliação e investigação qualitativa), vol. 2, 114-118. Aracajú (ebook). Ludopedia.
Oliveira, C.C. et allii (2022). BRINCAR COM CIÊNCIA: UMA FERRAMENTA DE COMBATE À EXCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS?. Biblioteca virtual em saúde. Scielo. Pre-print.
Indexado em: SCIELO
Oliveira, C. C. (2021). Editorial. Riscos e proteção psicossocial: trabalho, saúde mental e práticas sociais. PSI UNISC, [S.l.], v. 5, n. 2, p.4-8, jul. 2021.
Oliveira, C. C., Ribeiro, C. (2020). http://pracadasredes.caixademitos.com/2020/07/30/a-dancarina-que-foge-a-policia/?fbclid=IwAR3FU1KZZo0ljNWTUm3-XsufQkFAN5chWL_TCtc45RJj2mp_tjCXqtQD-2Q
Oliveira, C. C . (2019). um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal.http://pracadasredes.caixademitos.com/2019/10/07/um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal/?fbclid=IwAR36_-wYWTou9eUuJjG4a58GUZw3nKf1dCCNAmMij8eZEGZydmBsGbVo9QA
Encarnação, P, Oliveira, C. C. (2019).A Fé pode diminuir o sofrimento em pessoas com Esclerose Múltipla. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1027531570771499&set=a.541675932690401&type=3&theater. Jornal Uminho. 1 de abril. âmbito nacional.
Oliveira, C. C. et allii. A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos. 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT- Lisboa. Ambito internacional.
Oliveira, C. C. (2019). Um-estudo-de-caso-de-integracao-interrompida-de-refugiados-em-portugal. Academia.edu. https://www.academia.edu/
Oliveira, CC (2016). Book Review - Valter Hugo Mãe – A desumanização. Porto: Porto Editora, 2013, 238 p.,” Revista Portuguesa de Filosofia 72(1), 239–242, DOI 10.17990/RPF/2016_72_1_0239
Oliveira, C. C. (2015). Recensão de When these things begin. Conversations with Michel Treguer, 2014, de RénéGirard . Revista Portuguesa de Filosofia, 7 (1), 229-232. DOI 10.17990/RPF/2015_71_1_0229
2023/12/07 | Centro Comunitário do Vale do Ave- Associação em Diálogo. Monsul-Póvoa de Lanhoso.
Lançamento de livro. Monsul em tempos antigos.
2022/04/27 - 2022/04/29 | UMINHO
Humanity/ies on the move.
2021/09/01 - 2021/12/31 | Centro Comunitário de Santa Maria de Palmeira
Coordenadora e dinamizadora de danças circulares e comunitárias (serviço comunitário gratuito)
2019/09/01 - 2021/12/31 | Centro Comunitário de Santa Maria de Palmeira
Coordenação e dinamizadora de yoga e meditação Yvengar (serviço comunitário gratuito)
2016/01/01 | UMINHO
Curso breve sobre Luto, UMINHO. BRAGA, nível nacional, 18 horas; coordenadora da organização e conferecista
https://www.facebook.com/LUTO-sa%C3%BAde-ou-doen%C3%A7a-266229 803735632/?fref=ts
2016/01/01 | UMINHO
Seminário de Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Seminário (Por convite)
Portugal. À conversa com...Clara Costa Oliveira. Educação não formal de Refugiados e Migrantes. Palestra e roda de conversa. APCEP. ON LINE.27 de setembro
Aula aberta (Por convite)
Os pilares da Educação. Uma perspectiva filosófica. univ. UFERSA - Campus de Angicos (Brasil)
Seminário (Por convite)
Coordenação de mesa 1 em XI Simpósio Luso Galaico de Filosofia
Aula aberta (Por convite)
Aula da uc Educação de Adultos no curso de Educação Social no ISEG.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Internacional, CONGRESSO LUSO-GALAICO. XI Simpósio Luso-Galaico de Filosofia, Coordenaçáo de mesa, por convite Pensamento, Filosofia e Cultura Galega, 19 de Junho.
Seminário (Por convite)
Portugal. Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso.Migraçóes. Quo vadis? Conferència, por convite, CMPLanhoso, 17 de Maio.
Aula aberta (Por convite)
Internacional. https://www.youtube.com/watch?v=XZm-l2Yx0e4- Oliveira, CC. O papel do cuidador; entrevista pública realizada por Escola de Direito; Centro de Estudos Jean Monet.
Colóquio/Congresso
Oliveira, C.C et alli(co-autoria). Palestra. Integração de refugiados. Ao vivo e a cores: de pessoas para pessoas. Congresso InternacionalHumanity/ies on the move.
Colóquio/Congresso
Oliveira, C.C., Sara de Paula Martins (co-autoria). Palestra Integration is more than providing accomodation. Congresso InternacionalHumanity/ies on the move. UMINHO. CEHUM.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Coordenação de mesa OTHER’S CARE WORLD’S CARE. Congresso Internacional Humanity/ies on the move. 27-29 de abril de 2022
Curso breve/Workshop (Por convite)
Oliveira, C.C. (2022). Manter a actividade. Danças circulares e comunitárias. Jornadas Nacionais da ANGE- Envelhecer...e depois? Longevidade com dignidade. ANGE. PORTUGAL (on line).
Curso breve/Workshop (Por convite)
ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social. workshop Dançar com cadeirantes. In Longevidade dom dignidade. DimensãoNacional.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Comunicação oral Educação em Intervenção Comunitária com Idosos. SCMB. II Congresso da Misericórdia de Braga. Repensar e revitalizar o envelhecimento. 22 de outubro. Por convite
Colóquio/Congresso (Por convite)
Participação na mesa redonda sobre Diferentes perspectivas do envelhecimento no Congresso Internacional de Representações Sociais.Congresso Internacional on line. https://www.youtube.com/watch?v=mClRDwrW1NQ. Por convite
Seminário (Por convite)
participação em mesa redonda IV FOrum Aberto do Forum Refúgio. 20 de Junho. On line. https://www.facebook.com/photo/?fbid=10208797751538423&set=a.1033259289042 IV Fórum Aberto em Comemoração do Dia Mundial dos Refugiados 2021. Uma Compreensão profunda sobre a integração para uma perspetiva mais ampla Aqui e Além. Por convite
Seminário (Por convite)
UTAD, Seminário em Dout. em CE- Educaçaão para a Saúde- 'Salutogenia versus Doença?'- 2 h
Curso breve/Workshop (Por convite)
Formação sobre Luto on line. Formadora. Empresa Fujitsu. 3h
Seminário (Por convite)
Participação Evento on line da Equalis. Facilitadores da Inovação social. Equalis (org. CarlosRibeiro). https://www.facebook.com/groups/equali s. Por convite. 29 de Março.
Curso breve/Workshop (Por convite)
APAV de Braga. 'LUTO DE VIVOS'. Formadora- 6 h- 2h/sessão
Aula aberta (Por convite)
UNISC, BRASIL- 'Luto e espiritualidade' - curso a distância de Psicologia, 3h.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Oliveira, C. C. (2020). A Enfermagem como um cuidado transcultural. 2020 - Que desafios para o Ano Internacional do Enfermeiro? Federação Nacional de Estudantes em Enfermagem https://zoom.us/j/91994580204, âmbito nacional.
Seminário (Por convite)
Oliveira, C. C. (2020). Viver a doença e a partida de quem amamos e cuidamos. Café Memória. https://zoom.us/j/7872063580
Colóquio/Congresso (Por convite)
C. C. (2020). Sofrimento e integração de refugiados em Portugal. I Congresso Internacional de Saúde Mental e Práticas Profissionais), âmbito internacional.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Desafios dos cuidadores informais.por convite da organização. comunicação livre. XXVII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. universidade do Porto. 14 de novembro. ambito nacional
Colóquio/Congresso (Por convite)
O luto de si próprio nas doenças cronicas. por convite da organização. Workshop. Jornada educação para a morte. Seminário Maior deViseu. 25 de outubro. ambito nacional
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pré-conceitos e inovação em cuidados humano. por convite da organização. Conferência. Congresso nacional da Santa Casa da Misericordia Braga. 28 de Setembro. âmbito nacional.
Aula aberta (Por convite)
Felicidade: é para hoje ou para amanha? por convite da organização. Conf. Inaugural da univ senior da 3ª idade da povoa de varzim. 24 de setembro. ambito regional
Colóquio/Congresso
Faria, MJ, Oliveira, C. C. Projeto IntegrARTE. comunicação livre por aceitação de proposta, Co-autoria; participante. Conferences on Humanitarian Action and Cooperation for Development. 18 de Junho- Ambito internacional
Seminário (Por convite)
Palestra Ser Idoso na Era Digital- Dia Mundial da Sociedade da Informação. por convite da organização."O Indivíduo na Sociedade da Informação". Vila Verde-Braga. 17 de Maio. ambito regional.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Gestão de emoções: entre a compaixão e a indiferença. workshop por convite. Centro social.Trofa. 2 abril. 3 h
Curso breve/Workshop (Por convite)
Comunicação não verbal. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. Maio 12 h. Ambito nacional
Curso breve/Workshop (Por convite)
Luto de mortos e de vivos. por convite da organização. Workshop. Associação convívio, Guimaraes. 7, 14; 21 de setembro. Ambito nacional
Colóquio/Congresso
Póster - "A Ciência é para todos, os públicos menos evidentes incluídos". por aceitação de proposta, co-autoria. 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT- Lisboa. Ambito internacional.
Colóquio/Congresso
Comunicação oral. "Tabela Periódica em croché, uma grande ideia. Literalmente!". 7.º Congresso de Comunicação de Ciência da Rede SciComPT. por aceitação de proposta, co-autoria. Ambito internacional.
Seminário (Por convite)
Solidao versus isolamento social. A outra face do envelhecimento. Famalicao
Aula aberta (Por convite)
O que une as principais religiões - Dia Internacional do Refugiado. Colégio Luso-Internacional de Braga
Seminário (Por convite)
EPALE discussao on line integraçao de refugiados
Aula aberta (Por convite)
dor e sofrimento utad. comunicação oral em Espiritualidade e Multiculturalidade
Seminário (Por convite)
Palestra «Luto de si e doentes que de nós se esquecem», no CAFÉ MEMÓRIA: guimaraes
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira, Aprendizagem Autopoiética e Cibernética. Universidade Federal do Ceará. 19 de maio 2017, POR CONVITE
Seminário (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Perspectiva da auto-organização: percursos de vida e conhecimento. Encontro. Pesquisa e Vida no PPGCTI UFERS. 15 de Maio de 2017. POR CONVITE
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Roda de conversa com pré-internos de Medicina e com funcionários do mesmo Hospital sobre luto , a convite de Hospital de Santa Cruz de Sul, RS, 13 de maio 2017. POR CONVITE
Aula aberta (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Epistemologia da complexidade e investigação. GAIA, UNISC. 10 maio 2017. Epistemologia da complexidade e investigação.
Seminário (Por convite)
Clara Costa Oliveira. Luto. Painel lidar com a morte, in A outra face do envelhecimento. CESPU de Famalicão. 2 junho 2017. POR CONVITE
Colóquio/Congresso
-Delboni, M., Areosa, S., Oliveira, C. C., Santos, M.C. Congresso Envelhecimento demográfico e a necessidade de cuidados de longa permanência no município de Santa Cruz do Sul/RS (Brasil). Poster, Maio 2016.
Colóquio/Congresso
Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. Non‐formal adult education using experimental science activities. Congresso LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing (Inglaterra). Abril 2016.
Seminário (Por convite)
- Oliveira, C. C. Palestra «Evolution of Critical and Scientific Thinking in Biology – XXth century». 1st JOINT WORKSHOP OF THE PhD PROGRAMS in APPLIED AND ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY (DP_AEM) MOLECULAR AND ENVIRONMENTAL BIOLOGY (PDBMA)- CBMA-ECUM- UMINHO. Setembro 2016.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Oliveira, Clara Costa .Congresso Internacional Rede Unida: «Atenção Primária e formação de profissionais de saúde em Portugal», por convite, Fortaleza, Abril 2014.
2021 - Ajudaris
Revisão de textos escritos por jovens em idade escolar sobre um tema
2021 - UREP (União de Refugiados em Portugal)
2021 - Equalis
2018 - 2019 | Orientador
Karla Demoly
PRÁTICAS DE CUIDADO E APRENDIZAGEM NA EXPERIÊNCIA DE REFUGIADOS EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL.
2013 - 2017 | Orientador
Paula Encarnação
Sofrimento e fé em doenças crónicas.
ICBAS PORTO
2012 - 2015 | Orientador
Clara Oliveira Simões
Respeito da Integridade da Pessoa Doente: uma virtude indispensável na Enfermagem
UCP Porto
2023 - (...) | Orientador
João Pedro Costa
A Educação Estética na Hipermodernidade.
MEnsino- Ensino de Filosofia
2023 - (...) | Orientador
Rui Sá
Como Pensar Criticamente A Religião? - Uma abordagem socrática aplicada ao ensino da Filosofia
MEnsino- Ensino de Filosofia
2022 - 2023 | Orientador
Marisa Rodrigues
Memórias com vida.
ME-EAIC
2022 - 2023 | Orientador
Alexandra Salgado
Urge! Práticas Educativas Artísticas na Comunidade
ME-EAIC
2022 - 2023 | Orientador
Mariana Fernandes
Competências Socioemocionais e Inclusão Social em contexto educativo escolar de adultos
ME-EAIC
2021 - 2023 | Orientador
Teresa Isabel Cerqueira Ribeiro.
Demência na educação ao longo da vida: inclusão de todo o tipo de idosos
2021 - (...) | Orientador
Carina Fernandes
Identidade de Género e Orientação Sexual
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2021 - (...) | Orientador
Daniela Azevedo
Eu, tu, e a Nossa Cultura
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2021 - (...) | Orientador
Sara de Paula Martins
Integração de refugiados
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2021 - 2021 | Orientador
Sara Martins
Integração de migrantes
ME-EAIC
2020 - (...) | Orientador
Diana Azevedo
A animação socioeducativa com idosos institucionalizados
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2020 - (...) | Orientador
Luísa Brito
A Intervenção Comunitária como fator fundamental na vida de uma criança
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2020 - (...) | Orientador
Marília Tavares
Intervir para Superar
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2019 - 2021 | Orientador
UMINHO. ME-EAIC. Teresa Leite e Castro Gonçalves
UMINHO. ME-EAIC. Teresa Lei(Re)Acreditar no futuro: um olhar voltado para cidadãos beneficiários do R.S.I.
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2019 - (...) | Orientador
Vania Gomes
A violência nas pessoas idosas: Prevenção, Proteção e Assistência
ME-EAIC (IE-UMINHO)
2019 - 2022 | Orientador
Luísa Carvalho de Brito
. A Intervenção Comunitária e a sua importância no contexto escolar.
ME-EAIC- UMINHO
2019 - 2022 | Orientador
Diana Isabel de Barros Azevedo.
A animação socioeducativa com idosos institucionalizados.
ME-EAIC- UMINHO
2017 - 2019 | Orientador
Elvira Raquel Silva
PHOTOVOICE APPLIED TO THE HOUSING FIRST PROGRAMME: GIVING VOICE TO (EX)HOMELESS PEOPLE
ME-EAIC
2017 - 2018 | Orientador
Maria João Faria
IntegrArte: um projecto comunitário com famílias refugiadas
ME-EAIC. UMINHO
2017 - 2018 | Orientador
Inês Saavedra Mota
Percursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens
ME-EAIC. UMINHO.
2017 - 2018 | Orientador
Daniela do Rosário Fernandes
Aprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
ME-EAIC. UMINHO
2016 - 2018 | Orientador
Elizabete Martins
(Vi)Ver Mais: A realidade silenciada pela dependência
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Marcos Freitas
(Re)Aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior. Joana Martins. ME-EAIC. UMINHO. “Rumo à inclusão social dos idosos
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Joana Martins
Rumo à inclusão social dos idosos:projeto educativo com idosos institucionalizados
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Eduarda Macedo
Aprender a ser com música e ciência.
ME-EAIC. UMINHO.
2016 - 2018 | Orientador
Susana Gomes
Re)Construindo vidas: integração de refugiados em Portugal
ME-EAIC. UMINHO.
2015 - 2017 | Orientador
Sílvia Coelho
(Re)Aprender a ser e a conhecer: desenvolvimento de competências com toxicodependentes.
2015 - 2017 | Orientador
Chisoka Simões
A vida pós-guerra. O caminho percorrido: Projeto de intervenção socioeducativa em indivíduos Veteranos de Guerra,
2015 - (...) | Orientador
Kezia Spiller.
Educação em Saúde: estudo de caso das práticas educativas desenvolvidas para os usuários do centro de atenção psicossocial- álcool e outras drogas (CAPS-AD) de Natal/RN.
2016-01-01
2014 - 2016 | Orientador
HUGO MESQUITA
'Núcleo de apoio comunitário: criação e desenvolvimento (NAC)',
2014 - 2016 | Orientador
EUGENIA SILVA
'Vive Mais a Terceira Idade: Uma Iniciativa de Educação Ao Longo da Vida',
2014 - 2016 | Orientador
ALICE ALVES
Educação para a saúde na terceira idade: uma questão de hábitos
2014 - 2016 | Orientador
ANA CATARINA DO ROSÁRIO
COMBATER A SOLIDÃO: o contributo da animação
2014 - 2016 | Orientador
ALEXANDRA SILVA
Semar para Educar,
2013 - 2016 | Orientador
Liliana Gomes
Renovar o espaço em busca do rejuvenescimento: Um projeto de intervenção/animação nm Centro de Convívio para idosos,
2015 - 2017/1
Membro do Conselho editorial da revista Boletim da saúde
2011 - (...)
Membro do Conselho Científico da Revista Portuguesa de Filosofia
2010 - (...)
Membro do Comitê Científico da Revista Reflexão e Ação
2022 - ... (Revista)
História, Educação e Ensino na Educação do Campo
2021 - ... (Revista)
evista Dialetke, Parana, Brasil
2018 - 2018 (Congresso)
23 maio- Seminario Educação de Adultos e Intervenção comunitária
2018 - ... (Congresso)
Humanities on the move
2014 - ... (Revista)
Onco News
2010 - ... (Revista)
Revista Portuguesa de Filosofia;
2010 - ... (Revista)
Revista Portuguesa de Filosofia-
2006 - ... (Revista)
Revista Reflexão e Ação
2006 - ... (Revista)
Reflexão e Ação
Revisáo de texto. Histórias da Ajudaris! Associação Ajudaris
avaliadora de artigos científicos: Artigo com peer review. SCOPUS. Formar poetas e soldados. A confiança como elemento chave da filosofia educacional de Agostinho da Silva. Revista Portuguesa de Humanidades. Artigo com peer review. SCOPUS. Amamentar Interrompido em tempos de pandemia: tomada de decisão e dilemas éticos dos Enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem. Artigo com peer review. SCOPUS .Spatiotemporal Analysis of Injury Events against Doctors in Guangdong Province. Geographic Information System. Journal: Frontiers in Public Health, section Injury prevention and control. Artigo com peer review SCOPUS. Editorial Assignment Client violence towards social workers: Assessment based on Chappell and Di Martino's Interactive Model.Journal: Frontiers in Psychology, section Organizational Psychology.
avaliadora de 3 artigos para revistas com índice de impacto, uma nacional e duas internacional. avaliadora de 8 propostas de comunicação para Congresso Internacional
Luto: saúde ou doença?. âmbito internacional. Página de rede social com 821 seeguidores. https://www.facebook.com/Luto.processodevida
Mentora do Alto Comissariado para as Migrações.
Entrevista em projecto europeu Juniors2 Seniors da Escola de Direito da Uminho. Quem cuida de quem cuida? Plataforma UNIO. Coord.Alessandra Silveira. Casa do Conhecimento.
Inserção de artigo de actas na rede nacional de cuidados continuados do Ministério da Saúde.
Consultora da Santa Casa da Misericórdia de Braga (valência ERPI)
Membro voluntário da UREP (União de Refugiados em Portugal), onde coordena grupo não formal de integração de migrantes de refugiados
Membro voluntário da UREP (União de Refugiados em Portugal), onde coordena grupo não formal de integração de migrantes de refugiados
Mentora do Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
Consultora da Santa Casa da Misericórdia de Braga (valência ERPI)
Pareceres para revistas/congressos COM peer review: 1- RevisttaFrontiers of psychology. "Workplace violence against doctors in Bangladesh: A content analysis". SCOPUS 2-Revista de Bioética. 'Attitudes towards Euthanasia of Portuguese Medical Students'.SCOPUS 3- Revista Portuguesa de Humanidades. 'RIZOMA E PLURALIDADE ONTOLÓGICA NO LIVRO DO DESASSOSSEGO'. SCOPUS 4-Revista Portuguesa de Educação. 'Fazendo covas na areia: desaprender para aprender, movimentos decoloniais na Educação Matemática.SCOPUS 5- Revista Health Promotion International. 'Exploring Protective Factors through Positive Psychology and Salutogenesis in Danish Families with Type 2 Diabetes'. SCOPUS Artigo peer review para Atas de Congresso Internacional Humanities on the move 'Alternatives à la rétention ou forme alternative derétention? Une revue de la littérature'.
5 pareceres de propostas peara congresso Humanity on the move, a realizar em abril de 2020. CEHUM. peer review. Parecer artigo científico. LEARNING CITIES- Participatory-focused Community Development in Adult and Lifelong Education. Revista OMNIA; peer review.
Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários. Janeiro.
Portugal, UMINHO. Membro e arguente de Júri de ME. EAIC, 23 Jan. Maria do Rosário Cardoso. Corpo e mente em ação: desafios e horizontes.
Nacional. ACM/CLIB. Familia do lado - animadora -4 h 5 de Maio. Membro. Nacional. ACM/CLIB/SPEAK. Familia do lado - animadora -4 h 8 de dezembro. Membro Pôr a mao na massa CLIB/HABITAT- abril, 8h Regional. CLIB. Summer fete – 29 de Junho, Dinamizadora Regional. Univ. senior 3ª idade Vieira do Minho, 6 de julho, Encontro intergeracional. Animadora Regional. Habitat for Humanity de Braga- Danças circulares. desde Abril, formadora. Regional. COM ALMA, Danças circulares. de Janeiro a Abril, formadora. Regional. Habitat for Humanity de Braga- Yoga e Meditação. desde Setembro, formadora. Regional. Habitat for Humanity de Braga, Dança contemporânea expressionista +20, formadora, de Abril a Outubro.
CLIB- SPEAK -ACM. A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora) CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora) Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.
ACM - Mentora de educação formal e não formal a refugiados -3 h semanais desde Maio SPEAK - Braga -Mentora de português , inglês e francês a migrantes e refugiados desde Outubro CLIB/PAR - Língua portuguesa –clib 2h semanais – 4 crianças, desde Abril CLIB/PAR- educação não formal de adultos em historia das religioes -2 h Linguagem não verbal da cultura portuguesa -2 h Como se formou a língua portuguesa - 1h As grandes religiões do mundo-2 h Os povos que habitaram Portugal -1 h As línguas que formaram o português actual -1 h Aconselhamento legal de migrantes e refugiados – 1h semanalmente, desde Maio CLIB/PAR- Danças circulares de todo o mundo. de Janeiro a Dezembro, semanal -1.30 h ACM - Danças circulares de todo o mundo, desde novembro, semanal -1.30 h
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
CLIB- SPEAK -ACM. A Familia do lado. 25 nov(Comissão Organizadora) CLIB-HABITAT FOR HUMANITY DE BRAGA. 5 de maio (Comissão Organizadora) Habitat for Humanity de Braga - Membro da Comissao Familias.
Curso sobre luto. Âmbito nacional. 14h. Formadora em HOUSE OF LEARNING (Braga)
PRESENÇA EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS Portugal, UTAD. Membro e arguente do doutoramento em ciências da educação, especialidade educação para a saúde. Michelle Ponte. O processo de adaptação ao ensino superior: fatores associados ao rendimento académico e a qualidade de vida de estudantes universitários. Janeiro. Portugal, Mestrado. ME-EAIC.UMINHO. Ângela Margarida da Silva Fernandes. A Importância do Envelhecimento Ativo na Terceira Idade. Brasil, Doutoramento. UTAD. ELIANE SILVA FERREIRA ALMEIDA. Arguente principal Brasil, Doutoramento. UTAD. MICHELLE ALVES VASCONCELOS PONTE Portugal, Doutoramento. UMINHO. Glenon Dutra. 30 janeiro
Emissão de pareceres científicos para várias revistas; exemplos: Social Epistemology, Saúde e Sociedade,Revista Portuguesa de Educação, Revista Pedagogia,Revista Portuguesa de Filosofia,Revista Brasileira de História da Educação.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES 1- projectos de intervenção com adultos, decorrente da parceria entre ME-EAIC e a Science ThrOUGH oUR lIVES; 2- COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla , co-autoria, 2016 3- A Associação Inglesa de Educação e Envelhecimento/Sociedade Britânica de Gerontologia e a plataforma europeia de Educação ao longo da vida ForAgeII 2- Congresso Internacional sobre Esclerose Múltipla (com comunicação), co-autoria