Apresentação
O XIV Congresso da Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG) terá lugar na Universidade do Minho (Braga/Guimarães, Portugal), de 17 a 20 de abril de 2024. A comissão organizadora convida as pessoas associadas e, em geral, a comunidade científica das Ciências Sociais e Humanas, para participar nesta nova edição do congresso da AIEG.
Sob o título Horizontes dos Estudos Galegos e/na Lusofonia, o XIV Congresso da AIEG pretende ser um espaço para a reflexão da relação entre a Galiza e os estudos galegos com o que se tem denominado de Lusofonia. Como se sabe, já nos inícios da irrupção do galeguismo cultural (e político) no século XIX – e, portanto, em boa medida, também do início do que podemos entender por estudos galegos – Portugal e a sua cultura – o mundo em português em geral – ocuparam uma posição não menor nas elaborações dos galeguistas. Com o passar dos anos, se a chamada questione della lingua, problematizou polemicamente o encontro, o relacionamento, hoje, num novo contexto marcado, entre outros fatores, pela construção europeia, as relações de variado signo aos dois lados do rio Minho ou mesmo do oceano Atlântico e doutras latitudes, experimentam um novo fôlego, muito provavelmente inédito na Época Contemporânea.
Neste quadro, sob uma diversidade de abordagens, pretendemos promover o debate sobre as relações culturais e outras entre a Galiza e a Lusofonia que podem partir de questões como: estamos na atualidade perante um novo tempo nas relações de variado tipo entre Galiza-Portugal-Lusofonia?; a chamada Euro-região Galiza-Norte de Portugal é uma entidade com dimensão cultural?; quais são os elementos culturais (língua, história, paisagem, etc.) em que se apoia(va)m as iniciativas de inter-relação?; em que medida os Estudos Galegos devem/podem estabelecer pontes com o espaço poliédrico da Lusofonia?
Com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril como pano de fundo, convidamos a comunidade académica a submeter propostas que integrem análises críticas sobre os relacionamentos no espaço cultural, académico e institucional delimitado. Terão cabida propostas em linha com os dois grandes âmbitos temáticos sintetizados a seguir:
1º Âmbito geral de Estudos Galegos: linguístico, literário, histórico, económico, antropológico, filosófico, sociológico, artístico, etc.
2º Estudos galegos e/na Lusofonia:
- Políticas culturais e linguísticas e Lusofonia na Galiza;
- Estudos Galegos nos países de língua portuguesa;
- Mobilidades laborais, turísticas, académicas, etc. Galiza-Lusofonia;
- Património(s) materiais e imateriais partilhados;
- Desfronteirização e Euro-região Galiza-Norte de Portugal;
- Lusofonia e pós-colonialismo.
Línguas do congresso: galego e português (a comissão organizadora poderá aceitar propostas noutras línguas).