Investigadores

Joaquim Sapalo Castilho Cacumba

Grau académico: Doutoramento

Categoria profissional: Investigador (sem bolsa)

Grupo(s) de Investigação:

E-mail: id6796@alunos.uminho.pt

Website(s):

CIÊNCIA ID: A81B-8CAE-7A6C

ORCID: orcid.org/0000-0002-2391-8426

GOOGLE SCHOLAR URL

Morada institucional:

Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), Cx. Postl 230, ANGOLA

Nota biográfica:

Joaquim Sapalo CASTILHO CACUMBA é Doutorado em Ciências da Linguagem, na especialidade de Linguística Aplicada, pela Universidade do Minho. É Mestre na mesma área pela University of South Africa (UNISA, Pretória). Concluiu uma Pós-Graduação em Ensino de Inglês e Administração pela Universidade de Warwick, Reino Unido; uma Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Públicas, Universidade de Wisconsin (EUA), e um MBA em Administração Académica e Universitária (Carta Consulta/Faculdade Arnaldo), Brasil. É licenciado em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla. É Professor Assistente do Departamento de Línguas e Ciências Humanas (DLCH) do ISCED-Huíla, tendo já leccionado diversas unidades curriculares no âmbito da formação de professores de Inglês, entre elas, Técnicas de Leitura, Técnicas de Composição, Administração e Gestão Escolar, e Metodologia de Investigação em Linguística Aplicada. É actualmente o Chefe do Departamento de Gestão da Qualidade do ISCED-Huíla.

Joaquim Sapalo CASTILHO CACUMBA holds a PhD in Language Sciences, in the speciality of Applied Linguistics, from the University of Minho, Portugal. He also holds a Master’s degree in the same area from the University of South Africa (UNISA, Pretoria). He completed a Postgraduate Diploma in English Language Teaching (ELT) and Administration (Warwick University), UK; a post-graduate course in Public Library Management (Wisconsin University), USA; and an MBA in Academic and University Management (Carta Consulta/Faculdade Arnaldo), Brazil. He has a Licenciatura (graduate) degree in English Language Teaching from Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla, a higher teacher training institution. He is currently an Assistant Professor of the Department of Languages and Human Sciences at ISCED-Huíla, having taught several courses in the field of ELT, among which, Academic Reading Skills, Academic Writing Skills, School Leadership and Management, and Research Methodology in Applied Linguistics. He is currently the Head of the Department of Quality Management at ISCED-HUÍLA.

Interesses de investigação:

Bilinguismo, Biliteracia académica, Desenvolvimento Curricular, Língua para fins específicos, Formação de professores (de Inglês), Ensino da literatura (em Inglês), Gestão de bibliotecas, e Gestão e liderança educacionais.

Formação:

2020: Doutoramento no Ramo de Ciências da Linguagem, Especialidade de Linguística Aplicada, UNIVERSIDADE DO MINHO, Braga, Portugal, desde o dia 15 de junho de 2020; Tema da Tese: “Competências de Literacia Académica Bilingue (Português/Inglês) dos Graduandos em Ensino de Língua Inglesa em Angola” (Classificação: MUITO BOM, Nota Máxima)

2015: Pós-Graduado em Administração Acadêmica & Universitária - Formação de Lideranças para IES (MBA) (450 horas), pela Carta Consulta e Faculdade Arnaldo, Belo Horizonte, Brasil; Título do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Competências Comunicativas Interpessoais Requeridas dos Gestores de Instituições do Ensino Superior em Angola (APROVADO COM LOUVOR – 96%)

2014: Mestre em Linguística Aplicada, pela UNISA - University of South Africa, Pretoria, África do Sul Título da dissertação Determining the Academic Reading Needs of Teacher Trainees of English at ISCED-Huíla, Angola

Huíla

2009: Especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas, pela University of Wisconsin, Estados Unidos de América

2006: Honours Bachelours of Arts in Linguistics: Applied Linguistics, equivalência da conclusão da parte Curricular do Master of Arts with Specialisation in Applied Linguistics (Mestrado em Linguística Aplicada) na UNISA - University of South Africa

1999: Licenciado em Ciências da Educação, Opção Inglês, no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Lubango

1997: Certificado em Ensino de Inglês como língua estrangeira aos adultos, feito em International House – Londres, Reino Unido

1997: Pós-Graduado em Ensino de Inglês e Administração, pela Warwick University, Reino Unido (APROVADO COM DISTINÇÃO), com Bolsa do Governo Britânico

Experiência profissional:

Agosto de 2005 – até aqui: Docente Universitário com a Categoria de Assistente, nomeado pelo Despacho nº 0372/2005, do Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto

15 de Junho de 2023 – Segundo Arguente da sua 1ª Tese de Doutoramento em Sociolinguístic, na Universidade do Minho, Portugal, de Botelho Isalino Jimbi

Março de 2023 – até aqui: Docente do Mestrado de Educação de Infância do ISCED-Huíla, onde lecciona a unidade curricular de Metodologia de Investigação em Educação (Par Pedagógico)

Janeiro de 2021 – até aqui: Orientador de dissertações do Mestrado em Desenvolvimento Curricular do ISCED-Huíla

Outubro de 2000 – até aqui: Orientador e membro de júri de provas públicas de Licenciatura no ISCED-Huíla no Curso de Ensino da Língua Inglesa

Fevereiro de 2016 – até aqui: Docente-efetivo colocado no ISCED-Huíla, onde lecionou várias unidades curriculares ao Curso de Linguística/Inglês: Técnicas de Leitura (2º Ano), Administração e Gestão Escolar (3º Ano), Sociolinguística (3º Ano), Metodologia de Investigação em Linguística Aplicada (4º Ano)

Março de 2013 – até janeiro de 2016: Docente-efetivo do Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH) lecionando a cadeira de Inglês Técnico para Engenharia de Computação e Engenharia de Informática

Março de 2013 – até janeiro de 2016: Docente-colaborador do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla lecionando as cadeiras de Administração e Gestão Escolar, Metodologia de Investigação Científica, e Técnicas de Leitura ao Curso de Linguística/Inglês

1998 – 2012: Docente-efetivo colocado no ISCED-Lubango/Huíla, onde leccionou várias unidades curriculares ao Curso de Linguística/Inglês: Prática de Inglês; Psicolinguística; Sociolinguística; Metodologia de Ensino de Inglês; Técnicas de Composição; Metodologia de Formação de Professores de Inglês; e Prática Docente/ Pedagógica

2004 – 2012: Docente-colaborador na Faculdade de Economia, Universidade Mandume Ya Ndemufayo, lecionando a unidade curricular de Inglês para estudantes de Economia

2001 – 2004: Docente da Escola Portuguesa do Lubango (Inglês e Técnicas de Tradução de Inglês ao 2º Ciclo)

1999 – 2001: Docente-colaborador de Inglês no COLÉGIO ‘O SOL’, 8ª Classe e todo o PUNIV de Ciências Sociais, e de Ciências Exactas

1997 – 2000: Docente-colaborador de Inglês no Instituto de Línguas do Lubango, tendo lecionado todos os níveis, de Inicial ao Avançado

1995 – 2000: Docente-efetivo no Instituto Médio Normal da Educação (IMNE) do Lubango, onde lecionou ao Curso de Especialidade de Inglês, as disciplinas de Inglês, Didáctica Especial de inglês; e Prática Docente, da 9ª a 12ª Classes, e aos cursos de não especialidade da 9ª a 11ª Classes

1992 – 95: Docente de Inglês e Educação Visual e Plástica (EVP) no Complexo Escolar "14 de Abril” - Lubango

Cargos:

01 de Agosto de 2022 - até aqui: Chefe do Departamento de Gestão da Qualidade do ISCED-Huíla

2018 – até Julho de 2022: Coordenador do Regime Pós-Laboral do ISCED-Huíla

Fev de 2012 - Agosto de 2015: Director Geral Adjunto para Área Académica do Instituto Superior Politécnico da Huíla, da Universidade Mandume Ya Ndenmufayo

2010 – 2012: Coordenador do Curso Pós-Laboral do ISCED-Lubango/ Huíla

2008 –2012: Chefe do Departamento de Documentação e Informação Científica (DDIC) do ISCED-Huíla, e da sua Biblioteca

2004 – 2010: Coordenador Adjunto do Curso Pós-Laboral do ISCED-Lubango

2007 – 2010: Coordenador do Curso de Linguística/Inglês no ISCED-Lubango

2000 – 2005: Coordenador Pedagógico do Departamento de Letras Modernas, no ISCED – Lubango

1994 – 95: Coordenador do Conselho de Disciplina no Complexo Escolar "14 de Abril” – Lubango

1993 – 95: Coordenador de Educação Visual e Plástica (EVP) no Complexo Escolar "14 de Abril” - Lubango

Projetos

  • 2022 - ... (Coordenador)

    Perfis de falantes bilingues em cenários académicos no ISCED-Huíla

  • 2021 - ... (Coordenador)

    Developing and validating the academic biliteracy language proficiency questionnaire (ABLCQ-EP)

  • 2021 - 2022 (Coordenador)

    English in Angola

    To be published in:
    
    Kingsley Bolton (Ed.) (Forthcoming). The Wiley Blackwell Encyclopedia of World Englishes. Oxford: Wiley-Blackwell.
  • 2020 - ... (Coordenador)

    Urgent research issues and questions in bilingual academic literacy in Angola

Publicações

Livros

  • Cacumba, J.S.C. (2023). Akademische lesebedürfnisse von lehramtsstudenten für Englisch in Angola. Verlag Unser Wissen.
  • Cacumba, J.S.C. (2023). Bisogni di lettura accademica degli apprendisti insegnanti di inglese in Angola. Edizioni Sapienza.
  • Cacumba, J.S.C. (2023). Besoins en lecture académique des enseignants stagiaires d'anglais en Angola. Editions Notre Savoir.
  • Cacumba, J.S.C. (2023). Necessidades de leitura académica de formandos de Inglês em Angola. Edições Nosso Conhecimento.
  • Cacumba, J.S.C. (2019). Academic Reading Needs of Teacher Trainees in Angola. Beau Bassin: Lambert Academic Publishing.

Capítulos em livros

  • Cacumba, J.S.C. (Forthcoming April, 2024). English in Angola. In Kingsley Bolton (Ed.), The Wiley Blackwell Encyclopedia of World Englishes. Oxford: Wiley-Blackwell.
  • Cacumba, J.S.C. (2014). O papel da planificação linguística no futuro da língua portuguesa em Angola. In AULP. A Importância da Difusão das Línguas Portuguesa e Chinesa para a Colaboração Académica no Ensino Superior e Promoção do Turismo:  XXIV Encontro Anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (pp. 129–142). Macau: AULP.

Outras publicações

  • Cacumba, J.S.C. (2020). Competências de Literacia Académica Bilingue (Português/ Inglês) dos Graduandos em Ensino da Língua Inglesa em Angola. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho.

    RepositóriUM: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/74672

  • Cacumba, J.S.C. (2014). Determining the academic reading needs of teacher trainees of English at ISCED-Huíla, Angola. MA Dissertation, University of South Africa. Retrieved from: http://uir.unisa.ac.za/handle/10500/13784

Participação em eventos

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., English in Angola: History, functions, implications for curriculum and pedagogy. Africa ELTA 7th International Conference, 11-13 May 2023 (Africa ELTA with ANELTA, Luanda, Angola) [https://www.africaelta.org/2023-conference]

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., A didáctica do ensino superior. Seminário de Capacitação para Docentes do Instituto POlitécnico da Huíla, da Universidade Mandume Ya Ndemufayo. 02 de Março de 2023, no IPH/ UMN.

  • Curso breve/Workshop (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., Gestão pedagógica e académica. II Encontro Metodológico da Educação do Lubango, de 30 a 31 de agosto de 2022, no Lubango.

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., Ensino de Línguas Nacionais e Estrangeiras na Escola Angolana. 'I Fórum da Educação do Cunene, de 21 a 22 de Abril, em Ondjiva, Cunene.

  • Colóquio/Congresso

    Cacumba, J.S.C., Desenvolvimento das competências de literacia académica bilíngue (Português/ Inglês) de graduandos do ISCED-Huíla. 'III Jornadas Científico-Pedagógicas do DLM', 28 a 29 de Agosto de 2018, Lubango, Angola

  • Aula aberta (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., Current challenges of teaching English as a foreign language in Angola”, Organizado pela ANELTA, 20 de Março de 2017, Benguela, Angola

  • Colóquio/Congresso

    Cacumba, J.S.C., O papel da planificação linguística no futuro da língua portuguesa em Angola”, no XXIV Encontro Anual da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa), 17 a 19 de Setembro de 2014, Macau

  • Colóquio/Congresso

    Cacumba, J.S.C., The role of academic reading Needs Analysis in an ELT Angolan teacher education context”, 25-27 October 2013, 8th Anual Conference of Reading Association of South Africa, Johannesburgh, South Africa

  • Colóquio/Congresso (Por convite)

    Cacumba, J.S.C., Languages and Culture through African Eyes: The Angolan context. '37th Annual International Convention of Teachers of English to Speakers of Other Languages (TESOL)', Baltimore, Maryland, USA

Orientação de teses

Mestrados

  • 2023 - 2024 | Orientador

    Rufino Ngula Tjiongolo

    Processos de Liderança e Desenvolvimento Curricular: Um Estudo de Caso no Colégio Nº. 1737 do Município da Jamba

    Mestrado em Desenvolvimento Curricular

  • 2023 - (...) | Orientador

    Ezequias dos Santos Vetuamba

    Influência dos Estilos de Liderança no Processo de Ensino e Aprendizagem: Um Estudo Junto dos Professores do Colégio Nº 1771 Nossa Senhora de Fátima do Lubango

    Mestrado em Desenvolvimento Curricular

  • 2023 - (...) | Orientador

    Santos Sabonete Mandele Calei

    Desenvolvimento de Competências de Comunicação Pedagógica na Disciplina de Língua Portuguesa: Um Estudo na Escola do I e II Ciclo do Ensino Especial do Lubango

    Mestrado em Desenvolvimento Curricular

  • 2021 - 2023 | Orientador

    Adriano Domingos Lopes

    Competências em TIC na Escola de Magistério Secundário “Comandante Liberdade” do Lubango

    Mestrado em Desenvolvimento Curricular

  • 2021 - 2022 | Orientador

    Benjamim Venâncio

    Educação Política: Promoção da Cidadania numa Instituição do Ensino Secundário do I Ciclo do Lubango

    Mestrado em Desenvolvimento Curricular

Comissões científicas