Academic degree: Doutoramento
Professional category: Prof. Auxiliar
Research group(s):
E-mail: lpipa@sapo.pt
CIÊNCIA ID: E51C-EE43-4195
ORCID: 0000-0002-7885-1046
Pipa, L. (2023). (Compositor). JB Melody para violino e piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-892-4
Pipa, L. (2023). (Compositor). My Beautiful Blue Country para violino, violoncelo e piano: Peça inspirada no Hino Nacional “A Portuguesa” de Alfredo Keil. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-894-8
Pipa, L. (2023). (Compositor). Peixe vermelho; Tempestade. Duas canções para coro infantil a duas vozes e piano sobre poemas de Pedro Homem de Mello. AVA Musical Editions. ISMN: 979-055053-890-0
Pipa, L. (2023). (Compositor). Ondina. Suite para Piano em cinco andamentos. AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-891-7
Pipa, L. (2023). (Compositor). Sabor tropical para violino, violoncelo e piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-893-1
Pipa, L. (2023). (Compositor). Melancolia para violino, violoncelo e piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-895-5
Pipa, L. (2023). (Compositor). Je Suis Joli; N. Duas peças breves para piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-896-2
Pipa, L. (2022). Fingering and Hand Position in Piano Playing: Analysis of Mutual implications with Examples from the Repertoire. Vila Verde: Tradisom. ISBN: 978-972-8644-84-0
Pipa, L. (2022) (Compositor) My Beautiful Blue Country: peça para piano inspirada no Hino Nacional “A Portuguesa” de Alfredo Keil. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-637-1
Pipa, L. (2022) (Compositor) Music for My Children: 7 peças para piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-638-8
Pipa, L. (2022) (Compositor) Portugal: suite em 4 andamentos para piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-637-1
Pipa, L. (2022) (Compositor). TriUM Impressions I: para violino, violoncelo e piano. Lisboa: AVA Musical Editions. ISMN: 979-0-55053-639-5
Pipa, Luís (2021). Revisiting Beethoven through Vianna da Motta’s interpretative scores of the Piano Sonatas op. 7 and 31 no. 2 “Tempest”. Dokumentation 2020, pp. 39-50. Regensburg: EPTA European Piano Teachers Association, Sektion der Bundesrepublik Deutschland.
Pipa, L. (2023). As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado. Diacrítica, 37(1), 47–73. https://doi.org/10.21814/diacritica.5203
Indexed on: SCOPUS
RepositóriUM: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/88720
Fonte, V., Pipa, L., Willamon, A. & Lisboa, T. (2022) Memorising contemporary Piano Music as described by Professional Pianists. Music & Science Volume 5: 1–15. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/20592043221132932
Indexed on: SCOPUS
Romero, Isabel, Fonte; Vera, & Pipa, Luís (2021) Evocando elementos extramusicais do Minho na aula de piano: repertório contemporâneo português em contexto. Revista Portuguesa de Educação, 34(2), 144-160. https://doi.org/10.21814/rpe.22282 ISSN:0871-9187E-ISSN:2183-0452
Pipa, L. (2023). A presença em Júris no Reconhecimento da Carreira. In H. C. A. e H. L. G. Araújo (Coord.). Helena Sá e Costa – Fotobiografia (pp. 251-266). Porto: Afrontamento. ISBN: 978-972-36-1997-3
Pipa, L. (2020). ‘Da aldeia para o mundo: as evocações das raízes minhotas de Luiz Costa em “Murmúrios das Fontes” e “Campanários” do ciclo Poemas do Monte para piano’. In A. F. Azevedo, B. H. Furlanetto, M. B. Duarte & C. A. Augusto (Eds.), Geografias Culturais da Música. Guimarães: Lab2.PT (in press).
Pipa, L. (2020. ‘A pintura como fonte inspiradora da criação da suite para piano Sombras’. In E. Lessa, R. T. Paula & P. Moreira Eds.), Ouvir e escrever Paisagens Sonoras - abordagens teóricas e (multi) disciplinares. Braga: Cehum
Pipa, Luís (2018) 'Contextos de expressividade na interpretação de repertório pianístico'. In A. Cachada e H. Vieira (orgs.), Pensar a Música III (pp. 73-80). Guimarães: CEIM.
1. Pipa, L. (2018). ‘Mozart e La Confidence: a História por detrás das ‘Variações’ mais Célebres de todos os Tempos’. In A. F Azevedo, B. H Furlanetto & M. B Duarte (Eds.), Geografias Culturais da Música (pp. 93-109). Guimarães: Lab2.PT.
Pipa, L. (2023) (Intérprete CD Áudio). Clementi, Bomtempo, Czerny Piano Sonatas. Luís Pipa, piano. Clementi: Sonata op. 25 nº 5 em Fá sustenido Menor; Bomtempo: Sonata op. 5 em dó menor; Czerny: sonata nº 11 em ré bemol maior. (Apoio CEHUM/FCT). Vila Verde: Tradisom. TRAD170.
Pipa, L. (2022) (intérprete, CD Áudio). Eurico Thomaz de Lima: Duetos-Gradual. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest”. Vila Verde: Tradisom (in press).
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Óscar da Silva, Piano Music. Vol. I. Londres: Toccata Classics.
Pipa, Luís (2020) (intérprete, CD Áudio) Philipp Scharwenka, Piano Music, Vol I. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2019) (piano). Sonatinas de Clementi, Beethoven, Dussek, Reinecke. CD Duplo. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, L. (2018) (piano). Vianna da Motta Piano Music. CD. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2018) (piano) Mozart (Piano Works). CD Duplo. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, L. (2023). [Texto para folheto de CD áudio]. In Clementi, Bomtempo, Czerny Piano Sonatas. Luís Pipa, piano. Vila Verde: Tradisom.
Lessa, E.,Pipa, L. Barceló, R (2021). 'Introdução'. In Diacrítica Vol. 35 N.º 2 (2021): Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004). E. Lessa, L. Pipa, R. Barceló (Eds.), pp. 1-2. Braga: CEHUM DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.35.2
Pipa, Luís (2020). Liner Note. Revisiting Beethoven: Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2 “Tempest”. Vila Verde: Tradisom (in press).
Pipa, L. (2020) ‘Óscar da Silva, The Sorrowful Poet of the Piano’. Liner Note. In Óscar da Silva Piano Music. Luís Pipa, piano. CD. Londres: Toccata Classics
Pipa, L. (2018) Vianna da Motta: An Inspirational Journey Through His Piano Music. Liner Note. In Vianna da Motta Piano Music. CD. Londres: Toccata Classics.
Pipa, L. (2018) (compositor) Adagio molto - final da Fantasia em ré menor K. 397 de W. A. Mozart. In W. A. Mozart, Fantasy in D minor, K. 397. Mozart (Piano Works). CD. Vila Verde: Tradisom.
Pipa, L. (2018) Liner Note. In Mozart (Piano Works). CD. Vila Verde: Tradisom.
2023/12/08 - 2023/12/10 | Coimbra
VIII Encontro Nacional EPTA Portugal
2023/07/15 - 2023/07/22 | Ponte de Lima
7ª edição EPTA Piano Festival and Masterclasses
https://epta-portugal.com/7aedicao-epta-piano-festival-masterclasses/
2022/09/01 - 2022/09/04 | Guimarães
44th EPTA International Conference
https://epta-portugal.com/44th-international-epta-conference/
2022/07/13 - 2022/07/20 | Ponte de Lima
6ª edição EPTA Piano Festival and Masterclasses
https://epta-portugal.com/6aedicao-epta-piano-festival-masterclasses/
2021/12/07 - 2021/12/12 | Online Conference
VII Encontro Nacional EPTA PORTUGAL
2019/07/13 - 2019/07/20 | Ponte de Lima: Quinta de Albergaria.
Piano Festival and Masterclasses (5th edition)
http://eptapianofestivalandmasterclasses.blogspot.com/p/festival.html
2018/07/14 - 2018/07/21 | Ponte de Lima: Quinta de Albergaria.
Piano Festival and Masterclasses (4th edition)
http://eptapianofestivalandmasterclasses.blogspot.com/p/festival.html
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2023). Music for My Children: da concepção à concretização. VIII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL. Coimbra: Conservatório de Música, 8 a 10 dezembro de 2023.
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2023). Elements of Early Romanticism in Muzio Clementi’s Piano Sonata in F Sharp Minor. In EPTA 45th International Conference. Roma, 16 a 19 de novembro de 2023.
Seminário (Por convite)
Pipa, L. (2023). A dedilhação como elemento de expressividade na performance pianística. International Series of Webinars. Frances Clark Center for Keyboard Pedagogy. USA: Kingston, New Jersey, 4 de novembro de 2023.
Seminário (Por convite)
Pipa, L. (2023). Questões Interpretativas nas sonatas para piano de W. A. Mozart. In Retiro de Investigadores CEHUM. Braga: Museu Nogueira da Silva, 7 e 8 de setembro de 2023.
Curso breve/Workshop (Por convite)
Pipa, L. (2023). A dedilhação pianística e as suas implicações na posição da mão. In XIII ciclo de Masterclasses do Orfeão de Leiria. Leiria, 5 e 6 de abril de 2023.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2022). Luís Pipa (Portugal) Presenting his Book Fingering and Hand Position in Piano Playing. In EPTA Israel Webinar (online). http://bit.ly/3NBBUcl
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2022).Piano and chamber music works by Luís Pipa. In 44th EPTA International Conference. 1 a 4 de setembro de 2022. Teatro Jordão, Guimarães, Portugal.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2022). Fingering and Hand Position in Piano Playing - Book Presentation. In 44th EPTA International Conference. 1 a 4 de setembro de 2022. Teatro Jordão, Guimarães, Portugal.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2021). O processo criativo da suite para piano Sombras e a pintura de Alvaro Rocha. VII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL, 7 a 12 dezembro 2021 (Online International Conference).
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2021). (Moderador). O ensino especializado da música em Portugal: desafios e perspetivas com João Soeiro de Carvalho e Rui Vieira Nery. VII Encontro Nacional da EPTA PORTUGAL, 7 a 12 dezembro 2021 (Online International Conference).
Seminário (Por convite)
Pipa, Luís (2021). The interpretative scope of Vianna da Motta, viewed in the light of his Beethoven editions. Conferência no âmbito de uma ação de formação para professores na Alemanha. Conservatório de Música, Tübingen, Alemanha
Seminário (Por convite)
Pipa, Luís (2021). Entering the spirit of Mozart: the construction of a new ending to the Fantasy in D minor, K. 397. Conferência no âmbito de uma ação de formação para professores na Alemanha. Conservatório de Música, Tübingen, Alemanha
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2021) 'Popular Traditions with Spanish Flavours in Philipp Scharwenka’s Humoreske and Mazurka, Op. 13'. In 43rd international Epta Conference, 9-12 September 2021, Conservatório Superior de Música de Madrid, Madrid, Espanha. https://epta-spain.com/43rd-international-epta-conference/
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2021). Ressonâncias expandidas nos recitativos do primeiro andamento da sonata para piano op. 31 nº 2 «Tempestade» de Ludwig van Beethoven. II Congresso InternacionalPaisagens Sonoras – Os sons, a música e a arquitetura. Universidade do Minho, Braga, 2, 3 e 4 de dezembro de 2021. http://www.paisagensonoras.pt/
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2021). NCKP 2021: 'Portuguese Track: Round Table Discussion on Latin American Composers'. The Piano Conference Virtual. Latin America and Iberian Peninsula day. 24 de Julho 2021. Kingston, New Jersey: Francis Clark Center. https://claviercompanion.com/nckp2021
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2021). Pérolas escondidas do repertório para jovens pianistas: as Seis Sonatinas em Miniatura, op. 136, de Carl Reinecke. Colóquio Questões de Ensino Musical. Cehum/Giartes/NIM. Braga, Universidade do Minho.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2021) “Pandemias, palavras e música” Participação em conferência online com Rui Vieira Nery e moderação de José Manuel Mendes. Ciclo de Conferências PORTUGAL SOB O SIGNO DAS PANDEMIAS — HISTÓRIA E ARTES. Academia de Ciências de Lisboa.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2020) Por convite. ‘Óscar da Silva, O Poeta Melancólico do Piano'. In VI Encontro Nacional EPTA Portugal. Online Conference, 13, 14, 15, 20, 21, e 22 de novembro de 2020. https://encontronacionaleptaportugal.blogspot.com/
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2020) ‘Revisiting Beethoven through Vianna da Motta's interpretative score of Piano Sonatas opp. 7 and 31 no. 2’. In 42nd EPTA CONFERENCE-Beethoven, a Theme with Variations. Online Conference, 31 de outubro e 1 de novembro de 2020.http://epta-deutschland.de/cms/front_content.php?idart=22 Video >> https://youtu.be/vKMAFtFyxOQ
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘Vagueando pelo espírito de Mozart: a concretização de um novo final para a Fantasia em Ré menor, K. 397’. In V Encontro Nacional EPTA Portugal. Castelo Branco: ESART e Conservatório Regional, 22 a 24 de novembro de 2019.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘Entering the spirit of Mozart: the construction of a new ending to the Fantasy in D minor, K. 397’. In 41st EPTA CONFERENCE-Piano and More. Viena: University for music and performing arts, 24 a 27 de outubro de 2019.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2019) ‘A pintura como fonte inspiradora criação da suite para piano Sombras’. In Congresso Internacional Paisagens Sonoras. Universidade do Minho ILCH – CEHUM. Braga: Bom Jesus do Monte, 23 de maio de 2019. http://paisagensonoras.pt/programa_congresso.pdf
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2018) ‘A dimensão interpretativa de Vianna da Motta através das suas edições de Beethoven’. In IV Encontro Nacional EPTA Portugal - O Piano e as suas pedagogias: o legado de grandes vultos ao longo da história. Espinho: Academia de Música de Espinho.
Colóquio/Congresso
Pipa, L. (2018) ‘Portuguese prodigy pianists and composers Vianna da Motta and António Fragoso’. In 40th EPTA CONFERENCE-Piano Prodigies. Malta: Valletta, Pallazzo Treasury.
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, L. (2018) ‘Mozart e ‘La Confidence’: a história por detrás das variações mais célebres de todos os tempos’. In Encontro Internacional GEOGRAFIAS CULTURAIS DA MÚSICA, (DGEO-Lab2.PT-UM, org.). Braga: Museu Nogueira da Silva.
Colóquio/Congresso (Por convite)
3- Pipa, Luís (2018) 'Searching for an ending to Mozart’s Fantasy in D minor, K. 397'. Conferência/Recital. In Encontro Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte, em Aveiro, Portugal. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/research-hands-on-piano/
Colóquio/Congresso (Por convite)
Pipa, Luís (2018) Membro participante de um painel sobre o "estatuto do pianista-docente-investigador no ensino superior". In Encontro Research ‘Hands on’ PIANO – Encontros de Investigação e Arte, em Aveiro, Portugal. http://artisticresearch.web.ua.pt/index.php/pt/research-hands-on-piano/
2014 - European Piano Teachers Association
Luís Pipa is part of the Board of Trustees of EPTA International from 2020-01-11. As President-elect he will take over the Presidency of EPTA International in 2022, the year in which Portugal will host the Annual Conference of all EPTA Associations. The European Piano Teachers Association (EPTA) is an international organization that seeks to unite pianists and piano teachers all over the world. It publishes three times a year since 1980 the Piano Journal, the first ever Journal to be based solely on the piano. As President of the Portuguese branch (EPTA PORTUGAL) since 2014, leading a team of young professionals, I have sought to increase the activity in Portugal mainly through the realization of two international annual events: a Conference and a Piano Festival, which includes concerts and masterclasses. EPTA Portugal will host the Annual Conference of all EPTA Associations in 2022, a manifestation of worldwide relevance.
2023 - (...) | Co-orientador
Francisco António Pinto Beato Serra
O contributo do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu para a divulgação e produção de música contemporânea portuguesa para piano. (Título provisório).
Doutoramento em Estudos Culturais, Universidade do Minho
2015 - 2020 | Co-orientador
Vera Maria Seco Afonso da Fonte
Exploring Memorisation Strategies in non-tonal piano repertoire
PhD in Performance. Londres: Royal College of Music
2023 - (...) | Orientador
Ana Isabel Madureira Fernandes
Aprender através do corpo: por uma abordagem cinestésica no ensino de piano individual e em grupo.
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2023 - (...) | Orientador
Catarina de Sousa Carneiro da Trindade
O mindfulness como ferramenta de incremento da concentração e bem-estar na aula de piano
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2023 - (...) | Co-orientador
Inês Matos Filipe
Técnicas estendidas no ensino de piano: Proposta de plano curricular e manual de apoio ao estudo
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2023 - 2023 | Orientador
Sílvia Margarida Ferreira
A improvisação como auxiliar na consolidação da aprendizagem do repertório de piano
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2022 - 2022 | Orientador
Victor Thadeu Reis Oliveira
. Desenvolvimento das Habilidades Funcionais de Piano na Aula de Piano em Grupo
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2021 - 2022 | Orientador
Francisco António Pinto Beato Serra
. A memorização de música para piano: aplicação de estratégias no estudo de uma valsa de Chopin
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2020 - 2021 | Orientador
João Pedro Almeida
A importância do canto no ensino do piano
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2020 - 2021 | Orientador
Victoria da Costa Fernandes.
O papel da percussão corporal na motivação dos alunos ao longo do processo de aprendizagem de piano e música de conjunto
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2020 - 2021 | Orientador
Maria Campinho
O Aquecimento criativo como potenciador de sucesso nas disciplinas de Coro e Formação Musical no ensino vocacional
Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho
2021 - (...)
Revista Diacrítica Vol. 35 N.º 2 (2021): Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004)
http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/15
2023 - 2023 (Congresso)
VIII Encontro Nacional EPTA Portugal
2023 - 2023 (Congresso)
Latin America and the Iberian Peninsula Committee). NCKP 2023: The Piano Conference Virtual
2022 - 2022 (Congresso)
44th EPTA International Conference
https://epta-portugal.com/44th-international-epta-conference/
2021 - 2021 (Congresso)
VII Encontro Nacional EPTA Portugal -Online Conference
2021 - 2021 (Congresso)
II Congresso InternacionalPaisagens Sonoras – Os sons, a música e a arquitetura. Universidade do Minho, Braga, 2, 3 e 4 de dezembro de 2021.
2021 - 2021 (Congresso)
NCKP 2021: The Piano Conference Virtual - Latin America and the Iberian Peninsula Committee
2020 - 2020 (Congresso)
VI Encontro Nacional EPTA Portugal -Online Conference
2019 - 2019 (Congresso)
V Encontro Nacional EPTA Portugal. Castelo Branco: ESART e Conservatório Regional
2019 - ... (Congresso)
Hands on Piano
2019 - ... (Congresso)
Paisagens Sonoras: Património, História, Territórios Artísticos e Arqueologia Sonora
2018 - 2018 (Congresso)
IV Encontro Nacional EPTA Portugal. Espinho: Academia de Música de Espinho.
Pipa, L. (2023) Curso Livre de piano ministrado a potenciais candidatos aos cursos de música da Universidade do Minho.
Pipa, L. (2023). (Seminário). Fingering and Hand Position in Piano Playing. Conservatorio Superior de Canarias. Las Palmas de Gran Canaria, 30 de janeiro de 2023.
Pipa, L. (2023). (Orientador). Masterclass de Piano. EPTA Piano Festival and Masterclasses, Ponte de Lima: Quinta da Aldeia, 15 a 22 de julho de 2023.
Pipa, L. (2023). (Orientador). Masterclass de Piano. Conservatorio Superior de Gran Canaria, Espanha. Las Palmas, 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023.
Pipa, L. (2023). (Orientador). Masterclass de Piano. Escola de Música Guilhermina Suggia. Porto, 4 de abril de 2023.
Pipa, L. (2023). (Orientador). Masterclass de Piano. XIII ciclo de Masterclasses do Orfeão de Leiria. Leiria: Orfeão de Leiria, 5 e 6 de abril de 2023.
Pipa, L. (2023) (Orientador). Masterclass de Piano. Cosenza: Conservatório de Música Stanislao Giacomantonio, 16 a 20 de maio de 2023.
Pipa, L. (2023). (Formador). Ação de Formação para os professores dos grupos 250, 610, e M1 a M32 do ensino especializado de música. VIII Encontro Nacional EPTA Portugal. Coimbra, Conservatório de Música, 8 a 10 de dezembro de 2023.
Pipa, L. (2023) (Intérprete) Recital de piano. Integrado no Concerto de Gala do VIII Encontro Nacional EPTA Portugal. M. Clementi, Sonata op. 25 nº 5. Coimbra: Auditório do Conservatório de Música, 9 de dezembro de 2023.
Pipa, L. (2023). (Intérprete). Recital de piano e Música de Câmara. Luís Pipa e Vera Fonte, piano; Francisco Pinto, violino; Maria Soeiro, violoncelo. Obras de Luís Pipa. EPTA Piano Festival and Masterclasses/ Festival Percursos da Música. Ponte de Lima: Praceta do Paço do Marquês. 18 de julho de 2023.
Pipa, L. (2023). (Intérprete). Recital de piano integrado no espetáculo “Eu Vim para ver a Terra” nas comemorações do Centenário do nascimento da escritora Maria Ondina Braga. Estreia da obra Ondina para piano de Luís Pipa. Braga, Theatro Circo, 13 de janeiro de 2023.
Pipa, L. (2023). (Intérprete). Recital de piano. W. A Mozart, Sonata Nº 4; M. Clementi, Sonata op. 15 nº 5; Luís Pipa, My Beautiful Blue Country, Ondina; P. Scharwenka, Humoreske und Mazurka, op. 13. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 31 de março de 2023.
Pipa, L. (2023). (Intérprete). Recital de piano integrado em Concerto dedicado á memória do pianista João Dias. Luís Pipa, Melancolia; A. Fragoso, Prelúdio de Petite Suite. Braga: Igreja de Santa Cruz, 14 de junho de 2023.
Pipa, L. (2023). (Intérprete). Recital de piano. Luís Pipa, Melancolia, Ondina; A. Fragoso, Prelúdio de Petite Suite. Lisboa, Palácio Galveias, 20 de junho de 2023.
Pipa, Luís (2022). (Orientador). Masterclasse de piano. EPTA Piano Festival and Masterclasses, Quinta da Aldeia, Ponte de Lima, 13 a 20 de julho, 2022.
Pipa, Luís (2022). (Orientador). Masterclasse de piano. Universidade de Savónia. Kuopio, 19 a 22 de abril 2022.
Pipa, Luís (2022). (Orientador). Masterclasse de piano. Piano Forum. Vila Praia d’Âncora, 9 a 12 de abril de 2022.
Pipa, Luís (2022). (Orientador). Masterclasse de piano. Cursos Internacionais de Música ARTAVE. Caldas da Saúde, 4 a 8 de abril 2022 Piano Forum. Vila Praia d’Âncora, 9 a 12 de abril de 2022.
Pipa,Luís (2022). EPTA Piano Festival and Masterclasses – Festival Percursos da Música. Recital de violino (Gustavo Delgado) e piano (Luis Pipa). Obras de Astor Piazzolla. Ponte de Lima, 16 de julho, 2022.
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de piano. Mozart, Fantasia K. 397; Beethoven , sonata op. 32 nº 2; Vianna da Motta, Barcarola nº 2; Óscar da Silva, seleção de peças de Images e Dolorosas ; Philipp Scharwenka, Humoreske und Mazurka. Grafenau, Alemanha, Schloss Dätzingen, 28 de novembro de 2021.
Pipa, Luís (2021). Diretor artístico da Temporada de concertos da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá. Guimarães, Portugal.
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de piano. Óscar da Silva: Images, Românticas, Dolorosas; Matosinhos: Festival Ciclo de Piano. 29 de maio de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de piano. Sonatinas para piano de Clementi, Beethoven, Dussek e Reineke (seleção). Viana do Castelo: Academia de Música, 11 de junho de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de violoncelo (Pavel Gomziakov) e piano. Bach, Suite para violoncelo nº 1; Óscar da Silva, seleção de peças de Images e Dolorosas; Schubert, sonata Arppeggione para violoncelo e piano. Fauré, Aprés un Reve. Ponte de Lima: Festival Percursos da Música. 2 de agosto de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de piano. Philipp Scharwenka, Humoreske und Mazurka, op. 13; Vianna da Motta, Barcarola nº 2. Lisboa, Palácio Galveias. 15 de novembro de 2021
Pipa, Luís (2021). (Intérprete). Recital de piano. Beethoven , sonata op. 32 nº 2; Vianna da Motta, Barcarola nº 2; Óscar da Silva, Dolorosas nº 3. Braga, Museu Nogueira da Silva. 17 de dezembro de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Orientador). Workshop de piano. Colóquio Questões de Ensino Musical. Braga, Universidade do Minho, 24 de Abril de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Orientador). Masterclasse de Piano. Covilhã: EPABI, 5 e 6 de junho de 2021.
Pipa, Luís (2021). (Orientador). Masterclasse de piano. Conservatório de Música. Tübingen, Alemanha. 27 de Novembro de 2021.
Pipa, Luís (2020). Diretor artístico da Temporada de concertos da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá Pipa, Luís (2020) (Direção Artística). Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá. Sociedade Musical de Guimarães (org.). Recital de violoncelo. Paulo Gaio Lima com “In Nomine Cello”. Guimarães: Paço dos Duques de Bragança, 28 de fevereiro de 2020.
Pipa, Luís (2020). Diretor artístico da Temporada de concertos da Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá Pipa, Luís (2020) (Direção Artística). Sociedade de Concertos Bernardo Valentim Moreira de Sá. Sociedade Musical de Guimarães (org.). Recital Recital de Canto e Piano. Marta Magalhães, mezzo soprano, Marios Maniatopoulus, tenor, João Lima, piano. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento, 18 de janeiro de 2020.