Researchers

Angelo Martingo

Academic degree: Doutoramento

Professional category: Prof. Associado

Research group(s):

E-mail: angelomartingo@ilch.uminho.pt

CIÊNCIA ID: 801F-C439-78DF

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0915-7605

Institutional address:

Departamento de Música
Av. Central nº 100
Braga

Publications

Books

  • Martingo, A. (Org.) (2020). Musica humana. V. N. Famalicão: Húmus.
  • Martingo, A. (2018). Razão, expressão e cognição nas práticas musicais: Composição, interpretação, receção. V. N. Famalicão: Húmus.

Proceedings papers

  • Portovedo, H. & Martingo, A. (2024). Transforming performance with HASGS: Research-led artistic practice with an augmented instrument. In Jan-Olof Gullö, Russ Hepworth-Sawyer, Justin Paterson, Rob Toulson, & Mark Marrington (Eds.), Innovation in Music: Technology and Creativity (pp. 205–218). Abingdon, Oxon: Routledge.
  • Martingo, A. (2024). A Música na Universidade Europeia, 1254-1900. In Maria Antóniia Forjaz e Maria Elfrida Ralha (Eds.), 3M+1. Estudos de história da matemática, da música e militar (pp. 206–219). Braga: UM/CMAT.
  • Martingo, A. & Paiva, C. A. (2023[2019]). Da linguística à música: A teoria generativa na compreensão da interpretação e receção de uma Sonata de Beethoven. In Sousa, S., Aguiar, M., Grossegesse, O., & Ramon, M., XIX Colóquio de Outono: “No princípio era a palavra” – O lugar das Humanidades. (pp. 187-195). CEHUM /Ed. Húmus.
  • Martingo, A. & Paiva, C. A. (2022). From senses to reason, and back again: Adorno and Freud on interpretation. In Anna Nowak (Ed.), Transgresje w muzyce/Transgression in music (pp. 355–363). Polónia, Bydgoszcz: Akademia Muzyczna im. Feliksa Nowowiejskiego w Bydgoszczy/The Feliks Nowowiejski Academy of Music in Bydgoszcz.

Other publications

  • Martingo, A., Matos, V., Lourenço, S., Leonido, L. (Org.) (2023). Colóquio Identidades e comunidades musicais 2023: Livro de resumos. Revista Europeia de Estudos Artísticos/European Review of Artistic Studies.
  • Martingo, A. (2023). Theorising the language of emotions: Arguments for a neurosociology of music. Book of Abstracts. XX ISA World Congress of Sociology (p. 484). World Congress of Sociology/The Australian Sociological Association/International Sociological Association.
  • Martingo, A. (2023). Composing senses: Timbre in 20th century music. Uncommon Senses IV:
    Sensory Ecologies, Economies, and Aesthetics. Book of Abstracts & Full Schedule (pp. 92–93). Tiohtià:ke/Montreal, Canada: Concordia University.
  • Martingo, A. (2023). A practical theory: analysis, performance and communication of musical expression. I Congreso Internacional SATMUS: Una aproximación pedagógica e interdisciplinary al análysis y la teoria musical. Resúmenes de comunicaciones y talleres [pp. 10–11 (s.p.)]. Madrid: UAM/RCSMM.
  • Martingo, A. (2022). Neurosociologija muzike: Sociologija muzike s mozgom /Neurosociology of Music: A Music Sociology with brains. 13. Medunarodni simpozij/13th International Symposium Muzika u Društvu/Music in Society. Sarajevo, University of Sarajevo (pp. 112-113).
  • Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S.. (Eds.) (2022) Identidades e Comunidades Musicais / 2022: Livro de Resumos. European Review of Artistic Studies.
  • Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S. (2022). Nota Introdutória.  In Martingo, A., Leonido, L., & Lourenço, S.. (Eds.), Identidades e Comunidades Musicais / 2022: Livro de Resumos (p. 1).  European Review of Artistic Studies.
  • Martingo, A., Pace, I., & Wiley, C. (Eds.) (2022). First Biennial International Conference Music and the university. Music and the university: History, Models, prospects. Programme and abstracts. London: City, University of London.
  • Portovedo, H. & Martingo, A. (2022). Artistic research in music: Performance, innovation and career at research universities. In Martingo, A., Pace, I., & Wiley, C. (2022). First Biennial International Conference Music and the university: Programme and abstracts (p. 49).
  • Martingo, A. (2022). Towards a neurosociology of music:. In Martingo, A., Pace, I., & Wiley, C. (2022). Music and the university. London 2022. Music and the university: History, Models, prospects. Programme and abstracts (p. 83). London: City, University of London.

Organização de eventos

  • 2024/07/04 - 2024/07/06 | Guildford

    Second Biennial International Conference Music and the university: History, Models, prospects

  • 2023/12/11 | Braga, Universidade do Minho [Online]

    Identidades e comunidades musicais | 2023

  • 2022/12/05 | Braga, Universidade do Minho [Online]

    Identidades e Comunidades Musicais | 2022

  • 2022/07/07 - 2022/07/09 | London

    First Biennial International Conference Music and the university

  • 2021/12/13 | Braga, Universidade do Minho [online]

    Identidades e comunidades musicais

    http://cehum.ilch.uminho.pt/events/en?page=1

  • 2019/05/28 | Braga

    Musica-Identidades-Comunidades. IV Simpósio Internacional de Investigação em Arte [membro da Comissão Organizadora]

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2024). Um “cálculo inconsciente”: estrutura, expressão, racionalização na comunicação musical. II Jornadas de Formação Musical da Universidade do Minho. Braga, Universidade do Minho, Edifício dos Congregados Braga, 23 de março de 2024.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2023). A música na teorização da evolução: Emoção, adaptação e coesão social de Spencer e Darwin à atualidade. Identidades e comunidades musicais | 2023. Universidade do Minho [Online], 11 de dezembro de 2023.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2023) (Moderador). A universidade e as profissões musicais. Mesa Redonda. Oradores: Levi Leonido, Sofia Lourenço, Ricardo Barceló, Vítor Matos. Identidades e comunidades musicais | 2023. Universidade do Minho [Online], 11 de dezembro de 2023.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2023). Reason, Emotion and the Body: Communicating Music Expression. Music, Body, and Embodiment: New Approaches in Musicology. International Virtual Conference. Org. Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini/Istituto Italiano di Musica Antica/ Italian Institute for Applied Musicology/PALMA CHORALIS. 7-10 de dezembro de 2023 (8 de dezembro).

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2023). Rationality of Expressive Communication: Structure, Performance, and Music Reception. International Conference Musical Interpretation and Performance from the 19th to the 21st Century. Bergamo, Sala Pietro Antonio Locatelli, Palazzo MIA, 10-12 de novembro de 2023.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Silva, I. R., Lourenço, S. & Martingo, A. (2022). A obra para piano de Willy Corrêa de Oliveira entre 1964 e 1985: um retorno de um compositor de vanguarda às raízes populares. Colóquio Identidades e Comunidades Musicais | 2022. Braga, Universidade do Minho [Online], 5 de dezembro de 2022.

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. (2022). Shared representations: Analysis, cognition and the communication of musical expression. 18th Days of Music Theory: Teaching Music Theory Today. International Conference on the Occasion of the 25th Anniversary of the Croatian Association of Music Theorists (HDGT). Zagreb, Croácia, 19–20 de novembro de 2022

  • Colóquio/Congresso

    Martingo, A. & Paiva, C. (2022). Adorno and Freud on interpretation: Traces of a structural homology. Psychology and Music – Interdisciplinary Encounters, Belgrade 2022. October 26-29, 2022.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Portovedo, H., & Martingo, A. (2022). Artistic research in music: performance, innovation and career at research universities. First Biennial International Conference Music and the university. Org. A. Martingo (Chair), I. Pace & C. Wiley. Universidade do Minho/City-University of London/University of Surrey. Londres, City – University of London, 7-9 de julho de 2022.

  • Colóquio/Congresso

    Portovedo, H. & Ângelo Martingo, A. (2021). Multidimensionalidade da Performance-Criação: O artista no contexto académico de investigação. XII Simpósio Internacional de Investigação e Arte. Didática Expressiva Proximal: um modelo de participação tutelar e integrada em projeto de investigação. Org. Mundis/CITAR/UTAD [online]. 16 de dezembro de 2021

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Portovedo, H. & Martingo, A. Um artista na universidade: Investigação, performance e profissão. Colóquio Identidades e comunidades musicais. Braga, Universidade do Minho [online], 13 de dezembro de 2021.

Redes

  • 2021 - Sensory studies

Orientação de teses

Post-doctoral

  • 2019 - 2019 | Orientador

    Levi Leonido Fernandes da Silva

    O teatro musical em Portugal: Proposta de formação avançada

PhD

  • 2023 - (...) | Orientador

    Francisco Manuel Marques

    A Orquestra Ligeira do Exército: Génese, transformação e impacto social de uma instituição militar de música

    Doutoramento em Ciências da Cultura

  • 2023 - (...) | Co-orientador

    João Xavier

    Theodor Leschetizky (1830-1915) pianista, pedagogo e compositor na tradição interpretativa musical europeia do séc. XX

    Doutoramento em Ciências da Cultura

  • 2022 - (...) | Co-orientador

    Ígor Rocha e Silva

    As práticas musicais no período do regime militar no Brasil do século XX: Vias para uma estética convergente

  • 2022 - (...) | Orientador

    Rafael Filipe Moreira Araújo

    A composição de ópera infantil em Portugal: uma abordagem às dimensões da intertextualidade ética, pensamento crítico e criatividade.

Master

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Inês Teixeira Gonçalves

    A contribuição da memorização para a aprendizagem e performance no ensino artístico especializado do saxofone

    Mestrado em Ensino de Música

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Maria Inês Ribeiro Tavares Ferreira

    A Audição Musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música

    Mestrado em Ensino de Música

  • 2022 - 2023 | Orientador

    Bruno Miguel Antunes Ferreira

    Ferramentas tecnológicas para a otimização do ensino-aprendizagem de História e Cultura das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música

    Mestrado em Ensino de Música

  • 2021 - 2021 | Orientador

    Ana Isabel Moreira da Rocha

    A otimização da emissão sonora na aprendizagem da flauta transversal através da prática de ensemble no ensino especializado de música

    Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]

  • 2021 - 2021 | Orientador

    Ana Beatriz Correia Ribeiro

    O Bow Hold Buddies na iniciação ao violino no ensino especializado da música

    Mestrado em Ensino de Música [IE/UM]

Scientific commitee

  • 2019 - 2019 (Congresso)

    I EINEM – Encontro Internacional de Investigação de Estudantes em Música e Musicologia

  • 2017 - 2017 (Congresso)

    3M+1 · História da Matemática, da Música e Militar. Encontro Internacional. Universidade do Minho/CMUC_Centre for Mathematics University of Coimbra/IICM – Instituto Internacional Casa de Mateus. Braga. Membro da Comissão Científica.

Other information

  • Consultivo da Unidade Cultural Casa do Conhecimento. Representante da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas [Membro]